10 dicas para negociar boas compras com fornecedores

Todo empresário necessita saber fazer boas compras com fornecedores, para prezar mercadorias de qualidade, juntamente a um bom preço. Para conseguir isso, existem algumas táticas eficazes para negociar na hora de fazer as compras. Quer entender mais sobre o tema, acompanhe abaixo!

Negociando compras com fornecedores: o que é preciso

Em primeiro lugar, para fazer boas compras com fornecedores é preciso definir quais as mercadorias você precisa para depois começar a procurar pelos fornecedores. Veja as dicas necessárias para negociar e conseguir fazer boas compras com fornecedores.

Encontrar bons fornecedores

A maior dúvida é “onde encontrar bons fornecedores?”. Apesar de ser uma pergunta frequente, existem dicas simples que você deve seguir para ter êxito. Para começar, pesquise na internet por empresas reconhecidas no mercado, fornecedores locais e peça dicas para conhecidos no mesmo ramo.

Você também pode se valer de plataformas online próprias para a pesquisa de fornecedores, como a Cadastro Empresa, onde é possível pesquisar por fornecedores através dos nomes, CNPJ, localidade ou CNAE.

Negociar produtos dos fornecedores

É perfeito quando o cliente e o fornecedor possuem uma boa conexão, onde ambos conseguem se entender e chegar a um acordo benéfico. Negociar os produtos e outras condições especiais se torna mais fácil quando fecham uma parceria de exclusividade e o fornecedor oferece vários produtos diferentes e de qualidade.

É válido perguntar as condições de pagamento, desconto, consignação, prazo de entrega e avaliar se esses produtos possuem grande demanda em seu estabelecimento para valer a pena o acordo entre vocês para realizar boas compras.

Manter o fornecedor

Quando se encontra o fornecedor ideal e com todas as qualidades requeridas para o seu negócio, você não pode deixar essa oportunidade fugir. Saiba como homologar fornecedores!

Estabeleça uma boa relação, se preocupe em entrar em contato com certa frequência para falar sobre renovação da parceria ou alguma outra proposta que seria viável para os dois.

Sabemos que um fornecedor que oferece um bom serviço, tem sua demanda aumentada em pouco tempo. E, se você tiver uma boa relação, será priorizado por ser um dos clientes fiéis desde o início e poderá, assim, aproveitar sempre boas compras.

Quais características que um bom fornecedor precisa?

As principais características a serem priorizadas devem ser a pontualidade para entrega, assim, você terá previsão para repor o estoque antes que as mercadorias se esgotem. Além do prazo, ter preços acessíveis, os quais competem com a concorrência sem perder a qualidade. Assim, você consegue selecionar melhor os fornecedores que te oferecem boas compras.

Quais características um bom fornecedor precisa
Fonte/Reprodução: original

Veja também: Como achar fornecedores de qualidade com o Cadastro Empresa? 5 características essenciais!

Oferecer condições especiais de pagamento a prazo, e descontos se comprar mercadorias em grande quantidade também são características de bons fornecedores.

Ser fácil de contatar caso aconteça algum problema com a mercadoria ou atraso, e uma equipe que esteja pronta para resolver os imprevistos e dar uma solução o mais rápido possível tornam essa opção de fornecedor em algo muito bom de se trabalhar.

Como negociar boas compras com fornecedores?

Durante as compras com fornecedores, de um lado tem você com o seu orçamento, e do outro o fornecedor com as mercadorias que você precisa. Nesse jogo comercial, o fechamento de uma parceria acontece quando ambos concordam com os requisitos impostos.

Saiba mais com “Negociação com fornecedores: 4 passos para um bom contrato”.

Confira a seguir 10 dicas para você realizar boas compras com fornecedores!

Planejamento de preço e prazo

Seu orçamento deve estar pronto antes de entrar em contato, pois para realizar uma boa compra é necessário definir o mínimo e máximo de dinheiro que pode gastar sem prejudicar o financeiro de sua empresa. Estar ciente sobre os preços da concorrência também te dá vantagem em sua argumentação.

Mas cuidado, não faça o outro se sentir desrespeitado ou desmerecido. Argumente de forma branda e aponte os motivos pelo qual você quer a condição especial. Saiba que para obter algo, é preciso ceder em alguns momentos, e esteja pronto para isso!

Antecipação da negociação e compra

Quanto mais antecipado você estiver, maior a sua vantagem para entrar em contato e fechar contratos com um valor abaixo do estimado para os meses de alta demanda. Essa margem de tempo permite a organização para ter certeza que tudo estará pronto para que no dia correto você possa realizar uma boa compra.

Deste modo, você evita estresse para o seu negócio não ser afetado por falta de fornecimento e outros riscos. Você não vai querer esperar para escolher uma segunda opção em cima da hora, sem a garantia de bom resultado, certo?

Fornecedores parceiros

Durante as compras com fornecedores, não o trate como um adversário e não se coloque a cima dele. Lembre que para o seu negócio ter mercadorias de qualidade com um preço justo, você precisa que o seu fornecedor prospere também.

Leve essa relação de forma profissional e construtiva. Ambos podem ganhar mais ao se unir ao invés de criar desentendimentos. Deixe a conversa ser o meio para entrar em consenso nas negociações.

Uso de tecnologia no processo

Antes da tecnologia atual, a única alternativa para fazer compras com fornecedores era fechar acordos boca a boca ou em papel, o que não era muito viável e costumava demorar muito para se obter uma resposta.

Hoje, podemos realizar compras com fornecedores pela internet, contactar por mensagem e ligações para obter informações de praticamente tudo que desejamos.

Além disso, até os contratos podem ser assinados digitalmente, através de assinaturas digitais cadastradas. Após uma videoconferência você não precisa se deslocar até o seu fornecedor, pois com o contrato enviado por e-mail, você pode assinar e reenviar assim que terminar de ler. Um processo que demoraria meses se transforma em horas ou minutos.

Escutar o que oferece o fornecedor

Se a sua intenção é ter sua condição aceita, antes de falar, escute. Do mesmo jeito que você possui necessidades e expectativas, quem está do outro lado também tem. Assim, para saber o que o fornecedor tem em mente, escute os argumentos e propostas apresentadas a você.

Após entender, você terá todas as informações privilegiadas para fazer uma proposta melhor e mais coerente, fará uma junção dos pontos positivos que mais te interessaram e acrescentará outras vantagens além das que apresentou. Essa estratégia é muito utilizada e funciona muito bem para realizar fidelizar o fornecedor e continuar com boas compras na empresa.

Tenha outras alternativas de fornecedores

Mesmo que encontre um fornecedor perfeito, com todos os requisitos que você busca, não deixe de procurar outras alternativas. Imprevistos acontecem, preços sobem e empresas fecham. Você não pode contar com a sorte e deve se precaver.

Uma ótima forma de administrar isso é através de uma lista de fornecedores que segue uma ordem de melhores para os nem tanto. Marque e anote todas as informações de contato, condições de pagamento, preço e tipo de serviço. Essas informações podem te salvar em uma situação difícil

Seja flexível

É incrível atingir as metas que desejamos, porém, não é assim que funciona todas às vezes. É melhor ser flexível que perder uma oportunidade boa. É possível apresentar um orçamento abaixo do seu valor máximo, para você conseguir se manter dentro do valor estipulado.

Equilibre os momentos de ser firme e outros de flexibilidade, afinal, existem valores que são inegociáveis, mas outros são possíveis de ajustar.

Relacionamento de longo prazo

Uma relação de longo prazo tem mais confiança e conexão que uma de curto prazo, porque no tempo que você se relaciona com alguém, consegue identificar os princípios e forma de agir daquela pessoa.

Alguém novo gera algumas dúvidas e até mesmo ações inesperadas. Prezar relacionamentos duradouros profissionais, de confiança, é um pilar importantíssimo para que sua empresa seja estável. Cative essas relações e colha os frutos no futuro

Não levar emoção para a negociação

Estabelecer uma relação saudável e de longo prazo, não quer dizer se tornar amigo a ponto de misturar a emoção com os negócios. Esse é um dos motivos que muitas parcerias dão errado, pois quando se trata de dinheiro, é fundamental manter a parte racional acionada.

Apenas um deslize o seu controle financeiro pode desmoronar o que você levou anos para construir. Por isso, seja neutro, mantenha o equilíbrio e prefira assinar contratos para ter prova dos termos acordados.

Utilize estratégias para a compra

Independente do benefício que deseja, você não pode apenas pedir sem ter uma proposta bem estruturada. Ter um motivo é essencial para aumentar as suas chances de ter o seu pedido aceito.

Então, faça o seu planejamento e coloque todos os benefícios que deseja solicitar. Após essa etapa, pense nos motivos pelo qual deveria receber de seu fornecedor e formule argumentos plausíveis. Desde o início, até o fim das compras com fornecedores, você deve estar munido de dados que te ajudem na argumentação.

Como fazer a sua empresa crescer: 12 estratégias direcionadas!

Como cadastrar controle de comprar com fornecedores?

Já falamos acima sobre a importância de listar os fornecedores, não só para se manter contato, mas também para obter outras alternativas. Abaixo você pode entender como é feito esse cadastro de fornecedores passo a passo.

Cadastro de fornecedores

Utilize a tecnologia ao seu favor e salve os contatos de seus fornecedores no programa NEX. Ele fornece campos para preencher o nome, telefone, CNPJ, e-mail, endereço e até mesmo anotações que desejar incluir.

Dessa maneira, é possível monitorar as transações feitas anteriormente e produtos solicitados. Mas é necessário a inclusão do cadastro dos produtos para obter esses dados

Cadastro de compras de produtos

Ao cadastrar o produto, você inclui o código, descrição, categoria, marca, preço, nome do fornecedor e muito mais. Não deixe de preencher todos os campos, pois isso facilita na análise do desempenho de vendas, permite fazer relatórios mais completos para escalar seu faturamento e ajustar o que não funciona.

Esse programa ajuda no monitoramento do seu estoque e permite que reponha as mercadorias antes que elas faltem. Com as informações mensais, você terá uma base da média de produtos vendidos e conseguirá solicitar apenas o que será vendido sem desperdiçar dinheiro.

Como obter desconto para compra com fornecedores?

Compras com fornecedores em maior quantidade costuma gerar bons descontos. Mas antes de chegar aos valores, tudo se inicia no planejamento da proposta e fechamento da parceria.

Como obter desconto para compra com fornecedores
Fonte/Reprodução: original

Veja também: Como encontrar os melhores fornecedores para a sua empresa?

Primeiramente, você precisa explorar o mercado a fim de entender os custos de produção e qual a margem de lucro seu fornecedor possui. A partir disso, poderá estruturar uma oferta que não ofenda o seu fornecedor e seja viável para ambos.

Se não conseguir baixar o valor tanto quanto esperava, pense em outras opções como: estender o pagamento com juros menores, comprar antecipadamente para obter desconto ou até mesmo pedir uma quantidade considerada grande.

Isso é negociar, saber até que ponto você deve exigir um benefício e ceder em outra situação.

Porque ter cuidado com compras de produtos com muito desconto?

Às vezes, um grande desconto parece a melhor oportunidade em sua vida. Você já pensa no valor que economizará, nas vendas que aconteceram e inúmeros benefícios atrelados a essa situação.

Porém, nem sempre é uma vantagem, pois em muitos casos, o fornecedor só quer se desfazer de produtos parados em seu estoque antes que percam a validade ou para conseguir renovar sua coleção.

Você precisa avaliar se aquele produto é de qualidade, se conseguirá vendê-lo e se há demanda em sua empresa antes de efetuar o pedido.

Nem sempre a mercadoria é ruim, ela pode não ter atingido o público interessado. A melhor opção é não se deixar levar pela emoção e ser criterioso. Ao seguir a risca essas dicas que foram dadas nesse artigo, você consegue ter uma visão ampla e inteligente de negócios para gerir sua empresa da melhor maneira.

Acompanhe o Blog semanalmente para mais conteúdos!

© 2013-2024 Cadastro Empresa

Política de Privacidade

Você já conhece nossas redes sociais?!