Lista de Fornecedores: Qualificação de leads para sua equipe de vendas

Uma lista de fornecedores segmentada, pode ser uma excelente alternativa para alavancar seus negócios. Turbine sua equipe de vendas com qualificação de leads e prospecção com parcerias de alta qualidade. Confira algumas dicas importantes que podem facilitar a sua empresa na hora de encontrar bons fornecedores. 

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Ter uma lista de fornecedores para a sua empresa é uma etapa fundamental para uma boa negociação e qualificação de produtos e serviços. Saber como realizar esse levantamento com informações de outras empresas, de forma estratégica, pode fazer muita diferença para as suas equipes de vendas.

Enfrentar um mercado cada vez mais competitivo e que está sujeito à mudanças constantes pode ser um desafio para o empreendedor.

Nesse contexto, fechar parcerias com outras empresas é uma alternativa interessante que apresenta benefícios para todas as partes.

É preciso entender as vantagens de investir em uma conexão sólida e duradoura com empresas dispostas a trabalhar em conjunto.

Todo esse processo começa com uma pesquisa de fornecedores, que precisa ser realizada de forma estratégica. É importante saber todos os passos, desde a sondagem até o momento da abordagem.

E para te ajudar nisso, a Cadastro Empresa conta com uma plataforma dos melhores fornecedores do Brasil. 

Também separamos algumas dicas que vão te ajudar a entender tudo sobre o assunto. Confira!

Seleção para lista de fornecedores: Como escolher empresas para sua lista de fornecedores?

Criar uma boa parceria é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Uma estratégia de cooperação com outras empresas é o que chamamos de relação ganha-ganha.

Porém, é preciso ter em mente alguns critérios importantes que serão relevantes na hora de selecionar esses parceiros e criar uma lista de fornecedores.

O ideal é optar por uma lista de fornecedores que compartilham dos mesmos objetivos que os seus e que estão dispostos a trabalharem em benefício de ambas as partes.

O propósito dessa união deve sempre prezar pela troca mútua entre os envolvidos, pensando sempre em condições que sejam atrativas tanto para o parceiro, quanto para os clientes.

É importante ter em mente quais são os benefícios que você almeja ao fechar uma parceria. Só assim você poderá avaliar quais são os fornecedores que poderão colaborar com o seu negócio.

Também é preciso definir o que você pode proporcionar a esse parceiro. Existem diversas possibilidades de cooperação que podem funcionar na relação entre o seu negócio e os fornecedores.

Conhecer o negócio das empresas com as quais você pode fechar uma parceria também é fundamental nesse processo. Lembre-se que o trabalho do fornecedor impacta diretamente o seu negócio.

O valor dos serviços ou produtos, prazos e comprometimento com as entregas são questões fundamentais que precisam ser consideradas para que você faça uma boa escolha.

Dessa forma, você pode dimensionar a sua lista de fornecedores, o quanto essa conexão pode te favorecer. Analise a possibilidade de aumento de vendas e a melhoria do lucro para a sua empresa, entendendo também as necessidades do seu fornecedor. 

Saber como fazer um plano de negócios pode te ajudar muito nessa etapa do processo.

Ciente de todos os motivos mencionados, você já percebeu que para traçar estratégias adequadas e viáveis, é preciso investir em uma pesquisa de fornecedores antes de fechar uma parceria.

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Como escolher empresas para minha lista de fornecedores?

Conhecer as técnicas corretas podem agilizar muito essa etapa. São opções práticas e confiáveis que otimizam o seu tempo e facilitam o processo.

Saber quais são as empresas para a sua lista de fornecedores, próximas ou locais, o que eles oferecem e quais são os mais adequados para o seu negócio são os primeiros passos antes da negociação.

Veja algumas ferramentas que podem te auxiliar nessa etapa de selecionar empresas para sua lista de fornecedores:

  •  Google Meu Negócio

Se você quer fechar uma parceria considerando a distância física, e procura por fornecedores locais, você pode se beneficiar muito, utilizando métodos de pesquisas pelo Google, como é o caso do Google Meu Negócio.

O Google Meu Negócio foi desenvolvido para empresas de pequeno, médio e grande porte para melhor atender às necessidades da sua empresa.

Essa ferramenta gratuita disponibiliza dados sobre empresas próximas a você, além de informações de contato, localização e avaliações de clientes. Essa é uma boa maneira de iniciar sua pesquisa de mercado e analisar possíveis concorrentes de mercado.

  • Cadastro Empresa

Uma excelente alternativa para auxiliar sua busca é o Cadastro Empresa

O Cadastro Empresa possui uma Plataforma de Prospecção e Geração de Leads eficiente para todos os nichos de mercado. 

Dentro da Plataforma você encontra parceiros para negociações, de alta qualidade, e com a confiança que a sua empresa merece!

Contamos com a integração do seu banco de dados com o Sistema de Empreendedores do Cadastro Empresa. Conheça nossos benefícios para a sua empresa, gratuitamente.

Além de todos esses benefícios, você ainda pode aprender com nossos insights, e conciliar uma estratégia de sucesso para garantir o crescimento da sua empresa.

O que fazer quando tiver sua lista de fornecedores?

Se você já passou pela etapa de pesquisa de fornecedores e conseguiu selecionar os parceiros que te interessam, já está preparado para os próximos passos.

Agora é o momento de se organizar para realizar a abordagem e preparar a negociação com o fornecedor.

Veja 6 pontos importantes que são necessários para fechar as parcerias:

1- Conheça o seu negócio

Conhecer bem a sua empresa e analisar o seu negócio de forma crítica é essencial para que você saiba exatamente o que pode proporcionar a um parceiro.

Também é importante saber quais são seus pontos fortes e fracos, como você se destaca no mercado e quais são suas limitações.

Isso será fundamental para apresentar ao fornecedor quais são os benefícios de uma parceria com a sua empresa.

Fazer uma análise SWOT é uma alternativa que simplifica bastante esse momento de análise.

2- Tenha objetivos claros

Para apresentar uma proposta, também é importante que você saiba exatamente quais são os seus objetivos e metas.

Tenha indicadores precisos que poderão metrificar o ganho obtido por meio dessa parceria. Essa é uma forma de calcular os seus lucros, além de ser uma questão que certamente interessa ao fornecedor.

3- Crie oportunidades

Uma pesquisa realizada pelo Serasa Experian, em 2021, relata que, a crise impulsionou pequenos empresários no Brasil. 

Criar oportunidades mesmo em tempos difíceis para o mercado é o que garante o sucesso de empreendedores.

Mostrar ao fornecedor que você tem uma visão estratégica apesar das circunstâncias é um diferencial importante. 

Fechar uma parceria com fornecedores em momentos de crise pode ser uma solução viável para todas as partes.

Entender como empreender na crise pode ser uma oportunidade de ouro que te diferencia da concorrência.

4- Divulgue a parceria

Dar visibilidade para o seu fornecedor é uma forma de fortalecer o vínculo entre vocês. Lembre-se de que essa é uma relação pautada na reciprocidade.

Apresente essa parceria para seu público nas redes sociais, por exemplo, e veja como isso pode aumentar o seu alcance e fortalecer a sua imagem.

Se você realizou a pesquisa de fornecedores conforme os passos citados anteriormente, já sabe bem qual é o negócio do seu fornecedor e também conhece o seu público.

5- Defina as regras

Estabelecer diretrizes específicas que vão conduzir a sua parceria é uma forma de evitar dores de cabeça no futuro.

Existem alguns valores que devem sempre prevalecer durante o contato entre você e o seu fornecedor, como a cordialidade, o clima amistoso e a clareza na comunicação.

Para que não haja atritos neste momento, busque sempre formalizar os acordos e os combinados feitos durante todo o processo. 

Estabeleçam prazos, valores e benefícios que funcionem para todos.

6- Tenha um plano

Por fim, não aborde um fornecedor caso não tenha uma proposta em mente. Depois de toda a pesquisa realizada e tudo que você já sabe sobre ele, trace uma estratégia que possa interessá-lo.

Mostre que você é organizado e criativo e proponha soluções para os possíveis conflitos que possam surgir.

Demonstre interesse em fechar essa parceria, salientando tudo o que já verificou durante a pesquisa de fornecedores.

Pitch de vendas: Seleção de fornecedores com alta qualidade para o seu nicho de mercado

Agora que você compreendeu a importância em encontrar bons parceiros, aprendeu como pesquisar fornecedores no Cadastro Empresa, e sabe como utilizar ferramentas para otimizar sua busca, vamos aprofundar e conciliar uma excelente estratégia para sua prospecção de fornecedores.

Agora é o momento de montar uma apresentação impecável, sem chances de se levar um não! 

Seu fornecedor precisa entender a sua estratégia e se interessar por ela e a sua capacidade de planejamento será o diferencial nesse momento.

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Veja um passo a passo que pode te ajudar:

1- Conheça o seu fornecedor

Saber com quem está falando faz toda a diferença na hora de fechar uma parceira. 

Mostrar ao fornecedor que você já pesquisou sobre o negócio dele e tem uma estratégia que pode atendê-lo em suas particularidades é uma forma interessante de iniciar a proposta.

2- Saiba vender o seu peixe

Você sabe como ninguém quais são as limitações e os pontos de melhoria do seu negócio. Porém, na hora de se apresentar ao fornecedor, ressalte todos os méritos e conquistas da sua empresa.

Apresente seus resultados, mostre as avaliações e os elogios dos clientes e quais são os pontos fortes da sua marca.

Mostra a ele as vantagens de se aliar a você.

3- Apresente dados sólidos

Faça projeções que indiquem as vantagens concretas dessa parceria. 

Por meio de pesquisas e análises de mercado, destaque quais as metas poderão ser alcançadas em curto, médio e longo prazo.

Os ganhos financeiros são muito importantes para ambas as partes.

4- Seja objetivo e sucinto

Finalmente, seja bem objetivo. Não adianta ser prolixo e falar além do que é interessante para o seu fornecedor.

Para fechar a parceria com você, ele precisa de dados específicos. São essas informações que tornarão sua proposta atrativa.

Conclusão

Entender como encontrar os fornecedores, como abordá-los e como montar uma proposta irresistível são conhecimentos valiosos que facilitam o seu negócio.

Fechar uma parceria é um processo indispensável para o crescimento de uma empresa, e a pesquisa por bons fornecedores é a forma mais adequada para possibilitar um avanço.

Conte com o Cadastro Empresa na hora de conciliar sua estratégia de expansão em vendas. Encontre fornecedores de qualidade e garanta o melhor negócio para a sua empresa.

E se ainda tem alguma dúvida sobre o assunto, deixe um comentário ou entre em contato conosco.

Até o próximo artigo!

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