Home Office: O desafio de empreender sem escritório

Os trabalhos e novos negócios em modalidade home office estão crescendo e se tornando populares no universo empreendedor. Além de ser um modelo de negócio que traz liberdade nos ganhos e na atuação, os custos reduzidos de trabalhar em casa tem contribuído para a expansão desse modelo.

Computador na mesa com dois monitores

Mas, assim como abrir qualquer empresa, os desafios de empreender sem escritório podem ser determinantes para quem resolve se aventurar nessa área. Disciplina, organização e resiliência são características essenciais para o sucesso no trabalho remoto.

Se você está pensando se trabalhar em casa realmente combina com você, comparar as vantagens e desvantagens e estar a par dos desafios é muito importante para uma boa decisão. Por isso, preparamos esse artigo especial sobre o assunto, confira!

Vantagens de trabalhar com home office

Liberdade de atuação

Uma das principais vantagens de empreender e trabalhar em casa é a liberdade para atuar com aquilo que você deseja ou mais gosta. Em uma empresa, você pode estar atrelado a um cargo específico ou algum trabalho em que você não de identifique, já ao trabalhar para você mesmo, há a possibilidade de empreender no que quiser.

Para empreender sem escritório, é essencial que o seu trabalho possa ser desenvolvido de forma independente. Você precisará apenas de computador e internet? Então começar o seu negócio via home office pode ser mais fácil do que você imagina!

Para quem quer mudar a carreira, por exemplo, é possível investir em cursos de maior interesse e empreender na área em questão. Além disso, se você optar por trabalhar como freelancer, ainda terá a liberdade para entrar ou não em determinados projetos.

Liberdade de ganhos

Assim como em qualquer outro empreendimento, investir no seu próprio negócio te dá uma maior liberdade para faturar e aumentar o faturamento constantemente. Ao estar preso em uma empresa, por exemplo, a maioria das pessoas trabalham por um salário fixo ou comissão.

Homem na frente do computador com café e agua

Trabalhando via home office, os gastos com escritório são reduzidos, o que influencia diretamente no lucro de seu negócio. Além disso, para quem trabalha como freelancer, a possibilidade de atuar em diversas empresas ao mesmo tempo também ajuda a elevar a renda.

Horários flexíveis

Outra característica que tem colaborado na expansão dos empreendimentos em home office é a flexibilidade dos horários. Com isso, você terá mais liberdade para pausar o trabalho e fazer outras atividades ou tarefas importantes ao longo do dia.

Além disso, também há pessoas que são mais produtivas em um horário do que em outro. Dessa forma, você poderá escolher se prefere acordar cedo ou trabalhar um pouco até mais tarde.

Ao não precisar cumprir horário comercial e estar com tempo livre, você poderá até mesmo estabelecer uma folga durante a semana ou trabalhar aos finais de semana se preferir. Ter a liberdade de executar o trabalho em seus melhores horários ajuda a produzir melhor e com maior qualidade.

Qualidade de vida

Os horários flexíveis, a liberdade de fazer o que gosta e o bom retorno financeiro reflete diretamente na questão da qualidade de vida. Ao trabalhar em casa, você tem a chance de investir mais em você e em sua saúde mental.

Se você sonha em trabalhar de pijama, por exemplo, poderá fazer isso tranquilamente no home office. Além disso, não precisará enfrentar problemas diários como trânsito e tempo de deslocamento até o escritório, podendo aproveitar melhor seu dia.

O tempo que você demoraria para ir e vir do trabalho, pode ser convertido em atividades físicas ou outras tarefas importantes. A administração do tempo ao empreender via home office fica a seu critério, melhorando assim a qualidade de vida e os resultados do seu trabalho.

Redução de gastos

Ao não precisar pagar o aluguel do escritório, gasolina ou transporte e ter a liberdade de lanchar em casa, os custos de atuação para sua empresa são reduzidos significativamente. Mesmo gastando energia e outros recursos de sua casa, ao fazer o rateio de cada gasto você verá que trabalhar em casa compensa muito financeiramente.

E uma coisa é fato, quanto menor for o seu gasto com o trabalho, maior será o seu lucro livre. Por isso, ter um escritório em casa pode melhorar muito seu faturamento!

Desvantagens de trabalhar com home office

Distrações

Como nem tudo são flores, empreender via home office também tem alguns desafios e desvantagens. As distrações, por exemplo, podem atrapalhar muito caso sua família fique em casa durante seu período de trabalho.

Empresario sozinho na frente do computador encrencado

Outras questões como celular e TV, ou até mesmo o conforto do sofá após o almoço, também podem atrapalhar sua organização e cumprimento de metas. Por isso, a disciplina é um fator determinante para o sucesso no home office.

Procrastinação

Se você perguntar para pessoas que trabalham em casa no que ela tem mais dificuldade, com certeza a procrastinação estará entre as respostas. Por estar em um ambiente confortável e familiar, fica muito mais fácil deixar tudo para depois, se atrapalhando com prazos e metas.

Por isso, criar uma rotina – mesmo em casa – pode ser a solução para quem tem problemas com deixar tudo para a última hora. Se você reconhece essa característica em si, pode ser que precise se privar de alguns prazeres, como o trabalhar de pijama, por exemplo.

Isso, porque, se vestir como se fosse para o trabalho e estabelecer horários pode ser a solução para evitar distrações ou procrastinação. Ou seja, se você tem problemas com isso, precisará se comportar como se estivesse em um escritório comum para cumprir seus objetivos.

Reuniões e relacionamento

Fazer reuniões com equipe ou clientes também pode ser um desafio, já que receber todos em casa pode não ser o ideal. Para solucionar essa questão, alugar uma sala ou fazer reuniões em plataformas online são boas opções.

No entanto, organizar tudo isso e manter esse relacionamento com parceiros ou clientes pode ser mais complicado nessa modalidade. Além disso, por não ter um local fixo de atuação, a captação de clientes precisará ser mais ativa e constante.

Se você está disposto a trabalhar duro, se autogerenciar e ter disciplina e foco sem ninguém precisar te cobrar por isso, empreender sem escritório pode lhe oferecer várias vantagens incríveis! 

Gostou do conteúdo? Então confira também nossas dicas de marketing digital.

Até o próximo artigo!

© 2013-2024 Cadastro Empresa

Política de Privacidade

Você já conhece nossas redes sociais?!