Diversifique sua Base de Fornecedores: 5 Estratégias de Compras

Para uma empresa conseguir se manter bem posicionada no mercado, um dos principais passos é que ela diversifique sua base de fornecedores de maneira inteligente. Além de auxiliar em diversas etapas da própria venda, realizar essa tarefa permite o acolhimento de diversos benefícios interessantes.

Uma situação de exemplo para abrir essa discussão é pensar naqueles dias em que você saiu determinado para comprar um sapato e, quando chegou na loja, havia acabado o estoque. Muitos fatores podem influenciar nessa situação, e um deles é justamente a questão dos fornecedores.

A partir do exemplo anterior está claro a importância de se discutir formas para que você diversifique sua base de fornecedores, para proporcionar crescimento e eficiência ao seu negócio. Portanto, confira agora o artigo que nossa equipe da Cadastro Empresa preparou para te ajudar nessa etapa importante do negócio. 

Como ter uma boa base de fornecedores?

Para ter uma boa base de fornecedores, é necessário ter formas de encontrar esses profissionais e saber como negociar com eles. Apesar da essência da busca pelos fornecedores se basear nesses dois conceitos simples, a prática é bem mais complicada, porém, ela vai te proporcionar aprendizados mais concretos. A execução dessas duas etapas exige conhecimentos de:

  • Necessidades da própria empresa;
  • Conhecimentos de negociação;
  • Ter uma boa plataforma para pesquisar fornecedores.

Saber as necessidades da sua própria empresa fará com que a sua busca por fornecedores seja bem feita e busque profissionais que colaborem. Esse item é o pré-requisito de toda a procura por fornecedores e, por isso, precisa ter o máximo de atenção em um primeiro momento para a escolha de profissionais adequados.

Um fornecedor de tecidos, por exemplo, com certeza vai se interessar em negociar produtos por uma empresa renomada em criar roupas. Além de ajudar muito nas vendas, a combinação desses aumenta mais ainda a reputação de ambos os profissionais, fator essencial para uma negociação de sucesso. 

Como ter uma boa base de fornecedores?
Fonte/Reprodução: original.

Junto do item anterior, ter conhecimentos sobre negociação será essencial durante as conversas com o fornecedor escolhido. Algumas habilidades como inteligência comercial, capacidade de persuasão e planejamento inteligente são alguns exemplos que precisam ser aplicados na conversa com o fornecedor para haver o melhor negócio possível.

Por fim, ter uma boa plataforma para realizar a pesquisa de fornecedores é muito importante, pois além de agilizar a busca de dados, a escolha de uma plataforma eficiente permite a obtenção de contatos mais promissores. Imagine o tempo que se perderia buscando através da internet informações para contactar fornecedores. Além de improdutivo, os dados podem não ter os filtros necessários.

Por que é importante ter uma base de fornecedores?

Uma base de fornecedores garante que o seu negócio sempre tenha produtos de qualidade para oferecer. Essa garantia é extremamente importante e é muito fácil de se observar a relevância disso nos setores de varejo, supermercados e diversos outros negócios. A partir dessa importância principal, teremos as seguintes vantagens de investir em uma base de fornecedores:

  • Mais controle de processos;
  • Formação de uma rede de contatos qualificada;
  • Diminuição do tempo de produção ou entrega de produtos;
  • Maior eficiência no trabalho.

O maior controle dos processos acontece porque com uma base de fornecedores confiáveis, você terá mais consciência da qualidade que o material solicitado irá chegar. A partir disso, a empresa pode planejar o seu modo de trabalho de acordo com os pedidos que vão chegar e esse fato proporciona um maior controle do que ocorre.

Quando um negócio que vende chocolates conhece um fornecedor que garante a entrega do melhor cacau daquela região, ela pode planejar o seu marketing, os produtos que fará com a matéria-prima e vários processos da empresa. É nisso que se baseia o controle de processos.

Em paralelo ao item anterior, quando há uma boa diversificação de fornecedores é possível colher como fruto uma ampla rede de contatos com muita qualidade. Através disso a sua empresa terá maior poder de negociação e até mesmo barganha, já que durante as negociações o seu negócio pode utilizar de informação o preço médio dos produtos.

A diminuição do tempo de produção ou entrega de produtos devido à qualidade dos seus fornecedores é um ponto muito importante para maior reputação e aumento de profissionalismo do negócio. Através da base de fornecedores diversificada e com qualidade, a sua empresa terá acesso a essa vantagem e, consequentemente, crescerá muito com seu auxílio.

Imagine a seguinte situação: você agora é dono de um supermercado que tem como maior destaque as vendas de queijo, pois o alimento é muito buscado na região. Repentinamente, a fábrica que mais negociava com seu negócio teve problemas e não poderá enviar o produto por 2 meses. Como lidar com a grande demanda de consumidores?

Para resolver esse problema, é necessário que você diversifique sua base de fornecedores a fim de garantir que pelo menos o estoque de queijo seja suprido até o fornecedor principal retornar. Nesse processo a sua empresa pode encontrar outro profissional que forneça o produto de qualidade semelhante ou até superior desde que se faça uma busca adequada.

Por fim, todos esses fatores combinados vão resultar em um negócio bem mais eficiente justamente pelo fato de vários processos da empresa serem favorecidos com a diversificação de fornecedores. Tanto o negócio atua com mais qualidade como também promove melhores relações no mercado e esses fatores resultam em um grande crescimento principalmente no longo prazo.

Como a Cadastro Empresa pode te ajudar com base de fornecedores?

A composição de uma boa base de fornecedores é especialidade da Cadastro Empresa. Para permitir que seu negócio execute essa etapa com bastante precisão e eficiência, nós oferecemos uma plataforma excelente capaz de fornecer o contato de milhões de fornecedores no Brasil.

Basicamente você só precisa escolher o CNAE do seu fornecedor, a região que ele deve se encontrar e a sua necessidade. A partir disso – e com algumas informações extras disponíveis na aba – o nosso sistema é capaz de oferecer diversos contatos interessantes para que seu negócio diversifique sua base de fornecedores.

Vale dizer que a plataforma da Cadastro Empresa permite que você customize os valores que seu negócio pode aplicar com a ideia de selecionar fornecedores daquele alcance. Portanto, já deu para perceber que a nossa plataforma será o seu melhor apoio nessa jornada.

Dicas para diversificar sua base de fornecedores

Tão importante quanto entender a importância desses profissionais é saber como obter vários contatos do tipo. Logo, conforme o exemplo do queijo, isso ajuda o seu negócio a ficar precavido de possíveis faltas de materiais que podem ocorrer com um fornecedor. Veja agora 5 dicas para que você diversifique sua base de fornecedores da melhor maneira!

1- Pesquise bastante

A essência de buscar bons fornecedores é a pesquisa bem aprofundada. Junto a isso, é preciso realizar uma boa interpretação dos dados coletados a fim de escolher os melhores fornecedores. Portanto, para fazer uma boa pesquisa, analise os seguintes pontos:

  • Localização geográfica do fornecedor;
  • Qualidade dos produtos oferecidos;
  • Prioridade do seu negócio;
  • Comparação de custos.

A localização geográfica do fornecedor se trata de quão próximo aquele profissional está de seu negócio. Por isso, é necessário priorizar aqueles que possuem maior proximidade pelo fato dos gastos serem menores, já que o deslocamento será menor. Em paralelo a isso, um fornecedor mais próximo pode transportar o pedido de sua empresa com mais facilidade, o que evita alguns problemas relacionados ao longo transporte de cargas.

A qualidade dos produtos oferecidos é outro dos principais pontos que precisam ser analisados durante a escolha de um fornecedor. Como ele será o responsável por oferecer materiais para sua empresa trabalhar é necessário ter uma avaliação cuidadosa para garantir que o produto final chegue para os seus clientes com a qualidade desejada.

Uma dica para a avaliação da qualidade dos produtos é pesquisar por feedbacks a respeito daquele fornecedor, suas certificações e outros fatores que possam comprovar sua qualidade. Através dessa avaliação, você garante a boa qualidade dos produtos e evita frustrações com materiais ruins.

Observar qual é a prioridade do seu negócio se trata de perceber quais são os materiais que a sua empresa mais precisa suprir naquele momento, fator que exige uma análise aprofundada. Levar em conta os dados coletados neste estudo também é muito importante e decisivo para garantir que você escolherá os fornecedores corretos para aquele momento. 

Em determinadas épocas do ano nas quais há um maior consumo de certos produtos, os supermercados costumam contratar seus fornecedores para verificar como ficarão as entregas. Esse pequeno exemplo retrata muito bem a importância de observar as prioridades do negócio.

A última etapa se trata da comparação dos preços que serão gastos para a obtenção dos produtos. Após julgar todos os fatos anteriores, deve-se comparar quais são os fornecedores que oferecem os melhores produtos com os preços mais acessíveis para o seu negócio. 

É importante se atentar para esta última parte, já que os recursos disponíveis para gastos dependem de uma série de fatores. Cabe a você julgar de acordo com os dados mostrados pelo seu negócio e as condições que o mercado atual estabelece para os preços. Para isso, é importante que você se mantenha informado de notícias sobre o mundo e dar um foco no que pode afetar o seu negócio.

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2- Prepare bem o seu time para negociar com os fornecedores

Com todas as informações em mãos, cabe capacitar o seu time para utilizá-las durante as negociações com fornecedores. Além de contribuir para a formação profissional dos funcionários, o seu negócio terá chances muito maiores de fechar parcerias com bons fornecedores.

Essa etapa é importante tanto para os novatos da equipe como para os experientes. Os primeiros porque é comum a ocorrência de alguns erros pela falta de experiência e os mais veteranos tendem a ficar no modo automático por bastante tempo, fator que pesa muito na qualidade das negociações. Por isso, a capacitação dos profissionais se faz uma etapa muito importante para a obtenção dos fornecedores.

3- Analise como está o mercado de seus fornecedores

Estudar como está o mercado dos fornecedores se trata de entender como está o contexto dos produtos que eles vendem e a situação atual do negócio desses profissionais. Através disso, você será capaz de efetuar as etapas de negociação com ideias de como pode estar as bases do negócio do fornecedor e, dessa forma, prever algumas etapas importantes.

Se você trabalha no setor de varejo, por exemplo, é interessante conhecer como estão os preços de coisas essenciais para a população como alimentos, produtos de limpeza e outros. Pesquisar sobre essas coisas permitirá que você tenha uma ideia dos preços médios que o fornecedor irá cobrar e, dessa forma, se preparar para negociar valores melhores.

Portanto, a análise de mercado dos fornecedores vai lhe fornecer informações importantes de como negociar com aquele profissional e, dessa forma, conduzir uma boa negociação para ambos os lados. Essa costuma ser uma das etapas mais esquecidas durante a busca por fornecedores, logo, atente-se!

4- Tenha uma boa comunicação com os fornecedores

Ter uma boa comunicação com os fornecedores de seu negócio é indispensável para entender melhor como funciona o seu modo de trabalho. Ao fazer isso com vários profissionais diferentes é possível escolher qual será mais promissor para as propostas de seu empreendimento.

Para ter uma boa comunicação com os fornecedores, é preciso que você conheça tanto a sua empresa como ter base no serviço que o profissional presta. A partir disso, é possível enviar feedbacks, sugestões de melhorias e outras formas de melhorar o vínculo.

5- Mantenha bem o pós-negociação

Caso você tenha feito uma negociação muito boa, é interessante que sua empresa mantenha um bom contato com aquele fornecedor com o objetivo de formar um vínculo. Isso garante certa segurança ao seu negócio, pois sempre haverá um fornecedor disponível para negociar e, consequentemente, auxiliar o trabalho de sua empresa.

O pós-negociação de qualidade também permite que a sua empresa ofereça sugestões de melhorias mais específicas citadas no tópico anterior. Quando um fornecedor nota que a sua empresa é competente e, ao mesmo tempo, tem exigências claras, vai existir um interesse maior de fechar negócios justamente pela maior segurança de ambos os lados.

Melhores estratégias eficientes de compras

A partir de tudo que foi abordado, além de possibilitar que você diversifique sua base de fornecedores, o artigo mostrou a necessidade de se ter inteligência com as compras. Para isso existem diversas estratégias eficientes para fazer com que as suas compras sejam efetivas e no momento mais adequado possível. Confira as 2 principais:

  • Padronização;
  • Strategic Sourcing.

A padronização é uma das mais conhecidas justamente por acertar a compra de uma série de produtos específicos em certa quantidade. É o caso das indústrias, por exemplo, que precisam produzir uma série de coisas e, para eles, é mais interessante utilizar essa estratégia que torna a obtenção de matérias-primas mais seguras e interessantes.

A boa execução dessa estratégia vai se dar através da avaliação cuidadosa dos materiais que a empresa necessita para trabalhar em determinado período e dos fornecedores que vão enviar esses materiais. Negócios que possuem várias filiais também costumam fazer uso dessa estratégia de compras devido à organização e previsibilidade proporcionada.

Melhores estratégias eficientes de compras. Base de fornecedores
Fonte/Reprodução: original.

A estratégia de Strategic Sourcing avalia a qualidade das ofertas de produtos para empresas através de vários parâmetros técnicos e estratégicos (geralmente costuma ser custo, benefício e risco). Com essa ideia a empresa pode verificar e selecionar os melhores fornecedores que se encaixem nos parâmetros estabelecidos. 

Para executar bem a Strategic Sourcing, é necessário ter conhecimento sobre os gastos daquele negócio e estar disposto a pesquisar bastante sobre o mercado. Apesar de exigir maior esforço, essa forma de gerir as compras transforma o responsável em um conhecedor profundo de várias áreas do mercado. Com isso, é possível encontrar os fornecedores mais adequados junto de produtos em melhores estados para o negócio.

Cabe comentar a respeito da automatização de processos de compra proporcionada pela tecnologia. Apesar de não ser uma estratégia de compra, essa é uma tendência que o mercado apresenta e pode ser utilizada para gerir melhor o tempo para processos operacionais, cumprimento de acordos e outros semelhantes.

É interessante perceber que todas as estratégias citadas buscam um ponto em comum: proporcionar as melhores compras para o seu negócio. Cabe agora a você avaliar qual é a estratégia que mais se adequa às propostas de sua empresa e aplicar os conceitos nas interações com os fornecedores. Vale dizer que em ambas estratégias é necessário dar atenção para a gestão de estoque.

Percebe-se o quanto é importante que você diversifique sua base de fornecedores para o contexto atual e a depender da estratégia de gestão de compras escolhidas, o seu negócio terá uma forma diferente de lidar com essa etapa. Independentemente do seu formato, conte com a plataforma da Cadastro Empresa a fim de fazer o seu empreendimento ter contato com os melhores fornecedores do Brasil de acordo com os seus valores.

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