6 maneiras de aplicar o Kaizen no planejamento financeiro da sua empresa

O Kaizen (do japonês, “melhoria” ou “mudança para melhor”) é uma técnica de gestão empresarial derivada de práticas japonesas que visam a melhoria contínua de processos.

Institucionalizado pela Toyota, hoje em dia é utilizado por grandes empresas para que seja elaborada estratégias objetivas para atingirem outros patamares de mercado e, consequentemente, crescerem mais contra a concorrência que não conhecem esse poderoso método.

Acompanhe a seguir o que é preciso saber a respeito do Kaizen e saiba como implementá-lo no planejamento financeiro da sua empresa para melhorar a gestão empresarial da corporação.

O que é o Kaizen no planejamento financeiro?

Como forma de garantir que a organização dentro de uma empresa aconteça como esperado, o Kaizen atua para tornar um ambiente consistente, bem organizado e produtivo. Isso evita, portanto, que a indisciplina e problemas de má gestão possam acontecer ao longo do tempo.

O que é o Kaizen no planejamento financeiro
Fonte/Reprodução: original

Leia também: Planejamento Financeiro: O que é e como organizar o planejamento financeiro do seu negócio

O Kaizen faz com que, dentro de uma organização, se tenha maior produtividade, eficiência e que projetos sejam realizados como esperado. Dessa forma, a aplicação dessa técnica fará com que o seu negócio tenha um grau evolutivo com o decorrer do tempo, essencial para qualquer empresa atualmente.

Como surgiu?

Este método tem origem japonesa, e existe desde 1945, após o término da 2° Guerra Mundial. O Kaizen foi utilizado a fim de trazer o Japão à vida após as chagas deixadas pelo conflito e o principal responsável por fornecer estes treinos foi Kaoru Ishikawa.

É muito provável que você tenha ouvido falar sobre a Toyota, marca japonesa e que é um dos maiores ícones econômicos do país, dada sua produtividade. Sabia que isso acontece por conta do método Kaizen? A maior parte da recuperação do Japão veio através desta incrível técnica, que pode fazer parte de sua empresa atualmente.

Nesse contexto, uma informação interessante e que vale a pena ser mencionada é que o método Kaizen fez tanto sucesso que Masaaki Imai escreveu um livro chamado Kaizen: The Key to Japan’s Competitive Success, lançado em 1986. A leitura oferece uma melhor compreensão da técnica, com exemplos de como utilizá-la na sua empresa, como realizar um bom planejamento financeiro e ultrapassar seus concorrentes.

Quais as diretrizes do método Kaizen?

Uma das principais diretrizes do método Kaizen é: a empresa deve usá-lo desde o início do planejamento. Assim, é utilizado na gênese das estratégias dentro da empresa, acarretando ganhos maiores do que meses antes de você implementar a técnica.

Dessa forma, se uma empresa precisa de estratégias que auxiliem a organização a crescer, a melhor opção é incluir a metodologia Kaizen, que viabiliza seus processos, desde o briefing dos projetos até a diminuição dos gastos. Assim, você obterá resultados mais rápidos graças a diretriz do método.

Não se esqueça de que a matéria-prima precisa estar de acordo com as necessidades da sua empresa, por isso, analise a quantidade e o tempo de que precisará para conseguir atender todas as necessidades dos clientes.

A implementação do “Sistema Puxado” tem por finalidade excluir o famoso estoque de produtos, que com o método Kaizen, se torna ultrapassado e dá a impressão de que houveram gastos para a produção, mas a sua empresa não adquiriu lucros.

Qual o objetivo e importância do Kaizen?

Como explicamos, a importância do método Kaizen é fornecer total garantia de que os processos empresariais passem por melhorias gradualmente e permaneçam consistentes. Essa técnica faz com que se obtenha eficiência ao se coordenar projetos e processos.

Benefícios

Com a técnica Kaizen, pode-se reduzir por completo o desperdício ocasionado em práticas irregulares na empresa. Dessa maneira, o uso da matéria-prima é feito corretamente, de modo a evitar perdas e garantir lucros.

Além disso, os seus funcionários estarão completamente adequados aos objetivos de que a empresa precisa atingir. Todos irão trabalhar unidos, para alcançar as metas esperadas, a fim de construírem excelentes resultados.

Dessa maneira, sua empresa consegue criar uma cultura solidificada, que faz com que os aprimoramentos aconteçam continuamente. Trata-se de um aspecto essencial na organização e não deve ser ignorado no processo.

Este é um benefício interessante, que está ligado ao capital da organização, o que fará com que todos os membros da empresa se tornem amplamente engajados.

Vale mencionar que a qualidade de todos os produtos ou serviços, promovidos pelo seu negócio, passarão por muitos aprimoramentos, que auxiliarão diretamente nas vendas e na conquista de clientes fiéis.

Em sua organização, você encontrará pessoas dedicadas por completo em fazer com que a entrega de serviços ou produtos, seja feita com alta qualidade. Isso possibilitará o seu negócio ser denominado por “Customer Centric”, que fornece à empresa o cliente como foco principal de todas as tomadas de decisão.

6 maneiras de como aplicar o método Kaizen

Entender sobre o Kaizen e o planejamento financeiro é fundamental, pois é a partir deles que há a possibilidade de fazer com que a sua empresa se modifique e cresça rapidamente. Quanto mais organizado forem estes setores, melhor será para você, seus funcionários e seus clientes.

6 maneiras de como aplicar o método Kaizen
Fonte/Reprodução: original

Leia também: 9 motivos para você incluir o ERP no planejamento operacional da sua empresa

Além disso, não esqueça de fazer estudos mais amplos acerca do Kaizen, que permitirão a você compreender a sua proposta de maneira integral e farão com que seus funcionários tenham domínio sobre o mesmo conhecimento. Afinal, quanto mais você e os demais souberem, melhor será para o futuro de sua organização, tanto pelos lucros recebidos quanto pela conquista de novos clientes.

1. Identificar os problemas e trabalhar melhorias

É preciso realizar a identificação de problemas que possam circundar a sua empresa, e procurar pelas melhorias de acordo com o que analisou e acredita. Se for um de seus funcionários, é interessante auxiliá-lo no processo de melhoria e adaptação das novas técnicas.

2. Definição do líder do projeto e equipes

É fundamental que o líder do grupo seja definido previamente, a fim de fazer com que se assuma o papel de manter todos os funcionários sempre atualizados, conforme se obtenha bons resultados.

Como chefe da organização, é necessário você realizar a escolha daquele que será o líder e fornecerá melhorias das quais você está em busca. Quanto mais essa pessoa possuir qualificações, melhor será ao seu negócio e aos demais funcionários.

3. Oportunidades de melhorias

Não se esqueça de que, dentro da empresa, deve existir um bom diálogo entre todos os setores, a fim de fazer com que consigam encontrar problemas e conversarem acerca da questão.

Isso ajuda a encontrar falhas, realizar a análise de problemas e buscar por soluções cabíveis dentro da própria empresa. Para que isso realmente dê certo, é crucial fazer com que os funcionários se reúnam com você e lhe apresentem as informações e demandas das quais precisam.

4. Metas e objetivos

O planejamento financeiro, aliado ao método Kaizen, é fundamental para qualquer empresa que queira crescer. Dito isso, estabeleça as metas e trace seus objetivos, isso deve ser feito apenas após concluir os processos anteriores, que auxiliarão a chegar nesta etapa.

Dessa maneira, seus funcionários compreendem onde precisam chegar, como fazê-lo e os resultados dos quais você e toda a empresa precisam. Não esqueça, porém, da necessidade de os inserir dentro de um padrão específico:

  • Especificidade;
  • Mensuráveis;
  • Alcançáveis;
  • Relevantes;
  • Prazo determinado pela empresa.

Esta é a famosa meta Smart, que precisa ser feita para que você e todos alcancem os objetivos estipulados, sem qualquer dificuldade, e claro, recebam aumento nos lucros, aspecto importante essencial para fomentar a produtividade.

5. Plano de ação

Não se esqueça da necessidade de fornecer diversas informações essenciais para seus funcionários trabalharem bem na empresa. Dentre elas:

  • O produto que será feito;
  • Quando precisa ser produzido;
  • Quem o fará;
  • Qual o lugar de produção;
  • Quais serão os valores;
  • Se há dinheiro disponível para este planejamento.

Quanto mais respostas você obtiver destas perguntas, melhor será para conseguir encontrar as melhorias de que tanto necessita. Só não se esqueça de realizar sempre anotações que irão lhe auxiliar neste processo e fazer com que atinja o patamar desejado.

Lembre-se da importância de possuir o plano de ação, que lhe permitirá verificar os responsáveis por todas as tarefas do setor e verificar quem controla os prazos de entrega.

Além disso, é possível acompanhar facilmente o que é feito dentro do plano de ação, e descobrir se existem possíveis falhas. Isso permite que você altere determinados erros, negocie com os funcionários e solicite conversas que auxiliem na resolução do problema.

6. Acompanhamento dos resultados

Este passo é o último, mas não menos importante, porque permite que sejam feitas todas as análises a fim de acompanhar os resultados regularmente.

Não se esqueça de realizar com frequência este monitoramento, que permitirá saber se há necessidade de fazer modificações ou deixar a configuração do processo da maneira como está.

A partir do momento em que você adéqua sua equipe e empresa a seguirem o planejamento financeiro através do método Kaizen, ambos irão obter excelentes resultados e conseguirão crescer neste setor.

Não se esqueça da importância de fazer com que todos participem, além de você mesmo estar presente no processo de melhoria dos seus funcionários, de modo que fique integrado na produção.

4 aplicações do Kaizen no planejamento financeiro de empresas

O planejamento financeiro é essencial dentro de qualquer empresa e, com o método Kaizen, é possível ter um controle maior e amplo acerca dos negócios. Não se esqueça, porém, da importância de fazer a inclusão da técnica nos diferentes setores.

Redução de custo

Como foi dito, planejar-se financeiramente é fundamental e, com o Kaizen, você conseguirá otimizar todos os seus processos de forma regular. Dessa maneira, a produtividade aumentará e os custos no setor de finanças serão diminuídos.

Para isso, procure sempre otimizar sua lista de stakeholders para aproveitar melhor o investimento de cada um deles. A ideia é que você pode melhora cada vez mais os recursos fornecidos por cada um deles para reduzir os custos dos serviços de cada um.

Como exemplo, leia o artigo 10 dicas para negociar boas compras com fornecedores. Lá você poderá encontrar dicas de como relacionar-se com o fornecedor para fechar boas compras. Com essas dicas você pode ter bons insights para aplicar em outras áreas da corporação!

Bem estar dos colaboradores

Este é um aspecto essencial que não pode ser deixado de lado: o bem-estar dos seus funcionários. Isso fará com que todos consigam ser, de fato, proativos e aprendam a identificar diferentes melhorias em processos dentro da empresa.

Nesse caso, a sua organização sai como beneficiada e a sua equipe fica atenta aos objetivos do negócio e o que precisa realizar para fazê-lo crescer cada vez mais.

Como chefe, você terá um ambiente em que os profissionais demonstram um desempenho excelente quando comparados com outras organizações que não atuam com o Kaizen e sua técnica.

Mas, para isso, você precisa investir no Marketing Interno da empresa, no bem-estar dos funcionários e organizar um método institucional para implementar o Kaizen na empresa.

Capacitação profissional dos colaboradores

Não se esqueça de que a técnica Kaizen passa por inúmeros processos evolutivos com o decorrer do tempo, o que contribui para a capacitação dos seus funcionários.

A partir do momento em que se existe um padrão de produção, torna-se possível observar que a qualidade de todos os produtos será maior e melhor que antes.

Imagine ter uma equipe de alta produtividade o ano todo! Imagine só ter uma equipe prestativa que soluciona grande problemas da corporação! Imagine ter uma equipe criativa que encontra grande oportunidades de negócios o tempo todo! Quão bom não seria isso para a sua empresa?

Padrão de qualidade

É fundamental não esquecer que, durante o processo de criação de seus produtos ou serviços, haja uma pré-definição das matérias-primas a serem usadas. Para ter um controle maior, é essencial obter uma ficha técnica de todos os seus produtos e fazer com que se tenha um padrão para cada fabricação em específico.

Não esqueça que quanto mais ferramentas a sua empresa dispor, melhor será para seus funcionários, que terão um desempenho melhor na produção. Além disso, conseguirão manter o padrão em todos os serviços, e você fará com que todos os seus clientes, junto dos funcionários, fiquem devidamente satisfeitos.

Estude e implemente o Kaizen na sua empresa e tenha uma filosofia de negócio que fará com que a corporação cresça exponencialmente no mercado. Acompanhe o blog semanalmente para mais conteúdos sobre administração e empreendedorismo!

Até mais 🙂

Compartilhe:
cadastro-empresa-newsletter

Dicas e insights relevantes para auxiliar no crescimento do seu negócio!

    Deixe um comentário

    logo-cadastro-empresa-blog

    © 2013-2022 Cadastro Empresa

    Política de Privacidade

    Você já conhece nossas redes sociais?!