Estratégias para encontrar fornecedores exclusivos e impulsionar o seu negócio

Fornecedores exclusivos são empresas que possuem contratos de exclusividade para prover mercadorias ou serviços de forma única para a sua companhia. Raramente, esse tipo de abastecedor apresenta concorrentes e os poucos presentes no mercado não tem boas ofertas para soluções.

Para a sua empresa manter o estoque ativo, é necessário contar com mais de um fornecedor exclusivo, mesmo que seja complicado encontrá-los e realizar bons negócios – já que não são tão flexíveis quanto os habituais.

Por que é importante encontrar fornecedores exclusivos?

Fornecedores exclusivos podem ser essenciais em certos casos e, ao encontrar um desses voltado para o seu nicho, você obtém matéria-prima de alta qualidade dentro do período contratado, melhorando o desempenho da empresa e evitando possíveis contratempos nas entregas.

Por que é importante encontrar fornecedores exclusivos
Fonte/Reprodução: original

Todas as marcas que atuam com o fornecimento de produtos são fundamentais para garantir que a sua empresa fique ativa. Isto é, se você vender determinada quantidade de produtos diários e ele acabar, o responsável pela reposição é justamente o fornecedor exclusivo que você escolheu.

Além disso, os fornecedores exclusivos auxiliam na redução de custos por oferecer preços competitivos, garantindo um valor final mais em conta para a sua companhia fazer a compra e repor as mercadorias. 

O que acontece quando não tem um fornecedor exclusivo e de qualidade?

Fechar contrato com um fornecedor sem verificar sobre a capacidade de entrega é mais um problema que você pode enfrentar caso não avalie adequadamente as informações dessa empresa. Se você assinar o contrato sem ter certeza de que o prestador consegue cumprir com as suas necessidades, há muitas chances de você ter que lidar com quebra de prazos e perdas significativas nas vendas.

Esquecer de procurar por outros fornecedores é um erro grave que pode custar a qualidade de todo o seu trabalho e atrapalhar as vendas da sua loja, fazendo os clientes procurarem por concorrentes para efetuar as compras dos mesmos produtos.

Estratégias para encontrar fornecedores exclusivos

Antes de você formalizar parcerias com os fornecedores, é importante conhecer o tipo de serviço prestado e como eles realmente podem ajudá-lo a melhorar as vendas. Sem as estratégias impostas em sua rotina, você tende a cometer os erros já mencionados e comprometer os lucros.

Para não ter problemas financeiros, trabalhe apenas com fornecedores exclusivos escolhidos a dedo após avaliar cada um de seus dados com atenção. Se necessário, se reúna com a sua equipe de gestão para saber os melhores perfis para trabalhar em parceria com a sua marca e assim terem uma decisão em conjunto.

Peça por indicações

Se você tem parceiros empresários que atuam no mesmo segmento que o seu há anos, peça indicações de fornecedores, evitando questionar sobre preços e condições aos seus colegas empreendedores. 

Com uma simples conversa, você entende quais são os mais seguros, os que apresentam boa reputação e sabe quais deve evitar, focando apenas nos que você sentiu mais confiança para entrar em contato e entender como eles podem ajudá-lo.

Pesquise online

A internet é uma das melhores opções para encontrar fornecedores ao seu nicho quando feita sem pressa. Com o foco necessário, você encontra bons nomes para entrar em contato e entender como podem ajudá-lo a vender mais, quais as formas de prestação de serviços, etc.

Além disso, os fornecedores exclusivos precisam ser pesquisados com várias palavras-chave, como “fornecedor de bijuterias” ou “distribuidor de bijuterias”. O uso de complementos como estes possibilitam que você encontre os melhores provedores ao seu negócio.

Participe de eventos

Participar de eventos do seu segmento é mais uma das maneiras de você encontrar fornecedores exclusivos, portanto, esteja sempre presente em workshops, palestras, feiras e cursos para conversar com novos empreendedores e aumentar a sua rede de contatos.

Se você participar de eventos online que tenham stands virtuais, avalie os fornecedores e entre em contato para conversar, tirar dúvidas, entender como funciona o serviço da empresa e como ela pode auxiliá-lo com o fornecimento.

Pesquise fornecedores locais

Para mitigar erros, trabalhar com fornecedores locais reduz custos em logística, pois eles agilizam a entrega das cargas e você não sofre com possíveis atrasos além de resolver rapidamente qualquer problema que surja.

Procure por fornecedores exclusivos em seu estado, cidade ou região vizinha e entre em contato para entender como eles trabalham e se realmente cumprem com os prazos. Seja criterioso neste e nos próximos contatos para avaliar se a empresa é boa ou não.

Converse com os fabricantes

Se você trabalha com venda de roupas para mulheres, considere conversar com o fabricante das peças de vestuário. Através deste contato, você recebe uma lista com os principais nomes para estudá-los, verificar se correspondem ao que procura e quais os preços dos itens. 

Procure mercados fixos

Em regiões como São Paulo, você encontra vários segmentos de roupas, como o Brás ou a 25 de Março que possuem muitas lojas e fabricantes que atuam como fornecedoras. Você pode fazer a sua pesquisa em ambos locais, checar a qualidade dos produtos e anotar o contato para conversar posteriormente.

Conheça os tipos de fornecedores

Para encontrar o que você precisa, analise os tipos de fornecedores exclusivos para obter a matéria-prima necessária. No mercado atual, existem três tipos que oferecem os mais variados serviços como os:

  • Monopolistas: fornecem artigos exclusivos, não tem concorrentes. Apresentam um poder maior de decisão acerca dos preços e cobram sempre pela exclusividade em todos os produtos;
  • Habituais: são fornecedores tradicionais, procurados por muitas empresas. Os clientes é que apresentam um poder maior na negociação, podendo decidir preço ou condições de pagamento;
  • Especiais: fornecedores ocasionais, que suprem eventos específicos com produtos exclusivos que não estão em posse dos provedores habituais.

Se você precisa de fornecedores exclusivos habituais, pesquise na internet por atacadistas ou visite lojas físicas, além de pedir por recomendações dos fabricantes de roupas femininas para aumentar a sua gama de contatos.

Busque fornecedores no LinkedIn

Além do LinkedIn ser uma rede social voltada aos negócios, você também pode encontrar os melhores fornecedores rapidamente através das ferramentas de busca disponíveis na plataforma. 

Nas pesquisas, você é redirecionado para perfis de fornecedores que estão ativos para conversar, encontrando também pessoas que falam a respeito dos profissionais ou mencionam o tema durante as postagens.

Analise as ofertas

Caso você encontre por um fornecedor, converse pessoalmente para entender as ofertas e como o contrato foi montado. Verifique se algumas das informações abaixo estão presentes e o que neles constam:

  • Quantidade de produtos: analise quantas peças de roupa o fornecedor dispõe e o quanto ele pode te entregar;
  • Preço: avalie o preço para saber se está no padrão ou mais alto que o normal. Se você estiver com dúvidas, questione;
  • Prazo de entrega: verifique no contrato se constam informações do período de recebimento da mercadoria. Precisa ser antes de você ficar com o estoque vazio;
  • Atraso tolerável: esta é uma informação fundamental para não prejudicar você e a sua empresa;
  • Suporte: analise se o fornecedor apresenta canais de suporte ou de atendimento eficientes, que resolvem qualquer problema rapidamente.

Com os fornecedores exclusivos, você não precisa se preocupar mais com possíveis atrasos porque são marcas sérias que entregam os produtos no prazo combinado e prezam pelo cumprimento do acordo.

Faça avaliações detalhadas

No momento de você pesquisar por bons fornecedores, crie um documento de avaliação para saber as principais informações a respeito dos provedores. É necessário constar estes dados na avaliação:

  • Qualidade de produtos: na conversa pessoal, peça para avaliar o tecido das peças de roupa e verificar se condizem com o anunciado pela empresa;
  • Preços: verifique os preços, prazos de entrega e quais as formas de pagamento dos produtos;
  • Condições de garantia: é fundamental ter o controle de garantia sobre todos os produtos adquiridos para a sua loja. Sem a garantia necessária, você não faz as trocas de produtos com defeitos de fábrica e acaba entregando má-qualidade aos clientes.

Ao criar um documento como este, você realiza a avaliação sobre os fornecedores de sua região antes decidir quais das suas opções são as mais adequadas para formalizar o contrato.

Como a Cadastro empresa pode te ajudar a encontrar fornecedores exclusivos?

A Cadastro Empresa possui um sistema exclusivo que trabalha com pesquisas de empresas por estado, cidade ou CNPJ. Você insere a informação desejada e pesquisa para encontrar os melhores fornecedores. Observe o exemplo:

Como a Cadastro empresa pode te ajudar a encontrar fornecedores exclusivos
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A pesquisa da Cadastro Empresa resultou em diversos nomes para a cidade de São Paulo. Nesta região, você encontra os melhores fornecedores às suas necessidades e sabe todas as informações a respeito das marcas, como o nome fantasia, razão social, quando foi aberta, o porte e a situação.

Para ter mais facilidade em seu contato, a Cadastro Empresa dispõe de informações de e-mail e telefone, assim como a localização da companhia escolhida, que pode ser pesquisada através do Google Maps. Entenda como funciona:

Como Cadastro empresa pode te ajudar encontrar fornecedores exclusivos
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No link “Procurar no Maps”, você é redirecionado a uma nova página para verificar a localização e facilitar a visita à empresa, quando for necessário. Pesquisar os fornecedores exclusivos com a Cadastro Empresa aumenta o seu tempo para focar em boas negociações e suprir as necessidades do estoque.

Como fornecedores exclusivos podem te dar uma vantagem?

Ao entrar em contato com os provedores exclusivos, você adquire os produtos pelos melhores preços, além de avaliar o melhor tipo de pagamento. Os acordos são fechados baseados nas necessidades de sua empresa, portanto, seja criterioso neste momento para evitar futuras dores de cabeça.

Os fornecedores exclusivos apresentam mais segurança, são transparentes e realizam sempre os melhores serviços aos clientes, entregando as demandas no prazo e evitando possíveis atrasos inesperados.

Além disso, se acontecer qualquer problema, o fornecedor parceiro te avisa sobre possíveis demoras na entrega das matérias-primas, possibilitando que você entre em contato com outros fornecedores.

Quantos fornecedores é apropriado ter?

É importante contar com dois a três provedores, dependendo do tamanho da sua empresa. Para realizar a avaliação adequada, contar com um gestor de estoque é fundamental porque, através dele, você fica ciente da quantidade de produtos faltantes e quantos devem ser repostos.

Com as informações em mãos, você entra em contato com os três fornecedores exclusivos apresentando as demandas. Faça acordo com quem apresentar o melhor dia de entrega e facilitar o processo de pagamento, mantendo os dois parceiros de reserva para qualquer urgência que você tenha durante os meses.

Pode ter apenas um fornecedor?

Para manter o estoque completo e repor o que acabou no tempo certo, é necessário ter dois fornecedores exclusivos para a sua empresa. Se você conta com apenas um, não é garantia que os envios ocorrem no tempo prometido porque demoras podem ocorrer a qualquer momento e por diversos motivos.

A prevenção minimiza perdas e mantém as vendas no topo durante o mês inteiro. Este é um ponto positivo aos clientes que recebem os produtos antes do tempo estimado e a sua empresa continua conduzindo bons negócios e elevando os lucros.

Como manter o bom relacionamento com os fornecedores exclusivos?

Da mesma forma que você, os fornecedores apresentam muitas expectativas sobre uma boa relação e com as dicas da Cadastro Empresa você fortalece a união com todos os seus parceiros. Além disso, é possível melhorar pontos como:

  • Comunicação: faça reuniões, realize visitas técnicas, melhore os canais de contato ou invista em informativos. Se mantenha sempre conectado aos seus fornecedores;
  • Pagamento: o planejamento financeiro precisa estar organizado para evitar falhas no pagamento de seus fornecedores. É fundamental prevenir qualquer atraso nesse processo para não manchar a imagem da sua empresa;
  • Organização: procure não apresentar pedidos de urgência ou demandas elevadas fora do prazo acordado. O gerenciamento de estoque precisa ocorrer periodicamente para saber a quantidade disponível e o quanto deve ser reposto.

Através dos cuidados mencionados, você fortalece o seu relacionamento com os fornecedores exclusivos e mantém a empresa organizada, sem passar por baixas como a perda financeira, por exemplo.

É com a Cadastro Empresa que você pesquisa por todas as empresas desejadas, entra em contato com as que mais se interessou e apresenta as suas necessidades no diálogo por WhatsApp ou e-mail. 

Não é mais necessário levar dias pesquisando por empresas quando você tem uma companhia séria que realiza o processo por você em minutos. Poupe tempo e se concentre em afazeres importantes para a sua organização, como a captação de clientes.

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