Gestão Financeira: PIX o que é e como funciona? [4 benefícios para empresas]

Pagamento com Pix vem sendo uma grande celebridade para as empresas que vivem de transferências bancárias, trazendo ótimos benefícios para a gestão financeira da corporação.

Basicamente, a nova função de transferência permite que você transfira valores e receba pagamentos de uma forma muito mais fácil e o melhor: de graça! Pelo menos por enquanto!

Nunca foi tão fácil fazer transferências bancárias em toda nossa vida, mas você sabe como funciona essa nova modalidade de transferência?

pix-por-aparelhos-eletronicos

Existem ainda muitos receios ao usar o Pix, porém, o Banco Central garante a eficácia e eficiência dessa nova modalidade, e ela promete impressionar.

Muitas pessoas já mudaram a sua forma de fazer transferências e adotaram a nova forma de pagamento, deixando a vida mais fácil e prática.

Hoje vamos mostrar para você um pouco mais sobre essa novidade, e como você poderá fazer pagamentos para PME utilizando essa nova tecnologia.

Afinal, o que é o Pix?

É uma nova modalidade de transferências bancárias, ele transfere valores de forma instantânea durante as 24 horas do dia.

Ele vem sendo uma ótima alternativa ao DOC e TED, que são transferências demoradas, com poucos horários e muito caras, chegando a até 10 reais e 45 centavos por transferência.

O fato da transferência pelo Pix ser gratuita é o principal chamariz sobre a nova modalidade, podendo ser extremamente econômico para muitas pessoas, e também, para médias e pequenas empresas.

Assim, a gestão financeira da corporação têm uma ótima oportunidade para economizar com tarifas de altos valores.

Para fazer transferência pelo Pix é muito fácil, basta você cadastrar uma chave de acesso, que podem ser feitas com inúmeras opções.

Pode ser o seu CPF, número de telefone, email, ou uma chave aleatória.

Você também poderá gerar uma chave momentânea para enviar para qualquer pessoa e facilitar no momento da transferência.

Além disso, você também poderá criar sua conta no Pix em vários bancos, podendo fazer transferências entre diferentes instituições financeiras, o que facilita ainda mais principalmente para as empresas.

O Pix foi desenvolvido para ser a melhor opção para você e a sua empresa no momento das famosas transferências bancárias, prometendo mais agilidade e eficácia no serviço.

O que a sua empresa precisa para se cadastrar no Pix?

O processo de cadastramento no Pix pela sua empresa é rápido e muito fácil.

Basta você logar na sua conta bancária empresarial, e cadastrar a sua chave, a chave, nada mais é que a sua identificação, por isso é recomendado que você utilize o CNPJ da sua empresa.

Caso você deseje cadastrar mais de uma chave, ou cadastrar em bancos diferentes, existem outras opções também, você poderá usar o CPF do Diretor da empresa, por exemplo, o número de telefone, o e-mail principal, as escolhas são diversas.

Porém, não é de exigência que você cadastre uma identificação da sua empresa, você poderá criar uma chave específica, com números e letras aleatórias.

De qualquer forma, é importante que a sua chave identifique a sua empresa, para que não ocorra nenhum tipo de problema.

Pessoas jurídicas poderão cadastrar até 20 chaves diferentes, então são muitas possibilidades, você pode até mesmo criar uma numeração para as diferentes chaves do seu Pix.

Fazer o cadastro do Pix não é obrigatório, porém, facilita e muito no momento das transações.

Caso um cliente decida fazer uma transferência por Pix para a sua empresa, sem você ter uma chave ativa no Pix, será possível evidenciando todos os dados, como conta, agência e CNPJ.

Mas, convenhamos que essa é uma maneira bem mais fácil para você e seu cliente.

celular contas dinheiro

Como minha empresa pode receber pagamentos pelo Pix?

Receber pagamento com Pix é extremamente rápido, fácil e será muito positivo para a sua empresa!

Além de você receber o seu valor muito mais rápido do que por transferências bancárias normais, você também estará facilitando a vida do seu cliente.

Para isso, basta que você envie a sua chave ativa do Pix para o seu cliente, e ele irá lhe transferir o valor da negociação, e você receberá o valor na hora na sua conta.

Você também poderá gerar um QR Code, basta entrar no seu banco, no PIX, e gerar um QR Code com o valor desejado e enviar para o seu cliente, com um leitor, a transferência será feita num instante e de uma forma rápida e prática para todos!

Porque o PIX é positivo para minha empresa?

O PIX pode ser inovador para a sua empresa por diversas razões. Veja abaixo alguns pontos positivos ao cadastrar o PIX para a sua empresa.

Custo Zero!

Umas das principais vantagens de você trazer o pagamento com a PIX para a sua empresa é a extinção dos custos altíssimos que você e seus clientes tinham com transferências normais como TED e DOC.

Comparado a uma TED ou DOC, o PIX pode trazer um resultado financeiro ótimo para a sua empresa, visto que, se você costuma fazer muitas transferências, você poderá acabar gastando mais de 100 por dia com transferências bancárias.

Com o PIX esse custo com transferências não existirá mais, o que é uma ótima forma de economia para a sua empresa, além de também ser positivo para os seus clientes.

Sendo assim, trocando os conhecidos TED e DOC por transferências com PIX, você poderá economizar mais de 100 reais por dia com transferências bancárias, uma ótima forma de economia para a sua empresa, e para seus clientes também.

A parte financeira da sua empresa sempre é uma área delicada, e com o PIX, será muito mais fácil para você economizar na sua empresa!

Facilidade com as transferências

A praticidade e facilidade com o pagamento com PIX é outra de tantas outras grandes vantagens que você terá em cadastrar o PIX na sua empresa.

Comparado às transferências bancárias normais, o PIX traz um método mais simples no momento das transferências, assim você terá menos problemas nesse momento.

Com apenas um certo número de dígitos, um e-mail, ou número de telefone, seus clientes poderão depositar diretamente para a sua conta, sem precisar preencher todos os dados como agência, conta, CNPJ, razão social completa e demais.

Além de ser mais prático para o seu cliente depositar o valor, você também terá menos riscos de ocorrer transferências para contas erradas, que acarretará um atraso ainda maior para você receber.

O seu valor entra na hora!

O pior problema com as transferências bancárias normais com certeza eram a demora para o dinheiro entrar na conta.

Era necessário que você fizesse a transferência em um período correto durante o dia para o valor entrar no mesmo dia, e só quem passou o desespero de precisar transferir valores depois das 16h de uma sexta-feira sabe o tamanho do problema.

Com o PIX atualmente, você poderá fazer transferência e receber dos seus clientes 24 horas, todos os dias da semana! 

Esse novo método é de extrema utilidade e muito benéfico para a sua empresa, visto que você receberá seu valor muito mais rápido, e também fará suas transferências de uma forma mais rápida.

Maior Facilidade para os seus clientes

Com a nova forma de pagamento com PIX, seus clientes poderão pagar a sua empresa de uma forma mais rápida e econômica, o que influenciará no seu resultado também.

Além de ajudar o seu cliente, você também correrá menos riscos com transferências erradas, que normalmente ocorre ao preencher agência, conta, banco, razão social, CNPJ, etc… 

O que poderá acarretar a perda de dinheiro dos seus clientes caso não seja identificado rapidamente, e também mais demora para a sua empresa receber o pagamento.

Facilitar a vida dos seus clientes é uma ótima forma de melhorar e fortalecer a relação de ambos, além de também ser muito benéfico para ele.

Como funciona os Limites de transferência no PIX?

Uma das dúvidas que mais surge sobre o PIX são os limites de transferência, atualmente, cada instituição financeira está livre para criar as suas regras sobre o PIX.

Algumas instituições inclusive adotaram algumas regras semelhantes aos famosos TED e DOC, para diminuir a possibilidade do uso indevido da nova ferramenta.

Como testar uma ideia de negócio com pouco dinheiro?

Porém, com a liberdade de cada banco criar suas regras para diminuir as operações suspeitas de transferências, cada instituição financeira possui uma regra diferente.

Para ter mais informações, você poderá entrar em contato com a sua instituição financeira para você saber qual o maior valor e quantidade de transferências disponíveis.

E, caso o banco considere uma transferência bancária como operação suspeita, o tempo para checagem do assunto demora muito menos que com TED e DOC comuns, sendo apenas 30 minutos durante o dia e até 60 a noite para a resolução.

Conclusão

E aí, o que você está esperando? O PIX é a nova ferramenta de transferência que promete revolucionar as suas transferências bancárias.

Trazendo o PIX para a sua empresa, você terá muitos benefícios que estão sendo altamente reconhecidos pelo mercado financeiro no Brasil.

Acompanhe a mudança, e venha para o PIX!

Complete seus conhecimento com 12 Estratégias para alavancar suas vendas.

Um abraço e até o próximo artigo!

© 2013-2024 Cadastro Empresa

Política de Privacidade

Você já conhece nossas redes sociais?!