Como negociar com o cliente na primeira compra? [10 dicas para fidelizar o cliente]

O sentimento de fechar negócio com o cliente na primeira compra é de alivio e a sensação é de dever cumprido. Nada descreve a emoção de fazer a sua empresa crescer, atrair mais clientes, conquistar objetivos e solucionar o problema de muitas pessoas para atrair novas oportunidades de negócio.

Mas, antes de chegar nessa realização, é necessário ter planejamento para estruturar muito bem os fundamentos da empresa: definir os princípios, garantir um bom serviço, elaborar o planejamento financeiro, elaborar o planejamento de compras, encontrar parcerias e fornecedores, etc. Tudo deve ser feito para que a primeira impressão do cliente na primeira compra cause um impacto inesquecível para ele.

Ao seguir essa linha de pensamento, separamos 10 dicas para você negociar com o cliente na primeira compra para fidelizar a relação de compra e venda.

Qual a importância do cliente na primeira compra?

Seja em sua loja física ou e-commerce, o cliente chega até você com intuito de resolver algum problema ou já decidido a comprar algo específico, onde o seu papel é facilitar o processo de compra e fazer com que o mesmo se sinta bem.

Para isso, você precisa ter algumas habilidades para permitir que sua loja esteja organizada o suficiente para agir com a estratégia padronizada pela corporação. Dessa maneira, fica mais fácil do próprio cliente entender os processos da empresa para atendê-lo, fazendo com que ele consiga tirar as dúvidas o mais rápido possível.

Assim, internalizando os processos da empresa, o cliente cria familiaridade com o atendimento e intimidade com o trabalho realizado. Quanto mais personalizado, exclusivo e voltado para o cliente for o processo da sua empresa, maior a chance das pessoas procurarem por ela novamente.

Quais são as expectativas do cliente na primeira compra?

Muitos anos atrás, o preço e qualidade do produto eram vistos como o único fator decisivo para a compra. Mas hoje já sabemos que não é bem assim…

Atualmente, temos um público bem informado que deseja além de um produto por preço baixo. Eles estão em busca de uma experiência de compra excelente, de um atendimento rápido, de um produto ou serviço de qualidade, enfim, de tantas variáveis que às vezes nos perdemos no que devemos prestar atenção. Por isso, observe abaixo algumas expectativas do seu cliente na primeira compra que separamos para você se atentar:

Sistema funcional

Não adianta você ter uma boa landing page e um bom anúncio que traga mais pessoas para o seu negócio se o seu sistema operacional for lento e não abrigar todo o público que você recebe. Quem vai conhecer uma empresa e pretende comprar com ela pela primeira vez quer um sistema que carregue rápido, seja responsivo, fácil e natural de mexer.

Se demorar muito para carregar ou se as páginas importantes forem de difícil acesso, seu cliente irá perder o interesse, irá embora sem realizar a compra e não voltará para a sua página na internet tão cedo.

Além disso, com um sistema funcional você pode elaborar um Software ERP para organizar e otimizar as informações da sua empresa.

Agilidade e qualidade de atendimento

Em um e-commerce, se o sistema funcional for rápido e intuitivo, a própria pessoa consegue realizar sua compra sem nenhuma ajuda. Porém, alguns erros podem atrapalhar ou impedir o processo de finalização de compra.

Por isso, uma equipe de suporte e atendimento é fundamental para que você resolva os problemas do seu cliente de uma forma ágil. Assim, o número do WhatsApp, SAC ou chat online deve estar disponível em seu site para sanar qualquer dúvida e você deve ter alguém de prontidão do outro lado da linha para resolver esses problemas.

Investir nas redes sociais também facilita a comunicação com o público, e ainda permite a coleta de feedback para melhorar pontos negativos que o público pode apontar para o seu negócio.

Oferecimento do produto procurado

Todo negócio deve conhecer bem o seu cliente ideal e o que ele necessita. Com isso, você sempre terá em mãos todas as informações necessárias para oferecer produtos que irão atingir as expectativas do cliente na primeira compra.

As métricas do seu negócio são essenciais nesse momento, pois nelas, você conseguirá mensurar os produtos que houveram maior saída, os que não agradaram e os feedbacks dos clientes. Por isso, fique atento a tendências do mercado e sempre relacione com a idade e interesses de seu público-alvo.

O pós-venda também é importante, logo, não deixe de entrar em contato para pedir a opinião de clientes que já efetuaram compra em seu site para perguntar a primeira impressão e opinião sobre todo o serviço.

Excelência na experiência na pós-venda

Qualquer indivíduo gosta de sentir-se especial e receber um bom tratamento, por isso, prepare sua equipe de pós-venda para entrar em contato por e-mail ou outro tipo de contato que tenha sido pedido durante o cadastro no site.

Peça para responder uma pesquisa, e se for possível, entre em contato individualmente para a pessoa ter a experiência de que a marca se importa com a satisfação e bem-estar dela.

Como influenciar o cliente na primeira compra?

Antes de querer influenciar o cliente a comprar o seu item, você tem que ter certeza que está conversando com a pessoa certa; porque, não adianta você oferecer produto de maquiagem para um homem que gosta de futebol, videogames e filmes de luta, por exemplo. Se você estiver conversando com o público errado, não importa o que você disser, a venda não vai ser efetivada.

Tenha certeza que a sua loja capta clientes interessados nos produtos oferecidos. Depois dessa etapa, você consegue influenciar através de algumas condições especiais, como: frete grátis, disponibilidade de vários métodos de pagamento, cupom para primeira compra e expor feedbacks positivos.

Como influenciar o cliente na primeira compra
Fonte/Reprodução: original

Leia também: 9 Dicas para conquistar a fidelidade do cliente e garantir futuras compras

Uma boa descrição também ajuda a chamar atenção da pessoa e faz ela imaginar ter aquilo o que está naquela imagem.

Seu texto não deve apenas falar de especificações, mas apresentar características junto aos benefícios e modo de usar. Se possível, insira vídeo do produto, além de imagem de alta qualidade.

Incentivos atrativos

Como foi dito acima, cupom de desconto chama muito a atenção do público. Promoções em datas comemorativas também incentivam as pessoas a presentearem pessoas que elas amam, como dia das mães e dias dos namorados. Por isso, capriche na mensagem sentimental e que traga benefícios para quem deseja comprar.

Peça ao cliente que já compra com você para indicar amigos e familiares a comprar na loja também. Prometa algo em troca, pode ser um brinde ou desconto, use sua criatividade e alie a estratégia.

Como conquistar o cliente na primeira compra?

Já falamos sobre os pontos que os clientes priorizam na hora de comprar. Então, considere avaliar seu site em relação com tudo o que foi escrito acima além de se atentar para os seguintes aspectos: site seguro, carregamento rápido da página, imagens de boa qualidade, atendimento ao cliente facilitado, aderir várias formas de pagamento, etc.

Lembre-se de cumprir com o prazo de entrega também, pois sabemos que no início, pode ser difícil conquistar clientes, mesmo que já tenha feito todas as etapas acima.

Para resolver esse problema, selecionamos 10 dicas para você fidelizar o cliente na primeira compra. Use as táticas a seguir e conquiste clientes fiéis ao seu negócio:

1. Contato com círculo sociais de amigos e parentes

Antes de inaugurar sua loja, comunique as pessoas que você conhece. Comece de um alto grau de intimidade para um grau de intimidade mais baixo. Comunique amigos, familiares, conhecidos e comente, quando possível e se for o caso, com pessoas em lugar público.

As pessoas só irão conhecer o seu negócio se você apresentar para elas e, se você mostrar entusiasmo e confiança ao fazer isso, elas terão o prazer de conhecer o que você faz. Por isso, não tenha medo, divulgue e peça para que seus amigos e familiares que o ajudem a apresentar a empresa para mais pessoas.

2. Relacionamento com fornecedores

Busque sempre manter uma boa comunicação e relacionamento com seus fornecedores. São eles que garantem os produtos que você comercializa, e em uma relação saudável, ambas as partes conseguem ter pontos positivos.

Afinal, ter um bom produto, uma atendimento rápido e um acompanhamento efetivo conseguem cativar o cliente na primeira compra, e o fornecedor tem parte da responsabilidade nesse momento.

Se o fornecedor tiver redes sociais, você pode, por exemplo, pedir para que inclua sua loja como revendedora do produto deles. Assim ambas as marcas são divulgadas, ganham autoridade e consolidam a relação no mercado, passando mais credibilidade para o cliente na primeira compra que fizer com a sua empresa

3. Invista nas redes sociais

Aproveite o poder das redes sociais, seja Instagram, WhatsApp ou Facebook. Elas permitem que você atinja não só os seus seguidores, mas também novas pessoas interessadas no conteúdo que você oferece.

Antecipe sua audiência das redes sociais, solte algumas informações sobre novidades, e conforme os dias se aproximarem do grande dia, revele-a e avise para as pessoas o dia e horário da inauguração.

Se quiser dar um incentivo a mais, ofereça brindes para os primeiros compradores de sua loja, para gerar uma vontade a mais em adquirir algum produto.

Talvez você pense, mas eu nem tenho muitos seguidores. Será que eu consigo resultado? Pode ser que você não atinja tantas pessoas inicialmente, mas se produzir conteúdos constantes sobre o produto que oferece, sua base de seguidores irá crescer.

Se desejar, pode investir em tráfego pago ou selecionar um gestor de tráfego pago para gerir seus anúncios e fazer com que eles aumentem as vendas em seu e-commerce.

4. Disponibilização de experiência positiva na compra

Use suas redes sociais para divulgar e também tirar as dúvidas que surgirem. Em seu site, você pode separar uma página coma as perguntas mais frequentes, para que seus clientes consigam tirar suas dúvidas rapidamente. Isso demonstra sua preocupação em manter a experiência dele(a) o mais positiva possível.

5. Propaganda off-lin

Folhetos não são tão bons no marketing atual, mas os cartões ainda são úteis. Por isso, tenha um cartão para quando surgir uma oportunidade de oferecer o seu produto e convidar a pessoa para visitar sua loja.

Aposte em parcerias com outras lojas que possuam o nicho parecido, ou produtos complementares ao seu. Deste modo, irá receber um público engajado com maior potencial para gerar compras.

Se seu e-commerce é de maquiagem, por exemplo, você pode fazer parceria com um e-commerce de roupas femininas, pois são negócios que se agregam por ter o público muito parecido.

6. Sites de vendas coletivas

Esses sites visam vender em grande quantidade e com muito desconto. Antes de aderir ou se inspirar nesse modelo de venda, confira se o seu estoque suporta a demanda do público e preste atenção se os grandes descontos não causarão prejuízos financeiros em sua loja no futuro.

Por mais que um desconto ou promoção parecer ser algo vantajoso no início, você deve ter cautela para não manchar sua imagem no longo prazo com um produto abaixo da qualidade do mercado.

Garantir qualidade no seu produto/serviço é essencial para que o seu cliente veja o seu negócio como algo exclusivo. Porque, se ele puder encontrar algo igual ou melhor no empreendimento vizinho, por que ele escolheria comprar apenas com você?

7. Boa produção de marketing de conteúdo

Se existe um diferencial, nos referimos ao marketing de conteúdo, pois com ele, você consegue se destacar pelo posicionamento, paleta de cores e conteúdo apresentado a audiência.

As redes sociais colaboram muito para que seja possível se conectar com os seguidores e criar uma rede de engajamento forte.

Algumas marcas investem em blogs também, onde é possível criar conteúdos mais profundos, tutoriais, tirar mais dúvidas, ganhar mais autoridade e também ser achado nos mecanismos de pesquisa (como o Google).

Foque em responder às perguntas, se informar sobre os conteúdos que estão em alta, tendências do mercado, mostrar várias formas de como usar o seu produto e ainda mostrar o seu diferencial em relação a outras marcas.

Um conteúdo que as pessoas se identificam vende muito mais, não só pelo produto em si, mais pela identificação com os princípios da marca e interesse no bom conteúdo apresentado.

8. Disponibilidade da opinião dos clientes sobre os produtos

Além da comunicação do e-mail marketing, os stories do Instagram são uma ótima maneira de pedir feedback de seus clientes. Construa um contexto sobre algum produto e depois faça enquetes para perguntar se as pessoas já compraram, se gostaram e se comprariam de novo.

Depois, pode ver os resultados e fazer uma caixinha de perguntas para saber se a pessoa tem alguma dúvida. Muitas pessoas não compram na primeira impressão por ficar com dúvida sobre garantia, se é seguro e outras características do produto, por isso, responda o máximo que puder e disponibilize nos destaques para os clientes acessarem depois.

Se a dúvida se repetir muito em seus directs depois disso, crie uma aba de destaques no Instagram com as perguntas e respostas mais comuns que as pessoas lhe fazem.

9. Aproveitamento dos períodos sazonais

Datas comemorativas são extremamente especiais e despertam sentimentos de amor, carinho e felicidade, ideal para conquistar o cliente na primeira compra. É natural que lembremos de pessoas queridas e que compartilham a vida conosco, o que desperta uma vontade de presenteá-las.

Aproveite essas datas para indicar produtos que combinem com a ocasião. Prepare um kit de maquiagem e explique porque é excelente opção para presentear no dia dos namorados. Funciona muito com perfume, roupas, acessórios, sapatos e outros objetos voltados para esse mundo feminino.

Até um restaurante pode atingir esse público se oferecer um jantar romântico por um preço promocional e comida atrativa para um casal. Principalmente se houver como reservar e não enfrentar filas nesse dia. Mas o foco aqui é uma loja, esse foi apenas um exemplo para te inspirar.

10. Utilize informações coerentes e verdadeiras

Exalte as qualidades de seu produto, mas nunca falte com a verdade. A pessoas que te acompanham sempre vão estar atentas ao que promete e se você cumpre com isso. Por isso, sempre haja com coerência e só fale características verdadeiras que seu produto oferece.

Agora que você já sabe a importância de relacionar-se bem com o cliente na primeira compra para fidelizar o processo de compra e venda do seu negócio, você já pode aplicar as 10 dicas que separamos para você nesse artigo.

Além disso, não se esqueça das 4 expectativas que separamos para você entender o que o seu cliente espera do seu negócio.

Se você terminou o artigo e ainda quiser continuar com os seus estudos, tudo bem! Eu recomendo que você acesse outros conteúdos:

Quais são os tipos de fornecedores?

Prospecção de Fornecedores: Como encontrar fornecedores?

Cálculo de Depreciação: O que é e quais são as fórmulas?

10 Critérios para seleção de fornecedores

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