10 Critérios para seleção de fornecedores

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Os critérios para seleção de fornecedores são pilares que impactam diretamente na tomada de decisões, especialmente, para se evitar perda de tempo e prejuízos financeiros.

Acredita-se que empreendedores, negociantes e encarregados de trocar ideias com fornecedores devem colocar na balança diversos fatores de influência.

A ideia central é que cada parte do negócio alcance os objetivos internos. Mas para atingir tal meta, é necessário analisar apropriadamente os 10 critérios para seleção de fornecedores, que é o principal ponto do nosso artigo.

A dica é que o empreendedor compare os dados e perceba, de maneira global, o custo benefício ao contratar tal empresa.

6 Fatores que influenciam na seleção de fornecedores

O empreendedor que deseja encontrar fornecedores compatíveis ao seu negócio, para tanto, deve considerar critérios para seleção de fornecedores, que vão determinar o nível de qualidade dos parceiros de fornecimento.

Há seis fatores que influenciam na tomada de decisão. São eles:

  • Habilidade técnica;
  • Capacidade produtiva;
  • Confiabilidade;
  • Pós-venda;
  • Localização;
  • Preço.

O gestor da compra faz as contas, reúne os dados e características que são parte da sua realidade e aplica o mesmo no perfil ideal de fornecedor.

Assim, achamos fundamental contribuir com critérios para seleção de fornecedores. Tal seleção, antes de mais nada, requer uma contextualização do que influencia na prospecção de fornecedores.

Habilidade técnica

O fator habilidade técnica é um dos critérios para seleção de fornecedores que certamente será um diferencial.

Esse fator diz muito sobre a capacidade do fabricante de operar seu produto ou serviço da forma como deseja.

Se os funcionários são qualificados na área, possuem autoridade no material e manuseiam o produto corretamente, logo possuem o necessário para satisfazer o negociante.

Capacidade produtiva

Muito semelhante ao anterior, a capacidade produtiva diz respeito à produção, ou seja, produzir o máximo de itens com menos tempo e menor quantidade de recursos possível.

É um dos critérios para a seleção de fornecedores. 

Imagine que uma determinada empresa possua uma alta produção em pouco tempo. À vista disso, o empreendedor deve se perguntar “será que eles são capazes de produzir algo sem falhas nesse pouco prazo?”.

Confiabilidade

Toda parceria de negócios precisa da confiabilidade. Este é um dos critérios para seleção de fornecedores mais importantes, por isso, atente-se aos mínimos detalhes!

Na pesquisa de fornecedores, o empreendedor que aprova o produto e o profissionalismo de quem o fornece, está suscetível a voltar com novos pedidos e estreitar as relações.

Logo, a escolha de fornecedores confiáveis, com boa reputação no mercado e financeiramente sólidos se torna mais um fator fundamental.

Pós-venda

Quando falamos em estreitar as relações, o momento disso ser possível é no pós-venda como em toda prospecção de fornecedores.

Mas este fator, que influencia nos critérios para seleção de fornecedores, também possibilita a disposição em prestar atendimentos pós-venda como a solicitação de peças para reposição ou o serviço de técnicos. 

É nesse ponto que muitas empresas falham por não considerarem a aproximação com o cliente, e acharem que é somente entregar o produto e terminar o contato.

Empresas que se apontam a esse fator destacam-se em um mercado tão competitivo, pois um pós venda perfeito pode gerar futuras vendas.

Localização do fornecedor

Outro fator decisivo é a localização, uma vez que a distância pode dificultar a logística e atrapalhar a relação profissional.

A depender da cidade, estado ou país, a empresa que solicitou o fornecimento pode sofrer com o tempo de entrega e a falta no estoque.

Por isso, essas variáveis devem estar dentro do planejamento da empresa.

Tenha em mente duas coisas: ter fornecedores mais próximos proporciona recargas mais frequentes e com menos movimentação de patrimônio.

Enquanto isso, os fornecedores mais distantes atendem demandas volumosas e mais gastos são gerados.

Preço do produto/serviço

Bons fornecedores também são capazes de oferecer um bom preço e abertos para negociar a melhor oferta. Quando existe uma combinação de valores, no final, as duas partes ficam satisfeitas. 

Convenhamos que é difícil ser totalmente amigável em uma relação comercial, ao lembrarmos do lucro.

No entanto, é mais vantajoso pensar no bem maior ao manter o relacionamento saudável e de confiança, com as expectativas de preço supridas.

10 critérios essenciais para a seleção de fornecedores

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Fornecedores compatíveis são aqueles que compartilham dos mesmos interesses. Quer dizer que a rede de fornecimento a ser avaliada precisa estar alinhada com os propósitos da empresa contratante. 

Então, é necessário que a pesquisa de fornecedores apure informações sobre os produtos, a matéria-prima, a regulamentação e valores internos.

Nesse momento, o empreendedor comprador e fornecedor devem ser perspicazes.

Política de valores

Seus critérios para seleção de fornecedores precisam estar no mesmo nível que a sua empresa, portanto, o primeiro critério é priorizar quem tem os mesmos valores.

Se o caso da sua empresa for o de preservar a natureza e aplicar política de valores sustentáveis, por exemplo, a negociação com fornecedores então tem que passar por essa visão.

De mesmo modo, se existe uma posição da empresa sobre temas sociais e econômicos, que refletem na justiça e igualdade de acesso, é também parte da discussão.

Além de garantir uma boa relação, isso mostra aos clientes finais que a empresa é comprometida com um ideal.

Estrutura da empresa e histórico

Antes de fechar qualquer negócio, faça uma avaliação da formação da empresa fornecedora, principalmente o que compõe seu histórico. Neste critério, se atente a características como:

  • Tempo de atividade;
  • Currículo dos principais tomadores de decisão (gestores e diretores);
  • Matéria-prima (os materiais são de qualidade e atendem às especificações?);
  • Estabilidade financeira.

Conhecer o passado do fabricante pode dizer como será essa estrutura no futuro.

Questões como funcionamento das instalações e períodos de crescimento, queda ou estagnação também são relevantes.

Expertise

O critério expertise se refere ao nível de conhecimento em vários tipos de produção. À princípio, o termo era focado em agradar a relação B2B (com o cliente final).

Atualmente, a expertise no mercado também visa favorecer a relação com empresas contratantes.

Portanto, coloque a expertise como um dos critérios para seleção de fornecedores. Isso vai dar margem para o quanto os parceiros comerciais conseguem cooperar e/ou participar da produção ou serviço.

Credibilidade do fornecedor

Analisar a credibilidade do fornecedor é ideal para o bem do seu negócio, por isso, veja o que o faz ser verdadeiro no mercado.

Uma maneira adequada é conhecer também seus clientes, o que eles dizem, como recebem as estratégias. 

Entre em contato com eles para saber o nível de satisfação com o produto ou serviço. A base de clientes do seu parceiro pode ser comparada com a sua e, quanto mais semelhante, mais créditos serão dados.

Qualidade

A qualidade pode não ser uma novidade, mas é sem dúvidas, é um dos mais importante critérios para seleção de fornecedores.

O produto que o consumidor vai receber deve corresponder ou, melhor ainda, superar expectativas. 

Caso contrário, suas vendas sofrerão quedas e seu negócio será motivo de insatisfação. Assim, é indicado ficar de olho no padrão de qualidade, no processo de produção e resultados do fabricante.

Preço

Mais uma vez o preço entra como um dos critérios para seleção de fornecedores. Aqui vale uma comparação de gastos: quanto se gasta ao comprar do fornecedor e quanto se ganha com as vendas? Essa comparação ainda não diz respeito ao que chamamos de lucro.

Como critério, então, você analisa se a porcentagem para o fornecimento é menor do que a gerada na retirada da sua empresa, e aqui não podem faltar valores de promoções e ofertas.

Consequentemente, as suas vendas devem suprir a produção, o seu pessoal e a margem de lucro. O que reforça a importância da negociação.

Suporte

Verifique como é a questão de atendimentos pós-venda, principalmente para o caso de precisar de suporte técnico, manutenção ou reposição de peças.

Este é um dos critérios para seleção de fornecedores, no qual necessita da sua total atenção!

Os clientes do fornecedor, certamente saberão lhe informar quais canais de atendimento são mais eficientes e se há fácil acesso aos tomadores de decisão.

Localização

A localização, novamente, deve estar ao seu favor. Por motivos óbvios, ela facilita ou não o fornecedor atender a tempo.

Isto serve para quando sua empresa tiver uma demanda fora do planejado. Ela será rapidamente abastecida se existir um centro de estoque local. Como alternativa, é válido avaliar o frete.

Prazos

Ao analisar sua lista de fornecedores, escolha aqueles com prazos dentro das suas condições.

Qual o tempo não deixará seu estoque desfalcado? Trinta, sessenta ou noventa dias? Se optar por longo prazo, as taxas de juros segundo o mercado estão na variação interessante?

Desse modo, o empreendedor deixa claro suas condições e cabe ao fornecedor aceitá-las ou não.

Flexibilidade

Embora seja preciso já dizer ao fornecedor a demanda que sua empresa exige, também é necessário saber se ele será flexível para socorrer imprevistos ou abastecimentos extras.

Caso perceba o processo de logística como embaraçoso, sem ritmo, de forma a prejudicar a sua programação, não hesite em eliminá-lo da lista de fornecedores.

Este é um dos critérios para seleção de fornecedores que requer muita atenção!

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Dicas finais para seleção de fornecedores ideais para o seu nicho

Para fins de aprimorar os critérios para seleção de fornecedores da sua empresa, selecionamos ainda algumas dicas finais.

Entenda que cabe ao empreendedor o papel de gestor de compras, o que o torna tomador de decisões em primeiro lugar na pesquisa de fornecedores.

Ressaltamos a importância de fornecedores bons não só ao preço, mas confiança e boa reputação de mercado. 

Para ampliar sua visão e poder de escolha, não perca tempo procurando candidatos aleatórios e nem se contenha com poucas opções.

Longe disso, tenha um leque de fornecedores, e em nome dos seus clientes junte esforços para construir uma lista de e-mail de empresas segmentadas e estudar o fornecedor.

Parece básico, porém são atitudes inteligentes.

O site Cadastro Empresa apoia as boas práticas na prospecção de fornecedores, o que significa que nós pensamos na importância de expandir negócios e estreitar relações. 

Através desta, usufrui de uma pesquisa de fornecedores em poucos minutos, buscando apenas pelo CNPJ, nome ou localização.

Atente-se aos detalhes, pois todos esses critérios para seleção de fornecedores, são essenciais para o sucesso do seu negócio!

CONCLUSÃO

Entender quais são os critérios para seleção de fornecedores é a base para alcançar o sucesso de suas vendas.

Caso tenham dúvidas, comente aqui em baixo! Será um prazer receber o seu feedback!

Um grande abraço e até a próxima!

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