Conheça os tipos e as vantagens da rede de fornecedores para a sua empresa

Quando falamos sobre vender bem, não podemos desconsiderar a rede de fornecedores como uma das principais chaves para o sucesso. Afinal, se você não tiver bons produtos com os quais trabalhar, como irá produzir produtos ainda melhores? A cadeia de processos é um ponto que nunca, em hipótese alguma, deve ser desconsiderado, pois, pode afetar diretamente o desempenho da empresa.

Há inúmeros aspectos, claro, que devem ser levados em conta, e o número de detalhes ao qual uma empresa deve se atentar, para procurar uma produção mais perfeita possível é quase infinito.

Mas, grande parte deles pode ser resolvida com uma boa rede de fornecedores, que traz benefícios ainda mais elevados que simplesmente bons produtos finais. Venha conhecer as vantagens de ter uma rede de fornecedores para sua empresa, confira!

O que é rede de fornecedores?
Para que serve uma rede de fornecedores?
Os tipos de redes de fornecedores?
Quais as vantagens de uma rede de fornecedores?

O que é uma rede de fornecedores?

Quando falamos em fornecedores, é fácil entender o assunto que está em pauta. Afinal, fornecedores são aqueles que oferecem o produto bruto com o qual a empresa trabalhará e gerará um produto final, totalmente novo e muito diferente daquele que era no início. Isso é fácil de conceber e entender, mas o que seria então uma rede de fornecedores e o que ela tem de especial para uma empresa?

Uma rede de fornecedores é muito mais do que o simples contato dos fornecedores, e sim é uma cadeia organizada de contatos úteis de fornecedores para uma empresa e de determinados segmentos.

O que é uma rede de fornecedores
Fonte/Reprodução: original

E mais, muitas vezes essa rede é organizada de maneira a valorizar algumas características e categorias específicas de fornecedores, dando assim ainda mais vantagens na utilização dessas redes.

Ter uma rede de fornecedores também é mais do que ter os contatos simples, mas sim ter uma conexão real e uma comunicação que seja agradável e favorável para negociação com todas essas instituições e fornecedores diferentes.

Tudo isso sempre visando não só o fornecimento em si e melhorar aspectos relacionados a esse setor da produção, mas sim que valorize a produção inteira.

Quando falamos em uma rede de fornecedores, apostamos na melhoria da cadeia de produção inteira, e não somente daquela parte que diz respeito aos primeiros passos da produção, que é a matéria-prima e a organização dos primeiros passos da sua transformação, que caminha até o produto final. Uma rede de fornecedores deve passar por tudo isso, sempre pontuando em favor da empresa.

Mas claro que, por se tratar de uma rede de fornecedores, estamos lidando com aqueles que fornecem matéria primas e insumos, então é de se esperar que esse não seja um item que será desconsiderado.

Deve ser sempre lembrar de estar em conformidade com todos os outros processos da empresa para que o impacto de ter uma rede de fornecedores seja positivo para todos os campos da produção.

Uma rede de fornecedores hoje em dia também utiliza aspectos tecnológicos para se organizar e para ser lida por gestores e administradores, então além de ser uma estratégia realmente inteligente e interessante, pode ser replicada virtualmente por inúmeras empresas, apresentando assim uma possibilidade de aplicação ainda mais interessante.

Para que serve uma rede de fornecedores?

Vimos de modo especial o que é uma rede de fornecedores, mas para que serve ela exatamente? Embora tenha ficado já presumido alguns aspectos e importantes para que serve uma rede de fornecedores, vamos tentar entender melhor quais são as situações práticas em que ter uma, é de grande serventia. Vamos entender para que serve esse conceito.

Uma empresa sempre planeja seus passos em busca de melhores vendas. Isso é sempre muito claro, mesmo a empresa mais social e engajada que quer também oferecer um ambiente humano para seus colaboradores, sócios e até mesmo para o seu público deve se atentar no fim do dia aos números até mesmo para fornecer os rendimentos necessários para continuar realizando seu trabalho puramente social.

Para que serve uma rede de fornecedores
Fonte/Reprodução: original

Por isso mesmo que no fim do dia, o que vale é produzir bons produtos que sejam de qualidade e que fazem sucesso entre seus clientes. Uma rede de fornecedores pode parecer algo bem diferente e distante da ideia de vendas, na verdade, ironicamente está no ponto mais distante dessa operação que são extremos de uma cadeia de produção, porém a verdade é que uma rede de fornecedores é feita exatamente para isso.

O que temos com uma rede de fornecedores é a possibilidade de elevar o valor de nosso produto com melhores insumos, não só aqueles de mais qualidade, mas aqueles que oferecem mais vantagens para a cadeia de suprimentos.

Uma rede de fornecedores leva em conta, por exemplo, o custo benefício dos produtos, quais aqueles que são mais facilmente acessíveis no mercado, mais importantes e menos importantes.

Uma rede de fornecedores também irá apresentar um catálogo de diversos fornecedores para que assim a negociação tenha bases mais sólidas e se apresente com mais facilidade, além de definir para a empresa algumas características diferentes de cada fornecedor específico que justifique fazer negócio com qual ou tal em determinadas situações.

Por exemplo, há fornecedores cujos produtos podem ser até mais caros, mas são consistentes, oferecem bonificações, são mais rápidos e tem produtos de melhor qualidade. Há fornecedores com produtos de menor qualidade mas com custos bem menores ou com uma consistência e frequência de entrega mais rápida, o que pode favorecer a linha de produção e talvez ser compensado em outros aspectos.

Tudo isso deve estar já inserido em uma rede de fornecedores que deve dar para uma empresa todas essas informações de bandeja.

Os tipos de rede de fornecedores

Como vimos, uma rede de fornecedores pode servir para inúmeros aspectos diferentes e pode ter uma imensa serventia para a empresa, por isso mesmo é natural que existem diversos tipos e categorias de redes de fornecedores, para ficar mais organizado a forma como são utilizadas. Não só isso, as redes de fornecedores costumam se diferenciar também para o tipo de empresa ao qual é destinada.

Afinal, existem redes de fornecedores que fazem sentido para uma empresa alimentícia, já existem outras linhas de fornecedores que só irão fazer sentido para a indústria metalúrgica, entre outros detalhes e aspectos diferentes.

Vamos conhecer agora quais são os tipos de diferentes redes de fornecedores e para que servem. Confira!

Rede com foco em categorias

Uma rede de fornecedores com foco em categorias é baseada justamente nesse aspecto, definindo fornecedores e os diferenciando por categorias distintas.

Esse tipo de rede é bastante adequado para empresas que utilizam diversas matérias-primas e insumos em sua produção, o que é o caso ou de empresas que trabalham com uma imensa variedade de produtos, ou que trabalham com produtos com imensa variedade de processos envolvidos na fabricação de um único produto.

Seja qual for o caso, esse tipo de rede de fornecedores é muito utilizada em empresas do ramo de manutenção, de tecnologia, de varejo e de diversos segmentos que sempre utilizam insumos e matérias-primas de categorias muito diferentes e diversificadas. O importante é ter essa rede muito bem organizada.

Rede Social para negócios

Esse tipo de rede de fornecedores é um dos tipos mais distintos, pois ela não foca exatamente no produto ou no segmento dos produtos, mas como o nome sugere, ela tem uma motivação e perspectiva muito mais “social”. Ou seja, essa rede de fornecedores busca construir relações entre empresas e assim buscar novas oportunidades de negócio ou reforçar os negócios já existentes.

Com essa rede de fornecedores o que é favorecido é a informação e a comunicação, e é utilizada por inúmeros tipos de empresas, na verdade, essa é uma rede que pode ser adaptada para inúmeros cenários, categorias e modalidades empresariais diferentes, sempre tem como mote principal reforçar a comunicação entre a empresa e seus fornecedores diferentes e por vezes não explorados.

Rede EDI VAN

Esse tipo de rede de fornecedores de serviço EDI VAN é bastante específica e serve justamente para dar a uma empresa o conhecimento de fornecedores que garantem esse tipo de serviço, também chamado de “valor agregado”. Serviços de EDI VAN se caracterizam por dar para uma empresa um meio de comunicação privado que seja seguro e de qualidade.

Com os serviços de EDI VAN uma empresa tem em suas mãos uma plataforma de troca de informações, geralmente em tempo real, que seja fechada e acessada apenas pelos usuários da empresa e colaboradores, ou associados que precisam utilizá-las. Com uma rede de fornecedores dessa categoria uma empresa tem muito mais possibilidade de escolher entre o serviço ideal.

Fornecedores do proprietário

Aqui temos talvez a elite das redes de fornecedores? Talvez. Afinal, o nome “fornecedores do proprietário” sugere uma espécie de favoritismo, e aqui nessa lista e rede, só entram fornecedores selecionados pela empresa por suas qualidades analisadas de modo profundo, sério e analítico. Conta apenas com os parceiros comerciais e com aqueles fornecedores que já provaram seu valor.

Essa rede de fornecedores é aquela que realmente só tem os melhores que já foram testados e comprovaram a qualidade dos seus produtos e do seu comprometimento para com a empresa e suas negociações. É uma rede de fornecedores especial justamente por esse aspecto interessante da sua modalidade. Realmente não é uma rede a se jogar fora.

Rede de comércio global e pagamento

Essa é uma rede de fornecedores baseada nos serviços de documentos e emissão de títulos de cobrança. Com esse tipo de rede de fornecedores, uma empresa tem mais possibilidade de automatizar tudo relacionado a pagamentos e documentos de sua empresa, transações, descontos, compras, e muito mais. O que essa rede de fornecedores oferece é gerenciamento de despesas e tudo relacionado a cobranças.

Quais as vantagens de uma rede de fornecedores?

Bom, vimos agora de maneira completa esse universo incrível que é uma rede de fornecedores. Aprendemos suas principais categorias, características e uma série de outros aspectos importantes que justificam a necessidade de ter por perto uma rede de fornecedores especial. Mas afinal, quais são as vantagens de ter uma rede dessas e qual o benefício de adaptá-la para sua estratégia?

Há muito o que ser dito a respeito do que podemos ganhar utilizando uma rede de fornecedores. Em primeiro lugar uma rede de fornecedores é organizada, dá todos os detalhes, contatos e informações úteis a respeito de diferentes fornecedores para a empresa utilizá-las conforme queira. Além disso, é um catálogo importante para diversos aspectos como vimos nos tipos de rede.

Entre outros benefícios que são notáveis, a utilização de uma rede de fornecedores dá a possibilidade para uma empresa investir em estratégias muito mais adequadas e favoráveis para seu tipo de negócio. Com certeza só há vantagens em utilizar uma rede dessas!

Como conseguir uma para minha empresa?

Hoje já existem diversas ferramentas tecnológicas para conseguir as informações sobre fornecedores específicos, ou até mesmo redes de fornecedores prontas para serem contratadas ou compradas virtualmente.

Então procurar por empresas que oferecem esse tipo de serviço é o primeiro passo para obter sua própria rede de fornecedores que seja ideal para você e atenda suas necessidades!

© 2013-2023 Cadastro Empresa

Política de Privacidade

Você já conhece nossas redes sociais?!