Negociação com fornecedores: 4 passos para um bom contrato

A negociação com fornecedores é um dos pilares para a entrega de qualidade total dos produtos ou serviços do seu negócio.

Não sofrer com a falta de matéria-prima, não atrasar a entrega dos seus produtos por falta de insumos, estar sempre alinhado com o que o seu fornecedor propõe a entregar e o que você precisa, baixar os custos de produtos…

Tudo isso se torna realidade quando uma boa relação de negociação com fornecedores acontece.

Uma boa negociação com fornecedores e seu bom relacionamento contínuo, são de alta importância, sobretudo neste momento de pandemia (COVID-19) no qual estamos vivendo, onde há muitos empecilhos para quem tem ou quer ter um negócio.

É por meio dessas boas relações que surgem a possibilidade de se sobressair e estar à frente no meio competitivo. 

Há muitas maneiras distintas para realizar uma negociação com fornecedores, como compreendê-los, como abordar uma boa negociação, construir grandes parcerias, encontrar alta qualidade e confiança de mercado.

Tudo isso é muito relevante se você deseja obter sucesso para o seu negócio, e uma das maneiras mais precisas de uma boa negociação com fornecedores é a que chamamos de relação ganha ganha, onde todos saem ganhando.

Ao longo deste artigo, preparamos dicas valiosas para que vocês compreendam como realizar as melhores formas de negociação com fornecedores, a fim de conciliar a alta qualidade e confiança para a sua empresa.

Confira o que a Cadastro Empresa preparou para vocês!

Conheça o seu nicho de negócio

Antes de realizar uma negociação com fornecedores, é muito importante que você conheça bem o seu nicho de negócio, o seu produto e as suas necessidades enquanto empresário. 

Conhecer bem o seu nicho de negócio, estruturar um bom plano de negócios para a sua empresa, ter consciência da qualidade final do seu produto ou serviço, compreender de suas necessidades, objetivos, e metas a curto e longo prazo, são quesitos mínimos para construir o sucesso de qualquer negócio.

Atenda bem às necessidades de valores, prazos e entregas com seu fornecedor e alinhe o seu nicho de negócio com uma estratégia de relação fornecedor cliente.

Hora da negociação com fornecedores… E agora?

negociacao-com-fornecedores-de-sucesso

Ao firmar uma negociação com fornecedores, você se coloca em uma posição de destaque em relação aos seus concorrentes, em visto que essa parceria pode ajudá-lo a se manter com os insumos necessários, sem atrasos ou com valores exuberantes. 

Mas, como realizar uma negociação com fornecedores da maneira correta? Para a negociação com fornecedores ser certeira, você precisa entender alguns pontos, vamos juntos conhecê-los?

1 – Pesquise:

Antes de fechar uma negociação com fornecedores logo de cara, pesquise por vários, conheça a qualidade do produto que entregam, prazos que costumam cumprir, valores que cobram e formas de pagamento que costumam aceitar.

Contar com uma lista de fornecedores pode ser uma excelente alternativa para que a sua empresa não fique sem estoque ou passe por possíveis problemas com a entrega de produtos/serviços…

Faça diferentes cotações e entenda qual fornecedor se adequa melhor às suas necessidades e ao seu negócio. 

Para alcançar sucesso durante as negociações é interessante ter conhecimento dessas informações, assim você consegue “falar a mesma língua” que seu futuro parceiro e portanto, construir uma parceria de sucesso onde ambos cresçam.

2 – Parcerias com fornecedores:

Ao encontrar bons fornecedores, você pode criar uma relação de parceria. Isso ajuda muito, principalmente neste momento de pandemia, já que pode acontecer de faltar matéria-prima, se você tem uma parceria findada, fica mais fácil de conseguir aquilo que você necessita, independente de problemas externos. 

E, para que a parceria de alta qualidade ocorra, é necessário uma boa negociação, certo?

Conversar, fazer propostas, ouvir o que seu fornecedor tem a dizer, tudo isso é relevante. Então mantenha uma boa relação com aqueles que fazem parte, de alguma forma, do ciclo de criação do seu produto. 

Não deixe de ouvir antes de falar, entenda o que os fornecedores podem entregar, como podem e seus pontos de vista, a partir disso, você poderá articular corretamente suas demandas. 

A parceria com fornecedores influencia diretamente em sua estratégia de negócios, tendo em vista que, um bom relacionamento concilia e enfatiza ações prósperas de sucesso para ambas as partes.

3 – Tenha um planejamento de gastos:

É claro que na hora de negociar ou comprar insumos para seu negócio você precisará ter em mente o quanto você pode gastar.

Entenda o quanto você pode investir, de nada adianta encontrar bons fornecedores ou boas matérias-primas se elas não se encaixam no seu montante.

Uma excelente dica aqui, é contar com um planejamento financeiro!

Dessa forma, todos, seja o fornecedor, você ou seu cliente final, saem ganhando, pois o valor agregado e a margem de lucro podem se tornar maiores ou mais viáveis. 

4 – Saiba negociar:

Depois de ter entendido as necessidades da sua empresa, ter encontrado o fornecedor ideal e ter feito um planejamento de caixa e custos, chegou a hora de negociar!

Nesse momento, é importante que você seja muito transparente e esteja aberto a ouvir seu fornecedor, as duas partes precisam estar dispostas a chegar num acordo apropriado.

Leve suas necessidades ao fornecedor, explique quais são suas prioridades e o quanto você está disposto a investir.

Ouça quais as visões que ele tem, entenda os prazos e valores que ele pode oferecer, a partir disso, você pode iniciar a negociação.

Faça propostas que sejam adequadas, veja o que ele pode fazer e lembre-se, é mais proveitoso se seu fornecedor for seu parceiro e que entre vocês não tenha momentos de confronto, mas de negociação e consenso entre as partes. 

Pense também que para uma negociação com fornecedores de sucesso ocorrer, ela deve ser feita com antecedência, não deixe nada para última hora, assim seu fornecedor tem prazos suficientes e você não fica sem a matéria-prima que precisa. 

Aqui, outro ponto importante é a flexibilidade. Não imponha prazos e valores fechados, entenda que muitos contratempos podem acontecer, então se flexibilize, deixe claro ao fornecedor que existe, sim, um valor ou prazo fechado, mas que há uma margem de erro com a qual vocês podem contar. 

Por fim, alinhe sempre suas necessidades e pontos de vista com o fornecedor, deixe que ele conheça seu produto tanto quanto você conhece e utiliza o dele.

Faça com que a relação seja saudável e proveitosa. 

Existe uma forma correta de negociar com fornecedores?

Entenda que cada empresa, cada fornecedor e cada pessoa age e entende o mundo de formas diferentes.

Então, não podemos dizer que existe uma forma X ou Y de negociar, mas que há meios de uma negociação e relação serem proveitosas e de sucesso. 

Como já citamos, uma boa forma de relação e negociação é o ganha ganha, onde todas as partes envolvidas cumprem suas demandas e ganham, todos saem lucrando de alguma forma.

Para que essa relação ocorra, todos devem estar cientes das necessidades do outro, dos valores estipulados, dos prazos e das entregas, tudo deve ser acordado antecipadamente e corretamente. 

negociar-com-fornecedores-de-sucesso

Outra dica importante é que a boa relação seja mantida, mas lembre-se de deixar o emocional de fora, você pode manter uma relação amigável com seus fornecedores e também manter a respeitabilidade entre as partes.

Seu negócio deve ser gerido e pensado de forma racional e, na hora da negociação deve ocorrer o mesmo. 

A boa relação tem muito peso, imagine uma situação hipotética em que um fornecedor tem uma quantia X de determinado insumo, e precisa atender você, que tem uma boa relação com ele e outro empreendedor, que não tem uma relação tão boa.

Neste caso, é possível que ele dê preferência para você, certo? São relações de confiança e troca.

Mantenha os prazos e objetivos alinhados, determine junto dos fornecedores as datas que ele pode atender e quais são as suas demandas.

Nesse momento também antecipe dificuldades que podem ocorrer, assim você e seu parceiro sempre estarão preparados. 

Tenha um plano B ou outros fornecedores como alternativa, afinal, contratempos acontecem.

Saiba quais são os outros fornecedores que podem atender a sua demanda e já tenha um contato prévio com eles, para caso surja uma necessidade, você estar preparado. 

Esteja disposto e disponível para necessidades do seu fornecedor também, como indicações de e para outros empresários, demonstrar interesse em ser uma fonte de confiança e referência para ele, assim ele entenderá que pode fazer o movimento igual, é uma via de mão dupla! 

Como solicitar e lidar com os descontos?

Agora que você já sabe como realizar uma negociação com fornecedores, como manter um bom relacionamento, está na hora de aprender a solicitar descontos!

Descontos são sempre bem-vindos, certo? Mas é necessário saber como solicitar, para que não haja desconforto entre as partes interessadas no negócio.

Faça cotações com variados fornecedores para saber quais os valores base do que você precisa, não vá até um fornecedor sem ter essa base de conhecimento, pois assim ficará difícil de conseguir o desconto se você o deseja. 

Sabendo o valor base do produto e encontrando o fornecedor ideal, mostre a ele seu produto, ideia e demanda.

Demonstre interesse em findar uma parceria duradoura, assim ele entenderá que você pode ser um cliente em potencial. Aí é hora de solicitar o desconto. 

Saiba as formas de pagamento: 

Sabendo quais formas de pagamento o fornecedor aceita, você pode fazer propostas e conseguir descontos.

Por exemplo, se ele aceita a forma de pagamento no crédito, você pode propor dar uma entrada e parcelar o restante, pedindo um desconto, pois com a entrada ele terá um montante e garantia logo de início. 

Planeje oferecer formas de pagamento que sejam viáveis, assim o fornecedor terá mais confiança em você e possivelmente te dará descontos.

Faça planejamento de compras em grande volume:

Se planejar para comprar os insumos em quantias grandes. No geral compras em maior volume geram descontos, pois há uma saída maior de produtos do seu fornecedor. 

Mas, esteja atento a quais produtos você irá comprar em grande quantia, você deve optar por insumos que têm bastante saída no seu negócio. 

Entenda o preço do seu fornecedor:

Tente compreender o valor e o preço do produto que o seu fornecedor oferece e, não peça descontos que ultrapassem o valor do produto de fato, pois você pode estar, mesmo que indiretamente, desqualificando o que o fornecedor oferece.

Respeite o valor base e a quantia de desconto que ele pode oferecer, assim, vocês podem criar uma relação mais saudável. 

Via de mão dupla:

Por fim, esteja preparado caso seu fornecedor peça descontos em seu produto! Sim, isso pode ocorrer e você deve estar preparado.

É natural que fornecedores tenham interesse num produto que faz parte da cadeia produtiva, certo? 

Então, da mesma maneira que você pode solicitar algum desconto, seja pelo motivo de ser cliente fiel, pela parceria ou pela quantidade de produtos em que você investe, seu fornecedor pode fazer o mesmo.

É importante que ele conheça e consuma seu produto, então, a melhor maneira de lidar com a solicitação de desconto vindo do outro lado é atender de forma que seja viável para você e seu negócio!

CONCLUSÃO

fornecedores-de-sucesso

Para uma boa negociação com fornecedores é preciso compreendê-los, construir um bom relacionamento baseado na transparência, confiança e qualidade de produto ou serviço. 

Encontrar fornecedores de alta qualidade e confiança é um dos princípios básicos para todas as empresas que desejam alcançar o sucesso.

Espero que tenham aprendido como realizar uma boa negociação com fornecedores e como construir um bom relacionamento, de modo à conciliar uma excelente estratégia operacional para ambas as partes.

Fiquem ligados, pois estamos trabalhando para trazer muitas novidades para vocês! Amplie seus conhecimentos e confira todos os nossos insights, clicando aqui.

Um grande abraço, e até o próximo artigo!

© 2013-2024 Cadastro Empresa

Política de Privacidade

Você já conhece nossas redes sociais?!