Como achar fornecedores de qualidade com o Cadastro Empresa? 5 características essenciais!

Uma das atividades mais importantes de uma empresa é a compra, e para isso o gestor de compras precisa ter uma parceria duradoura com fornecedores de qualidade para garantir o sucesso do negócio. Até esse ponto, não existe nada novo. Essa regra é bem conhecida entre quem trabalha nesse setor ou é dono de uma empresa.

No entanto, quando se considera o dia a dia de uma empresa, é inevitável que surja a pergunta: o que são fornecedores de qualidade? Quais são as características que tais empresas precisam reunir a ponto de se tornarem muito valiosas? Ademais, quais são os parâmetros que indicam a qualidade de um fornecedor?

Ao responder cada uma dessas perguntas, é possível chegar à definição correta do que são fornecedores de qualidade. Mas é claro que tudo isso ainda é o básico, pois grandes fornecedores costumam ir além do que é esperado deles. São pessoas e empresas com quem se pode contar diante de eventualidades, e que estão sempre dispostas a trazer melhorias para as transações.

Questões como qualidade de produtos, de embalagem, preço, entrega, respeito ao prazo, entre outras, devem ser observadas com cuidado ao escolher os fornecedores. Quanto mais perto estiverem da qualificação ideal, melhor.

Em termos práticos, os fornecedores de qualidade, através de seu trabalho, trazem segurança a uma empresa, de maneira a firmar parcerias de longo prazo, na qual os pedidos são constantes.

Veja a seguir os detalhes sobre o que são fornecedores de qualidade, de acordo com suas características, conformidade com as normas, atualização de informações, melhorias contínuas, capacidade de inovação e proatividade.

Veja também: “Como fazer Homologação de Fornecedores!

O que são fornecedores de qualidade?

Os fornecedores de qualidade são definidos pela acomodação de seus serviços em duas categorias. A primeira é realizada pela própria empresa. Uma vez que cada negócio possui suas particularidades e, com isso, necessidades específicas, é necessário que cada empresa determine seus próprios critérios.

Certas características são comuns a todos os fornecedores de qualidade, as quais envolvem a qualidade dos produtos comprados bem como da entrega.

O que são fornecedores de qualidade
Fonte/Reprodução: original

Veja também: “Encontre profissionais de alta qualidade para o seu nicho“.

A segunda categoria para definir a qualidade do fornecedor é determinada pela ISO 9001, que é um certificado de âmbito internacional, cujos critérios possuem o intuito de padronizar as empresas por qualidade. Uma vez que os fornecedores também são empresas, é preciso que eles entrem nesse padrão de qualidade.

De toda forma, o que dá valor aos fornecedores de qualidade é a reunião de características essenciais. É mais aconselhável ter um fornecedor que não seja excelente em uma só característica, mas que apresente qualidades em todas elas. Confira abaixo 5 características essenciais de um fornecedor de qualidade:

5 Características essenciais de um fornecedor de qualidade

Dado que determinamos que os fornecedores de qualidade levam a bons negócios e que se adaptam às demandas da empresa, é preciso conhecer cada uma de suas principais características.

Conformidade com as normas

Como já mencionado, o certificado ISO 9001 é específico para as empresas, e determina o que significa um padrão de qualidade.

Fornecedores que se encontram nesse padrão certamente conseguem entregar produtos de qualidade, no prazo esperado e de maneira frequente. Isso faz com que uma empresa possa programar suas compras, produção, marketing, vendas, entre outros processos internos e externos.

Inclusive, conforme a norma, é responsabilidade da empresa estabelecer seus critérios para ter um fornecedor que consiga providenciar tanto processos quanto produtos, conforme seja necessário.

Ademais, para chegar a uma lista final de fornecedores de qualidade, é necessário selecionar, monitorar, avaliar e reavaliar cada fornecedor.

Atualização de informações

No que diz respeito às informações de cada fornecedor, é necessário que ele as mantenha atualizadas. São os certificados relacionados ao seguro, à saúde, às políticas ambientais, à segurança e desempenho financeiros, entre outros.

Tanto os fornecedores de qualidade devem providenciar as informações, quanto às empresas que com eles fazem negócios devem exigir isso, de tempos em tempos, sempre a observar todas as atualizações.

Esse cumprimento de obrigações de ambas as partes auxiliam o fornecedor a ter controle sobre sua documentação e ao comprador a tomar melhores decisões.

Melhorias contínuas

Mais uma vez, esse papel deve ser desempenhado tanto pelos fornecedores de qualidade quanto pelos compradores. A empresa pode criar um sistema de pontuação, de maneira que saiba informar corretamente ao fornecedor sobre eventuais problemas ou sugestões.

Com base em informações concretas, o fornecedor entende melhor o ponto de vista do cliente, e se torna capaz de implementar melhorias constantes a cada nova entrega.

Inovador

Esse é um dos critérios mais usados pelas empresas atualmente. Quando o fornecedor demonstra capacidade inovadora, seja para contornar incidentes, seja para trazer soluções inteligentes para otimizar os processos atuais, isso demonstra seu valor.

Quanto mais o fornecedor mostra que pode ser diferenciado, mais uma empresa compradora desejará firmar uma parceria duradoura.

Proatividade

Podemos dizer que tanto a característica da melhoria quanto da inovação nascem de um perfil proativo nas empresas, o que é vital para determinar quais são os fornecedores de qualidade.

Ao pensar em processos como o prazo da entrega de um produto, aplicamos o termo “proativo” ao fornecedor que não apenas manda o produto para o comprador, mas que monitora cada veículo, funcionário, data e horário da entrega. Dessa forma, se qualquer eventualidade problemática transcorrer, o fornecedor já sabe antes mesmo do comprador, e já se coloca em posição de resolver o problema.

A proatividade tem a ver com a noção de que o comprador também é uma empresa, e que por isso resolve problemas diariamente. Um fornecedor deve se tornar um aliado na resolução de questões, não um problema a mais.

O que monitorar em relação ao fornecedor?

Alguns aspectos do fornecimento precisam ser monitorados, independente de quais critérios em particular uma empresa use. Em primeiro lugar, o monitoramento deve recair sobre a qualidade do material entregue. Em segundo lugar, sobre a compatibilidade do pedido realizado com o que diz a nota fiscal. Por fim, devem ser analisados o atendimento e o prazo da entrega.

O que monitorar em relação ao fornecedor
Fonte/Reprodução: original

Veja também: “Gestão de Fornecedores para maximização de resultados”.

Além disso, é necessário monitorar fatores como atendimento, condições de pagamento, preços, garantia, localização, posicionamento no mercado, entre outros.

Que problemas um péssimo fornecedor pode causar para uma empresa?

Problemas relacionados à prazo, por exemplo, podem atrasar a entrega e venda de produtos, o que traz uma imagem de desconfiança ao cliente. Ele começa a associar a empresa com falta de credibilidade, mas, por incrível que pareça, esse problema ainda não é tão grave.

Problemas muito complicados envolvem fornecedores que atuam sem autorização ou que possuem históricos de ocorrências ou infrações de direitos do trabalho ou ambientais. Esse é o tipo de atividade e parceria que podem comprometer seriamente a imagem de uma empresa.

Qualquer empresa, grande ou pequena, de todos os segmentos, está sujeita a sofrer com esses problemas caso não faça uma seleção e monitoramento cuidadosos de seus fornecedores.

Como a Cadastro Empresa lhe ajuda na busca de fornecedores de qualidade?

Muitas características de fornecedores de qualidade podem ser detectadas antes mesmo de entrevistar as possíveis parcerias. É possível levantar informações sobre a empresa, seu segmento, sua situação perante as normas estabelecidas, tamanho, autorização para funcionamento, entre outros.

Tudo isso você consegue com poucos cliques, através da Cadastro Empresa. Nesta plataforma você encontra as empresas pelas quais busca e poderá filtrar cada uma até encontrar os seus próprios fornecedores de qualidade.

Agora que você já conheceu a importância de ter fornecedores de qualidade, não deixe de montar uma lista criteriosa com os candidatos potenciais. Use a Cadastro Empresa como sua ferramenta e aproveite para monitorar, de acordo com todos os critérios monitorados, os seus próprios fornecedores. Dessa forma, você assegura a qualidade dos materiais, os prazos e exerce as atividades de uma empresa de sucesso. Clique aqui e faça a sua lista de fornecedores de qualidade de forma rápida e fácil!

© 2013-2024 Cadastro Empresa

Política de Privacidade

Você já conhece nossas redes sociais?!