Como definir e revisar o processo empresarial do seu negócio?

No âmbito da gestão de negócios, é comum nos depararmos com vários conceitos importantes. Um deles é o processo empresarial, pois a forma como as coisas são feitas diz muito sobre o sucesso de uma organização.

Sendo assim, são esses processos que, na maioria das vezes, vão determinar aspectos importantes do seu negócio, como a produtividade, as estratégias, o atendimento, enfim, uma série de detalhes que fazem toda a diferença para garantir bons resultados e altas vendas.

A definição e a revisão de um processo empresarial são os alicerces que sustentam uma boa gestão de negócios. Sem elas é difícil determinar para onde a sua empresa vai, qual caminho seguir e qual será o foco das estratégias.

Como esse processo consiste em um conjunto de tarefas e atividades que se relacionam e trazem um resultado com valor para o cliente, vale ficar por dentro das suas principais características.

Por isso, confira o nosso artigo e veja como definir e revisar o processo empresarial do seu negócio.

Neste artigo, você verá:

    Entendendo o processo empresarial

    Para você compreender melhor qual é a importância do processo empresarial para o seu negócio, imagine, por exemplo, uma fábrica. Nessa fábrica existem vários profissionais e setores que realizam as suas respectivas tarefas em várias etapas.

    Todas as etapas, todas as tarefas, tudo isso constitui os processos que fazem essa fábrica funcionar. Em resumo, o processo empresarial consiste basicamente na junção de todas as etapas que o seu negócio estabelece para que ele tenha êxito ao atingir os objetivos propostos.

    Se o objetivo for, por exemplo, aumentar o número de vendas, é preciso definir etapas dentro da empresa para que ela consiga cumprir esse objetivo. Tais etapas podem ser otimizar o marketing, a logística das entregas ou, quem sabe, reforçar o pós-atendimento ao cliente.

    Tudo isso faz parte do processo empresarial que a própria empresa irá definir. Sendo assim, todas as etapas, desde o primeiro contato com o cliente, até o instante em que ele efetuar a compra de um produto ou serviço, está dentro do processo empresarial.

    Além disso, vale salientar também que o processo empresarial possui categorias. Confira a seguir então quais são elas.

    Processos organizacionais

    Basicamente fazem parte internamente do negócio. Eles possuem o objetivo de melhorar o funcionamento dos setores internos da empresa. O setor do RH, o financeiro, o jurídico, são alguns exemplos de áreas que constituem os processos organizacionais.

    Processos gerenciais

    São processos destinados em ferramentas que permitem mensurar, acompanhar e avaliar as atividades da empresa, apontando o que está dando bons resultados e o que merece mais atenção e revisão.

    Processos de negócios

    Consistem em tarefas e ações que possuem o objetivo de produzir um produto ou serviço para o cliente.

    Sendo assim, o processo empresarial é importante, pois tem a capacidade de guiar os rumos da empresa, entregando bons produtos para os clientes e possibilitando o aumento das vendas.

    Saiba como definir o processo empresarial

    Saber como definir o processo empresarial é fundamental para que o seu negócio seja bem sucedido ao cumprir os objetivos propostos.

    Por meio de um processo devidamente definido e realizado, é possível avaliar se todas as etapas de gerenciamento estão sendo executadas com qualidade e planejamento.

    Agora sim, para definir de forma correta e segura o processo empresarial do seu negócio, confira algumas dicas abaixo.

    Faça um mapeamento dos seus processos

    Para definir os processos de uma empresa o ideal é dar início com a realização de um mapeamento. Por meio dele é possível ter uma visão mais ampla acerca do que é necessário implementar e o que deve ser mantido na sua gestão.

    A definição de um mapa de processos deve ser elaborada de maneira global, levando em consideração quais atividades contribuem para melhorar o fluxo e quem está mais apto para realizá-las.

    A partir daí já é possível ter uma boa base para compreender melhor como o seu negócio funciona e quais as melhores maneiras de otimizar os processos.

    Encontre os pontos falhos

    Diante do mapeamento devidamente realizado, se torna mais fácil detectar o que impede um bom fluxo de trabalho na sua empresa. Não esqueça que hoje em dia existem várias ferramentas digitais que auxiliam na identificação dessas falhas.

    Ao detectar o que precisa ser eliminado ou alterado na sua gestão, vai ficar mais evidente quais processos devem ser otimizados.

    Viabilize a automatização

    No atual cenário, em que a tecnologia é mais do que uma solução, mas uma obrigação para qualquer empresa ganhar destaque em sua área, a automatização dos processos facilita a gestão.

    O uso de ferramentas digitais permite otimizar o fluxo dos processos da organização, tais como:

    • o RH,
    • o Financeiro,
    • a Logística,
    • o atendimento aos clientes,
    • o Marketing

    ou seja, o negócio como um todo.

    A realidade é que hoje em dia é praticamente impossível pensar em uma gestão bem sucedida sem levar em consideração os benefícios que a automatização e o uso da tecnologia proporcionam.

    Tenha uma visão macro do seu negócio

    Para definir os processos, ainda mais no atual contexto digital, é preciso enxergar os setores de maneira macro, abrangente, desde os setores administrativos, passando pela linha de produção indo até o atendimento aos clientes.

    A partir disso é possível compreender quais etapas podem ser diretamente ligadas e quais necessitam de melhorias. Com isso, será mais fácil também determinar as atividades ideais para o bom fluxo empresarial.

    Invista no treinamento da sua equipe

    A definição dos processos também exige uma adaptação do seu time diante da integração dos setores e do uso de ferramentas digitais.

    Por isso, a realização de treinamentos e de reuniões auxiliam a definir, melhorar e humanizar o processo empresarial na sua organização.

    A importância de uma revisão do processo empresarial

    Além de definir o processo empresarial, é importante também revisá-lo constantemente. Apenas assim é possível manter a qualidade e a eficiência da sua gestão. Sendo assim, para efetuar uma boa revisão, vale seguir algumas dicas práticas. Confira!

    Colete informações

    A coleta de informações acerca de todos os setores permite ao gestor adquirir uma ampla compreensão dos seus negócios. Ao coletar tais dados, é possível ficar a par de detalhes como:

    • Produtividade da equipe
    • Desempenho das vendas
    • Necessidades e reclamações dos clientes
    • Resultados das finanças
    • Satisfação dos colaboradores

    Análise os dados

    Após a coleta das informações, é necessário organizá-las e analisá-las. Isso permite ter uma visão mais abrangente de todo o empreendimento, bem como possibilita comparar tais resultados com outros que ainda serão obtidos e assim melhorar a revisão.

    Detecte os problemas

    Com a coleta e a análise de dados, se torna mais fácil a identificação de problemas, um passo importante para a revisão dos processos. A partir daí é possível encontrar oportunidades, sanar falhas e elaborar estratégias.

    Além do mais, os detalhes a serem avaliados dependem também da estrutura e da área de atuação do negócio. Por exemplo, se o empreendimento é uma loja virtual, a gestão terá características distintas das de uma organização que oferece outro tipo de serviço.

    Encontre soluções

    Depois de ter todas as informações em mãos e ter encontrado as maiores brechas que atrapalham o processo na sua empresa, já é possível pensar em soluções para serem implementadas.

    O planejamento deve ser elaborado levando em conta a estipulação de metas, planos de ação e a determinação de prazos para que os resultados possam ser analisados mais uma vez.

    Mensure os resultados

    A partir de todas as implementações é importante medir os resultados para compreender o que está tendo sucesso ou não. Nesta etapa, o uso de KPI’s pode ser muito indicado para tornar os resultados mais claros e palpáveis.

    Essa mensuração deve ser constante e levada em consideração para guiar as estratégias da organização e até mesmo validar as mudanças nos processos empresariais.

    Monitore e se adapte

    A etapa final (se é que podemos chamar assim) deve ser sempre o monitoramento dos processos e a adaptação do que for necessário para a melhoria do negócio como um todo.

    Tendo em mente que uma empresa é um organismo vivo, é importante saber que tudo se adapta com o tempo. Por isso, conforme a evolução dos processos, é preciso adaptar os processos e o negócio a novos cenários e realidades.

    Conclusão 

    O processo empresarial bem definido permite guiar a gestão de forma eficiente, sempre obtendo bons resultados.

    O processo, no âmbito empresarial, é a junção de tarefas e atividades que auxiliam a gestão de um negócio. Melhorar e definir esse processo ajuda a otimizar o fluxo das tarefas, a produtividade da equipe, o atendimento aos clientes e outros recursos importantes.

    Hoje em dia, quando o assunto é processo empresarial, a automatização e o uso de ferramentas digitais é fundamental. Por isso, investir em tecnologia e capacitar a equipe deve estar entre as prioridades e estratégias da gestão.

    De uma forma geral, definir e revisar o processo empresarial é importante para estabelecer o êxito e os bons resultados do seu negócio.

    © 2013-2024 Cadastro Empresa

    Política de Privacidade

    Você já conhece nossas redes sociais?!