Gestão de Fornecedores para a maximização de resultados

o-que-e-gestao-de-fornecedores-

A Gestão de fornecedores implica diretamente na maximização de resultados, você sabe o por quê?

Neste artigo, serão esclarecidas as dúvidas no que cerne uma gestão de qualidade, qual é o papel do fornecedor para uma empresa, as vantagens e como encontrar bons fornecedores para garantir que seus produtos sempre serão abastecidos sem falhas.

Os passos para alcançar o tão desejado crescimento da empresa ficarão mais fáceis de serem aplicados após entender certos pontos. Para completar as informações aqui expostas, é de grande ajuda visitar o blog da Cadastro Empresa, que contém vários artigos e um ótimo suporte para empreendedores.

O que significa Gestão de fornecedores? 

A Gestão de fornecedores tem a responsabilidade de monitorar as atividades dos fornecedores para assegurar que o pedido será entregue a tempo e com todas as especificações necessárias.

Realizar a seleção de fornecedores corretamente garante o bom funcionamento da entrega dos produtos.

Portanto, para ter um bom negócio, é preciso realizar a gestão de fornecedores e, ao fazer essa gestão, o indivíduo precisa se atentar à cadeia de suprimentos. Avaliar e selecionar os fornecedores é um dos atos feitos pela gestão. 

Escolher quais fornecedores mais se adequam à empresa e gerenciar a relação de fornecedor e negócio também é um papel de quem faz o processo para selecionar as empresas fornecedoras. 

Qual é o papel de um fornecedor? 

O papel do fornecedor, em seu resumo, se aplica à abastecer o estoque de uma empresa. 

Caso ele atrase ou mande produtos errados, o negócio ficará prejudicado, pois o cliente não receberá seu pedido e a confiança adquirida será rompida. 

Dessa forma, o fornecedor é uma parte fundamental no processo de compra e venda para o cliente. Isso só reforça a importância de uma gestão de fornecedores de qualidade para garantir o melhor serviço sem preocupações. 

Vantagens em montar uma Política de Gestão de Fornecedores 

Antes de aplicar a política de Gestão de fornecedores, é necessário montar estratégias que facilitem e melhorem o trabalho da empresa. 

Como já foi visto, os fornecedores têm um papel ativo em todo o processo de entrega, portanto, as vantagens de realizar uma boa política para a gestão desses profissionais são:

  • Reduzir os impactos em produtos e processos;
  • As falhas diminuem ou são reduzidas totalmente;
  • Metas mais audaciosas para o crescimento dos negócios podem ser traçadas e alcançadas;
  • O cumprimento de prazos torna-se mais efetivo.

A empresa pode crescer consideravelmente e ganhar a confiança dos clientes quando os fornecedores entregam as mercadorias nos prazos e isso é fundamental para que as pessoas comprem os produtos regularmente. 

E podemos afirmar que, a política de Gestão de fornecedores interfere diretamente na construção de um negócio sólido.

como-encontrar-bons-fornecedores

Além disso, existem vantagens para o fornecedor também, que terá sempre na empresa contratante, uma aliada para manter seu crescimento no mercado de trabalho, o que melhora sua imagem com outros potenciais contratantes.

Como encontrar bons fornecedores?

Primeiramente, é preciso seguir alguns critérios considerados mais gerais para encontrar bons fornecedores e conseguir um trabalho de qualidade. Eles são:

  • Qualidade do serviço prestado pelo fornecedor;
  • Rapidez para entregar os produtos;
  • Conter produtos disponíveis;
  • Mudar pedidos, prazos e quantidades quando necessário;
  • Valor adequado.

Esses itens são essenciais, portanto, devem constar no momento de escolher os fornecedores. 

Para dar continuidade na escolha, critérios com pontos mais específicos ajudam a definir de forma mais efetiva os melhores fornecedores: 

  • Domínio na área dos produtos oferecidos;
  • Cumprimento das regras de saúde, segurança e meio ambiente;
  • Certificação de fornecedor, como o ISO;
  • Manter informações confidenciais;
  • Tecnologia para realizar o trabalho;
  • Onde o fornecedor está localizado.

Após fazer a seleção e a negociação com fornecedores, a empresa contará com um serviço de qualidade, as entregas irão fluir com mais rapidez e o elo entre fornecedor, empresa e cliente irá prosperar cada vez mais.

4 Dicas para uma boa Gestão de fornecedores

A Gestão de fornecedores deve ser feita da melhor forma possível, por isso, algumas dicas importantes constam logo abaixo para ajudar as empresas a escolherem os melhores para prospectar ainda mais clientes.  

1. Pesquise alguns clientes do fornecedor na internet

Para pesquisar sobre os clientes de um determinado fornecedor, basta perguntar sobre empresas para o próprio fornecedor. 

Se não houver nenhum problema, ele irá dar todas as informações. 

Também é importante pesquisar o fornecedor em sites de reclamações, assim, é possível saber sobre possíveis problemas caso haja a contratação desse profissional.

2. Conheça a situação jurídica do fornecedor

Essa dica é muito importante e deve ser seguida para ter a certeza de que o fornecedor está apto a trabalhar para a empresa, por isso, o CNPJ do fornecedor deve estar em perfeitas condições na Receita Federal

Outro ponto importante é obter informações sobre dívidas que podem fazer com que a empresa fornecedora feche em um curto espaço de tempo. 

Se esse cuidado não for tomado, todo o processo para contratar um novo fornecedor terá que ser refeito e o tempo que poderia ser usado para o crescimento da empresa estará direcionado para arrumar erros que poderiam ser evitados. 

Para evitar problemas relacionados à imagem da empresa que contrata o fornecedor, é preciso analisar se alvarás e leis trabalhistas são cumpridas devidamente.

Além da imagem da empresa contratante, é preciso respeito a todos os trabalhadores. Dessa maneira, se o fornecedor não seguir as leis, ele não deverá ser contratado.

3. Não esqueça de formalizar o contrato

O contrato garante os direitos e deveres da empresa contratante e do fornecedor. Portanto, é imprescindível elaborar um contrato com detalhes para assegurar os direitos do negócio, caso algum problema aconteça. 

Dessa forma, é possível estar assegurado perante a lei e nenhum dos lados sai lesado de um acordo que pode terminar mal. 

4. Não foque apenas nos preços

Apesar de ser um ponto importante, um bom preço nem sempre é sinônimo de bons resultados. 

Por isso, investigue se aquele fornecedor a ser contratado realmente vai conseguir suprir todas as principais necessidades de sua empresa, bem como se há qualidade nos produtos oferecidos por ele. 

Além disso, preste atenção em como ele gerencia seus negócios, se é organizado, se costuma entregar nos prazos, inclusive se presta bom atendimento. 

Um negócio barato pode sair caro no futuro e, nesse ponto, tudo está em jogo. Às vezes vale a pena pagar um pouco mais para ficar sempre satisfeito. 

Automatize sua prospecção de fornecedores

A tecnologia é uma grande aliada, e utilizá-la para automatizar a prospecção de fornecedores é mais uma dica valiosa. 

Com a tecnologia, é fácil saber todas as informações relacionadas às mercadorias: o estoque, o que foi vendido, quais produtos precisam de reposição e quais são vendidos com mais facilidade, por exemplo.

prospeccao-de-fornecedores

Dessa forma, a empresa ficará mais organizada e o controle será feito de forma efetiva. 

O Cadastro Empresa, por exemplo, contém um catálogo com diversas empresas que podem ser pesquisadas por CNPJ, cidade ou nome, o que facilita na hora de pesquisar sobre quais fornecedores contatar, além de outros serviços. 

Dentro da Plataforma do Cadastro Empresa, você pode criar sua própria lista de fornecedores, contando com a alta qualidade e confiança que a sua empresa merece.

Benefícios adquiridos através de uma boa Gestão de fornecedores 

Os benefícios de uma boa Gestão de fornecedores são enormes e mudam o funcionamento e a imagem da empresa para melhor. 

Isso acontece, principalmente, por conta do cumprimento de prazos, dessa forma, os clientes da empresa que contratou um bom fornecedor saberão que a mercadoria será entregue como previsto. 

A qualidade dos produtos também é um dos quesitos adquiridos quando se coloca em prática uma boa Gestão de fornecedores. 

Os clientes sempre irão procurar pelo negócio que oferece bons produtos. Dessa forma, a empresa irá crescer significativamente. A confiança dos clientes vale ouro, por isso fazer um trabalho para mantê-la é essencial. 

Conclusão

Agora que você já sabe o que é a Gestão de fornecedores e como utilizá-la para melhorar ainda mais os resultados de sua empresa, não deixe de aplicar essas dicas para alcançar o topo. 

Conte com o Cadastro Empresa e garanta parcerias de alta qualidade e confiança!

Amplie seus conhecimentos e confira: Como fazer uma pesquisa de fornecedores? E garanta os melhores fornecedores para o seu negócio.

Obrigado por acompanhar até aqui, um grande abraço e até o próximo artigo!

Compartilhe:

Deixe um comentário