Quais são os tipos de empreendimentos do mercado

Você sabe quais são os tipos de empreendimentos disponíveis no mercado? Conhecê-los é essencial caso você queira se tornar um vendedor, afinal, assim você tem muito mais opção de escolha e é livre para caminhar para a alternativa que parecer mais vantajosa!

No artigo mostraremos os diferentes tipos de empreendimentos, para que você possa planejar com muito mais alternativas sua vida como empreendedor. Confira!



Tipos de empreendimentos: como saber qual o certo para mim?

O mundo do empreendedorismo é um dos mais versáteis e com maiores possibilidades em todo mundo. Tanta variedade é muito favorável para o empreendedor, pois dá bastante opção para que ele possa começar seu negócio.

Tipos de empreendimentos como saber qual o certo para mim
Fonte/Reprodução: original

E empreender no Brasil não é tão fácil, pois há inúmeros empecilhos em nosso país que fazem desse tipo de negócio um tanto hostil para os novos empreendedores, o que é mais um motivo para que você conheça muito bem quais os tipos de empreendimentos existentes e escolha o ideal para você!

Analisar coisas como: seu capital, sua forma de negócio, se há sócios disponíveis, se há investidores de peso e uma série de outras alternativas é uma saída para saber qual desses tipos de empreendimentos pode ser o mais vantajoso. Então é sempre bom dar uma olhada no mercado como um todo, antes de tomar uma decisão assertiva.

8 Tipos de empreendimentos para você conhecer agora mesmo!

Vamos conhecer agora quais são os principais tipos de empreendimentos no Brasil, disponíveis para você finalmente tentar se lançar no mercado como um empreendedor de sucesso.

8 Tipos de empreendimentos para você conhecer agora mesmo!
Fonte/Reprodução: original

Confira!

Empreendimento Franqueado

Você sabia que nem todo empreendedor precisa começar uma empresa do zero? Nem mesmo necessita que a empresa seja sua. Esse é o cerne do negócio que conhecemos como franquia, ou empreendimento franqueado.

A franquia tem algumas vantagens e limitações em relação aos outros tipos de empreendimentos. Primeiro vamos conhecer as vantagens!

A franquia já é um negócio pronto, então você tem muito menos trabalho criativo em montar uma marca, um produto ou serviço, lidar com slogans, com possíveis brindes ou, até mesmo, com promoções.

Além de todo o aspecto visual, conceitual e temático, a maioria das grandes franquias prestam um serviço de consultoria para o empreendedor responsável pela franquia local, o que é uma grande ajuda, além de a maioria já ter público cativo.

Aliado a disso, a empresa oferece todo o suporte com fornecimento e “empresta” a marca em si. Porém, também há algumas desvantagens, como a falta de liberdade para promover alguns serviços ou produtos, o repasse dos lucros para o dono da franquia e, muitas vezes, estar sujeito às arbitrariedades da marca. Então pense com cuidado!

Empreendimento Social

Entre os diversos tipos de empreendimentos, existem aqueles que não necessariamente são de natureza financeira e que visam o lucro como um dos seus focos principais. Há empresas mais voltadas para as pautas sociais, que estão cada vez mais comuns hoje em dia, o que é um grande avanço para nossa sociedade.

Estar na vanguarda de uma dessas empresas ainda é, certamente, ser um empreendedor. Uma empresa voltada para as pautas sociais também precisa de lucro e requer bastante da administração e das qualidades de um empreendedor, talvez até mais do que um empreendimento comum demandaria, em termos de trabalho, inteligência e gestão.

Empresas com foco em pautas sociais destinam seus esforços para tratar de pessoas carentes em situações de vulnerabilidade e costumam ter um enorme gasto com seus projetos, por isso, saber administrá-las bem é absolutamente necessário.

Além de tudo isso, um empreendimento social também pode fazer parte de um setor de uma empresa agrega os dois lados, o social e o empresarial. Então esse tipo de empreendimento é bastante adaptável à realidade de outras empresas mais ortodoxas.

Mas de qualquer modo, é um dos tipos de empreendimentos disponíveis, ao qual você pode se dedicar como empreendedor.

Empreendimento Corporativo

O empreendimento corporativo também é um excelente exemplo entre os tipos de empreendimentos ideais para quem não quer começar do zero, um negócio. Afinal, as corporações se caracterizam justamente por não pertencer a ninguém em particular.

Já ouviu falar de uma empresa com S. A. no nome? A sigla significa Sociedade Anônima, ou seja, em teoria a empresa não tem dono. Ela tem donos, com S e no plural. São os famosos acionistas que são proprietários da empresa, mas não participam diretamente na gestão.

Embora tenham um poder sobre a gestão de uma empresa, os acionistas não participam da gestão diária e organizacional, da gestão de rotina. Isso faz desse tipo de negócio extremamente vantajoso para quem não quer entrar no mundo empresarial sozinho, afinal aqui ele terá parceiros para investir.

Uma das vantagens é que nesse tipo de negócio geralmente o capital investido individualmente é bem menor, já que existem mais de um empreendedor no negócio, cada um entra com parte do capital e, então, a empresa é criada.

Muitas vezes, corporações também são reuniões de outras empresas, então o empreendimento corporativo também é um dos tipos de empreendimentos que pode ser combinado com outros. Sinta-se livre para tentar entrar em uma corporação mesmo já tendo uma empresa.

Empreendimento Individual

O empreendimento individual é um dos mais utilizados, principalmente por novos empreendedores que carecem de recursos, mas muitos empreendedores preferem começar assim e seguem sendo empreendedores individuais até o fim de suas vidas.

Esse tipo de empreendimento se caracteriza pelo empreendedor que age sozinho no mercado de trabalho. Ele não tem sócios, nem funcionários, e age como um prestador de serviço.

Esse é o caso, por exemplo, de alguém que vende marmitas, de um profissional que trabalha como marido de aluguel, como eletricista e por aí em diante. Esses profissionais também podem ser considerados empreendedores, afinal, eles abriram um negócio e também têm as mesmas preocupações que qualquer outro empreendedor.

A grande diferença é que agem sozinhos. Muitos começam assim simplesmente porque, como comentamos, não tem recursos financeiros para contratar uma equipe ou coisa do tipo. Mas outros também preferem esse método de negócio, afinal ele é mais simples, embora não necessariamente mais fácil.

Um vendedor individual não presta contas a ninguém, em teoria trabalha “quando quer” seguindo seu ritmo e escolhendo seus horários. É realmente vantajoso para quem prefere essa vida de lobo solitário e tem condições de trabalhar assim.

Empreendimento Informal

Dentre todos os tipos de empreendimentos, o empreendedorismo informal é certamente o pior. Não que esse tipo de profissional seja de má qualidade, longe disso! O grande problema é que profissionais que optam por praticar o empreendimento informal estão, na verdade, em uma tremenda desvantagem.

O empreendimento informal se caracteriza por aquele realizado sem regulamentação do governo. E claro, o Brasil é frequentemente conhecido por sua burocracia e dificuldades em abrir uma empresa e mantê-la funcionando bem.

Porém, o grande problema do empreendedorismo informal é que hoje em dia, em grande parte por conta da pandemia, é tão fácil se formalizar como empreendedor que não faz sentido continuar como informal.

E ao se formalizar como empreendedor, o empresário tem uma série de benefícios que não são oferecidos para os empreendedores informais. Empreendedores formalizados tem os seguintes benefícios:

  • Emitem nota fiscal;
  • Recebem benefícios de bancos e financeiras com crédito mais barato;
  • Podem negociar com outras empresas (vendas B2B);
  • Tem direito a previdência e outras modalidades de seguro;
  • Podem comprar mais barato de fornecedores.

Todos esses benefícios passam sem ser aproveitados pelos empreendedores informais. Por isso que certamente é o pior tipo de empreendimento para você, evite cair na informalidade. Entre os exemplos de empreendedores informais podemos citar: vendas de produtos em casa, na garagem ou na rua e prestador de serviço que não se cadastrou como MEI (Microempreendedor Individual).

Empreendimento Cooperado

Você já ouviu falar de cooperativas? A maioria das pessoas conhece essas entidades como cooperativas de crédito e, caso já tenha trabalhado em uma empresa, muito provavelmente recebeu como oferta os serviços dessas cooperativas.

Esse método de negócio está cada vez mais comum e é, sem dúvidas, um dos tipos de empreendimentos mais seguros, embora não seja tão rentável assim.

Uma cooperativa reúne, geralmente, uma série de empresários para criar alguns benefícios financeiros. No geral, eles recebem uma quantia dos seus “cooperados”, dos usuários da cooperativa, mas devolvem todo o dinheiro recebido no final do contrato.

Para ser parte de uma cooperativa é necessário, na maioria das vezes, ser funcionário de uma empresa que esteja vinculada a essa cooperativa. A cooperativa fornece uma série de benefícios exclusivos, a maioria relacionados a finanças como descontos, empréstimos, crédito, e descontos em determinados lugares.

É realmente um ótimo negócio para quem quer ser cooperado. Para estar no time de gestão de uma cooperativa é necessário ter muitas habilidades de um empreendedor nato, então esse negócio é, sem dúvidas, uma ótima fonte de gestores e empreendedores.

Empreendimento Público

Pode parecer uma completa contradição, mas você sabia que existe empreendedorismo no setor público? Realmente de todos os tipos de empreendimentos esse provavelmente é o menos conhecido, e também pudera! A maioria de nós imediatamente associa empreender com o setor privado.

Como então o setor público pode receber empreendedores? Bem, muitos já ouviram falar da apatia de funcionários públicos em relação ao seu trabalho. Independente de ser verdade ou não, o empreendimento no setor público vem para trazer uma nova perspectiva para esses profissionais, uma visão completamente nova e adaptada para as necessidades, algo comum entre todos empreendedores.

Afinal, empreender é observar as necessidades do mercado e desenvolver soluções criativas, seja como mercadoria ou como serviço. Imagine isso aplicado ao setor público?

De certo modo, a política como um todo deveria ter sim um senso empreendedor, uma visão na qual pudesse se basear para tomar algumas decisões de política pública. Certamente o povo se beneficiaria desse tipo de perspectiva quando voltada para suas necessidades. É por isso que existe o empreendedor público.

Empreendimento Digital

Por fim, chegamos ao que talvez seja o ápice de nossa lista, o empreendedor digital. Esse é provavelmente o que reúne mais vantagens dentre todos os empreendedores, afinal no mundo digital é tudo mais prático, há ferramentas variáveis, plataformas extremamente importantes e acessíveis e uma porção de elementos que, quando usados com a sabedoria de um empreendedor, atingem os melhores resultados.

O mundo digital veio para trazer muita mudança na forma como nossa sociedade realiza suas tarefas. Ações cotidianas foram tomadas pelo poder do mundo digital, e hoje praticamente não sabemos viver sem ele.

O mundo digital é realmente parte do nosso mundo, mas você sabia que muitos profissionais ainda não se adaptaram a essa nova realidade? O que é perfeitamente natural, pois leva tempo para dominar as tecnologias.

Mas exatamente por isso que um empreendedor que as domine, está realmente no topo da cadeia alimentar do empreendedorismo. Ao utilizar de inúmeras ferramentas que o auxiliarão em seu negócio e o colocarão um passo à frente dos seus concorrentes.

E não pense que esse mercado é limitado! Um empreendedor digital pode trabalhar como tradutor, programador, consultor, gerenciar empresas de longe, até mesmo como gestor ou contador, sem falar no clássico: vendedor.

Quantas lojas online você conhece? Todas essas vantagens um empreendedor digital tem. Então esse pode ser uma opção muito acessível entre os diversos tipos de empreendimentos dentre os quais você pode escolher.

Gostou da nossa lista? Não deixe de utilizá-la para escolher o seu caminho como empreendedor e aproveite as melhores ferramentas para seu crescimento.

crie o perfil da sua empresa grátis no cadastro empresa

© 2013-2024 Cadastro Empresa

Política de Privacidade

Você já conhece nossas redes sociais?!