As tendências no setor de fornecedores são fundamentais para obtenção de resultados positivos e que darão à sua empresa muito mais controle nas compras. Para não ter problemas específicos, é necessário encontrar por marcas boas e que não dão dores de cabeça a seus clientes mais antigos.
Com a Cadastro Empresa você entenderá as principais categorias de provedores, quais as tendências e o que fazer para se manter no topo.
- Como funciona o setor de fornecedores?
- O que fazer com o estoque parado?
- Quais as três categorias de fornecedores?
- Como inovar no setor de compras?
- Como medir desempenho de fornecedores?
Neste post, você verá:
Como funciona o setor de fornecedores?
A área de fornecedores da sua empresa passa por uma análise rigorosa a fim de checar a quantidade de produtos disponíveis, e quem são os responsáveis pelos insumos para evitar que ocorram gastos desnecessários. Quando não acontece uma gestão completa no setor de fornecimento, a sua empresa gasta mais do que deveria e não consegue recuperar os lucros.

Uma equipe que cuida da área verifica a quantidade de materiais disponíveis para venda e os coloca como prioritários, a fim de fazer com que ocorra a saída do que foi adquirido. Se este processo não acontece, as chances de ter um estoque parado por longos meses, sem vender nada, são muito altas e você não terá tido um aumento de ganhos.
Ter disponíveis pessoas para fazer a gestão do que é fornecido fará total diferença na sua empresa. Você tem a garantia de que ocorrerá o processo de vendas conforme o estipulado nas metas, evita que mercadoria fique estagnada por longos meses e consegue atender a sua clientela.
O que fazer com o estoque parado?
Para aumentar as vendas, mesmo que determinado produto não saia no valor normal, você precisa fazer promoções para queimar aquele estoque a fim de atrair mais público. Divulgue nas mídias sociais, como Facebook ou Instagram, a fim de chamar atenção e fazer com que as pessoas levem mais por menos.
Além disso, mantendo-se atualizado sobre as tendências no setor de fornecedores, você evitará repetir erros ou comprar no futuro aquele mesmo produto. Se ele não teve tanta procura e compras, significa que as pessoas não gostaram, seja pela qualidade, pelo estilo da embalagem, do valor ou porque tem a preferência por marcas mais específicas.
Você e a sua equipe precisam identificar através das compras feitas pelos clientes o que eles gostam, o que mais sai e por intermédio das características estudadas, trazer maiores quantidades do produto. Conversar com o fornecedor é um método essencial a se fazer porque permite receber os produtos solicitados em pouco tempo.
Quais as três categorias de fornecedores?
Os distribuidores apresentam três categorias específicas que os diferenciam e cada um é voltado a questões variadas, a depender das necessidades de cada empresa e do tipo de tamanho de estoque que precisa ser preenchido.
Hoje em dia, existem os monopolistas, habituais e os especiais, onde variam a depender do serviço contratado por uma empresa de médio porte, que carece de determinados insumos muito específicos e que tendem a ser importados. Conhecê-los permitirá ter entendimento das Tendências no setor de fornecedores e o que fazer para ter sucesso.
Fornecedores monopolistas
Os produtos deste grupo de provedores é mais exclusivo e não tem problemas com milhares de concorrentes. Isto faz com que haja um controle íntegro em cima de valores, o que lhes dá a possibilidade de definir a verdadeira margem de lucros que devem cumprir.
Por se tratar de um nicho com poucos monopolistas, as empresas e marcas que precisam
de produtos específicos, se tornam dependentes dos distribuidores. Se você não quer que o seu negócio fique da mesma maneira, o ideal é ter mais de duas opções disponíveis.
Pode ser que, em determinado ponto, aconteça de aquele fornecedor não conseguir cumprir com a meta estabelecida para o mês e entregar os materiais com atraso. O que você faz?
Entra em desespero se não possui um plano B, certo? Para ter controle e a garantia de que o parceiro não falhe, peça os insumos tempos antes de chegar ao fim, por exemplo, 15 dias de antecedência.
Fornecedores habituais
São produtos mais básicos e fáceis de encontrar porque existem diversos distribuidores espalhados ao redor do Brasil. Por exemplo, se você tem uma loja de cosméticos online e necessita de mais batons de determinada marca, terá facilidade de encontrar porque existem 20 provedores espalhados por sua região e há a praticidade de escolher por aqueles que melhor atendem as suas exigências.
Devido a maior possibilidade de escolha, você consegue barganhar com os fornecedores e estabelecer os seus prazos e metas. Evitará, por exemplo, que você seja submetido ao problema de dependência, como acontece no estilo de distribuição monopolista, com poucas opções disponíveis.
A recomendação é você estudar sempre cada um dos preços trabalhados pelos fornecedores a fim de evitar pagar mais caro do que deveria. Ou seja, uma base de maquiagem custa um valor X com o distribuidor Z, porém há um concorrente que fornece o mesmo produto por um preço melhor e mais em conta.
Distribuidores especiais
Responsáveis por trabalhar com produtos muito mais específicos, como a venda de metais usados para a produção de veículos, como os carros ou motos, ou também materiais próprios para a área metalúrgica. Onde há uma procura alta do conteúdo e que apenas estes fornecedores entregam.
O setor da sua empresa que se responsabiliza de contatar os fornecedores deve estar ciente da necessidade de procurar os distribuidores certos. Assim como os monopolistas, os especiais são raros e necessitam que a procura aconteça tempos antes da falta de insumos. Não pode deixar para última hora porque as chances de não encontrar o que precisa são muito altas e você perderá lucros.
Tendências no setor de fornecedores
As tendências no setor de fornecedores devem ser seguidas para resolução de problemas e aplicação das melhores práticas perante fornecedores dentro da empresa. A fim de fazer com que a contratação do serviço aconteça da maneira mais fácil possível. Não podem existir dúvidas ou receios e você e toda a sua equipe devem estar confiantes acerca da contratação para conquistarem resultados positivos.
Além disso, é essencial analisar todos os perfis de fornecedores através da Cadastro Empresa para encontrar o que precisa em pouco tempo. Todos os dados são disponibilizados de maneira integral para você ter facilidade de busca na sua cidade e encontrar por aqueles mais próximos.
Lembre-se que em conteúdos mais antigos, a Cadastro Empresa explicou o motivo para se trabalhar e preferir pelos distribuidores da sua localização e não de cidades distantes. É essencial ser criterioso para não ter dores de cabeça com atrasos ou problemas piores, como a quebra dos caminhões.
Ações estratégicas
Dentre as principais tendências no setor de fornecedores, há as ações estratégicas a seguir onde você deixa um dos seus colaboradores encarregado pelo setor. O ideal é dar o aval ao profissional para planejar e decidir determinados processos que farão total diferença quando você não estiver na empresa ou não possuir tempo de estar em reunião.
Os resultados são impactados de maneira positiva porque você dá autonomia para esse trabalho ser feito. No entanto, em primeiro momento, é necessário treinar aquele que fica encarregado de cuidar do setor de maneira complementar para evitar erros, dúvidas ou problemas.
Após o período de treinamento, você deve checar regularmente para saber como estão os resultados e exigir relatórios por quinzena. O controle permite a você evitar que qualquer problema persista e auxilia a entender como o trabalho foi feito.
Método colaborativo
Permanecendo nas tendências no setor de fornecedores, uma boa prática é atuar em colaboração com os distribuidores, criar uma relação amigável e solícita. Ao invés de brigar, discutir ou fazer reclamações em caso de adversidades, a recomendação é conversar e estabelecer metas juntos para trabalhar com mais qualidade.
Este é um dos métodos essenciais a se adotar por qualquer empresa e com a sua não é diferente. Para manter os distribuidores confortáveis por atuarem com a sua marca, ser resiliente é essencial e fará com que você não tenha problemas nem a curto e longo prazo.
Quando acontecer dos insumos não chegarem, o seu fornecedor informará a você com muito mais antecedência para a sua empresa traçar uma nova estratégia e, talvez, contratar um novo provedor de materiais à sua loja de maquiagens.
Aumente o número de fornecedores
Esta é uma característica essencial a qualquer marca, pois não devem depender apenas de um único abastecedor de insumos. Lembra que se acontecer qualquer atraso com a mercadoria quem sai prejudicado é você e toda a sua equipe? A procura por batons é alta na sua loja, por exemplo, tanto que acabaram os exemplares e você solicitou por mais lotes.
Perto do prazo de entrega, faltando apenas dois dias, é que o seu fornecedor liga e passa a seguinte situação: não foi possível conseguir os produtos e por problemas na entrega eles demorarão mais 15 dias para chegar.
O que você fará após receber uma notícia como esta e que prejudica toda a sua loja, já que as vendas de batons está parada pela falta deles? Para não acontecer um problema grandioso como este, opte por ter três ou mais provedores disponíveis para resolver a questão de imediato e não permitir que aconteça da sua loja perder clientes aos concorrentes.
Como inovar no setor de compras?
Para se manter por dentro das tendências no setor de fornecedores e trazer inovações, é essencial estudá-lo com calma junto da sua equipe. Há a necessidade de verificar o comportamento dos concorrentes, observar o que é aplicado por eles que faz tanto sucesso a ponto de chamar a atenção de milhares de pessoas.

Faça cotações para entender os custos e verificar o que sai mais, o que é pouco procurado e fazer o devido corte para não ter desperdício. Permite que você consiga investir mais em outros produtos de beleza, como paletas de sombras ou iluminadores de alta qualidade que são altas procuras no setor de cosméticos.
Além disso, não esqueça que a motivação na parte de vendas e compras, assim como em demais setores da empresa, precisam ocorrer. Quando os colaboradores não se sentem bem, com confiança ou estão com receio, não conseguem realizar um bom trabalho. Você consegue evitar esta questão com uma reunião para ouvir a opinião de todos, procurar melhorias e ajudá-los.
Como medir desempenho de fornecedores?
Por definição, você deve conferir como se encontra os níveis de entrega e se todos foram realizados no prazo combinado em contrato ou se atrasos com as entregas aconteceram. Verifique a quantidade de vezes e anote em uma planilha montada no próprio Excel para ter controle e não perder as informações.
Analise o tempo de resposta
Para seguir as Tendências no setor de fornecedores, você precisa verificar no ato de pesquisa, o tempo de resposta de cada distribuidor. A sua empresa não precisa de uma distribuidora que demore para responder, que tenha uma entrega lenta e deixe a desejar.
Taxa de devolução
Esta é uma característica que pode acontecer com qualquer provedor, e é necessário entender com qual frequência ocorre com aquela empresa que você quer contratar. Se você perceber que a incidência de produtos com problemas e retornos do mesmo ao fornecedor acontece a todo momento, procure por novas opções.
Se manter dentro das tendências no setor de fornecedores não precisa ser um processo complicado ou impossível. Tudo o que deve ser feito é estudar com mais calma e precisão para obter resultados positivos, ter sucesso com os seus produtos, não ter de enfrentar problemas com a entrega do que foi adquirido e não sofrer com a falta de itens que a sua loja necessita.


Head de marketing – “Com uma paixão por desafios e aprendizados, meu foco é criar conteúdo de qualidade e implementar estratégias de marketing inovadoras. Estou sempre me adaptando às mudanças tecnológicas, pois acredito que o futuro do marketing reside em uma comunicação eficaz e aprimorada, impulsionada pela tecnologia.”