Certificação ISO 9001: O que é e como adquirir

Em um mundo onde a quantidade de empresas proliferam a cada dia, é normal que os consumidores e o mercado requeiram a comprovação da qualidade de produtos e serviços.

Por isso, a Certificação ISO 9001 existe!

Seu padrão internacional universaliza os critérios para a qualidade de empresas, bem como de produtos e serviços.

Embora haja questionamentos no mundo empresarial acerca da necessidade pela obtenção da Certificação ISO 9001, o fato é que essa espécie de “selo” de aprovação é utilizada para indicar a qualidade de uma empresa.

Em outras palavras, a Certificação ISO 9001 torna legítima a condição de uma empresa, até no imaginário do consumidor.

Existe até um fator psicológico em ação aqui…

No exemplo da ocasião em que uma pessoa vê um produto na vitrine e se depara com o certificado na embalagem, ela automaticamente remete à empresa a um sinônimo de qualidade. 

Essa certificação é tão reconhecida, ainda que no inconsciente popular, que muitas empresas no mundo inteiro já se utilizam disso como estratégia de venda, de forma a prevalecer a autoridade sobre outras empresas.

Mas, é preciso estabelecer a real importância do ISO 9001. Afinal, qual é a sua valência para a sobrevida e construção da autoridade de uma empresa?

Confira a seguir os detalhes sobre a Certificação ISO 9001, seus benefícios, e o passo a passo para obtê-lo.

Neste artigo, você verá:

    O que é a Certificação ISO 9001?

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    Trazida do inglês, a sigla ISO quer dizer International Organization for Standardization.

    Em uma tradução mais correta, é o mesmo que dizer “Organização Internacional de Padronização ou Normalização”.

    Outro aspecto interessante da sigla é que o prefixo “iso” representa “igual” quando usado em algumas palavras. Por exemplo, “isonomia” é a igualdade perante a lei (nomos).

    Apenas uma pequena curiosidade que ajuda a entender os motivos por trás da escolha: um padrão igual de qualidade para todas as empresas.

    A Certificação ISO 9001 2015 é a norma de qualidade de empresas mais utilizada no mundo.

    Ela impulsiona o crescimento dos empreendimentos a nível internacional, através de rígidos critérios, que incluem:

    • Plano de ação para as atividades empresariais;
    • Definição clara de metas;
    • Plano de relacionamento com clientes;
    • Plano de contratação de fornecedores e relacionamento com colaboradores.

    Receber essa certificação nos tempos atuais é um avanço para todo empreendimento!

    Benefícios do ISO 9001

    Há uma série de motivos que tornam a ISO 9001 uma certificação tão vantajosa para as empresas. Eles podem ser elencados da seguinte forma.

    Custo Reduzido

    Às vezes, por uma questão de maus hábitos ou conhecimento fraco acerca da gestão, ou, até, falta de experiência, os responsáveis pelo andamento de uma empresa cometem falhas técnicas.

    Estas podem ser desperdícios ou uso indevido de materiais, treinamento inadequado do corpo de funcionários e tantas outras.

    Mas, o fato é que a pressão por tornar a empresa legítima, isto é, padronizada de acordo com a Certificação ISO 9001.

    O que também, pode levar o empresário e o gestor às formas inteligentes de conduzir as atividades empresariais, o que, em última análise, gera cortes de despesas e de custos.

    A seleção de fornecedores também irá refletir sobre o custeamento total do seu negócio. Por isso, contar com profissionais que tenham o ISO 90001 é uma excelente sugestão para evitar possíveis problemas.

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    Construção de Autoridade para a Marca

    Quando se fala em “autoridade”, geralmente se pensa nas técnicas de marketing e engajamento que, por óbvio, jamais devem ser abandonadas.

    No entanto, é preciso lembrar do lado mais tradicional da autoridade, que é a qualidade do produto ou serviço.

    Com a obtenção do certificado, sua marca comunica ao mundo que é confiável, a melhor do ramo, que nunca falha em satisfazer o cliente e que se preocupa com sua experiência de compra e com a qualidade do produto levado para casa.

    Em última análise, o que se busca aqui é a credibilidade. O mercado passa a depositar confiança na empresa certificada.

    Cliente Satisfeito

    Os padrões da ISO 9001 existem com base em muita pesquisa, pois é preciso saber quais são os anseios do cliente, da forma mais precisa e fiel possível.

    Um produto ou serviço de qualidade representa o passo principal na experiência de um cliente satisfeito.

    Ademais, um cliente satisfeito pode se tornar um canal para que novos clientes venham, dessa vez atraídos pela credibilidade da marca.

    Não há propaganda mais potente do que a experiência de um cliente satisfeito.

    Lucros

    O aumento dos lucros surge da necessidade constante pela medição do gerenciamento da empresa.

    Isso traz o crescimento da qualidade dos produtos e serviços, que por sua vez tornam as metas mais alcançáveis.

    Além da possibilidade de colocar e atingir metas mais altas. Isso cria um ciclo interminável de expansão, a principal causa do lucro.

    Colaboradores Dispostos

    Esse último benefício decorre das metas alcançadas e dos lucros. Basicamente, significa deixar a equipe de funcionários satisfeita.

    A eficiência da gestão acarreta em trabalhadores mais dispostos, que batem suas metas e recebem promoções e vantagens ao trabalhar em uma empresa que tem a Certificação ISO 9001.

    Perceba o quanto o impulso inicial, ocasionado pela necessidade de obter a certificação, promove uma verdadeira reação em cadeia de competência por todos os setores da empresa, de tal maneira que é sentida pelo público consumidor.

    O que é preciso para obter a Certificação?

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    Antes de obter a certificação, a empresa deve passar pela implementação. A implementação é uma fase anterior à do recebimento da certificação. Logo, é necessária!

    Para obter a Certificação ISO 9001, a empresa deve se adequar (implementação) aos critérios.

    Uma vez realizada a implementação, entra em cena o contato com um organismo independente, que fica responsável pela auditoria. Finalmente, para conseguir o certificado, a empresa ainda deve:

    • Ter CNPJ;
    • Ser cumpridora da legislação que diz respeito ao seu negócio;
    • Fazer auditoria interna, ou seja, dentro da própria empresa;
    • Contatar o organismo para solicitar a certificação.

    Esses critérios são os mais burocráticos, mas ainda é preciso seguir normas que dizem respeito ao funcionamento da empresa, quais sejam:

    • Identificação do contexto da empresa e das partes interessadas;
    • Mapeamento de processos;
    • Definição de lideranças;
    • Estabelecimento da política de qualidade;
    • Planejamento de recursos para realizar a implementação;
    • Execução dos processos;
    • Análise dos resultados;
    • Correções necessárias antes de entrar em contato com o organismo auditor.

    Caso siga com precisão cada uma dessas etapas, é possível conseguir a sua Certificação ISO 9001.

    Passo a passo para obter a Certificação ISO 9001

    O detalhamento a fundo do passo a passo na obtenção do certificado permite que as minúcias do processo sejam observadas e executadas com perfeição.

    É preciso muita atenção, planejamento e uma boa dose de perfeccionismo. Afinal, o ritmo novo já prepara a empresa para se tornar padronizada internacionalmente.

    A escolha da estratégia de implementação

    Em primeiro lugar, é necessário saber qual método é mais adequado à realidade de sua empresa.

    A implementação pode ser feita por conta própria, mas é necessário ter conhecimento avançado de gestão. Do contrário, a fase da implementação pode significar custos desnecessários.

    A falta de experiência pode levar a um período de implementação mais prolongado do que as estimativas iniciais.

    Existem agências de consultorias especializadas nesse serviço, cujos profissionais são capazes de planejar, fazer o mapa e acompanhar a execução das atividades, bem como a documentação.

    Além disso, a simples leitura e interpretação das normas da ISO requerem um olhar entendido no assunto.

    A escolha da equipe para implementação do certificado

    Durante o dia a dia do processo, as atividades podem sair do controle.

    Mas, com uma equipe de implementação constituída das pessoas certas, não só um bom planejamento será traçado, mas a observância da execução também.

    É importante escolher os melhores. Profissionais que ajudam:

    • Na escolha do método;
    • Nos processos de execução;
    • Na detecção de falhas;
    • Na mudança do mindset entre os funcionários;
    • Na introdução e crescimento da nova cultura da empresa;
    • No apoio tecnológico, para informatizar e automatizar processos.

    Para chegar a esses objetivos, prefira pessoas cujos perfis pessoais são:

    • Organizadores e planejadores;
    • Tomadores de iniciativa;
    • Perceptivos e analíticos;
    • Negociadores e habilidosos socialmente;
    • Persistentes e flexíveis ao verem erros.

    Esse passo define se a sua empresa conseguirá, ou não, a Certificação ISO 9001.

    A responsabilidade que emana de uma equipe de implementação é capaz de “contaminar” um corpo de funcionários inteiro e realmente muda a cultura de uma empresa.

    Quanto tempo leva para obter o Certificado e duração da vigência

    Não há um intervalo de tempo exato entre o desejo da Certificação ISO 9001 e a obtenção da mesma.

    Entre cada elemento da fase de implementação, bem como o contato com o órgão competente e auditoria, o tempo varia de empresa para empresa.

    Essa relativização não é à toa. Afinal, cada empresa encontra-se em uma fase distinta na jornada pela padronização da qualidade.

    Logo, a implementação poderá ser uma mudança mais drástica para umas do que para outras.

    Em média, o período de implementação é de 6 meses a 1 ano. Essa variação, é bom ressaltar, não diz respeito ao porte da empresa, mas a sua capacidade de funcionamento.

    No que diz respeito à vigência da Certificação ISO 9001, é uma questão de entender que toda empresa muda de tempos em tempos, e que a qualidade é algo que facilmente se perde, quando a manutenção do padrão não é realizada.

    Logicamente, a fundação ISO leva isso em conta ao estabelecer o período de vigência de seus certificados.

    Portanto, colocou o prazo de 3 anos de vigência da Certificação ISO 9001. As estatísticas apontam que, infelizmente, muitas empresas perdem o certificado após a auditoria para renovação do certificado.

    Conclusão

    A Certificação ISO 9001 vai muito além de um selo em uma embalagem!

    Realizar parcerias com bons fornecedores – que possuem tal certificação – pode ser uma excelente estratégia para otimizar os processos internos da sua empresa.

    Afinal, são os fornecedores, a base para construir uma empresa sólida, com uma base de produtos de alta qualidade, além de claro, de contar com uma excelente logística sobre o controle de estoque.

    É, de fato, um emblema que simboliza todo o planejamento, execução, análise e cuidado com a qualidade do produto e serviço que é oferecido. Isso mexe com a cabeça do cliente e com os rumos do mercado.

    Ter credibilidade não é apenas uma questão estética ou de ego. É um caminho para uma empresa sólida, cujas vendas não tem fim.

    Bons negócios,

    Abraço!

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