Como analisar a competência de um fornecedor para adquirir um bom produto/serviço?

Por mais que seja dito o quanto uma empresa necessita lançar de técnicas de venda e marketing para obter sucesso, em muitos casos a competência de um fornecedor é um assunto que ainda fica de lado. Mas, a realidade é que em qualquer empresa, seja de produção ou distribuição, ter um relacionamento bom com o seu fornecedor é fundamental para que o processo empresarial seja saudável.

A competência de um fornecedor determina diversas ações dentro do processo empresarial, tais quais o planejamento de compras, o processo de negociação, verificação das tendências do mercado, dentre outros.

Também é preciso levar em conta que a competência de um fornecedor pode ser vista como a precursora de um longo relacionamento de parceria.

Visto a natureza das compras e das atividades empresariais, é necessário conquistar relacionamentos que possam durar muitos anos, e que sejam a prova de mudanças e eventualidades.

Veja a seguir em detalhes porque avaliar a competência de um fornecedor é uma das principais ações que você deve acertar. Veja a importância da gestão dos fornecedores e como fazê-la para trazer estabilidade e crescimento para a sua empresa!

Por que avaliar a competência de um fornecedor para sua empresa ter uma relação eficiente?

O maior argumento a favor da avaliação da competência de um fornecedor é a questão do tempo, a qual pode ser entendida como período que a empresa economiza em suas atividades, e o tempo de relacionamento estabelecido com os fornecedores.

Em primeiro lugar, quando a avaliação é realizada, é possível conseguir um bom fornecedor, que, por sua vez, contribui para a maior economia de tempo no processo empresarial.

Por que avaliar a competência de um fornecedor para sua empresa ter uma relação eficiente
Fonte/Reprodução: original

Leia também: Homologação de Fornecedores: Como funciona e como aplicar?

Por norma, um bom fornecedor entrega produtos no período combinado, corretamente embalados, e nas especificações acordadas. Na prática, isso gera tempo, pois é uma preocupação a menos que o gestor de compras tem.

Em segundo lugar, a economia de tempo no setor de compras e no relacionamento com bons fornecedores permite que a empresa se volte com mais afinco para suas atividades core.

Alguns exemplos dessas atividades incluem a criação de estratégia de vendas e marketing, e a gestão do orçamento. Em última análise, todos os setores ficam mais livres para que o trabalho seja otimizado.

Vale ressaltar que o bom fornecedor também não gera problemas com seus produtos ou serviços, o que também contribui para um processo empresarial eficaz e bem mais rápido.

Qual a importância da gestão e competência de um fornecedor para a empresa?

As vantagens na gestão e competência de um fornecedor mostram claramente a sua importância para uma empresa, pois a redução de custos é o fator mais citado, visto que um bom relacionamento com fornecedores evita despesas a mais sobre problemas de entrega, qualidade dos produtos ou serviços e disponibilidade.

A eficiência no fornecimento é outro fator de importância, mas que só é conseguido no decorrer de um relacionamento entre empresa e fornecedor.

Isso demonstra, novamente, o quanto a avaliação é importante, que leva a um terceiro benefício, que é a fortificação da cadeia de suprimentos.

Como gerenciar a competência de um fornecedor, produtos e serviços, para o consumidor?

A gestão da competência de um fornecedor, seja em produtos ou serviços, afeta diretamente na imagem que o consumidor tem da empresa. Mas, é preciso dar atenção ao caráter múltiplo do gerenciamento, uma vez que deve ser realizado através de várias estratégias, de forma simultânea.

Relacionamento e negociação

Regras de educação e cortesia são a chave para obter, estabelecer e manter um bom relacionamento com fornecedores, a fim de ter uma parceria onde a negociação justa seja feita.

Além de conquista de preços e ofertas, uma empresa também pode estimular a colaboração mútua, de forma que ambos sejam beneficiados.

Organização do ciclo de compras

Saber quando uma empresa necessitará de um determinado produto ou serviço é vital para organizar o seu ciclo de compras.

Para isso, é preciso fazer estimativas corretas tanto da necessidade da empresa quanto da disponibilidade do fornecedor, pois dessa forma, nunca haverá uma falta ou excesso de compras, o que gera prejuízos das duas formas.

Cronograma do negócio para ganho de tempo

Entender a necessidade de um ciclo de compras organizado envolve também a gestão do tempo, pois as negociações são feitas em tempo hábil, de forma que não haja períodos de total inatividade, ou momentos onde as compras são intensas, ao ponto de tornar a empresa incapaz de produzir com eficácia.

Não utilizar emoção na tomada de decisões

Uma das regras do mercado é que o consumidor costuma fazer compras pela emoção, para afastar uma dor ou realizar um desejo.

Mas, quem realiza compras para uma empresa não pode pensar como um consumidor, nesse sentido, pois elas devem ser deliberadas e realizadas após um intenso processo de julgamento, de análise de prós e contras, onde os interesses práticos da empresa norteiam as decisões.

Acompanhar lançamentos e tendências do mercado

Por mais que, atualmente, isso já soe um clichê, há uma verdade quando dizem que o mercado muda sempre, e um bom gestor de compras, assim como o bom fornecedor, deve acompanhar as tendências do mercado.

Muitas vezes, uma empresa precisa de compras extraordinárias, cuja motivação são eventos específicos. As atividades são mais ousadas, porém é necessário aproveitar as oportunidades.

Construir relacionamento de longo prazo com confiança

Neste caso, a construção de um bom relacionamento com o fornecedor deve ser pensada não apenas por seus benefícios, mas pelas suas causas.

A empresa deve ser estruturada para assumir uma posição estratégica na relação com os fornecedores, de forma que as vantagens sejam sensíveis para ambos.

Identificação da necessidade do cliente

É preciso estudar o público-alvo da empresa, de modo a sempre ter informações sobre suas reais demandas, pois através delas, é possível determinar quando serão feitas as compras, de que forma, e quais produtos ou serviços são essenciais para que a empresa atenda às necessidades do cliente.

Adaptação de novas tecnologias para a área de compras

Tradicionalmente, as compras de uma empresa são lentas e burocráticas, mas as novas ferramentas digitais para gestão otimizam esse processo, que, por sua vez, leva a uma produtividade maior e redução de custos.

De acordo com pesquisas, as empresas que se adaptaram à gestão de compras com ferramentas digitais conseguiram uma redução de 45% dos custos.

Planejamento de estoque para gestão de risco

Nenhuma empresa é imune a problemas e imprevistos que surgem ao longo de sua vida. Portanto, planejar o estoque, envolvendo a competência de um fornecedor, é vital para fazer uma boa gestão de riscos.

Controle da gestão de fornecedores

Esse tipo de controle deve ser feito para saber o quanto o fornecedor conhece a sua empresa e o quanto está familiarizado com o mercado onde ela atua.

Controle da gestão de fornecedores
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Leia também: Joint Venture: saiba como fazer parceria empresarial de qualidade

O conhecimento sobre a cadeia de suprimentos, políticas da empresa e seus processos, é vital para o controle da gestão de fornecedores.

Avaliação de fornecedores

Uma das formas de realizar uma boa avaliação de competência de um fornecedor é buscar seu histórico. Basicamente, é perguntar para outras empresas sobre o serviço feito e descobrir sobre a reputação do fornecedor.

Obviamente, é preciso sempre filtrar as informações e considerar a realidade de sua própria empresa, pois pode sempre ocorrer o caso de um fornecedor funcionar mais para a sua empresa do que para o outra, devido a uma série de motivos.

Acesse: Avaliação de Fornecedores em 6 passos simples

Priorizar a competência de um fornecedor é uma das principais atitudes a serem tomadas ao longo de todo o processo empresarial. Por isso, busque por bons fornecedores, com quem possa estabelecer parcerias e relacionamentos estratégicos, de modo que sua empresa esteja pronta para lidar com imprevistos e mantenha-se sólida para crescer!

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