Quais são os tipos de fornecedores?

fornecedores-tipos

Os tipos de fornecedores indicam o que um empreendedor precisa saber para tratar de negócios que vão resultar no funcionamento empresarial. É, em outras palavras, um meio de colocar em prática a prospecção no setor de suprimentos.

Para alavancar seus negócios e montar uma lista de fornecedores, aprenda neste guia como encontrar o perfil ideal de empresas para manter a sua com o abastecimento desejado.

O que são fornecedores? 

São chamados de fornecedores as pessoas físicas ou jurídicas que atuam como ponte de abastecimento de produtos, materiais e outros bens que preenchem a carga produtiva de uma empresa. 

Os fornecedores estão ativamente a fazer negócios com qualquer setor do comércio, de forma a contribuir com a rede variada de mercadorias, sejam elas já prontas para a venda ou como complemento de outras.

Visto que o fornecimento se dá como parte da rotina de um estabelecimento, é interessante pontuarmos que os produtos ali em movimentação podem ser:

  • Mercadorias já embaladas para supermercado, atacadões, armazéns;
  • Itens de consumo da moda, para lojas e shoppings;
  • Itens alimentícios;
  • Embalagens;
  • Serviços, como de telefonia, internet, limpeza e segurança;
  • Materiais de construção;
  • Materiais de tecnologia (cabos, modens, roteadores, placas);
  • Objetos de decoração, papelaria e escritório;
  • Matérias primas em geral, etc.

Antes de entrarmos nos tipos de fornecedores principais – que serão abordados mais à frente – é possível tirarmos ao menos dois tipos gerais dos quais são fornecidos os exemplos mencionados: os que fornecem itens para composição e outros de produtos finais.

Por que é importante conhecer os tipos de fornecedores? 

Conhecer os fornecedores é comumente relacionado com uma espécie de gestão deles mesmos. Isso significa que existe um processo de classificação, troca de ideias e negócio feito entre as partes. 

Há algum tempo atrás, essa etapa não era das mais relevantes, ou pelo menos era postergada. No entanto, visto que as empresas tiveram um salto na produção, essa passou a ser uma estratégia.

Além de ajudar no controle do que está em falta, o ato de gerenciar ou, simplesmente, de se inteirar sobre os fornecedores, traz ótimos resultados como melhoria nos produtos e serviços e uma boa relação entre custo-benefício.

A importância de conhecer os tipos de fornecedores, afinal, pode ser reunida nos seguintes pontos:

  • Mais valor agregado ao que é fornecido e depois vendido;
  • Chances de aplacar os preços com competitividade;
  • Acompanhar a tecnologia e os avanços que o fornecedor já aderiu;
  • Variação de outros pontos de fornecimento, como no exterior;
  • Simplificação do ciclo das mercadorias, uma vez que a relação proporciona novas remessas de fornecimento e com mais rapidez;
  • Gestão inteligente da cadeia de suprimentos; 
  • Redução de problemas;
  • Mais comunicação e bom relacionamento.

Assim, a ideia é que a organização compradora atue com seus parceiros fornecedores em um nível interessante de gestão, até o ponto em que se consiga qualificá-los. Ou seja, alcançar a prospecção.

Como fazer a prospecção de fornecedores?

Sob o mesmo ponto de vista do processo de prospectar potentes vendas, seus fornecedores também são seus clientes e, assim como existe prospecção de um, existe de outro.

Logo, a empresa compradora deve fazer questão de:

  • Pesquisar e selecionar, por meio de uma lista dos perfis que mais combinam com seu negócio;
  • Inovar com o cenário de crise, em que se pode criar oportunidades de negócio;
  • Conhecer os interesses envolvidos;
  • Divulgar a parceria;
  • Estabelecer diretrizes para contenção de atritos entre as partes;
  • Ter uma proposta de approach que seja interessante para o fornecedor.

Basicamente, esses passos serão dados pela sua equipe de vendas com o objetivo de alcançar os melhores tipos de fornecedores com estratégias que beneficiem ambos os lados.

Entenda melhor sobre o conceito de: Prospecção de fornecedores.

principais-tipos-de-fornecedores

6 Dicas para encontrar bons fornecedores 

Um dilema comum entre empreendedores é de como encontrar os fornecedores certos, sempre com um bom negócio em mente. 

Por mais que o mercado de fornecimentos esteja lotado de concorrentes bons, não há como fazer isso sem ser pela pesquisa direcionada.

Para auxiliar na busca dos bons tipos de fornecedores, seguem algumas dicas que vão acelerar essa captação.

1. Entenda o que você mais precisa

Antes de procurá-los, defina o que realmente importa para você e sua empresa, de forma a evitar excessos ou escassez. Tente analisar as necessidades que vão ser supridas com um fornecedor qualificado.

De forma direta, responda perguntas como:

  • O que eu preciso?
  • Quanto eu preciso?
  • Em que período?
  • A quantia que tenho hoje é suficiente para investir em estoque?
  • Tenho o espaço para o abastecimento?
  • Eu trabalho por encomenda ou pronta entrega?

Este questionamento servirá de base na hora de contatar bons fornecedores, os quais devem fazer as mesmas perguntas. Portanto, esteja pronto a se posicionar conforme a realidade da sua companhia.

2. Pesquise online com calma

Siga, então, para a pesquisa, mas não faça sem paciência, apenas com uma jogada no Google. Pesquise com calma e a fundo, com a intenção de passar pelas próximas páginas também do resultado de busca.

No decorrer da pesquisa, os bons tipos de fornecedores aparecem em lugares escondidos. Por isso, se informe com cada site e blog.

Você pode ainda aprimorar o comando de busca ao digitar mais palavras chave que se relacionam, como “revendedor”, “abastecedor”, “fornecimento de + o nome do produto”, e etc, para que a pesquisa seja melhor direcionada.

3. Fique atento a portais e catálogos online

Também vale como pesquisa, os catálogos de empresas especializadas.

Em sites de respectivas organizações, por exemplo, são disponibilizados dados abertos e atualizados conforme o seu segmento.

Através dos canais, portais e redes sociais, o acesso é ainda mais interessante, uma vez que é possível ver clientes e comunidades que comentam de suas experiências de negócio com fornecedores em questão.

Uma excelente dica é entrar na Plataforma do Cadastro Empresa e utilizar o filtro avançado para encontrar empresas por segmento, localização e mais.

Dessa forma, você pode encontrar parceiros de alta qualidade, com a confiança que o seu negócio merece. Conciliando estratégias que melhor atendem a sua empresa.

4. Observe a capacidade de fornecimento aos possíveis fornecedores

Ao entrar em contato, faça algumas das perguntas indicadas. Uma das mais importantes é saber se este tipo de fornecedor tem capacidade de atender a demanda que você pede e se isso vai ser cumprido no tempo combinado.

Seja honesto com ele e se certifique que o negócio vai ter o lucro desejado. Afinal, isso pode ajudar na negociação com seus clientes finais. Além de assegurar o retorno para ambos, isso constrói uma boa relação humana.

5. Faça uma análise de formas de pagamento e preços 

Um fator primordial é o preço, bem como as formas de pagamento, que se enquadram na responsabilidade financeira que você pode assumir.

Por isso, saiba se os valores do produto ou serviço fornecido, além do frete e taxas, batem com o capital destinado, se fazem lógica com o investimento que está disposto a fazer. 

Uma dica é não analisar somente o lado financeiro, mas fazer a comparação com a qualidade e o benefício do abastecimento.

Transparência é a palavra-chave na hora de realizar uma boa negociação com fornecedores. Crie um bom relacionamento.

6. Aposte em mais de um fornecedor

Lembre-se que o intuito da pesquisa é elencar um grupo de empresas, logo, separe mais de um fornecedor para conhecer e conversar.

Não se apegue somente naquele que tem todos os requisitos, pois ainda podem ocorrer imprevistos. Selecione mais um que possa equilibrar sua decisão em situações inesperadas.

Os 3 tipos de fornecedores existentes

Existem tipos de fornecedores que representam características que combinam com cada tipo de negócio, o que é excelente para lidar com estratégia. Os 3 principais tipos são:

1. Fornecedores habituais ou tradicionais?

Para este primeiro tipo, o comprador pode esperar como de costume por produtos básicos que vão manter a empresa ativa. 

Por causa do serviço padronizado que oferecem e vendem itens bem aceitos, comercialmente, já é um hábito serem consultados com frequência, já que podem facilmente ser negociados.

2. Fornecedores monopolistas

Para o fornecedor monopolista, é o produto exclusivo que o define. Por esta razão, trabalham com preços fixados, mas apresentam a oportunidade da adesão ao que outros não têm.

São praticamente metódicos na negociação, mas sabem como podem diferenciar a negociação quando o assunto é agregar valor. Assim, o mercado para eles já é consagrado, o que não manifesta concorrência.

3. Fornecedores especiais 

Como alternativa ao tipo habitual, tem-se o tipo especial pois seus produtos servem para o abastecimento ocasional. Isso quer dizer que o serviço é contratado de acordo com a necessidade específica do comprador pelo seu material.

tipos-de-fornecedores-de-uma-empresa

É possível avaliar a qualidade dos fornecedores de uma empresa? 

Avaliar seus parceiros de fornecimento é possível e é parte importante para se chegar ao que você quer: fornecimento e fornecedor de alta qualidade. 

Ao levar em consideração certos identificadores, é animador fazer a prospecção de fornecedores para impulsionar seu empreendimento. Veja como fazer:

Selecionando bons fornecedores 

Os bons prospectos que você procura contêm dados relevantes no processo de seleção que definem a competência de atender sua demanda. Entre eles estão:

  • Tipos de produtos, serviços ou materiais
  • Razão Social e endereço;
  • Confirmação de que é apto para funcionar (alvará);
  • Data em que foi fundado e histórico de atuação;
  • Quantidade de pessoas trabalhando;
  • Última data de controle de inspeção;
  • Quantidade de clientes;
  • Níveis de qualidade e preço;
  • Laudo técnico, conforme disposto na resolução RDC nº 275.

Todas estas informações ficam, por fim, anexadas na lista de fornecedores, para momentos após a prospecção ou até mesmo para manter a atualização cadastral.

Amplie seus conhecimento e entenda melhor sobre: Seleção de fornecedores.

Encontre os melhores tipos de fornecedores no Cadastro Empresa

Encontrar empresas com perfil compatível com a sua pode ser uma tarefa minuciosa e que vale a pena quando se tem ferramentas próprias, como é o caso da Cadastro Empresa.

Por meio do portal, você consegue fazer pesquisa de fornecedores rapidamente e encontrar e ter uma perspectiva a partir da relação de dados empresariais, tais como endereço, telefone (WhatsApp), email e atividades principais e secundárias.

Confira nossos serviços e tenha, na palma da mão, a oportunidade para prospectar clientes com os melhores tipos de fornecedores que puder encontrar! 

Conclusão

Mesmo depois de conhecer muita coisa sobre os tipos de fornecedores listados, ainda podem restar dúvidas quanto a algum conteúdo específico. 

Por isso, não hesite em nos deixar um comentário e, enquanto isso, dê uma olhada no nosso blog para mais informações. 

Amplie seus conhecimentos e confira os melhores insights em nosso blog!

Obrigado por acompanhar até aqui e até o próximo artigo.

Compartilhe:

Deixe um comentário