O que é planejamento empresarial? [8 dicas para elaborar o da sua empresa]

Saber o que é planejamento empresarial significa que você já saiu na frente para conquistar um negócio sólido e em crescimento. Mas, caso ainda não tenha o seu próprio planejamento empresarial, você precisa compreender o que ele implica e como aplicá-lo na realidade de sua empresa.

Quando uma empresa é criada, isso acontece porque seus donos e gestores possuem objetivos. O quão claros são esses objetivos definem o planejamento empresarial e o quanto a criação de estratégias específicas é benéfica para que a empresa obtenha mais clientes, mais vendas e se posicione no mercado.

Podemos dizer que o planejamento empresarial implica na série de ações que ocorrem ao longo do processo da empresa, sendo criado a partir do estabelecimento de metas específicas. Isso deixa implícito que, apesar de ter formatos já bem conhecidos, os detalhes de um planejamento empresarial variam de uma empresa para a outra, de acordo com suas demandas e finalidades particulares, mas há alguns conceitos em comum que não podem ser descartados.

Tudo o que uma empresa faz, desde a fase de planejamento até a análise de resultados, envolve a definição de objetivos para a organização, estratégias, métodos teóricos e práticos e as ações de cada etapa do processo.

Veja a seguir com mais detalhes o que é planejamento empresarial, qual a sua importância e benefícios dessa prática para sua empresa. Conheça também quais são os tipos de planejamento empresarial e obtenha dicas preciosas para ter um em seu negócio também!

O que é planejamento empresarial?

A resposta para o que é planejamento empresarial pode se resumir a uma palavra: ferramenta. Trata-se de uma ferramenta de gestão, da qual a empresa se utiliza para descobrir sua situação atual e, a partir daí, definir quais são os próximos objetivos da organização.

Para isso, você pode considerar incluir um sistema ERP no planejamento operacional da sua empresa.

Com essa parte definida, o planejamento empresarial também implica em desenvolver estratégias e implementar táticas, isto é, métodos específicos e práticos para alcançar os objetivos da empresa.

O que é planejamento empresarial
Fonte/Reprodução: original

Leia também: Business Intelligence (BI): saiba quando implementar o Job Rotation na sua empresa

Visto que o mercado é definido por mudanças constantes, especialmente por conta da transformação digital, o planejamento empresarial tem a ver com adaptar o seu negócio às mudanças — inclusive prever as tendências do mercado e dos consumidores. Portanto, podemos concluir que o planejamento empresarial não envolve apenas as empresas que estão no começo.

Seja em negócios que estão para começar ou em grandes empresas, bem estabelecidas no mercado há anos, o planejamento empresarial é fundamental. Sem ele, não há como uma empresa seguir o seu processo de forma correta. Afinal de contas, seria o mesmo que dar passos sem qualquer rumo, sem saber o que fazer no meio do caminho ou o destino final.

Em suma, saber o que é e como aplicar o planejamento empresarial implica na vantagem competitiva que a sua empresa tem no próprio nicho. De fato, o processo empresarial é recheado de muita ação, de muitas etapas e operações, mas isso só vale a pena com um planejamento prévio.

Qual a importância do planejamento empresarial?

Podemos fazer uma definição geral sobre a importância do planejamento empresarial como “a criação de estratégias que dão certo na prática”. Essa ferramenta de gestão é vital para o crescimento de toda empresa.

Benefícios que gera para as empresas!

Conhecer os benefícios do planejamento empresarial para o crescimento de uma empresa é uma forma de ver na prática o quanto essa ferramenta é importante.

O primeiro benefício é a economia, a qual pode ser aplicada tanto no investimento financeiro e de recursos quanto no tempo. Ao fazer o planejamento empresarial, os gestores são capazes de tomar decisões com o máximo de informações possíveis, o que as torna mais direcionada.

Decisões direcionadas, por sua vez, são essenciais para que não haja retrabalho, gerando desperdício de tempo, recursos e dinheiro. Ao invés de correr riscos com operações incertas, a quantidade de tempo e capital é investida em decisões assertivas e que certamente renderão resultados.

O segundo benefício do planejamento empresarial passa pela eficácia na gestão. Esse trabalho é complexo, pois envolve decisões de todos os tamanhos, que são tomadas diariamente pelo gestor. Criar estratégias e prever situações futuras fazem parte da rotina de um gestor, e com o planejamento empresarial isso se torna mais fácil e menos arriscado.

Como terceiro benefício temos as consequências dos dois primeiros. Quando boas decisões são tomadas em tempo hábil, a tendência é alcançar as metas estabelecidas no início do planejamento.

Já o quarto benefício é o fluxo de caixa saudável, pois decisões planejadas geram investimentos acertados. O planejamento inclui o emprego de recursos humanos de forma correta e o controle financeiro mais rigoroso possível. Com isso, a manutenção do capital de giro, bem como o fluxo de caixa, permanecem regulares e previsíveis.

Quais são os tipos de planejamentos empresariais?

Uma vez que o processo empresarial atinge vários setores e etapas, bem como atende a diferentes necessidades e traça diferentes metas, o planejamento empresarial também toma formas diversas.

Conheça a seguir os diferentes tipos de planejamento empresarial: estratégico, financeiro, operacional e tático.

Planejamento estratégico

Podemos definir o planejamento empresarial estratégico como aquele mais generalizado, no qual os principais objetivos da empresa são estabelecidos. Além disso, é uma ferramenta de gestão na qual a situação real da empresa é avaliada e oportunidades são descobertas.

Em suma, no planejamento estratégico é necessário definir qual será o futuro da empresa, assim a trajetória para o crescimento é traçada.

Planejamento financeiro

Já o planejamento empresarial financeiro é um documento cujo intuito é organizar, de maneira geral, os recursos da empresa. Através dele é possível verificar em que situação um negócio está e com base nisso controlar os custos, traçar metas e estratégias, bem como projetar o fluxo de caixa e receitas futuras.

Para fazer um planejamento financeiro correto é necessário ter um controle rigoroso do fluxo de caixa da empresa: saber exatamente sobre todas as entradas e saídas. Dessa forma, cria-se um cenário que permite os investimentos financeiros.

Além do mais, essa modalidade de planejamento inclui uma periodicidade no monitoramento das estratégias, o que permite modificar aquelas que não geraram os resultados esperados.

Planejamento operacional

O planejamento empresarial operacional serve para o cumprimento de tarefas no dia-a-dia — com a definição de metas —, bem como o monitoramento do desempenho dos funcionários.
Uma forma de pensar o planejamento operacional é como o exato oposto do planejamento estratégico. Este último é pensado com objetivos de longo prazo, ao passo que o primeiro é feito de metas de curto prazo.

Planejamento tático

Se o planejamento financeiro diz respeito a identificar a situação financeira da empresa, bem como determinar o valor dos investimentos, o planejamento tático serve para determinar como esses recursos captados serão investidos.

O simples nome “tática” implica em “prática”. Logo, nesse tipo de planejamento temos a ação dos gestores e líderes de setores, que delegam responsabilidades e tarefas aos funcionários. É o planejamento ideal para colocar as estratégias em prática e integrar cada parte da organização nas tarefas, para alcançar os objetivos do planejamento estratégico.

8 dicas para o planejamento empresarial da sua empresa

Uma vez compreendido o que é planejamento empresarial, sua importância e seus tipos, é o momento de definir como você pode implementá-lo na sua empresa para obter excelentes resultados!

Diagnóstico de performance da empresa no último ano

Um bom diagnóstico de performance inclui da empresa inclui: resultados financeiros, de crescimento, de vendas, de performance dos funcionários, de cada setor, dentre outros resultados. A ideia é fazer um diagnóstico completo do último ano da empresa. As metas foram cumpridas? Quais foram mais difíceis de cumprir?

Comparar as metas com os resultados do ano anterior é o método ideal para medir a situação atual da empresa.

Utilização de ferramentas (análise SWOT)

A chamada SWOT é uma ferramenta de gestão que identifica os seguintes pontos da empresa: forças, oportunidades, fraquezas, ameaças. Não à toa, em português chamamos essa ferramenta de gestão de FOFA.

Forças e fraquezas dizem respeito à situação interna da empresa: em que pontos é forte e quais são as debilidades. Já as ameaças e oportunidades são os fatores externos, assim, as ameaças são tendências negativas do mercado, e as oportunidades são as tendências positivas, que podem ser aproveitadas.

Estudo da concorrência

Obviamente, todo bom processo empresarial parte de um foco intenso no próprio negócio, mas equilibrar isso com uma boa observação do mercado é uma prática fundamental. É necessário conhecer as tendências e dinâmicas do mercado para sair na frente e, melhor ainda, não ser passado para trás.

Dessa forma, observar as movimentações da concorrência é uma tática tão importante que já existe um nome para ela: benchmarking. Com essa tática, você pode ver o que funciona para outras empresas e aplicar à realidade da sua, além de identificar falhas e lacunas nas concorrentes para preencher essa brecha do mercado.

Objetivo da empresa

Tudo o que é planejamento empresarial diz respeito a traçar metas, a saber onde sua empresa deverá estar ao fim do processo. No entanto, é preciso ressaltar que os objetivos estabelecidos devem ser tangíveis, ou seja, possíveis de acordo com a realidade de sua empresa.

Outra questão importante quanto aos objetivos é a especificidade. Ao invés de fazer uma meta vaga, faça algo que possa ser medido em números, em índices. Por exemplo, um crescimento de 15% até o fechamento do ano, ou um aumento no número de lojas.

3 Estratégias rápidas de Marketing Digital

Um bom planejamento empresarial sempre tem uma estratégia de marketing digital inclusa. Afinal de contas, é necessário fazer divulgação da empresa e de seus produtos ou serviços, de forma a alcançar clientes e, assim, obter mais conversões e crescimento.

Estratégia de Marketing Digital
Fonte/Reprodução: original

Leia também: Marketing Digital: Por onde começar minha estratégia de conteúdo?

Por conta da transformação digital, hoje em dia as pessoas envolvem a internet em sua vida de consumo. Isso vale para a busca por conteúdo em sites e blogs, uso dos mecanismos de busca e, claro, de redes sociais.

Assim, a sua empresa deve marcar presença online, de forma estratégica, para obter bons resultados com o mínimo de custos. Investir na internet é a melhor forma de divulgar sua marca atualmente.

Métricas e cronograma

Toda operação empresarial irá gerar métricas que demonstram o quanto uma determinada tática funciona ou não. Com as ferramentas digitais, fica ainda mais fácil visualizar as métricas para ter uma visão real da situação da empresa.

No marketing digital, as métricas devem ser analisadas constantemente. Além disso, é preciso ter um cronograma para fazer as campanhas, seja em blogs, sites ou redes sociais. Ou seja, o cronograma serve para todo o planejamento empresarial, uma vez que é preciso fixar um prazo a fim de verificar se as ações funcionaram.

Indicadores de desempenho

Toda empresa precisa definir seus KPIs, os quais são os indicadores de desempenho. Cada objetivo pede um indicador próprio. Por exemplo, se um de seus objetivos é aumentar o número de visitas no site da empresa, então estabeleça um KPI que meça isso.

Cada setor deve ter seu próprio KPI, já que o indicador de desempenho do departamento de compras será diferente do KPI na equipe de vendas, por exemplo.

Não é uma questão de traçar um número enorme de indicadores, mas de definir quais são os ideais para a realidade e objetivos da sua empresa.

Comunicação e engajamento da equipe

Uma vez que o planejamento empresarial envolve todos os setores da empresa, todas as operações, etapas de produção e funil de vendas, é seguro dizer que quanto mais envolvidos os funcionários estiverem, melhor.

É vital que a empresa tenha gestores que não acumulam, mas sim que saibam delegar tarefas e responsabilidades, bem como medir o desempenho dos funcionários e incentivá-los a produzir cada vez mais. Dessa maneira, todos os envolvidos no processo empresarial se tornam parte fundamental no crescimento do negócio, o que gera bons resultados.

Fazendo isso com primazia, você tem pode criar uma equipe autogerenciada para a solução dos seus problemas dentro da empresa.

Uma vez compreendidas todas as nuances do que é planejamento empresarial, basta fazer um cauteloso e extenso exame de seu próprio negócio, traçar as metas, estratégias e colocar todos os funcionários dentro do plano. Prepare seu planejamento e veja os resultados!

© 2013-2024 Cadastro Empresa

Política de Privacidade

Você já conhece nossas redes sociais?!