Ao entrar no mundo dos negócios, um dos pontos mais importantes que os trabalhadores devem se atentar é o deal breaker no setor de compras. A presença desse fato é capaz tanto de destruir um negócio, como também de atrapalhar a harmonia com que duas empresas agem.
Ter conhecimento de deal breaker de negócios é parte essencial para que as empresas saibam com quem negociar, como realizar os acordos e saber como não prejudicar os seus ganhos mesmo em situações em que não há salvação e é necessário romper acordos.
Entretanto, devido a quantidade de dados necessários para avaliar um possível deal breaker, é comum que mesmo os investidores mais experientes tenham dificuldades. Devido a isso, leia aqui um apanhado de informações essenciais para que você possa detectar deal breaker no setor de compras e consiga evitá-lo de maneira eficiente.
Neste post, você verá:
O que é o Deal Breaker no setor de compras?
Antes de mostrar outros pontos, vamos nos conceituar sobre o que significa deal breaker no setor de compras. Se traduzirmos o termo de forma literal, teremos a palavra “empecilho” como resultado. Logo, se trouxermos para o mundo dos negócios, um deal breaker é o conjunto de um ou mais fatores que são responsáveis por atrapalhar e até mesmo cancelar um negócio.

É notável que ter atenção para pontos de deal breaker é de extrema importância, pois tanto percebê-los com antecedência como em estágios avançados de uma negociação permite que o investidor note quando um tipo de relação é arriscado para a empresa e evita futuras dores de cabeça.
A importância do setor de compras para a empresa
Agora que você tem uma ideia melhor do que é um deal breaker no setor de compras, vamos falar um pouco da importância dessa estrutura para o funcionamento de uma empresa. Basicamente o setor de compras é responsável por garantir que sempre esteja estocado produtos com o controle correto.
Sem um bom investimento nesse setor, a empresa pode tanto ficar com falta de produtos no estoque como também ficar com excesso deles através do controle dos prazos de entrega, redução de gastos para a produção dos produtos e outras funções semelhantes.
Você vai percebe também que o setor de compras precisa de profissionais extremamente capacitados não só em matérias de técnicas de marketing, mas também em questões de comunicação e negociações para a execução das funções. Portanto, ao realizar os treinamentos para os profissionais, leve em conta esses fatos.
Exemplos de Deal Breaker no setor de compras
A fim de deixar as explicações mais didáticas, compilamos aqui 3 pontos que sempre aparecem em relatos de empresários que sofreram ou notaram pontos de deal breaker no setor de compras de sua empresa.
Vale mencionar que nem sempre é fácil notar um deal breaker, já que é necessário levar sempre em consideração o contexto antes de julgar e, por causa da correria das tarefas empresariais, podemos não nos atentar aos detalhes.
Aquisição de muitos produtos que demoram a sair do estoque
Como falamos anteriormente, o primeiro exemplo de deal breaker no setor de compras é o acúmulo de produtos em estoque. Isso tanto revela que a empresa não investe corretamente no setor, como também não garante segurança de venda no mercado competitivo.
Portanto, tenha em mente que adquirir uma boa quantidade de produtos é uma boa aquisição se eles tiverem muito giro dentro do mercado. Para conferir isso, é necessário fazer um estudo do que as pessoas buscam para aquele contexto e utilizar isso de base para fechar negócios com os fornecedores, que terão um foco melhor mais adiante.
Não ter expectativa ou conhecimento dos fornecedores
Para que um negócio adquira bons tamanhos, é necessário saber com quem se lida para descobrir se os profissionais encarregados levarão a empresa às posições esperadas. Sendo assim, não tenha receio de chamar seus auxiliares ou fazer uma pesquisa por conta própria em relação aos fornecedores com quem se faz negócio.
Outro ponto muito importante para você levar em consideração é ouvir os relatos tanto de clientes que recebem os serviços da empresa como também de outras pessoas que trabalham em parceria. Ter esses dois pontos te permite uma visão mais lúcida e com menos receios sobre os rumos que seu negócio pode tomar.
Falta de relacionamento com fornecedores
O tópico anterior e outros à frente mostram que investir somente em estudo em técnicas de produção e de marketing toma um tempo que poderia ser aplicado em aprendizados para outros ramos de extrema importância para o funcionamento da empresa. Um deles é a boa relação com fornecedores.
Existem várias formas de ter boa relação com esses profissionais, mas a principal é mostrar que o trabalho de sua empresa é confiável e por isso as funções dele são necessárias. Não se preocupe que devido à complexidade desse ponto, no decorrer dos outros tópicos você entenderá mais sobre essas ideias.
9 dicas de relacionamento com fornecedores que evitam quebra de contratos
Agora que falamos os principais pontos que configuram um deal breaker no setor de compras, vamos mostrar como evitá-los em suas negociações com 9 dicas relativamente simples de entender e de uso prático.

Leia também: Joint Venture: saiba como fazer parceria empresarial de qualidade
Tenha noção de que para os resultados começarem a surgir requer um certo tempo de prática e paciência para que seu negócio se adapte aos pontos que serão citados. Lembre-se de incluir essas dicas para todo o time, não só para as pessoas que fazem contato com os fornecedores a fim de promover um clima melhor no ambiente de trabalho.
Cultive relações de parceria
Um dos pontos mais ressaltados pelos empresários de sucesso é justamente a quantidade de parcerias feitas em torno do tempo de atividade. Desde os tempos mais antigos, o ser humano somente possui avanços se existirem uniões de conhecimentos, e é essa a ideia das parcerias.
Para grandes empresas uma boa quantidade de parcerias é essencial tanto para manter uma boa quantidade de compradores dos produtos oferecidos, como também para garantir confiança principalmente para imprevistos que costumam acontecer constantemente.
Caso você tenha dificuldades com relações sociais e de negócios, não pense duas vezes em adquirir um curso para esse tipo de área, pois isso te dará um dos poderes mais essenciais para um empresário: a palavra.
Alinhamento de todos os processos
Vários instrumentos somente realizam uma boa canção se estiverem bem alinhados. Esse fato também pode ser comparado com as empresas e os fornecedores, já que uma boa organização é fator diferencial na hora de lançar um produto para competir no mercado.
A manutenção do alinhamento de processos é capaz tanto de aumentar a qualidade da produção dos produtos como também proporciona uma maior facilidade de ambas as partes notarem possíveis erros no material que é produzido. Portanto, se atente a esse fato!
Pratique a transparência
Geralmente, esse ponto costuma gerar um pouco de dificuldade para pequenas empresas, já que as vezes a comunicação não é das melhores e não costuma ter um bom desenvolvimento mesmo tendo muito tempo de atuação.
Entretanto, é necessário que os planejadores da empresa definam os objetivos de todos os profissionais e mantenham uma comunicação bem clara para que os trabalhos sejam realizados e mostram a dimensão que a empresa tomou no mercado atual. Outro ponto é prezar por parcerias que respeitem os valores de sua marca, a fim de evitar conflitos ideológicos.
Canais de comunicação
Se o poder da palavra é essencial, podemos afirmar que investir em bons canais de comunicação é outra das cerejas do bolo quando falamos em evitar deal breakers no setor de compras e melhorar o desenvolvimento das tarefas.
Investir em bons canais de comunicação vai otimizar bastante o seu negócio e cabe à empresa propor com antecedência os veículos que serão utilizados para a troca de informações, tais como aplicativos de reunião e afins.
Acompanhamento e indicadores de desempenho
Não adianta nada ter um plano bem grandioso no papel se em prática ele não demonstra os resultados desejados, correto? Logo, é preciso que haja profissionais capacitados para analisar o andamento da empresa com o planejamento feito e perceber se há bons resultados.
Analisar esse ponto é uma tarefa de extrema dificuldade, principalmente para grandes empresas, pois entram muitos fatores para os resultados. Assim, cabe à equipe de análise notar se esses resultados, sejam bons ou ruins, terão uma frequência alta ou baixa e quais pontos favorecem para esse cenário.
Pratique a negociação com os fornecedores
Esse ponto está ligado diretamente com o primeiro tópico, já que para negociar com fornecedores é um ponto de extrema importância para garantir que seu negócio alavanque com os melhores custos do mercado. Para as negociações, leve em conta os seguintes pontos:
- A situação atual de seu negócio;
- Os trabalhos anteriores do fornecedor;
- Os objetivos de sua empresa;
- As necessidades de mercado.
Levar essa lista em consideração te dará segurança até para casos em que se necessita de uma negociação mais difícil e arriscada, pois os pilares que seguram uma empresa serão levados em consideração e vão garantir que, em casos de necessidade de rompimento, não haja um clima de inimizade entre os colaboradores.
Um bom fornecedor merece ser valorizado
Apesar de nem todos demonstrarem, todos os profissionais desejam ser reconhecidos pelo bom serviço prestado, ou então, ninguém dedicaria os seus dias para estudar e evoluir dentro da profissão.
Por isso, para promover um bom clima entre os bons fornecedores e a empresa, expresse a qualidade de seu serviço com palavras. Caso queira outro modo, indique-o para outras empresas que isso reforça que o trabalho do profissional é de confiança.
Relacionamento e objetivos a longo prazo
Ter objetivos é o que mantém uma empresa de pé, isso é fato incontestável. No entanto, é necessário revisar constantemente se as metas criadas permitem uma maior capacidade de adaptação às necessidades da empresa.
Se você notar que certas metas estabelecidas não conseguem provocar avanços nos setores da empresa, é necessário rever e optar pelas que oferecem melhorias conforme o tempo passar.
Vale destacar neste tópico a importância de bons objetivos de longo prazo, pois eles são responsáveis por moldar a forma com a qual os trabalhos devem ser feitos e, principalmente, pela maneira que a empresa deve se portar para tornar esses sonhos uma realidade.
Flexibilidade
Aquela história de bater o martelo com uma única decisão nunca passou de uma lenda. As empresas que fazem sucesso e atingem grandes patamares tem uma relação com a presença de flexibilidade.
Entretanto, não confunda flexibilidade com mudar as ideias da empresa por qualquer motivo. É necessário encontrar um ponto de equilíbrio entre o que pode mudar para que os dois lados sejam auxiliados. Para isso, consultar os auxiliares na hora das negociações é essencial.
Dito esse tópico, espera-se que agora você saiba como identificar um deal breaker no setor de compras além de mostrar as principais formas de evitá-lo e melhorar sua relação com os fornecedores. Ajude a divulgar o texto com o seu compartilhamento em seus veículos de mídia e sempre que necessitar de boas informações, retorne a este site.

Head Marketing Cadastro Empresa – Construo minha carreira profissional regada à criatividade, inovação, dedicação, estudo e conhecimento a partir de estratégias baseadas em Redação, SEO e Marketing de Conteúdo.