Estar dentro das tendências setor de compras 2023, exige que você siga algumas métricas muito importantes para conseguir vender, aumentar a lucratividade e ganhar notoriedade no seu nicho.
Existem muitas ferramentas úteis atualmente, que tornarão o seu trabalho muito mais prático, descomplicado e fará com que milhares de pessoas cheguem até você para fazer as suas respectivas compras, seja devido a promoções ou períodos sazonais.
Neste post, você verá:
Veja as 7 principais tendências para o setor de compras 2023!
As tendências para o setor de compras 2023 terão mudanças significativas na abordagem perante aos clientes. Lojistas que atuam com sites e aplicativos deverão se adequar às novidades, a fim de manter a qualidade oferecida pelo serviço e garantir que os clientes fiquem satisfeitos durante a pré e pós-compra.
Para compreender melhor quais serão as tendências setor de compras 2023, você precisa estudar previamente e manter atenção no que será feito. Isto possibilitará a geração de um excelente lucro em cima do que for realizado, porém, é necessário ter calma e dedicação para adquirir os principais benefícios destas modificações.

Além disso, você precisa ter em mente de que as tendências para o setor de compras 2023 exigirão de sua parte treinamento extra com os colaboradores. Não adianta querer implementá-las de uma vez sem explicar como cada uma delas deve funcionar.
Quanto mais você nutrir os seus funcionários em relação ao que eles devem saber, melhor será o atendimento tanto durante a compra quanto depois. O vendedor saberá como abordar o cliente e como o conduzir até o fechamento do negócio.
Inteligência Artificial
Se você não aderiu à Inteligência Artificial que é uma das principais e maiores tendências para o setor de compras 2023, saiba que você precisa adequá-la ao seu negócio de imediato. Este é um serviço que apresentará soluções rápidas e práticas, que tornarão o seu site ou o seu aplicativo muito mais rentáveis.
O que faz a IA estar entre as tendências para o setor de compras 2023, é por esta tecnologia realizar a geração de insights sobre cada cliente, fornecer ofertas altamente personalizadas, tornar o retargeting otimizado, automatizar o SAC e tornar as compras dos clientes otimizadas.
Além disso, por ser uma das tendências para o setor de compras 2023, você precisa perceber que existem alguns sites que já fazem a recomendação de conteúdos similares ao que foi visto pelo cliente.
Este benefício faz parte da IA, que realiza análises em cima de cada cliente a fim de entender o que eles querem, e apresentar um menu de opções com novos produtos parecidos com o que foi visto anteriormente, que podem chamar mais sua atenção.
Conforme apresentado pela própria Forbes, cerca de 72% dos consumidores digitais tem preferência por interagirem mais com uma mensagem quando personalizada. Isto foi causado pelos serviços de streaming, como Spotify, Netflix, Amazon e Disney+, que acostumaram os consumidores desta maneira, e os tornou muito mais exigentes no que tange as relações estabelecidas entre as empresas e eles.
Além disso, dados apontam que 47% dos clientes tendem a verificar se os sites fornecem sugestões para produtos relevantes. Aquele que não fizer esta função, será deixado de lado para ser substituído por outro, e este pode ser o caso da sua marca e do seu site.
O Omnichannel
Sobre as tendências para o setor de compras 2023 contar com o Omnichannel garante facilidade aos seus consumidores. Dizemos isto, pois é um dos métodos mais fáceis que as pessoas têm para interagir de forma online, por telefone ou presencialmente com a sua marca.
Há muitos consumidores que podem não encontrar determinado produto em uma loja física específica, mas verão o conteúdo desejado diretamente pelo site e farão a compra rapidamente. É por este motivo que você deve integrar esta opção ao seu site, seja pelo telefone, com um excelente canal de atendimento ou uma loja física.
É importante você se sobressair em cima dos concorrentes, pois cada um trabalhará com estratégias que gerem resultados, o que está geralmente ligado à competição de mercado. Esteja ciente de que estas empresas sabem como trabalhar com o público e implementarão as melhores e mais poderosas ferramentas em sua marca, pois querem lucrar e chamar atenção dos consumidores sem dificuldades.
Caso você trabalhe apenas com site, opte por criar um canal de atendimento ao cliente. Os atendentes devem fazer o acompanhamento da compra, tirar dúvidas, explicar como é o produto e quais os benefícios. Cada aspecto deve ser altamente personalizado a fim de gerar enorme satisfação nas pessoas.
O mesmo valerá para quem tem múltiplos canais de vendas: online, físico e telefone. Quanto mais você investir nessas melhorias, melhor será ao seu site, a sua marca e a execução das atividades de todos os seus colaboradores.
As Big Data
O Big Data faz parte das tendências para o setor de compras 2023, pois é responsável por fornecer um volume massivo de dados a respeito de diferentes clientes. Estas informações darão a você mais propriedade para criar estratégias e definir métricas úteis para a sua empresa.
Se você e a sua equipe souberem usar os dados fornecidos pelo Big Data, haverá a possibilidade de receber um excelente retorno do que foi investido. Haverá diminuição dos gastos na empresa, aumento do tráfego de clientes no seu site online, e a taxa de conversão será muito maior que o esperado.
O Cross-sell é a principal estratégia utilizada dentro do Big Data. É um estilo de vitrine digital que fornecerá uma variedade de produtos ou serviços altamente interligados às pesquisas do cliente, e ao que está salvo no histórico de navegação.
Quanto mais informações você possuir sobre as tendências para o setor de compras 2023, melhor será para os seus ganhos e para o aumento de suas vendas. Os estudos, pesquisas, modificações, implementações e treinamentos precisam acontecer continuamente a fim de garantir que a sua marca esteja adequada a revolução tecnológica.
Não se esqueça de que os concorrentes já se adéquam às tendências para o setor de compras 2023, desde o final de 2022. Você precisa estudá-los, entender as modificações feitas e inseri-las, de preferência de maneira otimizada, em seus negócios.
Este não será um processo tão prático, mas que deve ser integrado às metas estabelecidas para 2023. Não tenha pressa, mas organize um trabalho contínuo de implementação de melhorias. É um processo que leva um pouco de tempo, mas tanto o tempo quanto investimento valerão à pena e você verá que os benefícios serão maiores que o esperado.
Marketplace
O marketplace continua dentro das principais tendências para o setor de compras 2023, pois é um dos métodos de se ganhar dinheiro sem grandes complicações. Principalmente porque o vendedor deixa de se preocupar com a necessidade de conter os produtos em estoque o tempo todo, pois quem ficará a cargo de resolver esta questão será o dono desse shopping digital.
Acontece que, por se tratar de uma venda intermediada, o vendedor receberá o pagamento com um desconto na comissão. São taxas de conveniência, que cobrirão gastos, automatizarão as ferramentas e ajudarão a trazer mais produtos ou serviços a este setor de vendas.
Além disso, quem faz uso regular de marketplace, consegue navegar facilmente por uma variedade de produtos, compara os valores, analisa qual vale mais a pena e faz a compra sempre que achar conveniente. Por este motivo, é um serviço que precisa estar sempre adequado às necessidades desses mesmos clientes.
Os mobile commerce
A respeito dos aplicativos para quem tem e-commerce, a possibilidade é de conseguir realizar vendas mais práticas. Não se esqueça de que os consumidores buscam cada vez mais praticidade e fogem de marcas que tenham apenas o site em vigor, pois não tem paciência de navegar por milhares de propagandas publicitárias.
Sabemos que os ADS são essenciais para quem possui site, pois é um dos métodos de gerar renda. Os clientes, por sua vez, jamais pensarão da mesma maneira, portanto, adéque o aplicativo para que estes clientes possam usar e terem satisfação na contratação de serviços ou compras de produtos.
A importância de analisar quantas pessoas fazem o download, navegam no aplicativo e fazem compras deve ser feita. Essa atenção permitirá que você analise se o aplicativo realmente está totalmente funcional e agradável, ou se deixa a desejar e precisa passar por novas modificações que agreguem na hora da compra.
De acordo com dados de 2021, cerca de 52% dos brasileiros compraram pelo mobile commerce. São 33 milhões de consumidores que preferiram finalizar as compras diretamente pelo celular, ao invés de abrirem o navegador para verificar os conteúdos pelo site.
É muito mais prático, se economiza tempo e as pessoas conseguem acessar outros aplicativos para realizarem novas compras em questão de segundos. Considere que parte deste motivo se dá devido às vantagens oferecidas ao cliente na hora de comprar, como frete grátis, descontos e ofertas, além de serem simples de navegar.
E-commerce
O e-commerce permanece dentro das tendências para o setor de compras 2023, porém com maior força do que em 2022 e 2021. A partir de agora, você precisa estar totalmente adequado e introduzido no seu nicho a fim de obter maior quantidade de clientes fidelizados.
Dentro do e-commerce você consegue trabalhar de maneira complementar, mais prática e saberá o que cada cliente necessitará. Existem ferramentas próprias para saber quantas pessoas viram determinado produto, e quais pessoas compraram aquilo que viram. Quanto mais simples for a navegação, mais vendas você gerará para o seu cliente, que precisa ser fidelizado.
Através das tendências para o setor de compras 2023, você deve procurar usá-las ao seu favor e tentar se adequar às novidades. Conforme mencionado, a adequação aos sites para garantir fácil navegação e compra mais simples serão os segredos mais importantes para se obter lucros nesse meio.
Se você conciliar a Inteligência Artificial, verá que os clientes obterão maior sucesso na hora de encontrarem o que desejam e, por isso, fecharão mais compras. Podem ser feitas recomendações altamente eficientes, que auxiliem a encontrar o que se deseja e a apresentar mais conteúdos relacionados àquele produto em especial.
Consumidor que foca mais em si, o famoso “Me Mentality”
A última das tendências para o setor de compras 2023 e mais importantes: clientes que pensam mais em si mesmos. Este é um termo que se fortificou muito durante 2020 e 2021, que permanece em atividade e cada vez mais intenso, pois as pessoas querem cuidar de si mesmas.

A tendência era tão frequente até 2019, pois as pessoas tinham outras preocupações, mas com o surgimento da pandemia, este público modificou o seu modo de ver a saúde e o mundo no geral. Por este motivo, é importante adequar os conteúdos para atingir estes clientes, e fazê-los quererem realmente se cuidar e manterem-se seguros.
Mesmo que a sua marca seja focada em produtos para o lar, como eletrodomésticos ou eletroeletrônicos, você pode trabalhar com as tendências para o setor de compras 2023, junto do Me Mentality.
Por isso as pessoas buscam atividades mais simples, sem muita burocracia e que não lhes cause estresse e sua plataforma de venda deve enquadrar-se nesse modelo, oferecendo um ambiente agradável, intuitivo e prático.


Head de marketing – “Com uma paixão por desafios e aprendizados, meu foco é criar conteúdo de qualidade e implementar estratégias de marketing inovadoras. Estou sempre me adaptando às mudanças tecnológicas, pois acredito que o futuro do marketing reside em uma comunicação eficaz e aprimorada, impulsionada pela tecnologia.”