4 ferramentas digitais para o departamento de compras

As ferramentas digitais são de enorme importância para qualquer empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte. Todos os que querem deslanchar nas vendas e ter sucesso na área escolhida, precisam se adequar às mudanças no setor tecnológico.

É importante que você e os seus colaboradores se habituem gradualmente as exigências do mercado e entendam como estes mecanismos funcionam e o que eles trarão de benefícios para a marca. Por isso, confira este conteúdo com as principais informações e dicas das principais ferramentas digitais.

4 principais ferramentas digitais para departamento de compras

O departamento de compras exige que as empresas adotem diferentes ferramentas digitais para conseguirem, de fato, concretizar vendas e tornar este processo automatizado. Cada vez mais os clientes estão em busca de sites simples de se navegar e que a finalização de uma compra seja rápida.

Claro, não adianta apenas compreender o que são as ferramentas digitais, é necessário você observar com olhos mais analíticos o que essas pessoas querem. Os consumidores se tornaram extremamente exigentes quanto ao design de um site, navegação, personalização na hora de escolher os produtos para comprar e não querem problemas no momento de pagar.

Quais são as vantagens de usar ferramentas digitais para departamento de compras
Fonte/Reprodução: original

Além disso, você precisa estar totalmente adequado às tendências de compras para 2023. Incluir as ferramentas junto a estas modificações previstas a este ano farão grande diferença na obtenção de resultados positivos, principalmente porque fazem diferença na vida do cliente.

O setor comercial, hoje em dia, dispõe de muitas ferramentas úteis, que gerarão bons resultados a sua marca. É vital saber como utilizá-las conforme as suas necessidades, e evitar colocá-las todas de uma única vez dentro do seu site, porque pode deixá-lo pouco intuitivo e simples de se mexer. Este não é o ideal.

Não adianta apenas usar as ferramentas digitais e pronto. Você precisa observar os concorrentes, analisar como eles fazem o uso dos mesmo itens e tentar investir em processos similares. Claro, não significa fazer igual, é aprender, mudar e trazer estratégias novas e melhores que a dos concorrentes para conquistar seus clientes.

Compras por voz

Uma das mais novas ferramentas digitais que será forte tendência para 2023. Você já pensou, em algum momento da sua vida, fazer qualquer tipo de compra de maneira muito mais simples e prática e apenas com os comandos dados pela sua voz?

Esta é uma ferramenta que apresenta possibilidade de uso, e há um faturamento previsto no valor de US$ 19,4 bilhões. Este é um valor que reflete no percentual de clientes (74%) que preferem o dobro de facilidade na hora de comprar, e que afirmam realizar a troca entre as marcas se elas não se adequarem a esta nova ferramenta em algum momento.

A facilidade é um dos maiores motivos para que estas ferramentas digitais sejam criadas. As pessoas não querem digitar, principalmente se estiverem com as mãos ocupadas ou com preguiça de pesquisar novamente pelo produto-desejo. Basta solicitar a uma I.A como Alexa ou Siri que pesquisem e concluam o pagamento.

Até pouco tempo atrás, as pessoas tinham o costume e o bom hábito de fazerem as compras diretamente pelo navegador, pois acreditavam ser mais rápido. De fato, é, mas você já considerou que comprar por voz levaria questão de segundos ou pouquíssimos minutos para ser concretizada? Os seus clientes podem estar em busca desta ferramenta. Caberá a você adequá-la a sua empresa.

Mobile commerce

Esta é uma das melhores ferramentas digitais, pois o consumidor precisa apenas fazer o acesso diretamente pelo aplicativo e realizar a sua compra. Isto é, após uma boa pesquisa acerca do que realmente deseja comprar, de acordo com os seus gostos.

Além disso, você precisa ter em vista que muitos aplicativos, atualmente, já oferecem um benefício que faz diferença: sugestão de produtos similares. Sabe quando você encontra um produto X, mas não gostou tanto e gostaria de ver outros parecidos? Há aplicativos que apresentam esta funcionalidade tem um certo tempo, e que permanece a ganhar cada vez mais força e notoriedade.

A facilidade apresentada por estes apps ganhou o coração de praticamente todos os brasileiros. Não é necessário perder tempo ao fazer uma nova pesquisa, navegar por vários produtos até achar por aquele que realmente é interessante. Ao invés disso, você pode facilitar a navegação do consumidor ao fornecer esta opção.

Um exemplo interessante de site e aplicativo que fornece este privilégio aos clientes é a Amazon. Você pesquisa por uma determinada palavra-chave, a ferramenta apresenta os principais produtos e ao clicar na página do item X, mais abaixo você encontrará sugestões similares com o que foi apresentado.

Há uma marca de roupas online que possibilita o envio de uma foto com determinada peça de roupa, e a inteligência artificial do app fará a busca do produto similar. Em questão de segundos, o cliente terá o que pediu em mãos para fazer a compra e, dessa forma, aumentar a rentabilidade da empresa e as chances de comprar novamente.

Métodos de pagamento

Uma das melhores e mais interessantes ferramentas digitais está ligada ao processo de finalização de uma compra: o pagamento. Se você não adéqua ao seu sistema uma tecnologia como o Pix, boleto, cartão virtual de débito, carteira digital ou QR Code, arrisca perder o cliente.

O Pix é uma das ferramentas de pagamento mais utilizada atualmente, e só em 2022 foram feitas cerca de 1,6 bilhão de transferências desde que o serviço foi criado, em 2020. Veja que o sucesso do Pix é gigantesco, pois permite que as pessoas mirem a câmera no QR Code, confirmem os dados de pagamento e efetuem-no pelo banco que usam.

Um dos motivos que mais atraiu os consumidores brasileiros ao Pix, é por ser uma das ferramentas digitais mais práticas de serem usadas. Ao contrário do boleto bancário que levaria cerca de 1 a 2 dias para compensar o pagamento, o que não é mais interessante para a maioria das pessoas.

Estas ferramentas digitais fazem grande diferença na vida do seu cliente, principalmente aos que buscam por agilidade. As pessoas não gostam de demora, querem rapidez e facilidade na hora de comprar. É por isto que você precisa adequar o seu site e app a estas necessidades para não perder vendas.

Big Data

Esta é uma das maiores e mais importantes ferramentas digitais, pois fornece rapidamente informações sobre os hábitos de consumo dos clientes. A experiência dos consumidores é melhorada através da geração dos insights, o que promoverá uma pesquisa mais detalhada e precisa ao que ele busca.

A sua marca diminui com os gastos, torna a procura dos clientes automatizada, e garante que haja satisfação neste processo. Esta é uma das ferramentas digitais mais importantes, atualmente, que precisa fazer parte da sua empresa para trazer excelentes resultados.

Como essas ferramentas podem facilitar o processo de compras?

As ferramentas digitais para comprar facilitarão a navegação, pesquisa e o encontro do que precisam pelo seu site. Além disso, a implementação do Big Data fará diferença ao que se diz respeito em aquisição de informações facilitadas, pois é isto que fará com que a sua IA forneça mais produtos de acordo com que as pessoas querem ver.

Outro ponto é que os consumidores se tornaram imediatistas. Ou seja, elas querem encontrar o que precisam em questão de segundos, realizar o pagamento de maneira mais simples e esperar a entrega do que foi adquirido na sua loja. Através dos métodos de pesquisa que você inseriu no aplicativo ou site, fará com que os seus clientes naveguem rapidamente.

Aplicativos e sites otimizados garantem ao consumidor facilidades nas buscas de serviços ou produtos. Se torna favorável nas pesquisas por ser intuitivo, apresentar informações úteis, que agreguem ao conhecimento da pessoa, e que ela possa entender melhor sobre o produto em questão de segundos.

Quais são as vantagens de usar ferramentas digitais para departamento de compras?

As ferramentas digitais apresentarão vantagens no aumento do consumo dos seus produtos e serviços, geração de lucro, diminuição de custos e mais procura pelo que sua loja oferece. No entanto, você precisa adequá-la exatamente ao que os seus consumidores precisam e ao que os novos podem procurar em determinado momento.

Estas vantagens garantem o aumento da receita, e a possibilidade de investir em novas ferramentas, melhorar o site e app, ou simplesmente trazer novos produtos, ou serviços. Você expande o seu negócio a novos patamares e consegue chamar atenção de muitas outras pessoas que não conheciam o seu negócio. Você desbanca os concorrentes e se sobressai.

4 principais ferramentas digitais para departamento de compras
Fonte/Reprodução: original

Não esqueça que os consumidores adquiriram uma exigência de agilidade na hora de fazer buscas. Quando você usa as ferramentas digitais ao favor da marca e do cliente, verá que o acesso será massivo, que a procura pelo que você oferece aumenta e os ganhos crescem. Quanto mais se obtém, mais fácil se torna para investir em novas ferramentas.

É justamente por estes fatores que as ferramentas digitais fazem tanta diferença na vida dos lojistas, no geral. No entanto, você precisa estar atento que este é um serviço que exigirá paciência, calma, disciplina e adequação ao que será imposto na marca.

Como essas ferramentas podem ajudar a reduzir custos?

As ferramentas digitais auxiliam na diminuição dos gastos porque adquirem informações e dados importantes sobre clientes em questão de segundos. Isto não aconteceria tão facilmente com uma equipe de vendas, portanto, você deixa de ter gastos com conta de telefone e consegue usar os valores em outros setores.

Além disso, as ferramentas digitais farão com que os atendimentos de suporte aconteçam sempre online e via chat. Para muitas pessoas é mais fácil de conversar por mensagens do que por telefone, principalmente pela falta de tempo que elas têm atualmente.

Quais são as desvantagens de usar ferramentas digitais para departamento de compras?

Dentre as desvantagens de se possuir ferramentas digitais, estão pela falta de praticidade que algumas pessoas (não todas) encontrarão ao mexer com os conteúdos. Muitas demorarão um tempo para se adequar a nova tecnologia instituída, outros podem achar complexo demais e perder totalmente o interesse.

A adaptação dos colabores na utilização das ferramentas digitais pode ser um pouco mais demorada, se não houver treinamentos adequados. É importante que você converse com todos, explique as mudanças, como devem acontecer, quando serão feitas e o que cada um desempenhará neste novo ciclo.

O estudo e as pesquisas podem não ser fáceis no começo, o que gerará certo desgaste mental. No entanto, contar com uma excelente equipe fará muita diferença para se obter os resultados esperados para cada início de ano. Procure não ter pressa para se adequar, e converse com os demais colaboradores no momento que for mais ideal a você e aos sócios.

As ferramentas digitais trarão muitas vantagens a sua loja, porém precisa estar de acordo com o que as pessoas realmente buscam e querem encontrar. Quanto mais você estudar sobre o que elas desejam, melhor será na obtenção de resultados positivos e que farão diferença no reconhecimento da marca.

© 2013-2024 Cadastro Empresa

Política de Privacidade

Você já conhece nossas redes sociais?!