Guia Completo: Departamento de Compras em Pequenas Empresas

Existem especificações no departamento de compras em pequenas empresas que devem ser assumidas, entendidas e levadas em conta na hora da estruturação deste setor. Quando uma empresa é menor, naturalmente dispõe de menos recursos e colaboradores para realizar diferentes funções corporativas, o que pode resultar em problemas na hora de montar seções complexas, como a de compras. 

Mas isso não significa que seja impossível, muito pelo contrário. É perfeitamente possível criar um departamento de compras em uma empresa de pequeno porte, desde que certos elementos e aspectos sejam adaptados de forma ligeira. Essas pequenas alterações garantem eficiência para o setor e pode até mesmo transformá-lo em um caso de muito sucesso para a empresa. Para isso, basta saber adaptar e lidar com certas ferramentas. 

Estruturação do departamento de compras em pequenas empresas

De modo geral, a estruturação do departamento de compras em pequenas empresas é mais simples. Com simples não queremos dizer tosco ou precário, mas simplesmente enxuto e menor do que quando comparamos com setores de grandes indústrias, marcas e empresas maiores no mercado. 

Estruturação do departamento de compras em pequenas empresas
Fonte/Reprodução: original

É comum que certas funções e profissionais menores sejam integrados em funções maiores, por exemplo. Também, é possível que diversos cargos que existiriam em empresas maiores sejam simplesmente abolidos. 

Se por um lado isso pode parecer uma simples perda, por outro pode ser a salvação para esses negócios. A verdade é que um departamento de compras em pequenas empresas não precisa ser grande, pois toda ação e atividade deste departamento de modo geral é menor do que se comparado a uma grande companhia. 

Portanto, não há qualquer razão para lamentar que o departamento de compras é enxuto. Pelo contrário, pode se tornar uma peça importante para toda a eficiência da empresa pois, quanto menor este setor, mais organizado e responsável ele tende a ficar. 

Desafios e soluções específicas para pequenas empresas

‌Como ficou claro com o que foi dito acima, o setor de compra em pequenas empresas não se trata apenas de empecilhos e desafios. Na verdade, ele pode oferecer vantagens e até mesmo facilidades para uma empresa de pequeno porte, desde que seja estruturado de maneira correta e bem aproveitado. 

E não se sinta com medo de ter que fazer o impossível para lidar com todos os desafios propostos pelas pequenas empresas ao lidarem com seu setor de compras. Mesmo com grandes desafios, há soluções simples e eficientes, que custam pouco, envolvem menos profissionais e oferecem resultados para todo departamento. 

Perspectiva ampla e completa das compras

Antes de tudo, vamos entender a solução e os benefícios de ter um departamento de compras em pequenas empresas, que é a perspectiva ampla e completa de como as compras devem acontecer. Por conta da empresa ser menor do que uma multinacional, por exemplo, é muito claro para os compradores todas suas necessidades.

Em uma grande empresa, é costumeiro que os compradores não tenham uma noção real do que é necessário para haver produção e suprimento da demanda. Porém, quando levamos esta perspectiva para uma empresa de pequeno porte, fica claro para todo o setor, que os outros setores precisam de maneira clara. 

Desta forma, a organização de todo o setor pode ser aumentada, assim como a otimização de seus processos e compras. Até mesmo o modo como as mercadorias, matérias-primas e insumos circulam dentro de toda a companhia é melhorada. 

Facilidade em entender o que comprar

Setores de compras em pequenas empresas entendem de maneira mais clara o que deve ser comprado. Não só do material em si, mas de suas especificações, como marca, características técnicas e outros detalhes importantes. Em uma grande empresa, estes detalhes podem ser perdidos. 

Afinal, o profissional do setor de compras não é a pessoa mais indicada para identificar qual é o produto mais indicado para ser usado na produção, por exemplo. Porém, se suas compras são diminutas, é possível que o comprador da empresa estude de maneira individual cada item da compra e consiga comprar com mais consciência. 

Relação próxima com os demais setores da empresa

Outro ponto positivo é que a solução encontrada pelo departamento de compras em pequenas empresas, é a relação mais próxima com os outros setores da empresa. Essa relação é muito cara e importante para os diversos setores da empresa e para os próprios compradores. 

Quanto mais próximos de outros setores os compradores estiverem, mais informados estarão sobre suas principais necessidades. Com isso, há oportunidades mais claras de comprar o que necessitam, exatamente na quantidade e no aspecto do que precisam para continuar e manter suas atividades em dia. 

Oportunidade de realizar uma gestão de fornecedores mais fácil

Se sua empresa é menor, então a demanda por fornecedores e compras também é diminuta, o que garante uma organização mais fácil. Portanto, uma das soluções propostas para empresas pequenas é realizar uma gestão mais exata possível, ponderando bem as compras e fornecedores contratados. 

E não há ferramenta mais indicada para realizar este serviço do que a Cadastro Empresa. Esta plataforma com milhões de contatos e fornecedores para você pesquisar, oferece ferramentas e filtros essenciais para você encontrar exatamente o que precisa com fornecedores espalhados no país inteiro. 

Oportunidade de realizar uma gestão de fornecedores mais fácil
Fonte/Reprodução: original

Basta selecionar e aplicar seus filtros e, então, pesquisar por quais os fornecedores que podem te atender e fornecer as melhores negociações. Após criar sua lista selecionada de fornecedores, você recebe seus contatos corporativos com e-mails e telefones, para entrar em contato e iniciar a negociação. 

Para departamentos de compras em pequenas empresas, é possível selecionar vários fornecedores e manter uma lista com todos eles próximos de sua empresa. Não deixe de testar e analisar diferentes propostas para garantir sempre produtos de qualidade com o menor preço. 

Quadro de funcionários enxutos, mas engajados

O quadro de funcionários em um departamento de compras em empresas de pequeno porte é mais enxuto, porém isso permite um engajamento maior desses colaboradores. Desde que sejam bem liderados, os profissionais trabalham em uma equipe menor onde o senso de companheirismo e ajuda mútua reina. 

Também é possível especializá-los a respeito das necessidades da sua empresa, pois como o setor de compras é menor, esses profissionais podem entender basicamente tudo sobre as compras da companhia. Com isso, se tornam verdadeiros experts em comprar para sua empresa, profissionais eficientes acima de quaisquer outros.  

Dificuldade em lidar com certas demandas

Porém, nem tudo são flores, é possível que um departamento de compras em pequenas empresas sintam dificuldade em lidar com demandas altas. Isso se dá por conta da pouca quantidade de colaboradores disponíveis para gerir crises que podem escalar para algo muito maior. 

Portanto, é preciso um constante estudo sobre como lidar com esses desafios intrínsecos de lidar com poucos funcionários. Uma das maneiras é investir em ferramentas como a Cadastro Empresa, que otimiza os esforços dos profissionais. Também é possível conscientizar a empresa inteira de como o grupo é reduzido e então promover o auxílio corporativo entre diversos setores. 

Falta de colaboradores específicos

É possível faltar o auxílio de colaboradores específicos e especialistas em certas áreas para realizar serviços distintos. Infelizmente, é um risco assumido por um setor de compras em pequenas empresas por ter um quadro reduzido. Em determinadas situações, este pode ser um aspecto que atrapalha o time. 

Porém, é válido dizer que muitas empresas por serem menores não irão necessitar de profissionais distintos e especializados. Algumas dessas demandas que não fazem parte do escopo dos profissionais podem ser supridas por ferramentas e plataformas online, e de modo geral é mais fácil contornar esses problemas com uma pequena empresa. 

Relacionamento mais próximo com os fornecedores

E para voltar a falar de soluções e vantagens de ter um departamento de compras em pequenas empresas, podemos citar o relacionamento próximo que os profissionais tem com fornecedores. Com isso é possível ter certas vantagens e benefícios que melhoram a rotina de todos os compradores, como: 

  • Bonificações;
  • Entregas facilitadas;
  • Atendimento de demandas urgentes;
  • Facilidade em negociar;
  • Favores mais rápido. 

Vale mencionar que faz muito bem a um setor de compras nesta situação negociar com fornecedores locais, que podem oferecer ainda mais vantagens para departamentos reduzidos. Assim o espírito de comunidade se une ao corporativo, e negociações mais interessantes podem surgir. 

Controle sobre a linha de produção

E para terminar, um departamento de compras em uma empresa de pequeno porte tem mais controle sobre a linha de produção pela qual passa sua matéria-prima. Quando um produto é comprado, especialmente se for utilizado na produção da empresa, é interessante que os compradores entendam seu uso.

Assim é possível adequar as compras ao tempo pelo qual uma matéria-prima é transformada em produto final, por exemplo. Com isso os insumos da empresa nunca faltam e nem se acumulam no depósito, sempre estão na medida certa para serem utilizados dentro das demandas calculadas pela produção.

Como o Cadastro Empresa pode ser uma ferramenta útil para pequenas empresas na busca por fornecedores?

E se você deseja comprar e montar um departamento de compras em uma empresa grande, pequena ou de médio porte, então pode contar com a Cadastro Empresa. Esta é uma plataforma completa que oferece a lista de fornecedores de todo o Brasil para sua companhia escolher e comprar. 

E usar esta ferramenta é bastante fácil! Basta entrar na Cadastro Empresa e clicar na opção Fornecedores. Após selecionar esta aba, você será enviado para uma página com um mapa do Brasil, e se quiser aqui já pode selecionar um estado e começar a procurar por lá pelos fornecedores que deseja. Caso queira aplicar os filtros, clique em “Iniciar Busca”.

Como o Cadastro Empresa pode ser uma ferramenta útil
Fonte/Reprodução: original

E é nos filtros onde você pode aproveitar ao máximo o que toda a plataforma pode oferecer. Ao selecionar os filtros necessários você consegue identificar quais os melhores fornecedores para sua empresa com facilidade, de acordo com a oferta de serviço e produtos necessários à sua companhia. 

Como o Cadastro Empresa pode ser uma ferramenta útil para pequenas empresas na busca por fornecedores
Fonte/Reprodução: original

Ou seja, com a Cadastro Empresa, você tem a oportunidade de procurar por serviços, matérias-primas, insumos e produtos de maneira prática e em qualquer lugar do país. Também pode selecionar de onde deseja que este fornecedor seja e até mesmo o porte da empresa fornecedora. Muitas vantagens para você realizar uma gestão de fornecedores de qualidade. 

A importância do departamento de comprar nas empresas

O departamento de compras é tão importante quanto as vendas de uma empresa, senão mais. Afinal, antes de realizar qualquer tipo de venda, uma empresa deve ter comprado seus materiais de trabalho, insumos, matéria-prima e serviços necessários como fornecimento de energia para trabalhar. 

Sem o setor de compras uma empresa não existe, não se sustenta e nem consegue os itens necessários para se manter no mercado. Portanto, é essencial que este departamento seja montado e construído de maneira ideal, sempre com ótimos fornecedores, serviços e produtos.

Vale mencionar que este departamento de compras em pequenas empresas deve ser montado com excelentes profissionais, e mais do que isso, com ferramentas incríveis como a Cadastro Empresa. Assim, o departamento funciona de forma mais otimizada e gera melhores resultados. 

© 2013-2024 Cadastro Empresa

Política de Privacidade

Você já conhece nossas redes sociais?!