Orçamento empresarial: como fazer um pedido que atenda às necessidades da organização

Ter elaborado um orçamento empresarial é muito importante, especialmente para organizar o funcionamento financeiro de uma empresa. Ao compreender o recurso, é possível entender o estado atual daquele negócio e planejar com maior precisão os próximos passos que a empresa precisa tomar para atingir uma boa estabilidade.

Já parou para pensar como empresas grandes conseguem direcionar os seus recursos financeiros adequadamente? A Microsoft, por exemplo, precisa ter bastante gasto para manter o seu funcionamento da melhor maneira. Ou seja, com isso, manter um suporte que verifica constantemente como estão as suas despesas. 

Controlar esse processo só pode ser feito com os conhecimentos sobre orçamento empresarial. Dado a sua importância para os negócios, nós do Cadastro Empresa separamos informações cruciais para guiar a composição do seu. Entenda tudo com uma abordagem simples e direta que funciona independentemente do nicho do seu negócio.

O que é um orçamento empresarial e como funciona?

O orçamento empresarial é uma ferramenta capaz de gerar relatórios e documentos que contém todas as informações sobre a parte financeira de um negócio. Através da compreensão dos dados que ele traz, o empreendedor ou gestor toma atitudes para melhorar o cenário que o documento aponta. 

O seu funcionamento se dá a partir de várias projeções que tentam entender como vão se comportar variáveis importantes do negócio, que são:

  • Despesas e gastos;
  • Investimentos;
  • Receitas.

As despesas tratam de quanto a empresa gasta para funcionar, a exemplo das contas de água, luz, internet e outros custos básicos. Os gastos são quantias que a companhia precisa utilizar para desenvolver alguma coisa ou reparar problemas não previstos pelo orçamento.

Já os investimentos, são tanto as aplicações financeiras como o uso dos recursos para crescimento interno ou externo, geralmente a compra de melhores equipamentos, uso de novos softwares e outros. Por fim, as receitas são todo o dinheiro que chega para a empresa através das vendas em um determinado período.

Todos esses três pontos são avaliados em períodos determinados pela própria empresa e são a base para a composição de todo o orçamento. Geralmente, são levados em conta as áreas de vendas, de produção e a parte operacional para a composição do processo orçamentário. É importante, também, diferenciar o orçamento empresarial de planejamento financeiro – confusão bastante comum dentro da área. 

O que é um orçamento empresarial e como funciona?
Fonte/Reprodução: original.

Apesar de possuírem semelhanças, o planejamento financeiro possui mais foco nas ações que podem mudar a situação financeira de uma empresa. Enquanto isso, o orçamento reflete o cenário de um negócio em dados, como, por exemplo, os números. Portanto, o orçamento pode ser compreendido como a última etapa de um planejamento financeiro.

Como você pode ver, através do orçamento empresarial é possível saber o grau de estabilidade de um negócio. Por isso, para deixar o orçamento empresarial mais completo, é preciso considerar vários pontos para coletar os dados mais relevantes como a situação do mercado, metas do negócio e a própria realidade atual do negócio.

Quais os outros tipos de orçamento

Dentro do orçamento empresarial existem alguns tipos que diferenciam o modo pelo qual os dados serão tratados e registrados. A escolha de uso de cada um desses tipos de orçamento vai depender das características da empresa e, por isso, é importante analisar cuidadosamente cada um para saber qual deles se encaixa melhor com o seu negócio. Portanto, dentre vários modelos existentes, teremos com maior ocorrência os seguintes:

  • Orçamento estático: é conhecido por não mudar conforme o tempo passa. O mesmo documento criado é utilizado até a sua validade. Por isso, costuma ser planejado com mais cautela e costuma oferecer uma visão bem mais geral do contexto daquele negócio. É mais recomendado para coisas que não tem uma taxa de mudança alta como as funções administrativas, por exemplo;
  • Orçamento flexível: sofre diversas mudanças no passar do tempo, logo, é o oposto do anterior. Portanto, diversos índices são acompanhados constantemente para saber como os valores serão tratados. Os negócios que mais optam por esse tipo são os que sofrem com maiores oscilações no decorrer dos períodos;
  • Orçamento contínuo: é revisado a cada período, geralmente a cada mês. Por causa dessa quantidade de revisões, o documento sempre tende a estar atualizado e conforme o cenário atual da empresa, fator que facilita a execução de ações mais precisas;
  • Orçamento base-zero: aquele que traz uma abordagem de desconsiderar todo o histórico de despesas, gastos e semelhantes do negócio e basear seus dados a partir dos planos da empresa daquele momento. Apesar de exigir bastante tempo e dedicação dos criadores, esse modelo é excelente para negócios que passam por reestruturação ou uma grande mudança.

Por fim, é válido também comentar sobre um tipo de orçamento importante para as empresas, que é o orçamento de vendas. Este tem o objetivo de tentar prever e entender o quanto a empresa terá de receita em determinado período com as vendas. 

Como o cadastro empresa pode te ajudar no orçamento empresarial?

O Cadastro Empresa tem como um de seus destaques o grande banco de dados que utilizamos de base para a oferta de vários serviços. Com esse recurso, a sua empresa terá meios de entrar em contato com diversas outras e, através disso, garantir um orçamento empresarial mais viável e consistente.

Para complementar, contamos também com os conteúdos do blog Cadastro Empresa que está recheado de conteúdos de qualidade para todos que atuam no mundo dos negócios. A leitura diária dos assuntos abordados vai te manter atualizado sobre os pontos importantes do universo empresarial e garantir a montagem de um orçamento com mais qualidade.

Como fazer um pedido de orçamento que atenda a organização?

Para solicitar um orçamento empresarial de qualidade, é preciso reunir todos os profissionais da empresa que possuem o poder de decisão. Com todos eles, é preciso expor as ideias e solicitar a composição do orçamento com o objetivo de tentar ter o máximo de controle a respeito da estabilidade da empresa.

Cada orçamento sofrerá variações de acordo com as características da empresa e do cenário que se encontra. Por isso, é necessário ter bastante cuidado durante a coleta de dados e garantir uma análise precisa que tenha como objetivo principal a resolução dos problemas que venham a aparecer.

Principais características do orçamento empresarial

As características do orçamento empresarial precisam considerar as peculiaridades de cada negócio e os dados mais decisivos na situação dele. Por isso, separamos 6 itens que aparecem em todo orçamento e são essenciais para revelar a situação que a empresa se encontra.

Análise da situação atual do negócio

O orçamento empresarial precisa, antes de tudo, analisar o contexto atual do negócio em questão. É através desse estudo que será possível colher dados essenciais para entender como aquele empreendimento tende a se comportar no decorrer do tempo e o que foi feito no passado para causar o seu estado atual.

Um exemplo bastante rico é pensar numa loja de roupas. Muitas coisas desse tipo de empreendimento, desde o público até as receitas geradas em determinados períodos, são muito variáveis. Por isso, alguns dos dados indispensáveis para analisar o contexto são:

  • Época do ano;
  • Custos de produção;
  • Lucros;
  • Gastos;
  • Despesas.

Para o exemplo da loja de roupas, um destaque precisa ser feito para a análise da época do ano que o negócio se encontra. Os dados costumam sofrer muita variação em períodos de festa junina, por exemplo, pois a procura por produtos da época aumenta bastante durante os dias de festejos. Analisar isso e incluir no orçamento para aquele mês trará maior noção de como a loja pode potencializar as suas vendas e aproveitar melhor a época.

Portanto, a análise de contexto vai permitir que os empreendedores registrem dados mais precisos por serem mais próximos da realidade expressada do negócio. Uma última recomendação é tomar cuidado com deduções de cenários baseados em poucos dados. É um erro bastante comum e por isso se recomenda que busque o maior número de informações possíveis antes da tomada de decisão.

Montagem de projeções

Um bom orçamento empresarial precisa ser capaz de montar projeções interessantes baseadas nos dados ali analisados. Logo, essa é a etapa na qual será realizada a previsão de receitas, futuros gastos e outras atitudes relacionadas a tentar compreender o comportamento do cenário futuro.

Realizar essas projeções permite que seu orçamento possa ser utilizado para planejar futuras ações da empresa. Isso pode ser visto com os negócios que vendem doces. Ao se aproximarem de períodos como Páscoa, por exemplo, o orçamento deles pode prever que a procura por produtos de chocolate será mais alta. Através disso, já é possível direcionar recursos para preparar a empresa para lidar com essa época.

O cuidado principal que se precisa ter durante a criação de projeções é com a análise de dados. Alguns custos podem sofrer oscilações tão fortes a depender do contexto que, caso os dados não sejam atualizados para nova avaliação, a análise fica imprecisa. Portanto, é preciso ter bastante cautela e verificar se os estudos das informações registradas correspondem à realidade.

Uso de boas ferramentas tecnológicas

A tecnologia veio para auxiliar os profissionais com processos trabalhosos e, por muitas vezes, consumidores de muito tempo. Utilizar de ferramentas tecnológicas para a composição do orçamento vai evitar diversas falhas humanas e vai acelerar o registro de vários dados importantes que deverão ser entendidos pela empresa.

São milhares de dados que precisam ser analisados para chegar a diferentes conclusões de negócios. Sem um local apropriado para guardar essas informações e possibilitar o fácil acesso a elas, um cenário de desorganização é causado, fator que prejudica muito o negócio. Por isso, a tecnologia deve ser utilizada sabiamente para evitar esse problema.

As planilhas, por exemplo, são excelentes companheiras dos criadores de orçamento justamente por elas conseguirem registrar dados e fazer operações interessantes como as contas matemáticas. Uma recomendação para os negócios maiores é que efetuem a contratação de serviços mais profissionais a fim de facilitar essa etapa e focar no desenvolvimento de outras partes da empresa.

Organização de dados importantes por categorias

Organizar os dados mais importantes é obrigação de todo o orçamento empresarial. De nada adianta fazer uma coleta extremamente precisa e volumosa se os dados estão espalhados e impossíveis de se compreender. Portanto, você pode organizar as informações obtidas através de categorias, como:

  • Custos variáveis;
  • Custos fixos;
  • Empréstimos;
  • Investimentos;
  • Receitas;
  • Fluxo de caixa projetado.

Perceba que cada um dos itens da lista traz aplicações que a empresa precisa fazer com o dinheiro. No entanto, pelo fato de estar caracterizado com os nomes, é possível saber para onde aquele dinheiro é direcionado e, dessa forma, ter conhecimento de como anda a saúde financeira do negócio.

Impostos e lucros bem destacados

Essa parte é tão importante para o orçamento que é interessante o auxílio de um profissional que conheça como tratar esses dados, a exemplo do contador. Ao ter no documento esses dados, é possível verificar fatores importantes que interferem na saúde financeira do negócio, tanto a médio como, também, ao longo prazo.

Não ter noção de como isso interfere é um dos fatores iniciais para fazer com que aquele empreendimento renda mais gastos do que ganhos. Geralmente, isso é expresso quando o lucro fica muito baixo após os valores dos impostos incidirem, e é interessante reunir o pessoal para analisar os fatores que podem causar aqueles números o mais rápido possível. 

Dados realizados

Por fim, o seu orçamento precisa conter um espaço apropriado para registrar o que foi coletado durante o período estipulado para a criação dele. Dessa forma, será possível avaliar os resultados e monitorar as formas com que o trabalho da empresa foi realizado.

É interessante destacar essa etapa do monitoramento dos resultados. Portanto, é necessário verificar se aqueles números correspondem com a realidade vivida pelo negócio, ou seja, realizar revisões como também tentar compreender o que eles expressam a respeito daquele cenário. Com essas dicas, o seu orçamento será utilizado da melhor maneira e terá a montagem mais precisa possível.

Por que montar um orçamento empresarial é importante para a empresa?

O orçamento empresarial vai permitir que você possa criar um planejamento bem fiel ao que a realidade do seu negócio te mostra. Desse modo, será possível direcionar como a empresa precisa trabalhar e possibilitar a tomada de atitudes mais precisas e eficientes para o negócio.

Imagine a seguinte situação: agora, você é dono daquele negócio que vende frios citado anteriormente e está à procura de um fornecedor. Durante suas pesquisas, encontrou o site Cadastro Empresa que dispõe de uma plataforma capaz de encontrar fornecedores em todo o Brasil. No entanto, o seu negócio passa por um momento difícil e há uma quantia limitada para aplicar em crescimento, mas não se sabe quanto exatamente.

Por que montar um orçamento empresarial é importante para a empresa?
Fonte/Reprodução: original.

Com um orçamento empresarial, você será capaz de saber qual é essa quantia e, com esse conhecimento, saber até qual valor seu negócio pode aplicar para a aquisição do fornecedor. Não conhecer os custos e ganhos que seu negócio possui é o princípio para a falência dele, pois nesses cenários há um mal uso dos recursos obtidos nos períodos.

Por isso, é interessante utilizar o orçamento como uma forma de verificar se as metas e os objetivos podem ser atendidos. Geralmente, o mais comum é que empresas estipulem uma meta de crescimento para cada período. O orçamento, portanto, precisa ser capaz de expressar informações importantes para que a empresa possa corrigir os problemas necessários e atingir suas metas.

A Cadastro Empresa apresenta serviços únicos, capazes de oferecer dados essenciais para a montagem de seu orçamento – sem contar no contato com outras empresas. Não deixe de conferir e garantir o crescimento que seu negócio precisa!  

como encontrar fornecedores

© 2013-2024 Cadastro Empresa

Política de Privacidade

Você já conhece nossas redes sociais?!