O que é gestão de estoque e por que minha gestão de compras depende disso?

Por causa do ambiente competitivo que é o mercado, as empresas lançam mão de técnicas avançadas de gestão de estoque com o fim de atender rapidamente às demandas dos clientes. Nosso mundo é definido cada dia mais pela “correria” e pelo imediatismo, portanto as empresas precisam se adaptar de forma que tenham sempre produtos e serviços disponíveis, o mais rápido possível, para seus clientes.

Por causa da imprevisibilidade do universo do consumo, e até mesmo das estratégias de marketing assertivas, é preciso usar a gestão de estoque para que a empresa esteja adequada na relação de sua oferta com a demanda do consumidor. Se uma empresa trabalha tanto para atiçar a vontade do cliente de comprar, ela deve estar preparada para satisfazer essa vontade quando a decisão da compra acontecer.

Por mais burocrática e exaustiva que possa parecer, a gestão do estoque é essencial para que uma empresa seja organizada onde mais conta: seus produtos, o objeto das vendas. Quando uma gestão otimizada, evitam-se problemas, o tempo é economizado e o número de clientes satisfeitos aumenta.

Existe também o conceito de gestão de compras, que está ligado ao da gestão do estoque e que exerce igual importância para a saúde de uma empresa. É necessário cobrir essas duas bases para que o negócio esteja sob controle e não aconteçam erros que podem ser evitados.

Quanto mais o gestor entende de seu ofício e domina as técnicas, mais preparada se torna a empresa para lidar com o mercado em uma base constante. Portanto, confira a seguir os detalhes do que é gestão de estoque e a sua importância, bem como o que é gestão de compra e seus benefícios, e como essas duas funções se relacionam!

O que é gestão de estoque?

Para entender o que é gestão basta ter em mente os conceitos de quantidade, espaço e tempo. Logo, gerir um estoque é controlar o fluxo de produtos, que ficam armazenados em local determinado, durante um período de tempo.

O que é gestão de estoque
Fonte/Reprodução: original

Além disso, a gestão de estoque envolve categorizar os produtos, realizar inventário, implementar o melhor método de organização possível e qual tipo de estoque será feito.

O grande objetivo da gestão, é controlar a entrada e saída de produtos do estoque, de forma a antecipar, calcular e estimar o quanto um produto é mais necessário do que outro em dadas épocas.

Qual a importância da gestão de estoque?

Uma gestão de estoque bem feita serve para controlar o fluxo de mercadorias. Ao saber o quanto um produto entra e sai do estoque, e quando, é possível estimar a quantidade a ser comprada em determinadas épocas.

Essa ação impede que o estoque fique vazio ou com produtos de excesso, que podem perder seu valor ou tempo de vida, o que indica um investimento sem retorno.

Em suma, uma gestão de estoque equilibra o andamento dos produtos da empresa, o que ajuda na gestão de recursos, e até mesmo indica como o marketing e as vendas podem ser integrados a isso. Por exemplo, ao gerir o estoque e verificar excesso de um determinado produto, o gestor faz um relatório que pode ser a base para a criação de promoções para atrair clientes.

O que é a gestão de compras?

A gestão de compras, por sua vez, se refere ao ato de adquirir todos os itens que são usados para que uma empresa funcione. Esses itens correspondem a matéria-prima e insumos, no caso das empresas que fabricam produtos, ou mercadorias, no caso de distribuidoras e varejistas.

O que é a gestão de compras
Fonte/Reprodução: original

Seja como for, a gestão de compra analisa o que é necessário comprar, os preços, as melhores condições de pagamentos, entre outros. Além disso, é o gestor de compras que se responsabiliza pela aquisição e parceria com fornecedores.

Também entram como itens que devem passar pela gestão de compras todos os elementos de almoxarifado e escritório que são importantes para a manutenção da empresa.

Qual a importância da gestão de compras?

Assim como a gestão de estoque equilibra o fluxo de produtos ou mercadorias, a gestão de compras equilibra o orçamento, qualidade de itens comprados e quantidade necessária.
A importância da gestão de compras inclui baratear as despesas e custos, além de evitar desperdícios.

É um trabalho minucioso, onde cada item deve ser pesado para que o gestor busque fornecedores hábeis à parcerias duradouras. Uma boa gestão de compras é importante para equilibrar os gastos da empresa, como um todo.

Quais os objetivos da gestão de compras?

A gestão de compras possui muitos objetivos, os quais convergem para o bom funcionamento da empresa.

  • Emissão de pedidos
  • Estabelecimento de fornecedores
  • Planejamento de aquisições
  • Organização dos produtos
  • Cálculos das despesas
  • Análise e relatório do recebimento de produtos na empresa

Um bom gestor de compras, junto a sua equipe, se certifica de realizar cada uma dessas tarefas de forma que uma complemente a outra.

Como se relacionam a gestão de estoque e gestão de compras?

A gestão de estoque é extremamente detalhada e se relaciona com a gestão de compras a partir do momento que os itens do estoque também são comprados. É uma relação lógica e contínua, a qual vale tanto para empresas de produção, as fábricas, quanto para empresas de distribuição, atacadistas e varejistas.

Nas fábricas, a gestão de estoque deve se alinhar com a de compras para que o estoque de matéria-prima e insumos seja organizado, de acordo com os planos de venda e da demanda do cliente. Já nas empresas distribuidoras, a compra é de produtos, e da mesma forma deve se alinhar com a realidade do estoque.

Com isso dá para notar que, em uma empresa, a compra, o estoque e a venda devem estar em perfeito alinhamento. Quando há desequilíbrio em qualquer destes setores, os outros são inevitavelmente prejudicados.

Como realizar uma boa gestão de compras?

Depois de compreender o que é a gestão de compras e sua importância, é preciso saber como proceder neste setor para que sua empresa prospere.

Fornecedores

É preciso que o gestor de compras faça uma lista de fornecedores, onde os critérios para a parceria são a qualidade dos produtos na entrega, o respeito ao prazo, a otimização do processo e o preço justo.

Ao encontrar esses fornecedores, o gestor deve manter uma boa relação com eles, por anos, de forma a ter um processo de fornecimento eficaz com vantagens de longo prazo.

Alinhar compras e consumidor final

Uma empresa deve crescer de acordo com o interesse do consumidor, por isso, um dos trabalhos mais importantes é a divulgação e o relacionamento. Uma vez que o interesse do consumidor é conquistado, é necessário que a gestão de compras se alinhe a este.

Basicamente, toda compra da empresa deve ser realizada com base na estimativa de vendas feitas. Isso se aplica tanto nas empresas de produção e quanto nas de distribuição.

Organização dos processos de compras

Não custa enfatizar que toda a gestão de compras deve ser organizada em etapas, de acordo com a escassez de cada item. É necessário programar as compras com o máximo de precisão possível, de forma a evitar desperdícios ou faltas.

Pesquisa de preços

O segredo para a margem de lucro de uma empresa não é simplesmente um produto mais caro. É necessário aumentar a distância entre o custo de produção ou aquisição do produto e o seu valor final, isto é, o preço que o cliente paga.

Na gestão de compras, a função é pesquisar preços, de forma a adquirir os melhores produtos com o máximo de vantagem financeira. Assim, a margem de lucro aumenta.

Invista em tecnologia

Por conta das demandas e das compras em grande volume, a gestão de compras e de estoque pode ser otimizada com uso de ferramentas tecnológicas. É o caso dos softwares ERP, capazes de integrar as atividades de compras com outros setores, como o de estoque e o financeiro, por exemplo.

Investir em gestão de estoque e de compras é sinônimo de construir um caminho certeiro para o sucesso de sua empresa. Quanto mais detalhados e metódicos forem esses processos, menos erros surgirão.

Toda a atividade de compra e estocagem de produtos será integrada aos demais setores da empresa, o que fará a otimização do processo empresarial. O resultado de todo esse esforço é o aumento na margem de lucros e crescimento progressivo do seu negócio!

Compartilhe:
cadastro-empresa-newsletter

Dicas e insights relevantes para auxiliar no crescimento do seu negócio!

    Deixe um comentário

    logo-cadastro-empresa-blog

    © 2013-2022 Cadastro Empresa

    Política de Privacidade

    Você já conhece nossas redes sociais?!