Ownership: como motivar o colaborador?

Ownership é um conceito cada vez mais presente na forma como o brasileiro faz negócio. E isso é um avanço tremendo nas boas práticas de empreendedorismo que parte de uma maturidade por parte do mercado. Afinal, o Ownership é um dos conceitos que mais devem ser trabalhados em uma equipe de profissionais, pois traz diversos benefícios às empresas que adotam essa filosofia.

Se você ainda não sabe o que é Ownership e como aplicar essa estratégia no mundo dos negócios, continue com a gente e entenda tudo sobre a técnica!

O que é Ownership?

A palavra Ownership tem o significado para nós brasileiros de algo como “sentimento de propriedade”, ou “sentimento de dono”. Ela serve para designar a paixão que os colaboradores de uma companhia sentem por ela, como se fossem, pelo menos em suas funções, os donos da empresa.

O que é Ownership
Fonte/Reprodução: original

Claro, esse sentimento não deve ser encarado, nem pelos colaboradores e nem pelos gestores, como se fosse um sentimento de propriedade dissimulado ou extravagante, mas sim uma sensação de participação naquele negócio que integre todo colaborador em um espírito em equipe.

Isso é muito importante, não só para a motivação do colaborador, mas para o bom andamento da empresa, pois se cada um tiver o nível de comprometimento de um dono as coisas irão caminhar de maneira muito mais próspera.

Para que serve o Ownership?

Explicamos o que é o Ownership, mas muitos ainda podem ter ficado com a dúvida sobre como esse conceito é importante na prática. Então, vamos tentar deixar claro como o Ownership age na vida de uma empresa e como ele pode ser um elemento de administração poderoso em qualquer instituição.

Em primeiro lugar, o Ownership tem um grande poder sobre a moral da equipe. Uma equipe em que todos compartilham o sentimento de propriedade irá dar o máximo de si em todos os seus projetos e funções ou, pelo menos, chegar perto quase sempre. E o Ownership em uma ambiente administrativo é como um fogo que contamina todos os colaboradores.

Uma equipe de colaboradores onde pelo menos um terço já compartilham os ideais de Ownership é muito mais produtiva do que uma onde não há essa interação. Então todos têm a ganhar!

Profissionais que compartilham o Ownership são mais proativos, caprichosos, fiéis, prestativos e atenciosos a todos os processos que cumprem dentro da empresa.

Além de todos esses benefícios que o Ownership traz para empresa, ele também é capaz de elevar a moral do funcionário e de toda a equipe.

Como ser um Ownership?

É importante ter em mente que Ownership é acima de tudo uma cultura, um modo de ver as coisas que pode ser passado adiante e ser espalhado por todo um ambiente. Esse espírito pode vir de qualquer profissional, alguns certamente chegarão até a empresa já com o Ownership como um estado permanente de ânimo e de espírito. Esses profissionais devem ser valorizados ao máximo.

Já outros profissionais podem estar totalmente abertos a esse mesmo ânimo e forma de olhar para a empresa, mas o sentimento deve ser trabalhado gradualmente.

Mas como fazer isso? A forma mais efetiva é tendo um líder que traga essa perspectiva para a sua equipe. Assim, mesmo aqueles profissionais, que até poderiam adotar o Ownership , mas ainda não o fizeram, se sentirão bastante inspirados a adotarem essa conduta.

E se você é um gestor, deve aprender o mais rápido possível como se tornar um Ownership e ter essas características. Há algumas dicas que podem ser muito úteis quando se trata de assumir essa postura diante da equipe.

Primeiro você deve realizar seu trabalho com toda a consciência de que você e sua equipe estão fazendo a diferença na companhia, que seus esforços estão sendo importantes e que você é o responsável por eles. Lembre-se que o sentimento de ownership é o de propriedade, e você deve assumir a propriedade sobre seus próprios atos, sendo o dono do seu setor.

Então, trabalhe sempre nessa direção, se sentindo recompensado sempre que realizar um bom trabalho, se satisfazendo com o próprio desempenho e os realizando sempre com a intenção de gerar um bem para a empresa e para o seu público final.

Faça isso e aos poucos o Ownership se tornará parte integrante de sua personalidade e caráter, sendo uma cultura que orientará toda sua vida profissional

Qual a importância da Ownership dentro do processo de vendas?

Falamos muito sobre a mentalidade Ownership entre setores de uma empresa no geral, mas será que essa mentalidade também pode impactar o time de vendas?

A resposta é sim, e muito. Um time de vendas é particularmente sensível à mentalidade Ownership. Profissionais que podem vender estarão ainda mais motivados em realizar uma boa venda e em atender bem seus clientes.

Qual a importância da Ownership dentro do processo de vendas
Fonte/Reprodução: original

Espalhar esse sentimento entre os vendedores é um diferencial gigantes para sua empresa que está apostando em seus colaboradores, e um vendedor motivado por esse sentimento traz as seguintes vantagens:

  • Vendas realizadas com mais empenho e negociações muito mais dedicadas;
  • Atendimento ao cliente diferenciado, procurando sempre satisfazê-lo;
  • Preocupação com outras áreas da venda como pré-venda e pós-venda;
  • Uma equipe muito mais articulada e harmônica;
  • Vendas que não se preocupam apenas com a comissão de cada vendedor, mas com o valor da empresa como um todo.

Apostar na cultura Ownership para sua equipe de vendas é apostar no crescimento da empresa e na valorização da companhia.

7 Dicas para implementar O Ownership

Muito se fala de como uma empresa, hoje, se diferencia de seus concorrentes, fornecendo produtos inovadores, serviços inovadores e uma série de aspectos que são de fato bastante importantes no momento em que o cliente vai optar pela escolha de onde adquirir determinado produto ou contratar um serviço.

Mas pouco se fala em como uma empresa pode se destacar no mercado dependendo da qualidade de seus colaboradores. Os colaboradores são, talvez, a principal parte de uma empresa, logo, o foco de evolução deveria estar neles também e não só no produto ou serviço fornecido ao consumidor final.

Capacitar seus colaboradores, ou fazê-los ainda mais íntimos da sua empresa só vai te beneficiar e, por isso mesmo, estamos aqui para trazer dicas úteis e imperdíveis de como implementar o Ownership para seus colaboradores.

Pegue um papel e caneta e esteja pronto para marcar as dicas mais importantes para implementar um bom Ownership!

O Exemplo Arrasta

Lembre-se de quando mostramos como você mesmo pode se tornar um Ownership. A estratégia deve partir sempre dos altos postos, sejam eles os principais gestores, onde muitos são de fatos donos do negócio, entre seus principais colaboradores e assistentes e, assim, ir descendo toda a linha de hierarquia.

E aqui também não basta agir como se tivesse o sentimento de Ownership. Colaboradores são bastante sensíveis às aparências que não se concretizam no campo da prática. É preciso ser de fato um adepto da cultura, vestir a camisa e batalhar junto de toda a equipe!

O primeiro passo para implantar o Ownership nos colaboradores é fazer com que todo o time de liderança tenha o mesmo espírito.

Identifique os Melhores Colaboradores

Toda a equipe é importante, porém existem colaboradores mais adequados à mentalidade Ownership, como já comentamos. Eles devem ser prezados no momento da implantação da cultura em uma empresa.

Quanto mais pessoas envolvidas nessa mentalidade, melhor. Então, no momento em que o Ownership é implementado, ele deve mirar naqueles colaboradores com mais abertura a essa cultura.

Treine seu time de líderes para identificar quais são esses colaboradores, para que eles sejam os alvos principais dessa empreitada. Assim você pode economizar tempo até toda a empresa estar na mesma sintonia.

Organização e Planejamento

Tudo o que fazemos, principalmente no ambiente dos negócios, depende de nossa organização e planejamento. Então faça uma lista apontando as principais necessidades de sua empresa, em que setores há algumas pendências e carências para focar primeiro onde é mais crítico. Afinal, a cultura Ownership virá para mudar todos esses pontos negativos onde sua equipe pode estar falhando.

Então, o planejamento é essencial para que seus líderes estejam cientes de quais setores precisam ter mais ou menos trabalho.

Feedback é importante

Caso os seus colaboradores tenham muitas críticas em relação à gestão da empresa e lideranças como um todo, será muito difícil fazer com que essa mentalidade seja disseminada entre seu time.

O solo estará improdutivo e não haverá nada que você possa fazer. Mas felizmente há uma forma de evitar que a situação chegue a esse ponto. A mais eficaz é o sistema de feedback.

Crie um sistema de feedback seguro, confiável e sigiloso onde seus colaboradores, anonimamente de preferência, possam falar o que pensam sobre a companhia, seus líderes e tudo o mais referente a empresa. Além de deixar claro que aspectos podem ser mudados ou receber algumas atualizações.

Caso as questões sejam relevantes, mesmo que não sejam aceitas, tente dar uma devolutiva, mesmo que seja dito de forma geral, claro, sem pontuar o nome de quem fez o feedback. Ter essa segurança e comunicação é essencial.

Tenha uma cultura de Boas Vindas

Certamente você se lembra da sua primeira experiência profissional e como foi difícil se enturmar, pegar o ritmo do trabalho e fazer novas amizades. O ambiente sempre parece um pouco hostil ou opressivo e, para os novatos é necessário tomar cuidado para não causar uma má impressão, que ele poderia carregar como trauma para o resto de sua vida na empresa.

Quanto mais bem recebido um novato for assim que entrar na empresa, maiores as chances dele criar um vínculo com ela, que fatalmente irá gerar como fruto, uma mentalidade Ownership.

Então planeje sempre o modo como irá receber novos profissionais em sua equipe, garanta ótimas interações, conte a história da empresa e apresente bem o setor em que ele irá trabalhar. Faça de tudo para que a cultura Ownership esteja presente na vida do profissional logo nos primeiros dias de empresa.

Ofereça um plano de carreira

Os profissionais de uma empresa tendem a ser muito mais motivados quando se veem em um cenário onde tem diante de si um plano de carreira. A possibilidade de conseguir galgar os degraus da empresa é realmente tentadora e pode levar muitos colaboradores a desenvolver naturalmente a mentalidade Ownership.

Poderíamos dizer que o Ownership é o estado de liderança por excelência, onde quem compartilha dele está para sempre inserido em uma política de liderança. Então, promover líderes de dentro da sua empresa significa promover mais pessoas com essa mesma mentalidade.

Comunicação é tudo

Um dos maiores diferenciais do Ownership é o ambiente que ela cria entre todos os colaboradores, inserindo todos como membros de uma mesma família. Promover conversas e reuniões é essencial. Não só reuniões que visam passar um assunto em específico, mas simplesmente ouvir o que os seus colaboradores estão pensando e querem dizer francamente.

Claro, essas reuniões de maneira alguma visam substituir o programa de feedbacks, mas elas servem como um ótimo complemento, onde os profissionais podem dar ideias públicas que serão debatidas por você e por toda equipe.

E falando em equipe, manter a equipe informada é essencial. Todos devem estar muito bem informados a respeito de tudo o que acontece dentro da empresa, evitando o sentimento de exclusão.

Gostou de nossas dicas para implementar a mentalidade Ownership em sua empresa? Então não perca tempo e já coloque para funcionar!

crie o perfil da sua empresa grátis no cadastro empresa

© 2013-2023 Cadastro Empresa

Política de Privacidade

Você já conhece nossas redes sociais?!