Pós-Vendas: O que todo empreendedor precisa saber para aplicá-lo de forma eficaz

As empresas buscam constantemente novas maneiras de fidelizar clientes e aumentar o alcance de sua marca, ganhando mais relevância e autoridade no mercado.

Uma prática que muitas têm investido cada vez mais é em um Pós-Vendas eficaz para seus clientes.

Pensando nisso, o texto de hoje irá abordar o que é o pós-vendas, como ele impacta no dia a dia de um negócio, porque todo empreendedor precisa saber o que é e como aplicá-lo de maneira eficaz, além de dicas e orientações de como utilizá-lo dentro de uma empresa.

As pessoas estão cada vez mais exigentes e se informam muito antes de comprar um produto, diferente de anos atrás onde apenas um marketing bem realizado já era mais do que o suficiente para convencer alguém a comprar algo.

Mesmo serviços de controle de acesso portaria, embora seja algo bastante específico, pode ser muito bem comercializado quando vendido da maneira correta, usando as estratégias adequadas e oferecendo uma boa experiência ao cliente.

Porém, atualmente, com a chegada da internet, o avanço tecnológico e a popularização do e-commerce, se tornou muito mais difícil convencer o lead com apenas uma estratégia e prática de marketing.

Com cada vez mais empresas no mercado, mais produtos são oferecidos para as pessoas e por preços melhores e campanhas únicas.

Isso pode ser visto em todo segmento, desde o de logística ao de tecnologia, do comércio de maquinas de café locação até mesmo lojas comuns de canecas personalizadas.

Em outras palavras, apenas marketing não é mais o suficiente para manter a atenção do cliente e fidelizá-lo.

A curiosidade se vai na mesma velocidade em que é despertada na mente das pessoas, portanto, é necessário que a empresa invista na experiência do usuário.

Então, uma estratégia que tem sido cada vez mais utilizada e que tem sido muito eficaz é oferecer uma experiência de pós-vendas único e bastante satisfatória, fazendo com que as pessoas comecem a valorizar mais as organizações que pensam neles, não que apenas vendem.

Mas como fazer isso? Tal estratégia é aplicada a todo segmento de mercado? Existe algum tipo de restrição? Quais as vantagens que a empresa recebe? Como isso pode impactar uma consultoria tributaria contábil? Qual a real importância do pós-vendas?

Os tópicos abaixo irão melhor desenvolver esse tema e responderá as perguntas acima realizadas, além de muitas outras. Para maiores informações, confira.

Neste artigo, você verá:

    O conceito de pós-vendas

    pós-vendas

    Primeiramente, é necessário entender o que é e como funciona o pós-venda.

    Essa é a etapa de um longo processo de compras que tem como principal objetivo reter o cliente e fazer com que se interesse por outros produtos da marca.

    Dessa forma, é possível convencê-lo a comprar outros produtos da empresa, aumentando a taxa de fidelização do mesmo de maneira positiva, afinal, a experiência dele foi tão boa que a organização se tornará o padrão de atendimento e excelência que se espera de qualquer marca.

    Mesmo que o produto seja algo simples como brindes empresariais aniversario, quando o cliente é fidelizado, ele continua comprando e gerando lucro ao negócio, agregando valor e ajudando a empresa de maneira direta e indireta, tanto com dinheiro quanto com informações.

    Pensando nisso, é possível destacar algumas vantagens e benefícios que podem ser usufruídos pela empresa que utiliza esse tipo de prática, como:

    • Maior lucro a médio e longo prazo;
    • Maior fidelização dos clientes;
    • Maior índice de engajamento;
    • Maior relevância e autoridade da marca;

    Claro que assim como empresas que comercializam programa cupom fiscal eletronico, é necessário ter o devido cuidado e planejamento para a correta aplicação da estratégia. Mas quando bem utilizada, é muito efetiva.

    Como aplicar o pós-vendas

    Agora que já ficou claro o que é e quais os benefícios do pós-vendas, é importante entender como funciona sua aplicação. Isso será desenvolvido nos tópicos abaixo, portanto, confira.

    Ofereça suporte ao cliente

    Muitas empresas cometem o erro de se preocupar apenas com o processo de venda, não com o que acontece após isso ocorrer.

    Isso é extremamente preocupante pois pode passar a sensação para o cliente de que ele não é importante, apenas o seu dinheiro.

    Portanto, mesmo que o serviços seja comunicação visual para empresas, é necessário oferecer um suporte ao cliente eficaz para que o mesmo possa esclarecer dúvidas sobre o produto ou abrir uma reclamação para ter o auxílio e manutenção caso seja necessário.

    Esse tipo de ação faz com que o mesmo se sinta mais seguro em relação a marca e aumente a confiança nela, afinal, quando o mesmo precisou, ela estava lá para apoiar e não o abandonou, gerando uma maior fidelização.

    Problemas de suporte estão no top 3 de maiores reclamações na internet. Se a empresa investe em ser efetiva nesta frente, mesmo que seja um comércio de cursos profissionalizantes valores, já estará a alguns passos de vantagem de outras concorrentes.

    Realize pesquisas de satisfação

    Pesquisas de satisfação são excelentes maneiras de medir o quanto os clientes gostaram do processo de compra, saber o que pode ser melhorado e o que está bom, além de ser um serviço de pós-venda muito eficaz que oferece informações para a sua empresa.

    De forma simples e direta, as pesquisas de satisfação são formas de acompanhamento junto ao cliente do que está sendo oferecido a eles, podendo ser aplicado a qualquer tipo de negócio, até mesmo em serviços de contabilidade para pequenas e médias empresas.

    Atribua notas que te passem informações importantes sobre o processo em si e como que o cliente se comportará após a compra. 

    Por exemplo, notas que variam de 0 a 6 significam que os clientes ficarão insatisfeitos e realizarão reclamações na internet em redes sociais,  fóruns e para outras pessoas próximas.

    Notas que variam de 7 a 8 mostram que os clientes, embora estejam satisfeitos, não estarão engajados com a marca, podendo comprar em outros momentos, mas nada certo ou confirmado.

    Já as notas entre 9 e 10 mostram que os cliente realmente gostaram do que lhes foi ofertado e tem o interesse de continuar comprando e negociando com a marca, aumentando o engajamento e mostrando como as estratégias de negócio estão funcionando.

    Marketing de Conteúdo

    O marketing de conteúdo pode também ser aplicado durante o pós-vendas e, com a autorização do cliente, que pode ser dado durante o cadastro para realizar a compra do produto, oferecendo dicas, orientações e promoções interessantes sobre os produtos comercializados.

    Não apenas isso, mas informações relevantes, indicações de vídeos que possam agregar algum valor ao negócio e ao que é por ele comercializado.

    Isso faz com que os clientes continuem recebendo informações relevantes sobre sua empresa.

    Dessa forma, aumenta a probabilidade de fidelização dos mesmos e faz com que continuem engajados com a marca.

    A importância do pós-vendas

    É muito importante ter total ciência do quanto o pós-vendas pode atingir o seu produto e como é necessário que os exemplos acima destacados sejam seguidos para uma maior eficiência das estratégias.

    Atendimento

    O pós-vendas é forte principalmente pelas diversas maneiras que o atendimento pode ser realizado.

    Sabe-se que para fidelização do cliente, é necessário ter uma boa relação com o mesmo, afinal, é esse elo com a empresa e a lembrança de uma experiência única que faz a pessoa voltar a negociar com a marca.

    Portanto, o atendimento de qualidade é necessário e importante durante o processo de pós-venda.

    A empresa deve ter isso em mente na hora de seguir os passos para atingir o objetivo, que é ser irresistível com seus clientes.

    Automação de processos

    Para que o pós-venda seja efetivo, é necessário que se tenha um bom investimento em automação de processos, afinal, pode acontecer falhas e avarias no produto, fazendo com que ele tenha que ser devolvido e trocado para reparos.

    Quanto melhor for o investimento nessa etapa do processo, menos dor de cabeça a marca terá e mais satisfeito o cliente ficará por enviar e receber novamente o produto.

    Ou seja, mesmo uma situação complicada e nada agradável pode ser amenizada com o investimento correto.

    A entrega do produto é fundamental

    Se tem um momento que é aguardado tanto por empresas quanto pelos clientes é o momento de entrega do produto.

    Sendo assim, investir também em tecnologia que permita rastreio, oferecendo todas as informações necessárias para o cliente durante o percurso.

    É importante que esse processo seja bem definido para que todas as etapas mencionadas ao longo do texto sejam mais efetivas, afinal, quanto melhor e mais harmonizados estiverem todos esses aspectos, mais efetivo o processo de pós-vendas será.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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