Como fazer sua empresa crescer: Confira 12 Estratégias e entenda o que faz uma empresa crescer e como fazer!

Começar um negócio é uma tarefa exigente e complexa. E, por mais assustador que pareça, é apenas o começo da carreira do empresário. 

A administração de empresa depende de estratégias para ajudar a crescer sua empresa continuamente e a uma velocidade razoável para começar a ver os benefícios o mais cedo possível.

Nesse sentido, um dos aspectos mais difíceis desse desafio é entender o público alvo – e, na atualidade, especificamente a persona – e suas necessidades. 

Isso inclui clientes existentes e potenciais, e métodos adequados para gerenciar a comunicação com eles.

Para isso, você deve estar preparado para adaptar seus produtos e processos a qualquer momento, pois novos públicos estão sempre surgindo para conquistar e novos objetivos para atingir.

Essas dicas profissionais o ajudarão a implementar uma estratégia de administração de negócios para atingir seus objetivos de curto e longo prazo. 

Preste atenção, pois estas são as 12 dicas que o dirão como fazer seu negócio crescer:

Primeiro passo: Divida o ano em 4 para facilitar a administração de sua empresa

Em vez de criar um plano de negócios genérico ou de longo prazo, divida o ano em quatro e prepare um plano de negócios detalhado para cada trimestre que seja ambicioso, mas alcançável

Desta forma, você poderá acompanhar a evolução de sua empresa para o ajudar a identificar os seus pontos fracos e fortes.

Por ser um plano trimestral, será mais fácil para você aplicar as decisões de acordo com os números.

Segundo passo: Trabalhe na construção de relacionamentos com seus clientes

O relacionamento com o cliente não precisa terminar com a venda. Na verdade, não deveria terminar, já que isso pode ser prejudicial para os negócios

O ideal é fazer amizade com ele e construir um relacionamento que dure no tempo e o torne um divulgador da marca capaz de atrair novos compradores.

Crie um programa de fidelidade atraente, acessível aos clientes atuais, e veja suas vendas aumentarem.

Existem várias estratégias para construir esses relacionamentos, desde atendimento exclusivo ao cliente até a interação nas mídias sociais. 

Obtenha conselhos sobre isso e comece a trabalhar. 

Você verá como o negócio cresce, pois um cliente satisfeito sempre volta, e é até possível que ele indique sua empresa para outros compradores.

Terceiro passo: Atraia clientes antigos de volta

Isso pode ser muito mais fácil do que encontrar novos clientes. 

Desenvolver um plano para aqueles clientes que um dia decidiram apostar em você e convencê-los a fazer isso de novo pode ser uma jogada inteligente.

O simples fato de estabelecer comunicação com eles já representa um bom começo.

Quarto passo: Estabeleça um processo para todas as operações

arte-conceitual-estratégia-crescer-sua-empresa

Algo comum nas pequenas e médias empresas (e mesmo nas grandes) é não ter processos e sistemas definidos para cada uma das operações que executam.

Um exemplo claro disso é o restaurante médio, que funciona sem um cardápio de preparações em que as quantidades de ingredientes que devem ser gastas em cada prato são claramente estabelecidas, incluindo condimentos e água. 

Consequentemente, o preço real de produção não é claro nem pode ser feito um estoque mais preciso.

Sem processos, sistemas e estruturas bem definidos, dificilmente seu negócio crescerá. 

Por isso, estabeleça processos para todas as atividades de seu negócio.

Quinto passo: Fique atualizado e melhore a administração de sua empresa

Embora possa não parecer, uma das estratégias para fazer a empresa crescer é manter-se atualizado sobre todas as tendências, seja em novidades ou inovações do setor. 

Participe de eventos relacionados à sua área de negócios, fóruns, blogs especializados e outros que permitam que você fique por dentro dos eventos mais importantes do setor.

Com isso, você cria a possibilidade de inovar e até mesmo aproveitar para aprender com a concorrência. 

Esses são importantes fatores de crescimento em qualquer tipo de empresa.

Com essas estratégias para ajudar a crescer sua empresa, você pode levar seu negócio a um nível mais alto de receita e lucros.

Sexto passo: Crie uma lista de email

Para o êxito na administração de empresa, o marketing continua sendo uma das principais chaves.

Nesse sentido, uma das maneiras mais eficazes de expandir um negócio é criar uma lista de e-mail, a fim de aumentar a clientela. 

Para isso, é importante utilizar um software de CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português).

Além do programa para gerenciar os contatos, também será determinante manter uma conversa fluida com os clientes. 

Uma opção seria enviar newsletters. 

No entanto, antes de falar desses boletins informativos, vale a pena lembrar que os emails devem ser dados pelos próprios usuários. 

Uma dica muito importante é que vocês se aprofundem no quesito Email Marketing. É uma estratégia com resultados altamente positivos e uma excelente alternativa para prospecção de leads.

Para entender melhor sobre Email Marketing, clique aqui. E para criar uma lista segmentada para o seu negócio, clique aqui.

Estas são algumas vantagens de enviar newsletters:

  • Não é uma ferramenta de venda direta, mas pode influenciar seus assinantes indiretamente;
  • Os usuários que recebem a newsletter são o seu público-alvo. Eles já se interessaram pela sua marca e se inscreveram porque querem que você envie informações com todas as novidades;
  • Pode ser uma das maiores fontes de tráfego para seu site ou blog;
  • O envio é gratuito, e a preparação geralmente não demanda tanto tempo. É uma técnica de marketing que não requer grandes investimentos;
  • Os newsletters podem ser muito úteis para reter seus clientes, desde que sejam bem utilizados.

Sétimo passo: Aumente a gama de ofertas

Outra estratégia para ajudar a crescer sua empresa é diversificar a gama de produtos ou serviços oferecidos. 

Quais produtos ou serviços você pode agregar ao seu negócio? 

Para crescer, você precisa pensar em termos de expansão. 

Identifique novas oportunidades dentro do seu nicho. 

O que mais você pode oferecer à sua clientela? Onde você pode agregar valor? 

Uma das maneiras de atrair clientes é confiar no marketing.

Aprenda a precificar seus produtos e serviços

Oitavo passo: Diversifique sua estratégia de marketing

Se você investir todos os seus recursos em uma única ferramenta de marketing, em algum momento poderá se ver em um beco sem saída.

Se procura estratégias para fazer crescer o seu negócio, o melhor é combinar, dentro do seu orçamento, várias ferramentas e plataformas de marketing online com técnicas tradicionais de marketing e publicidade. 

Isso alcançará um público mais amplo e aumentará seu potencial de crescimento.

Se você não sabe por onde começar, busque os melhores blogs de marketing digital para acompanhar as tendências e ferramentas atuais.

Nono passo: Saiba o que acontece e integre-se no mercado local

Apesar de vivermos em um mundo tão globalizado, já faz algum tempo que começaram a surgir movimentos locais cujo objetivo é apoiar a produção e os negócios locais.

Quando estiver criando seu plano de negócios, pense em como você pode contribuir e como pode apoiar a comunidade local e vice-versa. 

Além de participar de fóruns de negócios em sua cidade, você pode patrocinar eventos comunitários ou colaborar com outras empresas locais.

Se a sua empresa possui uma loja física ou um escritório, use os mecanismos de pesquisa a seu favor, eles oferecem resultados de acordo com a origem da dúvida, portanto, ajudam a otimizar seu site seguindo as melhores práticas de SEO local. 

Isso irá ajudar a atrair novos clientes próximos a você.

Décimo passo: Leve os não consumidores em consideração

Segmentar a clientela regular é uma medida acertada, mas e os clientes que não consomem o seu produto ou o da concorrência? 

Apostar na identificação deste nicho de mercado e trabalhar nele será um sucesso, desde que a necessidade do cliente seja bem identificada.

Décimo primeiro passo: Lembre-se do calendário

Natal, fim de ano, eventos especiais ou feriados nacionais e locais não são apenas datas de destaque no calendário, mas também podem ser traduzidos em excelentes ideias para expandir o seu negócio.

Pense nesses dias como oportunidades para conseguir vendas especiais, promoções, concursos, lançar novos produtos ou implementar qualquer outra campanha de marketing.

Aproveitar dias especiais ou eventos importantes para lançar uma campanha de e-mail marketing, adaptando a mensagem à ocasião, vai reforçar a visibilidade da sua marca e aumentar as suas vendas.

Décimo segundo passo: Tenha metas e planeje o orçamento

Definir as metas de crescimento e o orçamento para atingi-las deve ser uma prioridade para quem administra uma empresa. 

Isso porque o orçamento deve ser definido com base na projeção de crescimento do negócio.

Desta forma, asseguramos que teremos à disposição todos os recursos econômicos, tecnológicos e humanos para cumprir as metas e objetivos traçados. 

Investir no crescimento da empresa é uma forma de investir com sabedoria.

Muitas empresas planejam o orçamento anual sem considerar o que precisam para o crescimento do negócio. 

A maioria das empresas que precisam crescer tem como principais objetivos:

  1. Posicionar a marca;
  2. Gerar leads;
  3. Aumentar a receita;
  4. Melhorar a lucratividade.

Portanto, na hora de definir como investir os recursos, devem ser priorizados os objetivos e estratégias necessárias para o crescimento da empresa, ao invés de se ajustar a um orçamento que apenas limita o crescimento do negócio.

Confira essas dicas para organizar o dinheiro da sua empresa.

Assim, ter metas bem definidas e um orçamento que garanta a alocação dos recursos necessários para realizar a execução das estratégias-chave permitirá à empresa gerar um retorno sobre o investimento desses recursos (ROI), e assim, medir e justificar o orçamento investido.

Conclusão 

Independentemente de ser uma pequena loja ou um negócio online, provavelmente você concorda quando afirmamos que o verdadeiro desafio de um empreendedor é conseguir estratégias para ajudar a crescer sua empresa continuamente e a uma velocidade razoável para começar a ver os benefícios o mais cedo possível.

Nesse sentido, as estratégias que apresentamos podem, certamente, jogar a favor na administração de uma empresa. 

Considere os recursos que atualmente você investe em marketing, e trace novas estratégias de publicidade, como o envio de email marketing.

Além disso, mantenha-se por dentro das novidades do mercado para descobrir as tendências e aproveitar as novas oportunidades para seu negócio.

Obrigado pela leitura, e até o próximo artigo!

Compartilhe:

Deixe um comentário

Lista de Fornecedores de todo o Brasil