O que é e quais são os tipos de fornecedores? [Veja 3 exemplos de fornecedores]

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Os tipos de fornecedores indicam o que um empreendedor precisa saber para tratar de negócios que vão resultar no funcionamento empresarial. É, em outras palavras, um meio de colocar em prática a prospecção no setor de suprimentos.

Para alavancar seus negócios e montar uma lista de fornecedores, aprenda neste guia como encontrar o perfil ideal de empresas para manter a sua com o abastecimento desejado.

O que são fornecedores? 

São chamados de fornecedores as pessoas físicas ou jurídicas que atuam como ponte de abastecimento de produtos, materiais e outros bens que preenchem a carga produtiva de uma empresa. 

Os fornecedores estão ativamente a fazer negócios com qualquer setor do comércio, de forma a contribuir com a rede variada de mercadorias, sejam elas já prontas para a venda ou como complemento de outras.

Visto que o fornecimento se dá como parte da rotina de um estabelecimento, é interessante pontuarmos que os produtos ali em movimentação podem ser:

  • Mercadorias já embaladas para supermercado, atacadões, armazéns;
  • Itens de consumo da moda, para lojas e shoppings;
  • Itens alimentícios;
  • Embalagens;
  • Serviços, como de telefonia, internet, limpeza e segurança;
  • Materiais de construção;
  • Materiais de tecnologia (cabos, modens, roteadores, placas);
  • Objetos de decoração, papelaria e escritório;
  • Matérias primas em geral, etc.

Antes de entrarmos nos tipos de fornecedores principais – que serão abordados mais à frente – é possível tirarmos ao menos dois tipos gerais dos quais são fornecidos os exemplos mencionados: os que fornecem itens para composição e outros de produtos finais.

Por que é importante conhecer os diferentes tipos de fornecedores? 

Conhecer os fornecedores é comumente relacionado com uma espécie de gestão deles mesmos. Isso significa que existe um processo de classificação, troca de ideias e negócio feito entre as partes. 

Há algum tempo atrás, essa etapa não era das mais relevantes, ou pelo menos era postergada. No entanto, visto que as empresas tiveram um salto na produção, essa passou a ser uma estratégia.

Além de ajudar no controle do que está em falta, o ato de gerenciar ou, simplesmente, de se inteirar sobre os fornecedores, traz ótimos resultados para a melhoria dos seus produtos e serviços, além de fornecer uma boa relação entre custo-benefício.

A importância de conhecer os tipos de fornecedores, afinal, pode ser reunida nos seguintes pontos:

  • Mais valor agregado ao que é fornecido e depois vendido;
  • Chances de aplacar os preços com competitividade;
  • Acompanhar a tecnologia e os avanços que o fornecedor já aderiu;
  • Variação de outros pontos de fornecimento, como no exterior;
  • Simplificação do ciclo das mercadorias, uma vez que a relação proporciona novas remessas de fornecimento e com mais rapidez;
  • Gestão inteligente da cadeia de suprimentos; 
  • Redução de problemas;
  • Mais comunicação e bom relacionamento.

Assim, a ideia é que a organização compradora atue com seus parceiros fornecedores em um nível interessante de gestão, até o ponto em que se consiga qualificá-los. Ou seja, fazer uma compra ou parceria. Saiba como fazer uma Homologação de Fornecedores adequada!

Os 3 tipos de fornecedores existentes

Existem tipos de fornecedores que representam características que combinam com cada tipo de negócio, o que é excelente para lidar com estratégia. Os 3 principais tipos são:

1. Fornecedores habituais ou tradicionais

Para este primeiro tipo, o comprador pode esperar como de costume por produtos básicos que vão manter a empresa ativa. 

Por causa do serviço padronizado que oferecem e vendem itens bem aceitos, comercialmente, já é um hábito serem consultados com frequência, já que podem facilmente ser negociados.

O fornecedor habitual, também chamado de fornecedor tradicional, é aquele que você já conhece há muito tempo. É importante para os gestores manterem-se atualizados sobre esta categoria, pois eles podem ser fonte de informações valiosas, confiáveis e úteis sobre novos produtos e atualizações do mercado.

Como encontrar um fornecedor habitual? Procure por quem possui uma carteira de clientes extensa, que tenha experiência no mercado e seja reconhecido pelos clientes.

Eles são capazes de entregar produtos ou serviços com qualidade acima da média do mercado em termos de preço e prazo de entrega. O ambiente nas lojas também pode indicar se você está lidando com um bom vendedor: se as vendas forem constantemente realizadas em diferentes horários do dia (não apenas às 11 da manhã).

2. Fornecedores monopolistas

Para o fornecedor monopolista, é o produto exclusivo que o define. Por esta razão, trabalham com preços fixados, mas apresentam a oportunidade da adesão ao que outros não têm.

São praticamente metódicos na negociação, mas sabem como podem diferenciar a negociação quando o assunto é agregar valor. Assim, o mercado para eles já é consagrado, o que não manifesta concorrência.

A estratégia do fornecedor monopolista é manter a posição da empresa como exclusividade no mercado. A partir dela, as empresas possuem recursos que podem ser utilizados para obter vantagens competitivas no ambiente. Entre eles estão:

  • Visibilidade nos meios de comunicações;
  • Maior poder de barganha;
  • Relacionamento direto com consumidores;
  • Nível de fidelidade dos clientes;

Para esse tipo de fornecedor, você pode esperar encontrar um produto/serviço de altíssima qualidade; mas, claro, por um alto preço de custo.

3. Fornecedores especiais 

Como alternativa ao tipo habitual, tem-se o tipo especial pois seus produtos servem para o abastecimento ocasional. Isso quer dizer que o serviço é contratado de acordo com a necessidade específica do comprador pelo seu material.

Fornecedores especiais são fornecedores com quem você não vai lidar diretamente. Por exemplo, seu fornecedor de alimentos pode contratar um catering para servir a seus clientes durante as reuniões. Os fornecedores especiais podem ser empresas ou profissionais que já trabalham com o foco no seu negócio e, portanto, já estão familiarizadas com as suas necessidades específicas.

Considerando os custos mais altos para esses tipos de serviços e projetos especiais, é essencial ter um bom relacionamento com essas pessoas e saber quando cada tipo de serviço é necessário ou adequado para sua empresa.

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Como fazer uma solicitação de compras?

A realização de uma solicitação de compras eficaz é uma etapa crucial no gerenciamento de relações com fornecedores e na otimização dos processos de aquisição de uma empresa. Assim como a prospecção de fornecedores é essencial para estabelecer uma parceria benéfica, a solicitação de compras é o passo que concretiza essa relação. Vejamos como realizar este processo de maneira eficiente:

  1. Definição Clara das Necessidades: Antes de mais nada, é necessário ter um entendimento claro do que precisa ser comprado. Isto inclui especificações detalhadas do produto ou serviço, quantidade necessária e prazos de entrega. Essa clareza ajuda a evitar mal-entendidos e facilita a negociação.
  2. Pesquisa de Mercado: Similar à prospecção de fornecedores, a pesquisa de mercado ajuda a identificar quais fornecedores podem atender às necessidades específicas da empresa. Essa fase pode envolver a comparação de preços, qualidade e reputação.
  3. Preparação do Pedido de Compra: Uma vez que o fornecedor ideal é identificado, prepara-se um pedido de compra formal. Este documento deve incluir todos os detalhes relevantes, como descrição do produto ou serviço, quantidades, preços acordados e termos de pagamento.
  4. Negociação e Acordos: A negociação é uma parte chave do processo. Aqui, pode-se discutir descontos, prazos de entrega, condições de pagamento e outros termos do contrato. O objetivo é chegar a um acordo que seja mutuamente benéfico.
  5. Acompanhamento e Avaliação: Após a realização do pedido, é importante fazer um acompanhamento para garantir que tudo esteja ocorrendo conforme o planejado. Avaliações periódicas dos fornecedores e dos produtos adquiridos são essenciais para manter a qualidade e a eficiência no processo de compras.
  6. Relacionamento Contínuo com Fornecedores: Manter um bom relacionamento com os fornecedores é vital. Isso pode incluir feedbacks regulares, discussões sobre melhorias e até mesmo visitas às instalações do fornecedor, quando aplicável.

Essas etapas, quando executadas corretamente, não só asseguram uma aquisição eficiente, mas também fortalecem a parceria entre a empresa compradora e seus fornecedores, criando um ciclo de confiança e cooperação que beneficia ambas as partes a longo prazo.

carta de pedido de orçamento

Como fazer a prospecção de fornecedores?

Sob o mesmo ponto de vista do processo de prospectar potentes vendas, seus fornecedores também são seus clientes e, assim como existe prospecção de um, existe de outro. Encontre os melhores tipos de fornecedores para o seu negócio e vá à prospecção!

A empresa compradora deve fazer questão de:

  • Pesquisar e selecionar, por meio de uma lista dos perfis que mais combinam com seu negócio;
  • Inovar com o cenário de crise, em que se pode criar oportunidades de negócio;
  • Conhecer os interesses envolvidos;
  • Divulgar a parceria;
  • Estabelecer diretrizes para contenção de atritos entre as partes;
  • Ter uma proposta de approach que seja interessante para o fornecedor.

Basicamente, esses passos serão dados pela sua equipe de vendas com o objetivo de alcançar os melhores tipos de fornecedores com estratégias que beneficiem ambos os lados para criar dinâmicas sociais benéficas para os negócios.

Entenda melhor sobre o conceito de: Prospecção de fornecedores.

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A prospecção de diferentes tipos de fornecedores é um processo de coletar e analisar informações sobre empresas que podem se tornar parceiras do seu negócio. É importante saber quais são as empresas com quem você quer trabalhar, porque devido à grande concorrência nesse mercado, você precisa entender a competitividade do setor e identificar qual é a melhor maneira para se posicionar no mercado.

Você pode fazer uma busca rápida na internet para encontrar os tipos de fornecedores certos para o produto ou serviço que você oferece, mas é importante manter esses contatos atualizados e monitorá-los constantemente.

Para isso, é importante você montar uma lista de fornecedores. Por que montar uma lista de fornecedores?

  • Ajuda você a garantir as melhores condições financeiras possíveis quando comprarem algo de outra empresa;
  • Ajuda você a encontrar outras empresas com os mesmos valores e princípios comerciais;
  • Facilita o processo de negociação para trazer novos clientes para ambas as partes;

6 Dicas para encontrar bons fornecedores 

Um dilema comum entre empreendedores é de como encontrar os fornecedores certos, sempre com um bom negócio em mente. 

Por mais que o mercado de fornecimentos esteja lotado de concorrentes bons, não há como fazer isso sem ser pela pesquisa direcionada.

Para auxiliar na busca dos bons tipos de fornecedores, seguem algumas dicas que vão acelerar essa captação.

1. Entenda o que você mais precisa

Antes de procurá-los, defina o que realmente importa para você e sua empresa, de forma a evitar excessos ou escassez. Tente analisar as necessidades que vão ser supridas com um fornecedor qualificado.

De forma direta, responda perguntas como:

  • O que eu preciso?
  • Quanto eu preciso?
  • Em que período?
  • A quantia que tenho hoje é suficiente para investir em estoque?
  • Tenho o espaço para o abastecimento?
  • Eu trabalho por encomenda ou pronta entrega?

Este questionamento servirá de base na hora de contatar bons fornecedores, os quais devem fazer as mesmas perguntas. Portanto, esteja pronto a se posicionar conforme a realidade da sua companhia.

como encontrar fornecedores

2. Pesquise online com calma

Siga, então, para a pesquisa, mas não faça sem paciência, apenas com uma jogada no Google. Pesquise com calma e a fundo, com a intenção de passar pelas próximas páginas também do resultado de busca.

No decorrer da pesquisa, os bons tipos de fornecedores aparecem em lugares escondidos. Por isso, se informe com cada site e blog.

Você pode ainda aprimorar o comando de busca ao digitar mais palavras chave que se relacionam, como “revendedor”, “abastecedor”, “fornecimento de + o nome do produto”, e etc, para que a pesquisa seja melhor direcionada.

3. Fique atento a portais e catálogos online

Também vale como pesquisa, os catálogos de empresas especializadas.

Em sites de respectivas organizações, por exemplo, são disponibilizados dados abertos e atualizados conforme o seu segmento.

Através dos canais, portais e redes sociais, o acesso é ainda mais interessante, uma vez que é possível ver clientes e comunidades que comentam de suas experiências de negócio com fornecedores em questão.

Uma excelente dica é entrar na Plataforma do Cadastro Empresa e utilizar o filtro avançado para encontrar empresas por segmento, localização e mais.

Dessa forma, você pode encontrar parceiros de alta qualidade, com a confiança que o seu negócio merece. Conciliando estratégias que melhor atendem a sua empresa.

4. Observe a capacidade de fornecimento aos possíveis fornecedores

Ao entrar em contato com diferentes tipos de fornecedores, faça algumas das perguntas indicadas. Uma das mais importantes é saber se este tipo de fornecedor tem capacidade de atender a demanda que você pede e se isso vai ser cumprido no tempo combinado.

Seja honesto com ele e se certifique que o negócio vai ter o lucro desejado. Afinal, isso pode ajudar na negociação com seus clientes finais. Além de assegurar o retorno para ambos, isso constrói uma boa relação humana.

5. Faça uma análise de formas de pagamento e preços 

Um fator primordial é o preço, bem como as formas de pagamento, que se enquadram na responsabilidade financeira que você pode assumir.

Por isso, saiba se os valores do produto ou serviço fornecido, além do frete e taxas, batem com o capital destinado, se fazem lógica com o investimento que está disposto a fazer. 

Uma dica é não analisar somente o lado financeiro, mas fazer a comparação com a qualidade e o benefício do abastecimento.

Transparência é a palavra-chave na hora de realizar uma boa negociação com fornecedores. Crie um bom relacionamento.

6. Aposte em mais de um fornecedor

Lembre-se que o intuito da pesquisa é elencar um grupo de empresas, logo, separe mais de um fornecedor para conhecer e conversar.

Não se apegue somente naquele que tem todos os requisitos, pois ainda podem ocorrer imprevistos. Selecione diferentes tipos de fornecedores para que você tenha mais de uma opção que possa equilibrar sua decisão em situações inesperadas.

É possível avaliar a qualidade dos fornecedores de uma empresa? 

Avaliar seus parceiros de fornecimento é possível e é parte importante para se chegar ao que você quer: fornecimento e fornecedor de alta qualidade

Ao levar em consideração certos identificadores, é animador fazer a prospecção de fornecedores para impulsionar seu empreendimento. Veja como fazer:

Selecionando bons fornecedores 

Ao procurar por diferentes tipos de fornecedores, você deve prestar atenção nos bons prospectos que você procura que contêm dados relevantes no processo de seleção que definem a competência para atender sua demanda. Entre eles estão:

  • Tipos de produtos, serviços ou materiais
  • Razão Social e endereço;
  • Confirmação de que é apto para funcionar (alvará);
  • Data em que foi fundado e histórico de atuação;
  • Quantidade de pessoas trabalhando;
  • Última data de controle de inspeção;
  • Quantidade de clientes;
  • Níveis de qualidade e preço;
  • Laudo técnico, conforme disposto na resolução RDC nº 275.

Todas estas informações ficam, por fim, anexadas na lista de fornecedores, para momentos após a prospecção ou até mesmo para manter a atualização cadastral dos diferentes tipos de fornecedores.

Amplie seus conhecimento e entenda melhor sobre: Seleção de fornecedores.

Como fazer para avaliar os tipos de fornecedores?

A partir da análise e categorização dos tipos de fornecedores, é possível identificar quais são os principais fatores que influenciam na gerencia.

Para isso, é preciso entender o que pode levar a essa situação e como ela afeta as empresas no mercado:

  • Grau de especialização;
  • Número de empresas;
  • Produtos e serviços oferecidos;
  • Posicionamento da empresa (atuais ou potenciais) no mercado consumidor.

A partir dessa análise, é possível identificar quais são os principais fatores que influenciam na gerencia dos fornecedores e como ela afeta as empresas no mercado. Para isso, é preciso entender o que pode levar a essa situação e como ela afeta as empresas no mercado.

Encontre os melhores tipos de fornecedores no Cadastro Empresa

Encontrar empresas com perfil compatível com a sua pode ser uma tarefa minuciosa e que vale a pena quando se tem ferramentas próprias, como é o caso da Cadastro Empresa.

Nós temos no nosso site um banco de dados todas as empresas do Brasil, onde você pode localizar as empresas por CNPJ, estado, cidade ou segmento. Assim, você pode selecionar diferentes tipos de fornecedores de acordo com o seu critério e desejo para encontrar as melhores oportunidades de negócio ao seu alcance.

Por meio do portal, você consegue fazer pesquisa de fornecedores rapidamente e encontrar e ter uma perspectiva a partir da relação de dados empresariais, tais como endereço, telefone (WhatsApp), e-mail e atividades principais e secundárias.

Confira nossos serviços e tenha, na palma da mão, a oportunidade para prospectar clientes com os melhores tipos de fornecedores que puder encontrar! 

Conclusão

Categorizar os diferentes tipos de fornecedores permite que os empreendedores saibam exatamente de que tipo de fornecedor precisam do início ao fim de suas carreiras.

Uma categorização de fornecedores pode ajudá-lo a tomar decisões informadas sobre quais serviços/produtos escolher para um determinado projeto. Ao identificar os diferentes tipos de fornecedores existentes para entender como cada um pode trabalhar com eles, você tem a oportunidade de conseguir abordar cada novo cliente sabendo exatamente que tipo de produto/serviço a sua empresa pode criar.

Assim, escolher os tipos de fornecedores corretos para o negócio pode ser decisivo para diversos setores da empresa, como por exemplo: Compras, Logística, Vendas, Administração, Finanças, etc.

Como você viu, existem muitos tipos de fornecedores para conhecer e é importante estudar cada um deles para ter uma visão completa sobre sua empresa e as decisões que precisa tomar para levá-la para o sucesso.

Mesmo depois de conhecer muita coisa sobre os tipos de fornecedores listados, ainda podem restar dúvidas quanto a algum conteúdo específico. 

Por isso, não hesite em nos deixar um comentário e, enquanto isso, dê uma olhada no nosso blog para mais informações. 

Amplie seus conhecimentos e confira os melhores insights em nosso blog!

Obrigado por acompanhar até aqui e até o próximo artigo.

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