Como Equilibrar Estoque e Orçamento: Dicas para Compradores

Estoque e orçamento são dois conceitos importantes para qualquer empresa, e podem estar mais ligados do que se imagina. O estoque acaba sendo definido pelo orçamento, afinal, se uma empresa não pode comprar, então seu estoque será reduzido. 

No entanto, o orçamento também pode ser afetado pelo estoque, e é por isso que é fundamental equilibrá-lo. Essas duas realidades devem ser pensadas em conjunto, como parte de um mesmo ecossistema – afinal, somente assim, a empresa consegue maior desempenho.

Estoque e orçamentos fazem parte da mesma realidade, e são assuntos que devem ser planejados em conjunto. Se uma empresa adotar essa estratégia, certamente terá muito mais resultados. 

Por que equilibrar estoque e orçamento é crucial para o sucesso do negócio

Dentro da empresa, o estoque e orçamento são essenciais para a produção que, por sua vez, é o que gera as vendas. Sendo assim, são dois conceitos cruciais para o sucesso da empresa. Se eles não funcionarem, a companhia se coloca em risco e pode não obter os melhores resultados. 

Por que equilibrar estoque e orçamento é crucial para o sucesso do negócio
Fonte/Reprodução: original

Por isso, é fundamental equilibrar o estoque e ponderar os diversos orçamentos que uma empresa acumula durante suas atividades. Desta forma é possível conseguir mais resultado e vender com muito mais qualidade. Inclusive, quando o estoque e orçamento estão em ordem, a empresa desperdiça menos, economiza e vende melhor. 

As melhores vantagens em equilibrar o estoque

O estoque é extremamente relevante para qualquer empresa e traz várias vantagens como economia e mais produção. Afinal, é no estoque onde toda matéria-prima e insumos da empresa estão. Vale mencionar, ainda, que estes aspectos básicos da produção são fundamentais para o sucesso das vendas e demais atividades da empresa, pois garantem:

  • Mais economia;
  • Menos desperdício;
  • Produção sob medida;
  • Ótimos produtos e serviços.

Essas são as principais vantagens em equilibrar o estoque e torná-lo mais condizente com o orçamento disponível na empresa. Elas se tornam essenciais para o time de compras e devem ser buscadas ao máximo, afinal, de modo geral são grandes recompensas ao gerenciar o estoque de maneira inteligente. 

Conheça os diferentes tipos de estoque

Há mais de um tipo de estoque, e este conhecimento é necessário e bastante interessante para entender mais sobre como equilibrar e gerenciar o seu. Ao saber o tipo de estoque com o qual trabalha no momento, é mais fácil administrá-lo e conseguir equilibrar com o orçamento da empresa. Os tipos de estoque incluem:

  • Estoque inativo: armazena produtos que não vendem tanto e que se tornam até obsoletos, produtos com baixo giro; 
  • Estoque mínimo: como o nome deixa claro, é o estoque que tem a quantidade mínima de produtos, que trabalha sempre na quantidade solicitada pela produção; 
  • Estoque consignado: estoque que é administrado por empresas terceirizadas em depósitos contratados; 
  • Estoque sazonal: certos produtos e insumos aumentam de quantidade em determinadas épocas do ano, o que aumenta o estoque e gera o evento sazonal;
  • Estoque máximo: ao contrário do estoque mínimo, trabalha sempre com a máxima quantidade possível. 

Esses são alguns dos tipos de estoque com os quais é possível trabalhar. No geral, os extremos estoque mínimos e máximos devem ser evitados, já que um estoque equilibrado é o mais recomendado, onde não falta e nem sobra. Fica o adendo que a falta atrapalha nas vendas e a sobra desorganiza o depósito e pode avariar matérias-primas e insumos. 

Dicas práticas para gerir estoque sem comprometer o orçamento

Para manter o estoque e orçamento em medida saudável, é fundamental ter dicas de como organizar e administrar e gerenciar todo seu estoque. Separamos algumas abaixo que com certeza serão de grande utilidade, independente do ramo, área e serviço que sua empresa presta. 

Custo específico

Por meio do custo específico, cada unidade presente no depósito tem um custo determinado que será contabilizado conforme a produção anda. Deste modo, o estoque se torna o mais equilibrado possível, pois tudo o que acontece já está contabilizado dentro do orçamento, uma dica essencial para o equilíbrio das duas áreas. 

De certa forma, todo bom estoque que é bem organizado e gerenciado utiliza esse método. Justamente porque ele controla o estoque da perspectiva financeira, o que auxilia o orçamento a andar de mãos dadas com o estoque e também conscientiza os colaboradores da empresa. 

Curva ABC

O método curva ABC é um dos mais curiosos para o controle de estoque. Ele organiza o depósito por meio de uma classificação em três categorias, e por meio delas os itens são apresentados e utilizados. 

  • Categoria A: ela inclui os itens do depósito de grande valor, geralmente representam 20% dos itens em unidades, mas pode chegar a ser 80% do valor agregado do depósito; 
  • Categoria B: reúne os itens considerados intermediários em valor, representam cerca de 30% em unidades, mas se trata de 15% do valor total; 
  • Categoria C: por fim, a última categoria é a de itens de menor valor importância. 50% do estoque mas que, em valor monetário, chega a aproximadamente 5%. 

Por meio desta categoria é mais fácil entender como está o depósito e com o que deve ser tomado o devido cuidado. A administração dos itens do estoque é coisa séria, e é fundamental se atentar ao seu uso. 

PEPS

A sigla trata-se de um mantra utilizado no gerenciamento de estoque: “Primeiro que Entra Primeiro que Sai”. Esta frase é auto explicativa, onde os itens que entram primeiro no estoque devem sair preferencialmente antes dos que chegam depois. Para assim evitar desperdício, vencimento e avarias. 

PVPS

Esta é uma sigla semelhante à anterior onde “Primeiro que Vence Primeiro que Sai”. PVPS verifica quais os itens dentro do estoque que vencem primeiro, então coloca esses lotes como aqueles que devem sair antes de todos. Desta forma evita-se o desperdício e o vencimento dentro do depósito. 

Gestão de estoque

De certa forma, a gestão de estoque deve estar presente em todo o processo de controle do depósito. É o melhor método e o mais indicado para controlar toda a estrutura do estoque, e até mesmo ajudar a ter um orçamento muito mais estável. Esta gestão conta com uma equipe, recursos e as mais diversas ferramentas.

A gestão de estoque deve ser praticada sempre e constantemente, pois é ela que garante que todos esses métodos e dicas que mencionamos serão aplicados. Esta gestão também deve ser realizada todos os dias, com suas devidas atualizações e estratégias. 

Gestão de fornecedores

Fornecedores fazem parte da gestão de estoque e seu controle com o orçamento da empresa. Por isso é essencial que sejam contratados da melhor maneira possível, onde o setor de compras seleciona os melhores em todo o mercado para compor seu catálogo de fornecedores. 

Para isso, não deixe de usar o Cadastro Empresa, a melhor solução para contratar fornecedores. No Cadastro Empresa você tem acesso a milhões de empresas do Brasil inteiro, e ainda pode selecionar diversos filtros úteis para encontrar aquele serviço e produto fundamental para sua produção. Entre no site e conheça mais sobre os serviços! 

Acompanhe o giro

Ficar de olho no giro do estoque é uma prática essencial para conseguir realizar uma boa gestão e o equilíbrio de todo o depósito. O giro é a frequência com que o estoque é renovado, utilizado, usado e vendido. Quando tudo isso é identificado e somado, temos o giro de estoque. 

Inventários

Inventários são atividades fundamentais para controlar o estoque e se houver qualquer tipo de ruído ou erro durante o seu gerenciamento, por meio do inventário é possível consertar. Sem sombra de dúvidas é uma ação que deve ser promovida dentro da empresa de maneira periódica. 

Pequenos estoques podem realizar inventários mensais ou até mesmo semestrais, ou anuais. Porém, grandes empresas que utilizam depósitos maiores devem realizar inventários semanais, algumas até inventários diários em lotes específicos. Desta forma o estoque e orçamento estão muito mais controlados. 

Digitalize o estoque

De modo algum tente controlar o seu estoque de maneira manual, pois é com certeza um erro. Mesmo estoques minúsculos devem ser digitalizados assim que possível, pois é a melhor maneira de garantir que será controlado com maior facilidade, e poderá ser organizado de modo muito mais fácil. 

Use softwares de gestão de estoque, torne cada unidade de matéria-prima e insumo no estoque identificável pelo computador e faça com que seja possível dar baixa em todos esses itens. Desta forma será muito mais fácil conseguir controlar e gerenciar o seu estoque de maneira mais prática. 

Organize o estoque

É impossível conseguir equilibrar o estoque e orçamento com um depósito totalmente desorganizado. Um estoque que esteja organizado de maneira inteligente é fundamental para conseguir gerenciá-lo, cada item deve estar em seu devido lugar e deve haver fácil acesso para conseguí-los usar na produção. 

Aqui vários outros elementos que já citamos, como a digitalização do estoque, devem estar presentes. Afinal, por meio desses outros elementos é possível organizar melhor o estoque e fazê-lo ser uma ferramenta da empresa, e não um empecilho ou somente uma tarefa da qual ela deve cuidar.  

Cuidado com a segurança

Durante todo o equilíbrio do estoque é fundamental prestar atenção na segurança, não só o modo como os itens são estruturados, mas também com todos os itens anti-incêndio como extintores, portas de emergência e materiais do tipo. Se a segurança for levada em conta, então haverá muito menos acidentes com o estoque. 

Integração na empresa

Uma última dica especial é integrar o estoque com outras equipes, onde o time de compras deve agir de modo combinado com o de vendas, pois desta forma o estoque pode chegar ao seu nível perfeito, onde não falta nada para a empresa e nem sobra. E deste modo o estoque e orçamento são perfeitamente equilibrados. 

Como o Cadastro Empresa pode ajudar na busca de fornecedores que atendam às suas necessidades de estoque e orçamentárias

Para atender tanto às necessidades do estoque quanto, também, do orçamento, não há ferramenta melhor que o Cadastro Empresa para encontrar os fornecedores necessários para sua empresa! No Cadastro Empresa, é possível encontrar cada fornecedor e buscá-los de maneira personalizada e otimizada. 

Lá você seleciona os filtros necessários para sua empresa e busca fornecedores conforme suas necessidades e preferências. Entre os diversos filtros estão CNAE, porte da empresa e localização, todos essenciais para encontrar os principais parceiros no mercado, para comprar e criar um estoque de qualidade. 

Caso prático: Usando o Cadastro Empresa para solicitar orçamentos e comparar fornecedores

Utilizar o Cadastro Empresa é muito fácil: basta acessar a página e clicar na aba “Fornecedores”. Lá você pode selecionar os principais filtros para encontrar os fornecedores necessários no mercado. Caso desejar, pode também utilizar um quadro interativo para encontrar os fornecedores por estado. 

Caso prático Usando o Cadastro Empresa para solicitar orçamentos e comparar fornecedores.
Fonte/Reprodução: original

Para acessar os diversos filtros disponibilizados na plataforma, clique em “Iniciar Busca”. A partir da nova aba é possível ter acesso aos principais fornecedores de serviço do país, e você pode filtrar os resultados de acordo com as informações que mais deseja. 

Usando o Cadastro Empresa para solicitar orçamentos e comparar fornecedores
Fonte/Reprodução: original

Aqui, por exemplo, utilizamos os filtros do Cadastro Empresa para procurar por um fornecedor de embalagens de papel na região da capital de São Paulo. A plataforma pode fornecer mais de 800 fornecedores do tipo, todos eles podem ser contratados por meio do Cadastro Empresa para você negociar bons preços e manter seu estoque e orçamento em ordem. 

Use a plataforma para buscar por mais fornecedores, independente do produto que deseja. Busque fornecedores de acordo com a região, atividade e porte do fornecedor. Desta maneira, você poderá ter certeza que está optando por um fornecedor de respeito. 

© 2013-2024 Cadastro Empresa

Política de Privacidade

Você já conhece nossas redes sociais?!