Boas práticas na Prospecção de novos Fornecedores

As boas práticas na prospecção de novos fornecedores são princípios básicos em uma negociação comercial de sucesso.

Entre a empresa de fornecimento e o comprador, existe um caminho inteligente e profissional. 

Se você está na jornada de empreender e abrir um negócio, talvez sinta dificuldades em montar sua linha de produtos.

Com isso, surgem algumas dúvidas que parecem paralisar o processo de consolidação da marca ou de dar início a um novo projeto.

A dificuldade que mais se destaca é a de realizar a prospecção de novos fornecedores – confiáveis – que não deixam a desejar no serviço e tenham um excelente custo/benefício.

Desta forma, o modelo ideal – da equipe – alcançar este objetivo é seguir os pontos básicos de prospecção.

Nesse artigo, vamos aprender quais são as boas práticas na prospecção de novos fornecedores, o que isso implica no fornecimento de produtos e como vai facilitar no processo financeiro do empreendimento.

Neste artigo, você verá:

    Ponto de partida: o que você está buscando?

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    A prospecção de novos fornecedores requer um ponto de partida: determinar os tipos de fornecedores que o empreendedor procura.

    É na hora da prospecção de novos clientes, que serão determinados quais os critérios que definirão o seu futuro fornecedor – ideal para a sua empresa.

    Quando falamos em fornecedores, a ideia básica que temos é a de que está relacionado com uma pessoa ou grupo que fornecem algum tipo de produto.

    Este – por sua vez – deve ter a capacidade de fornecer produtos na frequência necessária para atender o estoque.

    São eles: os distribuidores, fabricantes, atacadistas e produtores.

    Após determinar o tipo ideal do fornecedor, o empreendedor terá mais facilidade para organizar sua pesquisa de fornecedores.

    Uma boa noção sobre como fazer essa seleção, é saber quais são os principais tipos de fornecedores que existem.

    Assim, determine quais os critérios que combinam com o tipo do seu nicho de negócio, em questão.

    • Uma empresa que fornece o tipo de produto que define sua marca, sua ideia;
    • Um fornecedor que também trabalhe com outros nomes já existentes no mercado;
    • Um especialista em dropshipping, que encaminhará um produto solicitado pelo seu cliente diretamente para ele, sem precisar passar pelo estoque.

    Provavelmente, o empreendedor quer ir mais a fundo e saber como fazer uma pesquisa de fornecedores em poucos passos. Por enquanto, atente-se às boas práticas na prospecção de novos fornecedores.

    Um recurso inteligente é o Cadastro Empresa, a qual informará quais são os melhores fornecedores para o seu nicho. 

    A fim de atribuir os melhores fornecedores para cada tipo de negócio, o Cadastro Empresa promove a prospecção de novos fornecedores, de maneira assertiva e direcionada para cada objetivo.

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    Fornecedores nacionais ou internacionais?

    Uma boa prática para prospecção de novos fornecedores, é saber como lidar com a forma de trabalho das duas áreas gerais de atuação: nacional e internacional.

    Estas duas formas de atuação existem porque englobam mercados (os atacadistas, distribuidores ou fabricantes) que atendem no próprio país ou no exterior.

    Nesse último caso, os chamados fornecedores estrangeiros já trazem uma chance mais ampla de comércio.

    O que pode ser ótimo para seu negócio, seja ele uma pequena ou média empresa. 

    As grandes empresas geralmente já trabalham com essa opção, mas seja como for, é sempre útil reforçar a ideia antes de começar a sua prospecção de novos fornecedores

    Para isso, vamos analisar alguns pontos positivos e negativos entre fornecedores nacionais e internacionais, antes de iniciar sua prospecção de novos fornecedores.

    Fornecedores nacionais: vantagens e desvantagens

    Entre uma gama de fornecedores nacionais, existem fatos que agregam valor, bem como aqueles que trazem preocupações.

    Uma das vantagens é que fabricantes nacionais têm produtos de maior qualidade.

    O que inclui o processo de fabricação, bem como as normas internas mais rígidas e conhecidas por todas as partes envolvidas. 

    Além disso, não há barreiras de comunicação, pois a língua e a cultura são as mesmas. O que torna o marketing favorável que mostra ao cliente que o produto é fabricado no Brasil.

    Assim, é mais fácil de conferir se o fornecedor tem boa reputação no setor – mais perto para visitar a fábrica.

    O que torna a entrega mais rápida e temos disponíveis mais opções de pagamento e segurança de contratos. 

    Por outro lado, há aspectos negativos como os custos altos, à medida que a fabricação é qualificada.

    E não há variedade, uma vez que a escala de produção deixou de fabricar itens no país.

    Fornecedores internacionais

    Fornecedores estrangeiros são sempre uma opção que atrai os olhares do comércio, pois se trata de importação de produtos.

    Seja por causa de sua atuação para além das fronteiras, como também por causa de tantas especulações que a distância estabelece. 

    As vantagens mais evidentes são os baixos custos e um alto padrão de qualidade. Além disso, há mais fornecedores a nível internacional.

    O que leva ao Brasil a participação da economia global. 

    Por outro lado, o prazo de entrega mais demorado e o processo de fabricação passa por normas menos rígidas (o que afeta a qualidade para uma parcela dos clientes).

    Como são fornecedores internacionais, não seguem as mesmas leis de propriedade intelectual e pode haver ruídos na comunicação devido ao idiomas diferentes, cultura e fuso-horário.

    Diferente das fábricas nacionais, não é tão acessível nem barato conhecer o local por entraves econômicos e geográficos.

    É preciso estar atento a mais detalhes na negociação com fornecedores internacionais – o timing e o aprendizado cultural/comportamental é às vezes intenso. 

    O empreendedor ainda deve lidar com importação de produtos desembaraço aduaneiro e menos segurança no pagamento.

    Porém, a importação de produtos não deve ser vista como impossível. Cabe ao empreendedor saber administrar seus recursos e estudar o fornecedor internacional.

    Afinal, nosso ponto de interesse é boas práticas na prospecção de novos fornecedores.

    Boas práticas na seleção de fornecedores

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    Quando um empreendedor precisa escolher de onde vai vir o fornecimento, ele precisa ter boas práticas na prospecção de novos fornecedores, o que acarreta mais esforços na pesquisa.

    Afinal, você quer realizar uma negociação com fornecedores qualificados, no qual proporcionarão produtos para sua rede de vendas.

    Nesse sentido, é necessário que a sua equipe esteja igualmente qualificada e atualizada com as boas práticas na prospecção de novos fornecedores.

    O que inclui fatores que devem ser considerados no momento de interagir com os parceiros em potencial.

    Inteirar-se sobre preços, os tipos de produtos, a qualidade de produção, o tempo de entrega e outras informações que o mercado exige, é fundamental.

    Mas onde o empreendedor vai encontrar o máximo de informações como estas? Onde realizar a prospecção de novos fornecedores?

    É para isso que vamos indicar mais à frente, quais são e como realizar boas práticas na prospecção de novos fornecedores.

    Além de insights sobre como o Cadastro Empresa pode te ajudar neste aspecto!

    Solicitação de orçamento para a seleção de fornecedores

    Com a descoberta do fornecedor adequado, o próximo passo é abordá-lo. Para isto, tenha em mente que o negócio vai te custar um investimento.

    Então, é da natureza do mercado o empreendedor saber “quanto vai custar” primeiro.

    Comece por planejar as perguntas certas relacionadas a solicitação de orçamento e tudo o que deseja saber para que o investimento supra essa ação.

    Monte uma espécie de questionamento para ser enviada por e-mail, que contenha perguntas sobre preço as informações a seguir.

    Pedido mínimo para solicitar um orçamento?

    Antes de iniciar sua prospecção de novos fornecedores, certifique-se de que o número dado pelo fornecedor está dentro dos seus planos de gastos, sem prejudicar as finanças da empresa.

    Este assunto é simplesmente natural no mundo dos negócios e pode ser tranquilamente debatido entre as duas partes na primeira conversa.

    Preço de amostra

    Provavelmente, o empreendedor terá curiosidade em conhecer o produto antes e pedir ao fornecedor que envie amostras.

    Faça isso para poder ter a certeza em fazer o pedido completo. O preço pode variar, já que existem fabricantes que dão descontos e outros não cobram nada.

    É de extrema importância realizar esta pesquisa, a fim de garantir a melhor prospecção de novos fornecedores.

    Valor de produção – valor final do produto

    A pergunta mais importante é sobre o preço dos produtos. Pergunte quanto fica em quantidades diferentes, pois é comum ter descontos para lotes maiores.

    A relação entre valor de produção (valor de materiais e da fabricação) e o valor final do produto, é muito importante na solicitação de orçamento. 

    Prazo de produção

    Saber ainda sobre prazos, também é importante, pois de acordo com o tipo de negócio que administra o tempo de produção pode ser favorável ou não.

    Este é outro momento para colocar em ação as boas práticas a fim de negociar prazos com o fornecedor ou fabricante.

    Formas de pagamento

    É comum o pensamento de que quanto mais tempo for concedido para pagar, melhor será para o fluxo do seu caixa.

    Contudo, há quem estabeleça pagamentos antecipados para clientes novos. 

    Para negociar com fornecedores as questões de preço e pagamento, sem extrapolar no questionamento, o empreendedor deve tomar atitudes que não vão intimidar na primeira conversa. 

    • Evite e-mails longos: seja direto e agradável;
    • Não exagerar nos pedidos: perguntar somente o necessário de um orçamento;
    • Não fazer pedidos pequenos demais: siga com o pedido mínimo.

    Por fim, é recomendado dobrar a atenção quando o fornecedor for do exterior.

    Muitas das vezes, ele utiliza recursos de tradução simultânea do e-mail, e uma mensagem concisa e bem formatada ajuda na leitura, bem como na resposta que o comprador terá.

    Pós-venda

    Como toda prospecção, o momento do pós-venda também é importante. Ele determina como foi a experiência de negociação e estreita o relacionamento entre a empresa contratante e o fornecedor.

    No caso das boas práticas na prospecção de novos fornecedores, isso significa mais profissionalismo para o fornecedor e fidelização do comprador.

    Quando lidar com fornecedores nacionais, tudo é válido e dentro do mínimo que é exigido em uma negociação comercial.

    Da mesma forma com os fornecedores estrangeiros, que por sua vez exigem mais atenção. 

    O pós-venda consiste em, basicamente, estabelecer uma comunicação e possibilidade de feedback entre compradores e fornecedores.

    Deve-se estar aberto às críticas construtivas, no intuito de sempre progredir. 

    CONCLUSÃO

    A fim de garantir que sua prospecção de novos fornecedores seja positiva para os resultados do seu negócio, o Cadastro Empresa te auxilia com uma Plataforma responsiva e qualificada.

    Com nossa Plataforma é possível que você encontre fornecedores nacionais, regionais ou até mesmo, para um fornecedor específico.

    Caso seja necessário, é possível que você encontre empresas por CNPJ por CNAE – segmento. Dessa forma, será possível filtrar fornecedores direcionados e assertivos para sua prospecção de novos fornecedores.

    Espero que este conteúdo tenha sido enriquecedor, e caso tenham dúvidas, comente aqui em baixo! Será um prazer receber seu feedback.

    Um grande abraço e bons negócios!

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