Avaliação de Fornecedores em 6 passos simples

A avaliação de fornecedores serve para auxiliar todos aqueles que querem encontrar bons fornecedores e melhorar seus produtos.

Os benefícios da avaliação de fornecedores é um dos assuntos tratados, além dele, também é possível encontrar explicações sobre o que é a avaliação de fornecedores, por que é importante realizá-la, como fazer essa avaliação e onde.

Esse último questionamento já pode ser respondido agora: o Cadastro Empresa é a melhor Plataforma para prospecção de fornecedores confiáveis para todos os nichos de mercado. 

Os passos contidos ao decorrer do texto são relevantes, dessa forma, uma leitura atenta é o mais indicado para adquirir todo o conhecimento necessário.

O que é Avaliação de Fornecedores?

A avaliação de fornecedores é responsável por garantir uma base sólida para o resultado final dos produtos.

Dessa forma, é possível evitar prejuízos e imprevistos com fornecedores que não são de qualidade.

Realizar essa avaliação periodicamente é fundamental para garantir produtos e serviços que agradam ao cliente tanto na qualidade quanto no custo.

Avaliar os fornecedores não é uma tarefa difícil, mas é preciso dedicação para realizá-la. Ademais, a empresa ganhará muito após avaliar as condições dos fornecedores relativas à qualidade, flexibilidade e cumprimento de contratos. 

avaliacao-de-fornecedores

Por que a Avaliação de Fornecedores é importante? 

A importância dessa prática de avaliação de fornecedores é assegurar que os produtos fornecidos por eles são de qualidade, além de garantir que o atendimento é mais do que satisfatório. 

Outro ponto importante é ter uma relação sólida, em que se possa confiar nos fornecedores e, em decorrência disso, oferecer produtos para os clientes sem preocupações.

Na avaliação dos fornecedores é importante levar em consideração a história de como eles lidam com adversidades, como é o lado financeiro e a disponibilidade de entregas regulares. 

Benefícios da Avaliação de Fornecedores

A negociação com fornecedores só acontece quando são de confiança, portanto, avaliá-los é indispensável.

Os benefícios que pode-se obter por meio da avaliação de fornecedores são vários.

Abaixo, estão listados quatro deles, para que o leitor tenha em mente o quão benéfico é essa prática para os negócios da empresa.

beneficios-da-avaliacao-de-fornecedores

Possibilidade de se diferenciar da concorrência

A diferença da empresa que contrata fornecedores competentes é ter como oferecer os produtos sem problemas de estoque ou coisas do tipo.

Além disso, a qualidade será diferenciada, pois os produtos fornecidos são muito bons, e a concorrência não terá como competir se o produto for de ótima qualidade e com um preço justo. 

Melhoria na gestão

Três pontos importantes da gestão da empresa tornam-se mais seguros com bons fornecedores: a logística, a produção e os produtos em si.

Para alcançar esses objetivos, é fundamental que todo o processo esteja em harmonia e que correções sejam feitas.

Assim, todo o caminho para que o produto fique pronto será traçado com eficiência. 

Economia de custos

Com a produção rápida, sem desperdícios – pois os produtos são de qualidade, portanto, todo o material é aproveitado – e com o foco nesse processo, a empresa terá economia nos custos e ainda terá um retorno maior. 

O desperdício de tempo também é um fator que se torna positivo, pois os fornecedores entregam dentro do prazo.

Consequentemente, a empresa segue a produção no tempo certo para oferecer os produtos para seus clientes.

Avaliação sobre os riscos envolvidos

Os riscos devem ser evitados.

E a pesquisa de fornecedores funciona, portanto, como um filtro para escolher apenas aqueles que não oferecem riscos para a empresa.

Esse benefício está entre os quatro escolhidos, pois ele é muito importante e faz toda diferença.

Bons fornecedores geram bons produtos e resultados positivos. Toda a qualidade é encadeada e os riscos são cortados.

Esses benefícios estão diretamente ligados à possibilidade de se diferenciar dos concorrentes.

Como fazer a Avaliação de Fornecedores para minha empresa? 

Para realizar uma avaliação de fornecedores de qualidade e conseguir encontrar o melhor para a sua empresa, logo a seguir alguns passos simples estão disponíveis.

Entre eles, estão a pesquisa do histórico dos fornecedores e a estabilidade financeira.

como-fazer-avaliacao-de-fornecedores

Leve a cotação em conta

Para que os clientes fiquem satisfeitos e a empresa tenha bons frutos quando se trata da parte financeira, é preciso considerar a cotação na hora da avaliação de fornecedores.

Essa etapa faz com que o potencial da empresa seja alcançado. É preciso procurar o melhor custo-benefício, pois bons fornecedores contêm preços justos.

Observe a estabilidade financeira do fornecedor

A estabilidade financeira é um fator muito importante. Se o fornecedor estiver com problemas financeiros, será mais difícil todo o processo de produção e entrega dos produtos para a empresa.

Além disso, com problemas desse tipo, o fornecedor pode fechar as portas e, por consequência, os seus negócios perderão um fornecedor no meio da produção. 

Especifique seus produtos ou serviços

É preciso especificar os produtos ou serviços para escolher os fornecedores que irão atender a essa demanda.

A quantidade, o tamanho ou a cor são características que devem constar na hora de realizar a escolha e também a compra dos materiais.

Observe o desempenho operacional do fornecedor

O desempenho é uma questão importante na avaliação de fornecedores.

Alguns requisitos devem ser levados em consideração para avaliar o desempenho desses profissionais. Eles são:

  • Qualidade operacional;
  • Cumprimento de horários e prazos;
  • Flexibilidade;
  • Prazo para respostas;
  • Custos.

Fornecedores responsáveis irão suprir todas essas necessidades e várias outras. Por conta disso, os itens devem ser avaliados com cuidado.

Se for possível, os requisitos devem ser aumentados para que a avaliação seja ainda mais rígida e o fornecedor escolhido seja um dos melhores, se não o melhor do mercado.

Descubra a qualificação do fornecedor

Os itens abaixo irão ajudar a descobrir qual a qualificação dos fornecedores. É preciso anotá-los e colocá-los em prática, pois essa etapa é fundamental. 

  • A certificação ISO 9001 deve constar nos produtos e materiais dos fornecedores;
  • Consultar se existem assistências nas regiões em que a empresa contratante está;
  • Avaliar o tempo em que o CNPJ está ativo;
  • Ter certeza do cumprimento de prazos e da responsabilidade da entrega dos produtos às empresas. 

Essas qualificações fazem com que a avaliação de fornecedores seja positiva ou negativa.

Caso seja negativa, a empresa pode entrar em contato com os fornecedores e dar um certo prazo para que esses problemas sejam resolvidos. 

certificado-iso-9001-para-fornecedores

Pesquise o histórico do fornecedor no mercado

Por meio dessa pesquisa, é possível analisar os prazos de entrega já feitos e a satisfação dos outros clientes desse fornecedor.

Nesse momento, os fornecedores têm a chance de mostrar que são capazes de oferecer um bom trabalho para a empresa por meio de exemplos de sucesso. 

Se o fornecedor for novo no mercado, a empresa pode realizar testes por algum tempo e pedir uma quantidade pequena de materiais e produtos.

Dessa maneira, poderá realizar uma pesquisa na prática.

Como prospectar fornecedores para o seu nicho

A fim de realizar uma excelente prospecção de fornecedores, é preciso encontrar uma Plataforma de confiança, e é com esse tópico que vamos auxiliar vocês!

O Cadastro Empresa oferece o suporte necessário para prospectar os melhores fornecedores, para todos os nichos de mercado.

Realize sua prospecção de fornecedores, por meio de informações como: cidade, o CNPJ, nome da empresa, nicho de mercado, e muito mais. 

Prospectar fornecedores e avaliá-los demanda um certo tempo, mas tudo valerá a pena quando os resultados positivos surgirem.

O mais importante é realizar passo a passo e não pular etapas.

Por isso, conte com o suporte do Cadastro Empresa e nosso time de especialistas prontos para lhe ajudar! 

Conclusão

Depois de saber o quanto a avaliação de fornecedores é importante para seu negócio, faça questão de realizá-la sempre que for contratar algum profissional que irá lidar com sua matéria-prima.

Caso tenham ficado algumas dúvidas, comente aqui em baixo. Será um prazer respondê-los.

Um grande abraço e bons negócios!

Compartilhe:

Deixe um comentário