O conceito de cadeia de suprimentos é só uma prova de como uma indústria é um organismo riquíssimo, cheio de detalhes complexos por trás de seu funcionamento. A lendária palestra de Milton Friedman explicando o que é o lápis, utilizando todos os tipos de matéria prima, processos, diferentes empresas, indústrias e tudo que envolve a fabricação de um simples lápis, demonstra isso com excelência.
Estar a par de todos esses processos é um conhecimento necessário, tanto para aqueles que têm pretensões de se envolver com o mercado, quanto para aqueles que o consomem e querem entender mais sobre como funciona. Então, hoje vamos aprender sobre o conceito de cadeia de suprimentos e como ele ajuda a vida de uma indústria.
Neste post, você verá:
O que é uma cadeia de suprimentos?
A cadeia de suprimentos é, provavelmente, um dos conceitos que mais abrange etapas diferentes da produção de determinado produto de uma empresa. Essa cadeia começa desde o momento da compra da matéria-prima, passando pelo seu transporte em direção às dependências de uma empresa, sua transformação em produto e, finalmente, o transporte do produto final até o cliente e consumidor.

Leia também: O que é Supply Chain?
Não é preciso ser muito criativo para conseguir contemplar o quão trabalhoso é esse processo e como ele envolve tantos processos. Quanto mais perfeito for o desempenho desses processos, mais a empresa pode garantir um produto de qualidade para seu cliente final, que receberá o que precisa mais rápido e com a melhor qualidade possível garantida.
Isso não é fácil, pois esses processos são, muitas vezes, idealmente desconectados e realizados até mesmo por empresas que não fazem parte da mesma administração. Mas é aí que entra o conceito e são aplicadas as técnicas de cadeia de suprimentos.
Assim, com a cadeia de suprimentos temos a oportunidade de planejar e trabalhar intelectualmente esses processos, os conectando a uma só cadeia orgânica.
Para que serve uma cadeia de suprimentos?
Sempre que falamos dos serviços prestados por uma empresa, bem como dos produtos vendidos por ela e de toda a natureza que as companhias, no geral, compartilham, vamos tocar em um ponto comum a todas elas: a relação entre empresa e cliente.
No meio dessa relação, claro, está o serviço prestado ou o produto comercializado. Mas essa relação de interdependência está, de certo modo, desequilibrada pois, embora o cliente seja parte importante da perspectiva da empresa, as empresas são diferentes na perspectiva tanto do cliente, lutando por espaço no mercado, ou seja, lutando para ser comprada pelo consumidor em detrimento de seus concorrentes.
Essa situação de concorrência é o principal motivador de melhoria para as empresas e, justamente para garantir isso que o conceito de cadeia de suprimentos serve. Essa cadeia tem como alvo o cliente e tudo o que ele precisa, como ele precisa e a estratégia necessária para garantir a entrega de um produto que satisfaça essas necessidades de modo completo, competente e no melhor tempo possível.
O planejamento de uma boa cadeia de suprimentos está inserido em uma metodologia chamada de Lean Manufacturing, uma metodologia que visa observar todo o processo de produção de um produto e aperfeiçoá-lo.
Está longe dessas técnicas de administração a pretensão idealista de criar uma produção perfeita, mas o que tanto a cadeia de suprimentos quanto a Lean Manufacturing prezam é a correção de erros e a entrega de um bom produto para o cliente. Isso custando o mínimo possível, tanto de tempo e recurso da empresa — que confecciona o produto —, quanto das parceiras que podem estar envolvidas em todo o processo.
Um excelente produto, com maior valor agregado possível, entregue no menor tempo e com o mínimo de desperdício é, enfim, o objetivo da cadeia de suprimentos e do Lean Manufacturing.
Qual é a importância da cadeia de suprimentos?
Uma eterna tensão que aflige todo e qualquer negócio é o contraste entre entregar o melhor produto possível e o resguardo de uma empresa com seus próprios recursos financeiros. E aqui vamos tentar não cair em uma discussão moral que visa demonizar ou santificar as ações de uma empresa.
Muitas delas tem o seu valor social e são louváveis por isso, porém, até mesmo para realizar algumas práticas do tipo é necessário estar lucrando no mercado. Além do que, se manter vivo é um instinto primitivo de qualquer organismo, e não seria diferente para a administração de uma indústria.

Leia também: Orçamento base zero: saiba quando aplicar na sua gestão de compra
Partindo dessa compreensão, como conseguir se equilibrar entre esses pontos de tensão? A cadeia de suprimentos vem como uma resposta para a maioria dos males que possam advir desse problema aparentemente indissolúvel.
Nesse sentido, a cadeia de suprimentos tenta criar a solução ideal entre o melhor serviço oferecido ao cliente e o melhor cenário possível, de modo que a empresa não desperdice e não gaste mais do que o necessário, aumentando sua possibilidade de lucro.
Assim, a importância da cadeia de suprimentos se torna nítida, pois, sua prática e inserção na filosofia, administração e processos de uma empresa é capaz de equilibrar um bom serviço e produto para o consumidor final com maiores possibilidades de lucro, menos desperdício e maior controle de todo o processo de produção.
O que compõe a cadeia de suprimento?
Como citamos no início do artigo, a cadeia de suprimentos oferece uma perspectiva que analisa o todo de uma empresa: todos os seus processos, desde a aquisição da matéria prima, sua produção e o transporte do produto, até chegar ao consumidor final.
Em todos esses processos, analisados pela cadeia de suprimentos, podem haver erros a serem corrigidos que impactam de alguma forma o produto final ou, ao menos, algo referente ao produto final — como o seu tempo de produção ou a forma como chega até o cliente, por exemplo.
Vamos analisar o que compõe uma cadeia de suprimentos e quais pontos levar em conta na realização e planejamento de sua gestão!
Matéria Prima e fornecedores
O passo inicial de qualquer produção começa aqui, então vamos analisar esse aspecto da cadeia de suprimentos.
Uma boa cadeia de suprimentos preza por um contato íntimo e frequente com os fornecedores de matéria prima, a fim de sempre garantir o abastecimento necessário desses itens tão importantes para a produção da empresa.
Também é importante estar aberto às outras opções no mercado, negociar o melhor preço e dar preferência para os fornecedores com matérias primas de melhor qualidade.
Estoque
Uma vez que a matéria prima está na dependência de uma empresa ela é estocada. O estoque também é parte fundamental de uma boa cadeia de suprimentos.
Isso porque um estoque desorganizado pode impactar negativamente em uma produção, pois, nesses casos, pode haver problemas em identificar e achar os produtos necessários ou até mesmo ocorrer avarias por conta de má estocagem.
Produção interna
A maior parte da produção de uma indústria é feita por máquinas e por pessoal especializado. Sendo assim, uma boa gestão da cadeia de suprimentos preza por uma produção de qualidade, manutenção periódica e necessária do maquinário, especialização dos profissionais envolvidos na produção e outros métodos que auxiliem todo o processo produtivo da empresa.
Transporte
Por fim, temos uma das partes que conclui a cadeia de produção, que é o transporte do produto até as prateleiras de um mercado, de uma loja, comércio ou até mesmo direto para a casa do cliente.
A maioria dos transportes são terceirizados, mas isso ainda não exime a empresa da culpa sobre qualquer problema, pois, a mesma deve pesquisar sempre pelas melhores opções e por um transporte de confiança até o seu consumidor final.
5 Dicas que ajudarão na hora de potencializar seu planejamento na cadeia de suprimentos
Até aqui procuramos nos aprofundar bem sobre o conceito de cadeia de suprimentos, a fim de termos uma boa base de como é feita essa prática e sua gestão. Identificamos quais seus possíveis desafios, componentes e sua importância dentro de uma empresa e indústria.
Agora vamos analisar 5 dicas que potencializam e elevam o sucesso da sua gestão de cadeia de suprimentos para que a sua empresa se beneficie ainda mais desse tipo de prática. Confira!
Uso de ferramenta de ERP
Nos dias de hoje a maior vantagem que temos em relação aos nossos antepassados é, provavelmente, a tecnologia. Essa área do conhecimento só cresceu com o passar dos anos e nos oferece muitas vantagens para a vida prática. O mesmo se dá em relação a uma cadeia de suprimentos de sucesso.
Para a sua gestão de cadeia de suprimentos, priorize o uso dos melhores softwares e ferramentas possíveis. Atualmente, o mercado está cheio de softwares ERP, ou Planejamento de Recursos da Empresa.
Esses softwares servem para trazer à gestão e administração de uma empresa muito mais controle e detalhamento!
Preparar o seu time
Um pensamento individualista sobre a vivência interna de uma empresa é uma completa ilusão, pois, de fato, uma indústria tem tantos processos e tantas práticas envolvidas que o número de profissionais por trás de um só produto é imenso.
Assim, uma boa cadeia de suprimentos necessita da comunicação entre esses inúmeros processos diferentes. Um parecer de um especialista em cada área é fundamental, não só no planejamento como também na prática. Então, invista em um time preparado, com uma boa relação e disposto a colocar em prática uma cadeia de suprimentos de qualidade.
Corrigir gargalos em sua operação
O gargalo na produção de indústrias e empresas é muito mais comum do que parece. Para os que ainda não estão familiarizados com o termo, “gargalo na produção” ou “operação” se refere à uma entrada de recursos muito maior e desproporcional à saída do produto final. Isso também poderia se aplicar a uma produção maior do que sua saída na logística.
A lógica é a mesma, em qualquer ocasião o gargalo é um erro em todo o processo que deve sim ser corrigido o mais rápido possível. Quando corrigido o gargalo, a gestão de cadeia de suprimentos torna a dinâmica muito mais fácil de ser aplicada. Portanto, uma vez que a cadeia de suprimentos começa a andar em uma empresa, eles devem sumir de uma vez por todas.
Antecipação de problemas
Estar um passo à frente dos problemas é uma das chaves para o sucesso. Uma cadeia de suprimentos, como vimos anteriormente, pode acabar dependendo de empresas terceirizadas. Nesse caso, é necessário estar atento aos prazos que as mesmas devem cumprir, que são acordados anteriormente, para que, assim, garanta que sua cadeia de suprimentos seja a mais exata possível.
Assim, não pode haver medo de se cobrar qualquer terceirizada que seja, visto que é de extrema importância deixar claro que os prazos devem ser cumpridos e condicionar consequências caso eles sejam estourados.
Também é indicado ter um plano B, ou seja, uma saída alternativa para situações problemáticas recorrentes, antecipando assim a resolução de qualquer tipo de problema que surja no processo.
Qualidade vem em primeiro lugar
Definimos tanto a cadeia de suprimentos como o Lean Manufacturing como soluções para a tensão entre empresa e cliente. Nunca, em hipótese alguma, uma boa gestão de cadeia de suprimentos deve esquecer a segunda parte em pró da primeira.
Lembre-se que a cadeia de suprimentos, em primeiro lugar, deve ser favorável ao cliente e a qualidade do produto nunca deve ser impactada pela correção de erros e desperdícios.
Como podemos ver, a cadeia de suprimentos é essencial para toda e qualquer produção. Sua sua prática só trará benefícios para a empresa que decidir adotá-la como parte de sua filosofia. Comece já a pensar na cadeia de suprimentos do seu negócio!

Head Marketing Cadastro Empresa – Construo minha carreira profissional regada à criatividade, inovação, dedicação, estudo e conhecimento a partir de estratégias baseadas em Redação, SEO e Marketing de Conteúdo.