Como obter bons descontos e promoções na hora de negociar com fornecedores?

Saber como ter descontos e promoções na hora de negociar com fornecedores é fundamental para um negócio, afinal, todas empresas visam adquirir mercadorias abaixo do orçamento pré-estabelecido.

Mas, os empresários devem sempre se atentar para a melhor hora de efetuar a compra para analisar se realmente a corporação se beneficiará com essa aquisição. Senão, ao invés de aumentar a margem de lucro, podem perder grande parte de seu investimento ao manter essa mercadoria parada no estoque.

Até para aproveitar as boas oportunidades, é essencial estudar as possibilidades disponíveis antes de agir. Por essa razão, você irá aprender hoje como conquistar descontos e promoções na hora de negociar com fornecedores a compra de mercadorias para a sua empresa.

Obtendo descontos e promoções na hora de negociar com fornecedores a compra do estoque de sua empresa

Para conseguir descontos e promoções na hora de comprar o estoque de sua empresa, o primeiro passo é entender o que é fundamental ter em seu estoque.

Nesse caso, a gestão de compras e estoque precisam estar alinhadas para facilitar a identificação dos produtos que devem ser repostos e visualizar onde é possível minimizar os custos.

Obtendo descontos e promoções na hora de comprar para o estoque de sua empresa
Fonte/Reprodução: original

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Faça uma análise das métricas de saída e entrada de produtos, e atente-se aos valores pelos quais foram adquiridos e vendidos. Dessa maneira, você terá uma base de quanto custa cada item e informações suficientes para um bom argumento no momento da negociação de descontos e promoções na hora de comprar com o fornecedor.

Outros passos que antecedem a decisão de compra estão listados abaixo:

Composição dos preços

Antes de julgar o preço final do produto que deseja adquirir, tente compreender quais elementos estão envolvidos na constituição e as outras características que impactam no valor final. Afinal, existem produtos de qualidade, vistos como referência, e outros semelhantes, no entanto, é você que escolherá o que deseja receber.

A composição do preço considera não só a qualidade e materiais, mas também o custo do deslocamento (frete), mão de obra, custo de produção, material utilizado, dentre outros elementos.

Depois de avaliar o preço e descobrir como é composto o valor final, você consegue estruturar um argumento mais convincente e justo para ambos lados da negociação. Tente conversar sobre descontos e promoções na hora de comprar ao fazer um pedido elevado de mercadoria, e combine o método de pagamento mais viável. Além disso, alterar o tipo de transporte também pode reduzir os custos em alguns casos.

Mas, lembre-se: o preço NÃO é o único fator de compra!

Relacionamento de parceria com fornecedores

Construir uma boa relação profissional com os fornecedores é o melhor caminho para obter descontos e promoções na hora de comprar, pois quando uma parceria é benéfica para os dois, o fornecedor pode abrir exceções para fidelizar você como cliente.

Pode ser oferecido maior desconto por um maior prazo de entrega, desconto para cada cliente que veio comprar por sua indicação ou até mesmo abatimento do preço ao pagar à vista.

Não deixe o medo te impedir de negociar, pois se você é um bom comprador e adimplente com seus pagamentos, não há o que temer. Marque uma reunião online ou presencial para estabelecer um acordo vantajoso.

Formas de pagamentos disponíveis

Não são todos os fornecedores que oferecem opções de pagamento mais flexíveis, e o seu papel é conversar com o seu fornecedor e descobrir se ele pode abrir uma exceção em alguns casos.

Simule uma condição, como: solicitar desconto para pagar à vista, ao fazer um grande pedido, ou perguntar se pode parcelar em mais vezes se vender apenas o produto dele.

Compras em grandes quantidades

Como citado anteriormente, a compra em maior quantidade gera vantagem em relação a maior desconto.

Imagine que um caminhão transporta 1.000 caixas de produto no total e você sempre pede apenas 100 por mês. Ou seja, pede bem abaixo do limite do meio de transporte e precisa pagar o mesmo valor de frete.

Agora se você compra 1.000 caixas do produto, o fornecedor pode reavaliar a questão de incluir um desconto, para incentivá-lo a fazer mais compras desse porte. Assim, terá preços mais competitivos e reduzirá o custo de frete ao longo do tempo.

Se você pagava 100 reais de frete para pedir apenas 50 caixas, e para pedir 1.000 é o mesmo valor.

Ao solicitar 1.000 caixas, você só pagará 100 reais e 20 vezes mais de produto com um desconto que vale a pena o investimento. Não deixe de relacionar essa negociação com o tamanho do seu estoque, orçamento e produtos que mais vendem.

Técnicas de negociação

Saber aplicar as técnicas certas de comunicação durante a negociação diferencia o seu resultado final. Até o seu modo de falar influencia na maneira como o seu fornecedor recebe a sua proposta.

Por isso, prepare-se antes de apresentar sua proposta, certifique-se de saber os pontos principais que deve focar e tenha uma segunda alternativa.

No momento da apresentação da proposta, pergunte se o fornecedor entendeu o que foi proposto e se visualizou os benefícios desse acordo. Caso ele não concorde de primeira, dê mais uma opção para que se sinta confortável para escolher. Se ainda assim houver resistência, pergunte o por quê e tente adequar a proposta.

Quando realizar campanha de descontos e promoções de produtos em estoque?

Essa estratégia costuma ser aplicada quando o estoque possui mercadorias paralisadas e não tem uma saída recorrente. Esse é o principal motivo de surgir descontos e promoções na hora de negociar com fornecedores a compra de mercadorias.

Quando realizar campanha de descontos e promoções de produtos em estoque
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Nessa situação, vale a pena montar um plano e averiguar até quanto de desconto pode ser concedido. Entretanto, essa deve ser cuidadosamente avaliada, a fim de reduzir a chance de obter prejuízos.

Vencimento ou queima de estoque sazonal

Produtos perto do prazo de vencimento também entram nesse cenário de descontos e promoções na hora de comprar, junto com as mercadorias paradas que só geram custo de armazenamento.

É comum acontecer no ramo da moda, a qual trabalha com coleção por estação do ano ou faz especial de dia das mães, por exemplo, onde foca em uma data comemorativa para elaborar as roupas que condizem com o público.

No ramo alimentício também pode acontecer, um exemplo de evento é a páscoa, onde é feita uma decoração bonita e repleta de chocolate de diferentes sabores para agradar a todos.

Se o mercado não bate a meta de vendas, após a data comemorativa é feito uma super promoção para fazer a queima de estoque e evitar que esses produtos percam a validade.

Aumento de clientes

Seu fluxo de clientes precisa ser constante para atingir os objetivos mensais e conseguir escalar as vendas. Para evitar queda no faturamento ou melhorar o desempenho financeiro, é indicado implementar táticas para atrair mais clientes.

O aumento de clientes pode ser realizado ao atrair novas pessoas por meio de um marketing bem estruturado, ou entrar em contato com clientes que já fizeram alguma compra em sua empresa anteriormente.

Podem ser criadas campanhas de anúncios para atingir um público específico e oferecer produtos. E para atingir aqueles clientes antigos, uma campanha de e-mail marketing, com uma proposta que oferecer descontos e promoções na hora de comprar, é uma ótima alternativa.

Defina bem quais condições especiais irá presentear seus clientes fiéis, e conceder o mesmo benefício para clientes novos, é visto como uma prática antiética.

Venda de produtos relacionados

Ao invés de ofertar descontos e promoções na hora de comprar apenas para um produto específico, tente montar kits e colocar um preço irresistível. Com certeza você já viu essa tática aplicada em mercados, lojas online, farmácia e vários outros estabelecimentos.

As etiquetas costumam colocar: compre 1 e leve 2, compre esse condicionador e ganhe o shampoo, na compra de dois sabonetes o terceiro é grátis e várias promoções derivadas da mesma ideia.

Então, não perca tempo, ofereça um produto que vende muito junto a um que tem pouca saída, para fazer os clientes retornarem.

Lembre-se de sugerir produtos que façam sentido, que complementem um ao outro, para gerar desejo no cliente de receber o benefício ofertado.

Boas práticas na gestão de compras para descontos e promoções ao consumidor?

A quantidade de descontos e promoções na hora de comprar a serem concedidos, são planejados por meio de alguns critérios relevantes. A estratégia a ser aplicada deve ter uma finalidade específica e uma estrutura bem definida. Em razão disso, separamos quatro tópicos importantes que você precisa incluir em seu planejamento.

Porcentagem de venda e lucro

Avalie o valor de custo do produto e depois a margem de lucro que possui, e após essa etapa, estipule até quanto que porcentagem pode conceder desconto sem causar prejuízos em suas finanças. Saiba que quanto mais urgente sua venda precisa ocorrer, menor será sua margem de lucro.

Quando há uma redução extrema e a venda é realizada abaixo da porcentagem determinada, leva o negócio a falência por não ter capital necessário para arcar com todas as despesas.

Concorrência

Se você não possui muita criatividade para inovar em suas promoções e descontos, acompanhe o que outras empresas de sucesso fazem. Crie uma pasta para armazenar todas as ideias interessantes e anote no bloco de notas ideias que pode aplicar em seu negócio.

Essa sugestão é para se inspirar em ideias que já foram validadas no mercado em que atua. Não copie, recrie de uma forma diferenciada, pois se copiar o mesmo produto e o mesmo valor as pessoas podem identificar facilmente.

Se em uma loja online famosa de tecnologia oferecer um notebook de alta qualidade com 15% de desconto, mais um mouse de brinde, claramente, esse produto será esgotado em pouco tempo. Pegue essa ideia e faça diferente, uma promoção de PC gamer mais um headset, por exemplo.

Contabilidade dos gastos

A margem de lucro não deve ser a única prioridade, pois os gastos estão presentes na hora de compor o custo do produto.

Esses gastos incluem o valor das máquinas, mão de obra, publicidade e tudo que está diretamente ligado com o desenvolvimento desse produto até a venda.

Liste todos os custos mensais e quais são permitem a diminuição de gasto, somente após essa fase, conseguirá delimitar a porcentagem de desconto a ser estabelecida.

Monitoramento dos resultados

Na era totalmente tecnológica em que vivemos, o monitoramento de resultados em tempo real é possível. Empresas investem em softwares completos para mostrar todos os dados e mensurar a quantidade de vendas e lucro, o que ajuda a acompanhar o comportamento do cliente e, até mesmo mudar a estratégia no meio do trajeto para não perder o investimento.

Suponhamos que tenha lançado uma campanha de anúncios no Facebook, sua meta é lucrar R$10.000,00 e com investimento de R$ 2.500,00 em 10 dias, ao seguir passo a passo o planejamento prévio. Depois de ativar a campanha, no quinto dia você ultrapassou sua meta e atingiu R$15.000,00.

Esse é o momento ideal para manter a campanha no ar. No entanto, se o resultado fosse negativo, teria que reavaliar a rota. Esse exemplo mostra exatamente, o por quê é bom monitorar os resultados em tempo real e não apenas no final.

Saber como ter descontos e promoções na hora de comprar as mercadorias do seu negócio é um passo importantíssimo para uma margem de lucros maior, desde que feito da forma explicada acima!

Agora que você viu nossas dicas para conquistar descontos e promoções na hora de negociar com fornecedores, não esqueça de acessar o site Cadastro Empresa para encontrar novas parcerias para o seu negócio. Estamos aqui para divulgar o seu empreendimento e impulsionar suas negociações.

Mas, se você quiser continuar com os seus estudos, tudo bem! Eu recomendo que você acesse os seguintes artigos:

Quais são os tipos de fornecedores?

Prospecção de Fornecedores: Como encontrar fornecedores?

Cálculo de Depreciação: O que é e quais são as fórmulas?

10 Critérios para seleção de fornecedores

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Até mais 🙂

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