O que é Dropshipping e como funciona?

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Conhecer as novas tendências do mercado pode abrir caminhos para o seu negócio. Se você ainda não sabe o que é Dropshipping, pode estar perdendo uma boa oportunidade.

Você sabe o que é Dropshipping e como lucrar com essa forma de empreendedorismo?

Provavelmente já se deparou com esse método de vendas que funciona de uma forma bem diferente dos modelos tradicionais.

É uma maneira inovadora de pensar a relação entre o seu negócio, os fornecedores e os clientes.

Já é um fato a revolução que a internet proporcionou em vários setores da sociedade. A comunicação, o compartilhamento de dados e a velocidade das informações são exemplos óbvios disso.

Essas transformações atingiram principalmente o mundo dos negócios, que começou a pensar novas formas de empreender e lucrar.

Um levantamento do SEBRAE menciona algumas estratégias interessantes de empreendedorismo que foram facilitadas após o advento da internet.

Por conta disso, é muito importante que o empreendedor de sucesso esteja sempre atento às mudanças do mercado e busque por novas oportunidades.

Ainda não entendeu o que é Dropshipping e o que ele tem a ver com esse assunto? Trouxemos informações preciosas para que você aprenda tudo o que precisa saber sobre o tema.

O que é Dropshipping?

Empreender de forma virtual apresenta inúmeras possibilidades. Sites, blogs e redes sociais oferecem alternativas vantajosas quando o assunto é vendas.

O marketing digital e as lojas virtuais mudaram muito a forma de fazer negócios. 

Vimos um crescimento significativo no segmento e-commerce, além do surgimento de vários aplicativos facilitadores, como marketplaces.

Todas essas estratégias surgiram como formas inovadoras de empreender e fazer dinheiro.

E entre todos esses recursos, surgiu também o Dropshipping: a possibilidade de vender produtos virtuais sem nenhum item em estoque.

Se essa é uma grande novidade para você, vamos explicar melhor o que é Dropshipping e como esse tipo de negócio funciona.

É como uma vitrine virtual terceirizada: o dono da loja é apenas um intermediador entre fornecedor e cliente.

Ele é responsável pelas questões relacionadas ao marketing e vendas, mas os demais processos, como reserva e entrega dos produtos, são todos executados pelo fornecedor original.

Na prática, ele apenas disponibiliza sua loja virtual para exibir os produtos do fornecedor, aplica estratégias de atração de clientes e proporciona a venda.

A partir desse momento, a responsabilidade de entrega é unicamente do fornecedor. 

É um modelo que permite empreender sem se preocupar com questões relacionadas a estoque, armazenamento, logística e pós-venda.

Esse método tem sido considerado uma forma simples de fazer dinheiro. Porém, quando compreendemos de fato o que é Dropshipping, entendemos que existem muitas questões que devem ser consideradas.

Por isso é de extrema importância encontrar bons fornecedores! De maneira a cooperar, positivamente, para o fluxo de vendas do seu negócio.

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De onde vem essa palavra?

O termo é resultado da junção de duas palavras: drop, que significa “largar”, e shipping, que pode ser traduzido com “remessa”.

Em uma tradução livre, a expressão poderia significar “livre de remessa”, que expressa de fato o que é Dropshipping.

Uma vez que não é preciso se preocupar com todo o processo de logística, o dono da loja pode focar apenas em aprimorar suas técnicas de marketing e conversão em vendas.

Além disso, precisa proporcionar um ambiente virtual adequado para as vendas, pensando em questões de design e plataformas acessíveis para sua loja. 

Como funciona o Dropshipping?

É preciso entender o que é Dropshipping considerando todo o processo, do início ao fim. O primeiro passo é ter acesso às listas de produtos dos fornecedores.

O vendedor precisa ficar atento às atualizações dos estoques dos fornecedores para manter sua loja virtual com informações sempre atualizadas.

O próximo passo é atrair clientes para a plataforma. É necessário pensar em estratégias inteligentes para trazer os clientes para a sua loja.

Estratégias de marketing são bem importantes nesse processo. Como o vendedor lucra apenas sobre o que ele vende, é necessário se empenhar para prospectar clientes.

Realizada a venda na plataforma, o fornecedor é notificado sobre a compra e sobre os dados pessoais do comprador. Ele é o responsável por realizar a entrega do produto.

É um negócio vantajoso?

Considerando tudo o que já foi dito, é possível perceber que o Dropshipping tem sim, suas vantagens.

Conforme a Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) realizada em 2018, abrir o próprio negócio é um dos objetivos mais almejados pelos brasileiros.

Se você faz parte desse grupo e gosta de inovação e versatilidade, o Dropshipping pode ser uma grande oportunidade para você. Confira alguns benefícios:

1 Comece imediatamente

Nesse modelo de empreendedorismo, os processos de cadastro e negociação são bem ágeis.

É um método vantajoso para quem busca por uma solução rápida para gerar renda, bastando apenas se cadastrar, disponibilizar os produtos em sua loja virtual e começar a vender.

Muito diferente dos métodos tradicionais, essa alternativa não envolve todas as preocupações burocráticas que tornam a abertura de negócios mais demorada.

2 Trabalhe de qualquer lugar

Essa é uma vantagem que interessa a muitos empreendedores. O Dropshipping dispensa um escritório ou um local fixo de trabalho.

É possível realizar vendas apenas com um computador ou um smartphone. Com certeza, um dos aspectos mais inovadores desse modelo.

Por conta disso, é preciso entender os desafios de empreender sem escritório. É necessário dominar o assunto para entender se essa modalidade combina com o seu perfil

3 Menor investimento financeiro

Outro motivo que leva os empreendedores a optarem pelo Dropshipping é o investimento de menos capital.

Tudo isso porque não há necessidade de investimento inicial em produtos, matéria-prima e mão de obra nesse modelo.

O vendedor precisa apenas disponibilizar maneiras de vender o produto, seja por meio de lojas virtuais, seja pelas redes sociais.

E as desvantagens?

Se você entendeu bem o que é Dropshipping, percebeu que ele também apresenta riscos para os empreendedores.

Isso envolve principalmente as taxas cobradas pelo envio de produtos do exterior, que reflete significativamente nos lucros.

Porém, existem outras questões que podem desmotivar um empreendedor a investir nessa forma de fazer negócio.

1 Baixa margem de lucro

Uma vez que o vendedor lucra a partir de comissões sobre suas vendas sem precisar investir nada inicialmente, a tendência é que sua remuneração seja pequena.

Como existe uma grande concorrência com preços muito competitivos no mercado, é preciso ter um planejamento estratégico para conseguir sair dessa situação.

Entender como montar um planejamento financeiro pode ajudar na organização dos investimentos e lucros, auxiliando na criação de estratégias específicas para crescer no mercado.

2 Falta de controle no estoque

Como o vendedor funciona como um intermediário em todo esse processo, ele não é capaz de controlar os itens em estoque. Também não sabe quais produtos estão entrando e saindo.

Isso pode resultar no risco de perder uma venda em razão de seu fornecedor não ter o item procurado.

Fica mais difícil atender às demandas específicas dos clientes, uma vez que não é possível prever quais itens permanecerão no estoque e quais deles estarão esgotados.

Uma excelente dica para contornar este problema é contar com a Plataforma de Prospecção de Fornecedores do Cadastro Empresa.

Dessa forma, você poderá com fornecedores nacionais, confiáveis, de maneira assertiva para o seu objetivo de negócio.

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3 Erros na Plataforma

Outra desvantagem desse tipo de serviço são os erros que podem ocorrer nas plataformas.

O cliente pode solicitar um item que consta em sua loja virtual, mas que está indisponível no estoque do fornecedor.

É um erro de sistema que não é responsabilidade de ninguém, mas que pode prejudicar sua imagem com o cliente.

Conclusão

Entendendo os ganhos e os riscos, toda estratégia de negócio é válida.

Estar atento ao mercado e saber se adaptar são valores essenciais de um empreendedor de sucesso.

Agora que você já sabe tudo o que precisa saber sobre o que é Dropshipping, está pronto para dar mais um passo como empreendedor.

Continue lendo os nossos posts para ter mais informações sobre como empreender. Caso tenha dúvidas/sugestões sobre o assunto, comente aqui em baixo! Será um prazer receber seu feedback.

Grande abraço e bons negócios!

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