Seleção de Fornecedores: Encontre os melhores fornecedores

Para que uma empresa funcione corretamente, é necessário que ela uma seleção de fornecedores à sua disposição, a fim de que se tenha todos os suprimentos, insumos e matéria prima sempre em mãos.

Possibilitando, a partir daí, a cadeia produtiva dos produtos para que não pare, e para que os clientes em potencial possam adquirir o produto da maneira correta, no tempo certo. E isso tudo só é possível através de um setor de compras bem estruturado.

Para que sua empresa ou organização funcione corretamente, é necessário que ela tenha maquinário, equipamentos, insumos e demais produtos necessários, na hora e na quantidade certa. 

Dessa forma, o trabalho poderá acontecer naturalmente sem problemas posteriores. 

Independentemente do porte da empresa, é importante que o departamento de compras exista e que o funcionário por trás dele seja preparado para a função, uma vez que é ele que fará as cotações em busca de melhores preços e prazos com os distribuidores, a seleção dos melhores fornecedores e demais funções.

Sabemos que encontrar e selecionar bons fornecedores não é uma tarefa fácil, sobretudo se o seu produto depende de insumos que não podem atrasar ou apresentar algum defeito, certo? 

Hoje vamos conhecer um pouco mais de como funciona um departamento de compras e como fazer a seleção de fornecedores.

O Cadastro Empresa conta com uma Plataforma incrível para te auxiliar na hora de pesquisar fornecedores de alta qualidade, para todos os nichos de negócio. 

os-melhores-fornecedores

O que é Departamento de Compras?

Antes de falarmos sobre a Seleção de Fornecedores. É importante entendermos como uma empresa é estruturada para tal prestação de serviço,  ou entrega de um produto.

O Departamento de Compras é um dos principais setores dentro de uma empresa, e é por meio dele que ocorrem as compras, licitações, e seleção de fornecedores.

Mas, não é apenas selecionar um fornecedor e escolher o produto! Antes de fechar uma compra deve-se fazer pesquisas, cotações, se atentar aos prazos que os fornecedores oferecem e a qualidade dos produtos ofertados. E, para isso, é necessário fazer uma busca e seleção de fornecedores.

O Departamento de Compras é o setor que age na ponta da produção, ou seja, antes de qualquer atividade iniciar, o departamento precisa fazer todo o trabalho de pesquisa, licitação e compra para que todos os materiais e maquinários estejam disponíveis para os funcionários. 

Adquirir o material certo, na quantidade correta, para os prazos certos, tudo isso são funções do departamento de compras, ou seja, é ele o responsável por gerir as compras e fazer com que a organização se mantenha financeiramente bem, sem gastos imprevistos ou falhas na produção. 

4 funções do Departamento de Compras

Agora que já sabemos o que é o setor de compras, vamos entender melhor quais as funções por ele exercidas?

Vamos pensar que toda empresa busca seus insumos pelo custo mais baixo possível e melhor entrega de qualidade, certo?

Conseguir alcançar esses dois pontos auxilia a organização a se manter no mercado competitivo.  

Toda a parte de pesquisa, levantamento de fornecedores, comparações, orçamentos, negociações, solicitações e emissão de pedidos de compras é feita pelo departamento de compras. 

Veremos a seguir alguns dos pontos de importância dentro das funções deste departamento. 

1. Estrutura:

Independente da finalidade, um setor para dar certo precisa, sobretudo, ser bem estruturado! Com o departamento de compras não é diferente. 

Cabe lembrar que não estamos falando apenas de estrutura física, mas também de processos. Saber quais são as funções, objetivos e atividades que o setor deve fazer é primordial para que a empresa continue funcionando perfeitamente. 

Ao pensar na estrutura deste departamento, deve-se levar em conta quais são os objetivos? Quais são os fornecedores parceiros? Quais são os processos pelos quais a atividade de compra passa?

2. Objetivos:

O objetivo primeiro do departamento de compras é encontrar os produtos necessários para a empresa que atendam aos seguintes requisitos:

  • Alta qualidade
  • Baixo custo
  • Prazos adequados

Vamos pensar na situação de que o setor de uma indústria têxtil precisa de determinado tecido para a produção de um produto, logo, esse setor irá passar a demanda da necessidade ao setor de compras, que irá buscar ou contatar os parceiros/fornecedores que tenham o tecido. 

Mas, não basta unicamente que se encontre e selecione alguns fornecedores deste tecido, o objetivo do setor de compras, neste exemplo, é encontrar o que é preciso por um custo mais baixo, dentro do prazo e com a qualidade que a empresa preza. 

Para que uma empresa continue lucrando e entregando um bom serviço ou produto, ela precisa, antes de mais nada, saber comprar! 

Ao comprar de fornecedores certeiros, a empresa garante que seu relacionamento com os consumidores continuará gerando bons frutos. 

Para atingir o objetivo inicial, o departamento de compras deve levar em consideração que manter boas relações com fornecedores é um dos principais pilares para que os insumos dele adquiridos sejam entregues sempre dentro do prazo, que sempre tenha produtos a pronta entrega e que você seja um cliente parceiro. 

Você pode estar iniciando um negócio e, tem como objetivo encontrar fornecedores parceiros, correto? Para isso, você pode acessar a plataforma da Cadastro Empresa e facilitar este processo!

Fazer uma boa Prospecção de Fornecedores é de suma importância, uma vez que findar parcerias com estes poderá trazer bons resultados para o trabalho de ambos os lados! 

Então, tenha os objetivos bem traçados. Caso já tenha uma seleção de fornecedores em mãos, faça com o que objetivo seja encontrar o melhor preço, prazo e qualidade. 

Caso ainda deseje realizar a seleção de fornecedores de qualidade, faça boas pesquisas, conte com a Plataforma do Cadastro Empresa para te auxiliar, e não deixe de entrar em contato com aqueles que podem vir a ser bons parceiros!

3. Processos: 

Nos processos está inserido tudo aquilo que precisa ser feito antes do momento de fechar a compra, ou seja:

  • O que preciso comprar?
  • Qual a quantidade ou tamanho desta necessidade?
  • Quais os valores possíveis dentro do meu orçamento?
  • Qual a qualidade que os fornecedores entregam?
  • Quais os prazos que eu tenho e que os fornecedores podem atender?
  • Como fazer uma boa negociação com fornecedores?
  • Como escolher bons fornecedores?

Todas essas perguntas devem ser feitas no processo de compra, pelo setor responsável. Determinar o que eu preciso, qual o valor e tamanho da necessidade é o primeiro passo, assim você já chegará aos possíveis fornecedores com a necessidade “pronta”, o que facilitará a negociação. 

Encontrar fornecedores que atendam a estas necessidades, fazer uma cotação com os melhores orçamentos (de qualidade, valores e prazos) para então poder negociar dentro daquilo que a empresa pode arcar!

Todos estes passos são processos que devem ser levados a sério, devem ser estudados e trabalhados pela gestão do departamento de compras, para que ele funcione organicamente e de acordo com a visão estratégica da empresa. 

E, falando em estratégia, ela deve estar sempre à frente deste departamento! Ter uma estratégia também faz parte de todo o processo de compra, então sempre alinhe com a organização qual estratégia adotar para que tudo funcione perfeitamente. 

4. Ciclo de Compras:

Compreender o ciclo de compras também é necessário, para que não sejam feitas compras sem necessidade. 

O gasto com compras desnecessárias deve ser evitado, já que, não faz sentido comprar insumos que ainda estão no estoque da empresa. 

Então entenda o ciclo de compras da empresa, compreenda seu estoque e evite os gastos!

selecao-de-fornecedores

Como fazer a seleção de Fornecedores?

Agora que já entendemos como funciona o setor de compras, como é sua estrutura e quais seus objetivos, devemos pensar em: como fazer a seleção de fornecedores?

Sim, isso deve fazer parte dos processos dentro da organização. 

Depois de ter feito a pesquisa de fornecedores no Cadastro Empresa, é necessário agora, que se faça uma seleção de fornecedores que melhor atendam as necessidades da empresa. 

Claro, é importante que sejam feitas compras para se ter certeza de que eles podem atender a tais necessidades. 

Todavia, a seleção deve ser feita pela qualidade do serviço ofertado pelo fornecedor. 

Ou seja, leve sempre em consideração os prazos estabelecidos e se ele cumpre com estes. Os valores possíveis e também a qualidade ofertada!

Saiba buscar corretamente seus fornecedores também! Isso faz parte do processo de estruturação do seu setor de compras, para isso, você pode buscar em algumas plataformas de busca!

Negociações, compras e parcerias

Feita a Lista de Fornecedores e a seleção daqueles que poderão te ajudar, é hora de negociar, comprar e se possível, firmar boas parcerias. 

Tendo selecionado quais fornecedores atendem ao tripé de compras (qualidade, valor e prazo), selecione aquele que melhor se adequa ao que a empresa precisa no momento, e claro, tenha sempre em mãos um outro fornecedor, para possíveis e eventuais necessidades!

Ao formalizar as cotações, é possível utilizar os históricos para conseguir negociar de forma mais assertiva com os fornecedores selecionados.

Findadas as compras e obtendo sucesso, procure firmar parcerias entre o departamento de compras da sua organização e o fornecedor. Já que isso poderá te auxiliar muito nas suas necessidades.

como-escolher-bons-fornecedores

Conclusão

Com este artigo podemos concluir que é necessário, ao abrir um negócio, estruturar um bom departamento de compras e por meio dele, fazer uma boa seleção de fornecedores!

Ao encontrar bons fornecedores, não esqueça de manter uma boa relação com eles! É através dessa boa relação que a empresa irá alçar altos voos e obter bons resultados em relação aos lucros. 

Findando boas parcerias, é possível fazer barganhas, obter algumas prioridades, como entregas antes do prazo, bons valores na hora da compra e atendimento mais próximo. 

Esse bom relacionamento é uma ótima estratégia para empresas que dependem diretamente de fornecedores para entregar seu produto final!

O Cadastro Empresa pode te auxiliar nesta jornada, não deixe de conhecer a plataforma.

Obrigado por acompanharem a leitura deste artigo. Não esqueçam de deixar seu comentário.

Um grande abraço e até a próxima!

© 2013-2024 Cadastro Empresa

Política de Privacidade

Você já conhece nossas redes sociais?!