Como encontrar fornecedores? Guia prático para empreendedores!

como encontrar fornecedores

Saber como encontrar fornecedores confiáveis para o seu negócio, pode não ser uma tarefa fácil. Em contra partida, a tecnologia tem seus benefícios para aproximar negócios. Você concorda?

Ter conhecimento e noção de como encontrar fornecedores online é a melhor forma de organizar a base do seu negócio. Além de promover o crescimento da sua empresa, de forma rápida e otimizada.

Entretanto, antes mesmo de entender como encontrar fornecedores online da melhor forma possível, é necessário saber o que são os fornecedores.

Por definição, geralmente os fornecedores são pessoas jurídicas que realizam atividades como importação, exportação, distribuição de mercadorias, prestação de serviços, dentre diversos outros.

Ou seja, são os responsáveis por fornecer à sua empresa todos os insumos e matérias-primas necessárias, assim como serviços essenciais, para que o seu negócio funcione da melhor forma possível.

E assim se dá a importância de se ter bons fornecedores e saber como encontrar os aptos para servir o seu negócio. Graças à eles, todo o seu processo de venda poderá ser feito com qualidade de forma que seus clientes adquiram todos os produtos que deseja e no prazo certo.

Por isso, eles devem ser escolhidos com muita análise a respeito de qualidade e cuidado para não cair em furadas!

Confira o artigo na íntegra e entenda como encontrar fornecedores de sucesso para a sua empresa e como fazer uma busca de fornecedores no Cadastro Empresa.

O que vamos ver neste guia?


O que são Fornecedores?

Antes de iniciarmos a contextualização sobre como encontrar fornecedores online, é de extrema importância que seja pautado sobre o que são fornecedores.

Segundo o Código de Defesa do Consumidor – Lei nº 8.078, de 11 de Setembro de 1990 – Fornecedor é toda pessoa:

  • Física ou jurídica;
  • De caráter público ou privado;
  • Nacional ou estrangeiro;
  • Entes despersonalizados que desenvolvem atividades de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.

Ainda segundo o CDC – Código de Defesa do Consumidor – a definição sobre este termo é ampla, o qual atinge a todos os envolvidos na cadeia de produção e comercialização.

Como encontrar fornecedores online grátis?

Ter conhecimento sobre como conseguir fornecedores – que sejam de fato bons e comprometidos com o trabalho – é de extrema importância, pois eles são um dos principais pilares para que o seu negócio funcione.

Com uma busca ideal de fornecedores, a sua empresa fica segura para manter as promessas de produtos, matérias primas ou serviços para os seus clientes.

como encontrar fornecedores online
Fonte/Reprodução: original

Caso você esteja procurando por fornecedores confiáveis, saiba que o Cadastro Empresa possui uma ferramenta de busca de Fornecedores.

Como funciona a busca de Fornecedores do Cadastro Empresa?

É muito simples! No Cadastro Empresa você encaminha a solicitação de cotação de pedido para o fornecedor e ele te retorna para apresentar sua tabela de produtos ou serviços com seus respectivos valores de venda.

Mas como achar fornecedor no Cadastro Empresa?

A ferramenta disponibiliza um filtro de fornecedores. Na imagem abaixo, confira o passo a passo para encaminhar sua solicitação:

image
Fonte/Reprodução: original

Após clicar em “Iniciar Busca”, você poderá selecionar o a atividade do fornecedor que você procura. Por Exemplo “Tecido em atacado”. Confira a imagem demonstrativa:

image 1
Fonte/Reprodução: original

Veja que a busca recomendou o CNAE do fornecedor. Esse CNAE é a atividade da empresa registrada na Receita Federal. Todas as empresas possuem um CNAE e com ele a busca fica mais assertiva. Para descobrir o CNAE dos seus fornecedores, acesse o site do Cadastro Empresa e na busca digite o CNPJ do seu fornecedor.

image 2
Fonte/Reprodução: original

Você abrirá a página da empresa do seu fornecedor e descerá até a parte de “Atividades” do seu fornecedor. Veja essa demonstração:

image 3
Fonte/Reprodução: original

Voltando ao Filtro de Fornecedores, depois de selecionar o CNAE para busca, você tem possibilidade de escolher o tamanho da empresa que deseja receber cotação.

image 4
Fonte/Reprodução: original

Após selecionar o porte de empresa, selecione o local do fornecedor. Geralmente esse filtro é aplicado para busca mais detalhada por região.

Por fim, você pode colocar o endereço ou se preferir a cidade de entrega do pedido. Com isso, o fornecedor já irá calcular os custos da taxa de entrega dos seus produtos ou serviços.

Com o filtro pronto, basta encaminhar sua solicitação de cotação de pedido e pronto!

Preparamos um vídeo bem explicativo para ajudar você a encontrar o fornecedor ideal para o seu negócio. Assista ao Vídeo

Faça uma solicitação de orçamento de sucesso

Antes de realizar a cotação aos fornecedores aptos para o seu negócio, é necessário estabelecer algumas coisas. Como por exemplo:

  • Quais serviços, produtos ou materiais você precisará;
  • Quantidade necessária;
  • Determinar os prazos para a entrega;
  • Custo de aquisição;
Quanto mais específico for a sua solicitação, mais assertivo será para o fornecedor encaminhar as cotações.

Como fazer a escolha de bons fornecedores?

Há diversas dicas e critérios a serem seguidos, ao ajudar você em como encontrar fornecedores que possam te apresentar serviços e produtos com a melhor qualidade possível.

E como esta é uma etapa extremamente importante para o crescimento do seu negócio, necessita-se dar maior atenção com o objetivo de fazer boas escolhas.

Seguir as respectivas dicas farão com que seu trabalho seja menos cansativo, e que a prospecção dos fornecedores seja feita de forma otimizada e com resultados excelentes que garantirão o sucesso da sua empresa, da forma que ela merece. 

A principal dica é estabelecer bem o seu nicho dentro do mercado: qual o seu objetivo? Qual serviço você quer fornecer? Qual produto deseja vender?

Saber disso e realizar uma pesquisa de mercado para ter conhecimento a respeito de qual é a melhor área para estabelecer suas vendas é o passo ideal para se adequar em determinado segmento e obter o retorno esperado. 

Ao estabelecer seu nicho e os produtos que você deseja apresentar ao público, facilita a aquisição de fornecedores.

Com isso, além de te ajudar a ter uma base para seus produtos, também facilita o crescimento do seu negócio dentro do nicho de mercado estabelecido previamente.

Além disso, é importante também pedir indicações para outros empreendedores do mesmo nicho de mercado que o seu ou que trabalhe em áreas semelhantes.

Outra sugestão é participar de eventos e feiras da sua área para encontrar fornecedores e, também, receber indicações de profissionais da mesma área – além, é claro, de divulgar o seu negócio para os demais.

E, quando finalmente encontrar um fornecedor que cumpra todos os seus requisitos, entre em contato com o mesmo.

Procure saber como é o seu trabalho, visite a empresa pessoalmente, tire todas as suas dúvidas e procure negociar os valores.

Dessa forma, será um acordo mais seguro e você conhecerá tudo sobre o serviço que está prestes a contratar.

Por último, é interessante manter mais de um fornecedor para garantir a sua segurança.

Pois, em certo momento, pode acontecer do seu fornecedor principal não conseguir cumprir um determinado prazo ou não fornecer o que você espera.

Por conta disso é bom ter um fornecedor secundário para que o seu negócio não sofra e fique segura caso imprevistos aconteçam.

como encontrar fornecedores

Critérios para seleção de fornecedores

Há certos critérios a serem estabelecidos de como encontrar fornecedores, de modo a evitar que haja futuros prejuízos financeiros e garantir que é uma escolha certa.

Estes critérios acabam por ser pilares fundamentais que têm impacto direto na hora de encontrar fornecedores para o seu negócio e, por conta disso, é importante entender eles.

O principal objetivo de seguir tais critérios é fazer com que sua empresa entenda como encontrar fornecedores compatíveis a ele, ou seja, aqueles que compartilham os mesmos interesses que os seus.

Dessa forma, é ideal analisar a política de valores do fornecedor que você está prestes a fechar negócio e verificar se apresentam os mesmos que a sua empresa preserva.

Antes de fechar qualquer negócio com o fornecedor em potencial, procure estudar atentamente a estrutura da empresa e o seu histórico.

Preste atenção no tempo de atividade, no seu currículo, na sua estabilidade financeira e na matéria-prima de seus produtos.

Conhecer tais características farão com que você consiga prever como será o comportamento futuro dele.

É importante avaliar também a qualidade do produto que o fornecedor oferece e sua credibilidade em cumprir os prazos de entrega, afinal, isto interfere diretamente no seu negócio e no seu relacionamento com seus clientes. 

O preço dos serviços oferecidos pelos fornecedores é outro critério que deve ser avaliado, e por isso, é importante ter um bom relacionamento com os responsáveis pela empresa que fornece os serviços essenciais à sua: dessa maneira, você poderá negociar valores e condições que sejam favoráveis a ambos.

Junto ao preço, a localização do fornecedor é outro grande critério que deve ser levado em conta.

Afinal, é graças a este que você poderá analisar se a entrega irá demorar muito ou não e se o fornecedor entregará a tempo.

Por fim, a flexibilidade de um fornecedor é outro grande determinante, pois isso garante que o mesmo possa te atender em determinados imprevistos ou pedidos extras.

Seguir tais critérios com um determinado objetivo em mente facilita bastante em como encontrar fornecedores ideais para o seu negócio.

Dessa forma, você conseguirá promover uma excelente otimização na gestão interna da sua empresa e cumprir todos os prazos para os seus clientes.

Avaliação de fornecedores

Uma avaliação criteriosa na hora de encontrar fornecedores serve para auxiliar todos que precisam de uma qualidade excepcional para o seu negócio.

Essa avaliação de fornecedores é responsável por fornecer uma base sólida ao produto final de forma que satisfaça o cliente. 

Assim, evita-se estresse e futuros prejuízos por conta de fornecedores que não apresentam a qualidade que o seu negócio merece.

E é por isso que realizar esta avaliação de forma periódica é fundamental para o controle de qualidade do fornecedor e garantir que o cliente fique satisfeito com a qualidade dos produtos e dos serviços ofertados.

Sua importância na hora de encontrar fornecedores e fechar negócios com os mesmos é justamente garantir que seus produtos sejam de qualidade e que o atendimento seja bom o suficiente para manter uma relação sólida e de confiança.

Além disso, há diversos benefícios em se realizar uma boa avaliação de fornecedores, tais como:

  • Se diferenciar dos concorrentes;
  • Otimização na gestão interna do seu negócio;
  • Economia nos custos e maior retorno;
  • Otimização na avaliação de riscos dentro da empresa.

E para realizar uma boa avaliação de fornecedores, basta levantar seu histórico no mercado e analisar de forma criteriosa a sua estabilidade financeira, além de observar todo o desempenho do fornecedor em relação à demanda e entrega.

Dessa forma, entender como encontrar fornecedores bons e adaptáveis ao seu negócio garante a satisfação do cliente e o crescimento do seu negócio.

Conclusão

Encontrar fornecedores que consigam suprir sua demanda de forma satisfatória, com preços em conta, sem atrasos nas entregas e com produtos de qualidade é fundamental para que seu empreendimento cresça com credibilidade e que seus clientes fiquem satisfeitos.

Para que isso aconteça, é necessário saber como encontrar fornecedores e utilizar critérios específicos para escolher os melhores possíveis e que irão acrescentar positivamente para a sua empresa.

Conte com o Portal Cadastro Empresa para contatar fornecedores de acordo com seu nicho de mercado e interesse!

Através de nossos filtros avançados, você poderá encontrar fornecedores de acordo com a sua localização, produtos e serviços ofertados, preços, dentre diversos outros fatores.

Dessa forma, ao seguir critérios estabelecidos e realizar uma avaliação analítica dos mesmos, sua empresa terá o sucesso e o destaque dentro do mercado que merece!

Bons negócios,

Abraço!

Encontre seus produtos ou serviços

© 2013-2024 Cadastro Empresa

Política de Privacidade

Você já conhece nossas redes sociais?!