Pedido de proposta comercial: 5 passos antes de fechar negócio

Solicitar um pedido de proposta comercial é uma etapa fundamental de uma negociação. No geral ela é a conclusão de um processo de compra e venda onde o comprador pede um documento formal em que estão descritos todos os pontos importantes desta negociação. É com a proposta comercial que você tem a possibilidade de analisar todos os pontos da compra de uma só vez e identificar suas vantagens e desvantagens.

Acontece que conseguir identificar quais as melhores propostas é um desafio e tanto. Este processo pode ser tão complexo que é possível encará-lo como uma verdadeira técnica. Separamos um guia detalhado de todos os pontos que devem ser analisados na hora de solicitar, analisar, antes de fechar uma proposta comercial enviada por um fornecedor.

5 passos fundamentais antes de fechar um pedido de proposta comercial

Quando há um pedido de proposta comercial significa que você, cliente, já está interessado naquilo que o vendedor tem a oferecer. Mas é claro que nem toda proposta deve ser aceita sem uma análise crítica. Na verdade, quanto mais procura e quanto mais fornecedores consultados, melhor sua economia a curto e longo prazo.

5 passos fundamentais antes de fechar um pedido de proposta comercial
Fonte/Reprodução: original

Por isso é importantíssimo saber o que considerar antes de acatar um pedido de proposta comercial. Para que você não erre no que deve ser observado e sempre consiga optar pelos melhores fornecedores do mercado, o ideal é analisar o maior número possível dessas propostas, e assim chegar a uma conclusão do que vale a pena. Separamos aqui alguns passos fundamentais que incluem:

  • Análise daquilo que você necessita;
  • O que busca para sua empresa;
  • Como buscar;
  • Ferramentas fundamentais;
  • Valores que cabem no seu bolso;
  • Garantias e outros benefícios da compra.

Esses fatores ajudarão a conseguir encontrar a proposta ideal enquanto evita as piores. Dominar essa análise crítica será muito importante para o futuro do seu negócio, pois com ela você não só garante mais economia para sua empresa como pode se dar ao luxo de fechar apenas ótimas contratações!

Saiba o que procura no mercado

Este é um ponto fundamental para conseguir encontrar a proposta ideal. É necessário saber exatamente o que você busca no mercado e aqui não entra apenas o tipo de produto ou serviço que sua empresa necessita, mas também a categoria de fornecedores que é mais importante para o seu negócio. Fatores como:

  • Data de entrega do produto;
  • Qualidade do serviço;
  • Garantias do contrato;
  • Disponibilidade do fornecedor;
  • Sua localização.

Todos esses pontos são absolutamente fundamentais e devem ser levados em conta. Antes de aceitar a proposta comercial, busque analisar esses fatores para não se arrepender do fornecedor contratado, afinal, essas qualidades são de suma importância para que a produção da sua empresa e suas demais necessidades estejam em dia.

Como encontrar fornecedores

Embora este seja um elemento prévio ao pedido da proposta comercial, ele ainda é um ponto fundamental para escolher um bom fornecedor. Saber como encontrar os vendedores certos é ter à sua disposição um grande número de propostas comerciais para analisar, e com isso é muito mais fácil encontrar a melhor!

E para conseguir entrar em contato com os melhores fornecedores do país e encontrar aquele que mais faz sentido para você, nada melhor do que contar com uma plataforma com mais de 20 milhões de empresas que podem ser encontradas. Na Cadastro Empresa você encontra esse catálogo disponível para você, onde é possível filtrar o fornecedor que te interessa segundo diversos segmentos de mercado como:

  • Localidade;
  • Serviço ou produto oferecido;
  • Porte;
  • CNPJ;
  • Nome.

Após filtrar os resultados você tem acesso a um perfil completo de cada fornecedor, seus dados como localização, telefone e muito mais. Todas essas informações são retiradas de fontes públicas, e por meio da Receita Federal, e entregues para você depois de analisadas e atualizadas. É uma oportunidade incrível para sua empresa conhecer novos fornecedores e a proposta comercial que mais te interessa. Navegue no site e descubra tudo sobre!

como encontrar fornecedores

Analise o valor proposto

Ao solicitar um pedido de proposta comercial um dos elementos que atraem mais a atenção de empresas é o valor do serviço ou produto procurado. É claro que todos querem economizar, portanto, quanto mais em conta o valor, melhor para sua empresa. Mas não é exatamente nesta lógica que funciona o valor de um serviço.

É necessário analisar não só quanto custa, mas também todos os benefícios oferecidos dentro da proposta comercial. Considerar todos os aspectos do documento antes de olhar apenas para o valor da contratação e realizar sua escolha é a atitude certa a se fazer.

Como diz a sabedoria popular, muitas vezes o serviço mais em conta sai mais caro. Tenha isso em mente ao analisar o valor do serviço ou produto e não considere apenas o valor em si, mas todo o contexto em que a proposta funciona. Com isso você terá muito mais chances de acertar no custo benefício.

Busque detalhes na proposta

O pedido de proposta comercial deve sempre procurar por detalhes no documento. Muitas vezes o que é mais importante em uma negociação está decidido nos pequenos detalhes que devem ser analisados com calma e atenção. Entre esses detalhes podemos observar pontos interessantes e que fazem a diferença para a contratação como:

  • Se o serviço de fornecimento é renovável;
  • Prazo do contrato;
  • Circunstâncias em que o serviço é prestado;
  • O que ocorre quando há quebra de contrato;
  • Obrigações do fornecedor e do cliente;
  • Materiais e profissionais envolvidos na prestação do serviço.

Isso deve estar colocado de maneira clara e objetiva no documento da proposta comercial que deve ser lida com calma. Detalhe por detalhe deve ser considerado e somente após a análise crítica é que a proposta deve ser aceita ou negada.

Procure garantias e benefícios na proposta comercial

Uma venda raramente termina no processo de contratação. Toda negociação também pode envolver outros detalhes como possíveis garantias e benefícios extras. Situações que permitem bonificação e cláusulas, que obriguem o fornecedor a arcar com aquilo que foi proposto, são apenas alguns exemplos de garantias.

É muito interessante que esses detalhes sejam colocados no documento e analisados após seu pedido de proposta comercial. O fornecedor que mais entregar benefícios interessantes e garantias pode ser aquele escolhido pela sua empresa. Vale a pena considerar todos esses fatores antes de contratar!

Como funciona um pedido de proposta comercial?

‌O pedido de proposta comercial é uma solicitação que pode ser formal, espontânea ou até mesmo informal realizada para o fornecedor. Quando o cliente o solicita é para entender de maneira objetiva e completa, e até mesmo bastante detalhada, tudo aquilo que o seu fornecedor pretende entregar e como presta o serviço.

Essa proposta é feita em forma de documento que pode ser tanto em sua versão digital, geralmente em formato PDF, ou em sua versão impressa. Para reuniões mais formais ou presenciais a sua versão mais comum é a segunda, onde o material impresso é repassado para a leitura e debate.

Já sua versão digital é muito comum em orçamentos online quando o fornecedor está longe de você, ou se o objetivo é ganhar tempo e ser mais prático. Por isso, ter em suas mãos uma ferramenta como o Cadastro Empresa é tão importante, pois você pode contratar fornecedores locais e distantes!

Mas independente de sua escolha é necessário ter em mente que toda proposta comercial é sem compromisso. Você não precisa contratar um serviço ou demanda de um produto simplesmente porque fez um pedido de orçamento, por exemplo.

E como é de se esperar, a proposta comercial deve resumir de maneira mais completa possível toda a negociação, onde todos os elementos da compra estão colocados junto com o valor. De todos os documentos de uma compra, este é um dos mais fundamentais para uma negociação de sucesso.

Quais os tipos de propostas comerciais?

E na hora de realizar o seu pedido de proposta comercial, saiba que não existe apenas um tipo deste processo. Há pelo menos 3 tipos de propostas que acontecem em momentos diferentes de uma negociação. Cada um desses tipos também podem interferir no ato de escolha de qual é a compra mais vantajosa.

Veja abaixo quais são eles e quando podem acontecer. O processo de verificar e analisar a proposta continua o mesmo, no entanto, devido às circunstâncias, pode ser um tanto difícil aplicar as ferramentas e os passos que mencionamos. Tenha bastante cuidado antes de simplesmente aceitar uma proposta comercial.

Espontânea

A proposta espontânea é quando a iniciativa vem principalmente por parte dos vendedores. O uso de e-mail marketing e cold call aqui é muito importante, e no geral é este o principal método pelo qual essas propostas acontecem. É claro que mesmo ao receber uma proposta espontânea você enquanto cliente pode solicitar uma mais detalhada.

Solicitadas formalmente

O pedido de proposta comercial no geral se resume às solicitadas formalmente. Este modelo é feito na forma de documento que, como mencionamos, pode ser impresso ou digital. Nele estão todos os detalhes da negociação e geralmente implica que houve uma conversa prévia onde alguns pontos já foram levantados e debatidos.

Solicitadas informalmente

‌Por fim temos as propostas comerciais feitas de maneira informal. Elas advêm principalmente de uma conversa entre vendedor e cliente cujo principal assunto não é exatamente a contratação de um serviço, porém por algum acaso resultou em uma solicitação de orçamento. Ela já conta com detalhes importantes da negociação, mas não é completa como o modelo formal.

Como usar o Cadastro Empresa para solicitar orçamentos de forma eficaz

‌E se você deseja uma ferramenta completa para conseguir localizar ótimos fornecedores e assim realizar seu pedido de proposta comercial, a Cadastro Empresa tem a solução para seu negócio! São mais de 20 milhões de empresas espalhadas pelo Brasil onde você escolhe qual o fornecedor e ainda seus contatos.

Como usar o Cadastro Empresa para solicitar orçamentos de forma eficaz
Fonte/Reprodução: original

Acesse o site e clique em “Fornecedores” para ter acesso ao painel onde você pode selecionar uma série de filtros avançados e assim receber apenas as empresas que te interessam. Você também pode realizar uma busca rápida no balão de pesquisa no canto superior direito. Após completar a busca, selecione as empresas que mais te interessam e receba seus dados como e-mail e telefone para solicitar seu orçamento!

Benefícios da utilização do Cadastro Empresa neste processo

Ao utilizar o Cadastro Empresa você recebe uma série de benefícios e vantagens para conquistar sua proposta comercial ideal. Os fornecedores disponíveis na plataforma podem garantir para sua empresa todos os cuidados, serviços e produtos que necessita para continuar a produzir e crescer no mercado.

  • Contatos atualizados;
  • Fornecedores disponíveis para te atender;
  • Filtros avançados para escolher o fornecedor ideal;
  • Busca para encontrar empresas próximas de você;
  • Pesquisa por CNPJ, município ou nome;
  • Dados entregues de maneira fácil e prática.

Você pode aproveitar todos esses serviços, faça o seu cadastro na plataforma e tenha todos os benefícios! O Cadastro Empresa poupa muito tempo de pesquisa, procura, organização, tratamento de dados e uma série de outros cuidados necessários quando se pesquisa por fornecedores.

Lembre-se de realizar seu pedido de proposta comercial! Com ele, você tem a possibilidade de contratar ótimos serviços para sua empresa, assim como produtos e matéria-prima necessária para continuar com suas atividades. É muita praticidade disponível para você crescer no mercado.

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