Plataforma de compras B2B: negocie com grandes fornecedores

A necessidade de conhecer grandes plataformas de compras B2B e como negociar com elas cresce a cada dia que se passa, afinal, dentro do mercado econômico, esse é o modelo que mais se destaca atualmente.

Desde o surgimento da pandemia de covid-19, muitos negócios decidiram investir pesado na prática de e-commerce, afinal, a situação exigiu adaptação tanto por parte dos empreendedores quanto dos consumidores. Como parte dessa transição de modelo comercial, ou mesmo sua expansão, a escolha de uma plataforma de compras B2B é fundamental.

Nos últimos anos o e-commerce cresce de forma exponencial e se expande rapidamente, não só aqui no Brasil como, em todo o mundo. Se, segundo pesquisas, apenas em 2020 observa-se cerca de 62% em sua faixa de crescimento, já sabemos que essa expansão não foi pouca coisa.

Pesquisas revelam também que o Brasil é o primeiro no ranking mundial para o crescimento do e-commerce, com estimativa de 20,7% de 2022 até 2025. Logo, não só vemos a necessidade de fazer com que o nosso negócio esteja presente neste setor como, também, de escolher uma boa plataforma de compras B2B.

Todo novo comércio, em especial os que decidem migrar ou se expandir para o cenário digital, precisa passar pela etapa de escolher e negociar com uma plataforma de compras B2B. Assim como seu público-alvo e seus consumidores, essa plataforma será uma das energias vitais para garantir uma gestão de qualidade e uma rotina tranquila para a empresa.

Então, que tal saber como encontrar a plataforma de compras B2B ideal para a sua empresa e negociar com grandes fornecedores no dia-a-dia? Interessado em fazer a sua marca decolar rumo ao sucesso? Vem com a gente e saiba a importância de se ter um bom fornecedor para o E-Commerce!


O que é uma Plataforma de compras B2B?

Para um e-commerce funcionar da forma correta e com qualidade, além de ter uma boa gestão interna e prospecção de leads qualificados através do marketing digital, precisa ter uma boa plataforma de compras B2B. Ela será a base para controlar o seu estoque, garantindo que você sempre tenha disponibilidade dos produtos e conquiste a satisfação do seu cliente.

Mas antes de sabermos o que é uma plataforma de compras B2B, que tal nós revisarmos brevemente o que é esse modelo de comércio?

O que é uma Plataforma de compras B2B
Fonte/Reprodução: original

B2B, sigla para “business to business”, nada mais é do que uma linha de comércio no qual as vendas, sejam elas de serviços determinados ou de produtos e matérias-primas, acontecem de uma empresa para outra de forma direta. No geral, os produtos são adquiridos em grande demanda por meio do atacado e, com frequência, para manter o estoque constante.

O comércio B2B, em grande parte, é feito justamente através do e-commerce. Mas, como assim? Toda a jornada de compra no “business to business” é feita de forma totalmente online, através de uma plataforma de compras B2B.

Na plataforma são determinados sites ou portais, com tecnologias específicas voltadas para essa metodologia comercial, onde uma empresa em específico (que pode ser tanto fabricante, como revendedora, importadora ou distribuidora) oferece os seus serviços ou os seus produtos para outras empresas.

Por trás do funcionamento de toda plataforma de compras B2B, temos uma tecnologia de ponta que oferece um amplo painel administrativo. Nele, temos acesso a todas as informações de gestão da empresa: podemos ver todos os pedidos, acompanhar as entregas em andamento, verificar os preços, fazer o gerenciamento do estoque, dentre outras inúmeras funções que servem para agilizar a rotina e toda a jornada de vendas da sua empresa.

Por isso, é bastante importante saber avaliar e escolher qual é a plataforma de compras B2B mais indicada para utilizar no seu negócio.

Para que serve a Plataforma de compras B2B?

De uma forma geral, a plataforma de compras B2B é uma das bases fundamentais para que um e-commerce funcione da melhor forma possível no seu dia-a-dia.

A plataforma de compras B2B serve para integrar diferentes empresas e gerenciar o processo de compra e venda entre elas, tudo mediado através deste portal de e-commerce em específico. Mas essa não é a única função da plataforma.

Esse portal de e-commerce engloba diferentes informações em seus painéis interativos, tais como os perfis de cada um dos clientes presentes, as tabelas de preços de todos os produtos e serviços oferecidos por determinadas empresas e as condições de pagamento de cada uma delas.

A tecnologia presente na plataforma de compras B2B também serve para determinar como essa metodologia funciona na prática e aplicar todas as regras estabelecidas dentro desse nicho de mercado.

Qual a melhor Plataforma de compras B2B?

Podemos observar um leque gigantesco de opções para escolher uma plataforma de compras B2B para a sua empresa. Todas elas apresentam diferentes formas de serviços e soluções para agilizar o dia-a-dia da sua empresa e otimizar toda a sua gestão.

Qual a melhor Plataforma de compras B2B
Fonte/Reprodução: original

O bom é encontrar uma plataforma de compras B2B que consiga integrar todas as informações necessárias para uma boa administração, como suas vendas, seus produtos e os preços de cada um destes em um único sistema. Temos diversas opções de plataformas no mercado, e para ajudar você na sua escolha separamos as mais famosas, específicas para cada ocasião – confira!

Salesforce

A Salesforce commerce cloud é uma excelente plataforma de compras B2B, com um grande conjunto de ferramentas essenciais para o seu dia a dia, e que se mantém no mercado de forma estável.

Os clientes deste portal possuem inúmeros benefícios e serviços à sua disposição, tais como: catálogo com diferentes produtos personalizados, ofertas exclusivas, formas de pagamento personalizadas e suporte 24h para pedidos feitos em grande quantidade.

Magento

Com grande destaque dentro do nicho de mercado brasileiro, a plataforma de compras B2B Magento apresenta inúmeros serviços diferentes e se destaca no que faz. Ela é uma das únicas plataformas que apresenta um código aberto e que é totalmente personalizável, para você aplicar na sua empresa da melhor forma possível – tudo isso de forma estável e segura.

Essa excelente ferramenta permite também segmentar seus clientes por nichos, personalizar totalmente a dashboard, gestão de logística em tempo real e administração dos pedidos e do atendimento ao cliente.

Vtex

A Vtex é outra grande plataforma de compras B2B que oferece um excelente serviço em Nuvem, bem estruturado, e também permite uma grande personalização de sua interface, além de oferecer uma boa experiência de compras e integração entre diferentes serviços, de forma simples e ágil.

Oracle B2B Commerce

Que tal uma plataforma de compras B2B mais complexa, para quem já tem uma vasta experiência dentro deste ramo? É o caso da Oracle B2B Commerce, que apresenta um grande leque de opções na área tecnológica, com aplicativos disponíveis em nuvem, databases e inúmeras outras ferramentas.

É importante citar que, atualmente, a Oracle B2B Commerce apresenta uma vasta rede de parceiros, motivo pelo qual é considerada a maior dentre as demais plataformas. Além disso, também apresenta uma excelente experiência em desenvolver aplicativos e permite inúmeros testes de suas ferramentas.

Infracommerce

Uma das plataformas de compras B2B mais relevantes dentro desse tipo de mercado atualmente é a Infracommerce, conhecida dentro do nicho como a pioneira neste ramo. E não é para menos! Seu foco continua sendo no mercado B2B, o que a torna uma excelente opção para qualquer empresa que esteja apenas em negócio com outros empreendimentos.

F1 Commerce

Outro grande exemplo de plataforma de compras B2B com foco exclusivo no “business to business” é a F1 Commerce! Ela tem como foco atuar com grandes distribuidores, mercados atacadistas, importadores e clientes do ramo. Ela também apresenta um bom posicionamento na migração entre as diferentes plataformas existentes no mercado.

Shopify Plus

Mas, que tal uma plataforma que seja mais simples e que torne todos os processos os mais práticos possíveis? Bom, temos algumas opções dentro do mercado B2B para isso.

A plataforma da Shopify Plus, de grande sucesso atualmente, é um grande exemplo disso. Essa é uma plataforma bem acessível, de usabilidade intuitiva, perfeita para gerenciar a sua empresa de forma profissional e personalizada.

Flexy

Com um excelente crescimento no ano de 2020 e em 2021, a Flexy é uma plataforma de compras B2B bastante completa, com uma dashboard bem acessível, prática, completa e bastante amigável. Seus relatórios são bem completos e podem ser acompanhados em tempo real através do celular.

Jet Neo

Por fim, uma plataforma de compras B2B bem recente é a Jet Neo. E por mais que ela seja nova no mercado, a empresa responsável por sua criação tem aproximadamente 18 anos de presença dentro do marketing – haja experiência!

Aqui temos plataformas bem segmentadas de acordo com seus nichos e uma ferramenta para conectar todos os clientes em seus respectivos marketplaces brasileiros (conhecida como Jethub).

Como escolher a melhor plataforma de e-commerce B2B?

Escolher qual é a plataforma de compras B2B ideal para o seu negócio não é uma missão das mais simples. Nesses casos, é responsabilidade do empreendedor saber e entender quais são os objetivos estabelecidos pela marca e o que a empresa necessita naquele momento.

Cada plataforma de compras B2B apresenta o seu próprio painel administrativo personalizado, com diferentes funcionalidades que podem se adequar da melhor forma possível para o que você deseja. Por isso, é extremamente importante pesquisar bem antes de selecionar o portal.

Então, como escolher a plataforma de compras B2B ideal para a sua empresa? De certa forma, a avaliação inicial é baseada justamente nessas funcionalidades e em como elas se aplicam a cada negócio – em especial, as regras estabelecidas. Na hora de avaliar a plataforma de compras, os seguintes aspectos devem ser analisados:

  • Serviços oferecidos digitalmente: aqui, procura-se saber se a plataforma de vendas B2B oferece outros serviços além do portal em si, como aplicativos, plugins, dentre outros;
  • Interface do painel: precisamos encontrar uma dashboard de gestão que seja de fácil acesso, intuitiva e que possa ser acessada por qualquer pessoa independente do seu nível de instrução tecnológica;
  • Canais para vendas: avalie se é possível integrar todos os canais de vendas que você possui dentro da plataforma de comprar B2B;
  • Segmentações de clientes: por fim, veja se é possível segmentar os clientes ou as empresas de acordo com sua localidade, perfil de interesse, dentre outros fatores importantes para fechar negócio.

Por mais que pareça ser uma tarefa difícil, escolher a plataforma de compras B2B pode ser bem fácil quando se tem um guia com os principais fatores a serem analisados. Veja cada um deles e escolha com sabedoria o que mais casa com os princípios e valores do seu negócio.

Vale a pena buscar grandes plataformas de compras B2B?

Caso você seja empreendedor no ramo do e-commerce, saiba que é essencial investir em uma excelente plataforma de compras B2B! Essas plataformas são a força vital para fazer sua economia rodar e o seu negócio funcionar de forma ágil, prática e adequada.

Ter uma boa plataforma de compras fará com que você encontre excelentes fornecedores para o seu negócio B2B, consiga manter seu estoque funcional e, o melhor de tudo, possa fazer sua emresa crescer progressivamente.

A plataforma de compras B2B é uma ferramenta que deve estar presente em qualquer empreendedorismo do ramo atual! Ela é o combustível para o correto funcionamento e para a gestão de um bom e-commerce. Invista em grandes plataformas, encontre excelentes fornecedores e veja o seu empreendimento tomar vida!

crie o perfil da sua empresa grátis no cadastro empresa

© 2013-2023 Cadastro Empresa

Política de Privacidade

Você já conhece nossas redes sociais?!