O que é e como implantar um Diligenciamento de compras na sua Empresa?

O que toda empresa quer é fornecer o melhor serviço para seu cliente dentro dos prazos estabelecidos e daquilo que foi acordado, e para isso o diligenciamento nas vendas de sua empresa pode ser a saída ideal!

O processo de diligenciamento é um dos meios de fiscalizar, gerenciar e até mesmo garantir que as mercadorias negociada com seus clientes e consumidores chegará até eles de modo rápido e dentro dos prazos estabelecidos.

Com o diligenciamento de vendas uma empresa tem muito mais força para se garantir no mercado, fazer seu nome e manter sua reputação sã e salvo. O diligenciamento de vendas é então um forte mecanismo pelo qual empresas conseguem entregar seu produto para seus clientes da melhor forma possível. Você quer aprender mais sobre essa garantia que sua empresa pode adotar? Conheça nosso artigo sobre o diligenciamento de vendas!

O que é um Diligenciamento?

Vamos primeiro entender o que é o diligenciamento. A palavra diligenciamento ou diligência significa zelo, cuidado, prontidão e averiguação. Todos esses significados denotam o caráter importante que esse conceito pode trazer para a organização de uma empresa, transformando cada um desses significados em um conceito, em um norte a ser seguido e atendidos.

O diligenciamento serve exatamente para essas coisas citadas pela simples definição da frase diligência, é a formalização de um profissional ou time de profissionais que buscam trazer mais zelo para a operação de venda, mais cuidado e prontidão no atendimento ao cliente e averiguação de que o consumidor está de fato recebendo um produto de qualidade e conforme aquilo que ele comprou e negociou com a empresa.

O que é um Diligenciamento
Fonte/Reprodução: original

Quando falamos sobre um cliente receber um bom produto muito disso depende da empresa e das suas condições de produzir um serviço e produto de qualidade, porém até a chegada do que o cliente comprou até o consumidor final, certamente há inúmeros processos, que algumas vezes, podem fugir do controle da empresa, ou onde ela não atua diretamente coordenando a entrega da mercadoria e serviço até o seu cliente.

Mas para o profissional de diligenciamento isso não é desculpa. É obrigação dessa categoria profissional quebrar a barreira de onde acabam as obrigações da empresa para bem atender o cliente.

O profissional de diligenciamento deve acima de tudo procurar bem atender o cliente, apostar na averiguação de como os outros profissionais envolvidos em distribuição, entrega, e diversos outros aspectos estão trabalhando.

Claro, isso não é fácil, o profissional de diligenciamento deve ser muito empenhado no seu trabalho por conta dessa dificuldade. Deve ter pulso firme e também coerência ao tratar com os colaboradores e empresas parceiras da sua empresa, para que assim possa sempre cobrar com respeito, porém com firmeza quando algo sair do previsto, cobrando as devidas explicações do porquê um produto atrasou até chegar ao cliente.

Por essa breve explicação de como o profissional de diligenciamento deve agir já fica claro a necessidade do mesmo ser pró-ativo, de ter um posicionamento claro e procurar resolver os problemas de forma ativa, atuando diretamente nos processos que um produto passa até chegar no cliente. Claro, isso não é de maneira nenhuma fácil e é preciso reforçar que deve ser feito com coerência e pulso firme.

Parte da principal dificuldade do diligenciamento reside no fato de que o profissional de diligência deve estar familiarizado e conhecer de modo completo e total todo circuito por qual passa um produto até chegar ao cliente, e também conhecer todas as qualidades e propriedades dos produtos da empresa. Outra dificuldade está no fato de que ele deve para os diferentes setores, por qual passa o produto um contato fácil e rápido.

Pois só assim, ele de fato terá capacidade de intervir, cobrar e observar quando algo sair fora do planejado ou até mesmo dar em algum momento errado. O profissional de diligenciamento deve ter sempre um cronograma completo dos pedidos, no qual passou e passará, e o contato de todos os fornecedores, entregadores e demais parceiros comerciais que estejam envolvidos na entrega deste produto até o cliente.

Para que serve o Diligenciamento?

Com nossa explicação a respeito de como funciona o diligenciamento em uma rotina de vendas, já ficou claro algumas atuações e funcionalidades do diligenciamento para uma empresa.

Mas vamos tratar da serventia de ter um diligenciamento funcionando em sua companhia de modo mais profundo a partir de agora, e como esse tipo de processo pode impactar positivamente sua empresa.

Como comentado a respeito do significado da palavra diligenciamento, nós temos nesse cenário conceitos como prontidão, averiguação, zelo e capricho. E essas são qualidades inerentes ao processo de diligenciamento, e por isso mesmo estão entre os seus principais benefícios. O diligenciamento vem para trazer muito mais dessas características para as vendas de uma empresa e para sua relação com o cliente.

A partir do momento que sua empresa implanta o diligenciamento em sua rotina empresarial e como serviço de venda e pós-venda, a empresa tem a possibilidade de acompanhar todo o processo de manufatura e entrega do produto para o cliente, todo o processo de fato, de modo completo e com a possibilidade de intervir, antecipar problemas, prever possíveis atrasos e identificar a razão deles.

Com um processo de diligenciamento instalado na rotina de vendas uma empresa também tem a possibilidade de ter sempre em mãos diagnósticos e resultados emitidos por esses profissionais, e assim pode de modo muito mais satisfatório, observar seu próprio desempenho, comparar seus resultados e verificar em que ponto há margem para a melhora, tudo isso apenas com as ações de profissionais de diligenciamento.

Outra qualidade que uma empresa assume a partir do momento que implanta o diligenciamento é a autoridade no mercado, a confiabilidade diante dos clientes. Quando bem feito, o diligenciamento tem a capacidade de levar os produtos até os clientes com mais qualidade, com mais rapidez, prontidão e regularidade, livre de erros. Facilmente a empresa assim assume o hall e papel daquelas empresas de confiança.

Ser uma autoridade no mercado e referência em confiança só tem a dar para uma empresa benefícios que ela pode trabalhar no futuro, principalmente em relação aos clientes mais fiéis, levando para eles ainda mais oportunidades para fazer negócio com a empresa e se beneficiarem dessas características. Sendo confiável entre os clientes a empresa também tem mais capacidade em criar parcerias comerciais sólidas.

Parcerias estas tanto com seus clientes quanto com outras empresas, afinal uma empresa que trata bem seus consumidores, acaba facilmente se tornando uma referência para todo o mercado de forma geral.

E por conta do profissional de diligenciamento atuar em diversos fronts e setores diferentes, uma empresa que adota essa política se torna muito mais consciente sobre si mesma, sabe os seus pontos fortes e pontos fracos.

Isso é o que permite a oportunidade de uma empresa crescer no mercado, aumentar a sua eficiência, corrigir suas deficiências, procurar parceiros no mercado que sejam mais confiáveis e de modo geral melhorar como negócio. Tudo isso pode ser conquistado apenas aplicando um diligenciamento em uma companhia que seja de fato bem feito, implacável e caprichado para a empresa.

Qual a importância do Diligenciamento?

Vimos a serventia que um bom diligenciamento tem para uma empresa acima! É realmente de fato um serviço incrível, que quando bem aplicado impacta praticamente todas as áreas e setores de uma empresa. Só desconhece e subestima a importância do diligenciamento uma empresa que ainda não buscou aplicá-lo em toda sua totalidade e eficiência no gerenciamento de sua gestão.

O diligenciamento é uma das armas de previsão e prevenção de erros mais eficientes que existem, afinal com ele uma empresa tem diagnósticos cada vez mais precisos de todos os seus processos, conhece todos os passos que seu produto percorre para chegar até o cliente e por fim saber onde estão seus pontos fracos e fortes em toda essa dinâmica de levar o produto até o cliente.

Qual a importância do Diligenciamento
Fonte/Reprodução: original

E por conta da natureza integral que tem a atuação de um profissional de diligenciamento, uma empresa que introduz a prática também tem a possibilidade de intervir em inúmeras etapas da entrega de um produto para o cliente, intervir ativamente fazendo a diferença em qualquer etapa, mesmo aquela que são de responsabilidade de um fornecedor ou colaborador terceirizado, por exemplo.

Mas além desse caráter preventivo, o qual é, sim, imensamente importante, a empresa também tem possibilidade de corrigir seus problemas com muito mais assertividade. Com o diligenciamento como já citamos, uma empresa tem a possibilidade de investir em diagnósticos precisos a respeito do que ocorre dentro dos seus processos e da entrega de seus produtos. Utilizando esses diagnósticos a empresa tem um potencial tremendo de correção de problemas.

Esses benefícios quase que dizem respeito mais a empresa em si e estão orientados para a perspectiva corporativa. Mas para os clientes o diligenciamento também é tremendamente importante.

Com o diligenciamento funcionando, uma empresa tem a possibilidade de dar um serviço de mais qualidade para qualquer cliente e consumidor, tornando o objetivo de seus processos e levando em conta sua satisfação em todos os processos.

O profissional de diligenciamento é, na verdade, o melhor amigo do consumidor dentro da empresa, pois é ele que está levando em conta o bom atendimento e a satisfação do cliente a todo momento, cobrando todos os processos da empresa se baseando exatamente na experiência do consumidor e levando em consideração aquilo que o cliente gostaria de receber em primeiro lugar.

Por esses motivos ter um diligenciamento ativo em sua empresa é tão importante, é a melhor garantia de melhora contínua e do bom atendimento aos seus clientes!

Como implantar Diligenciamento na minha empresa?

Bem, se você leu o nosso artigo até aqui e ficou encantado em relação aos benefícios do diligenciamento, vamos entender como implantar um bom diligenciamento em sua empresa e então usufruir de todos esses benefícios.

O diligenciamento pode ser feito por um único profissional, mas naturalmente quanto maior uma empresa, maior a possibilidade da necessidade de se ter uma equipe empenhada nesse serviço.

É importante que dentro de uma empresa o profissional de diligenciamento tenha sua autonomia e autoridade, que ele seja levado a sério por todos os outros setores para que assim possa realizar suas atividades de fiscalização e cobranças sem medo e com muito mais assertividade. E também é muito importante que ele tenha acesso a dados variados da empresa, para que sua fiscalização seja mais completa.

O profissional de diligenciamento também pode estar ou não combinado a uma equipe de vendas, pois assim muito do seu trabalho pode ser feito em conjunto com esse setor. Porém, é comum que ele esteja associado a profissionais de controle de qualidade ou até com a gestão geral da empresa.

Que tipo de profissional deve fazer esse tipo de trabalho?

Frequentemente o profissional de diligenciamento é associado ao analista de suprimentos, porém como comentamos ele pode estar associado a diversos outros setores como o de vendas, gerenciamento e claro, o próprio analista de suprimentos e controle de qualidade.

Todos esses profissionais estão associados ao diligenciamento e podem ser trocados para assumir essa posição na empresa. Com isso em mente, se você ainda não implementou a função de diligenciamento em sua empresa, essa é hora, pois assim, diminuirá os problemas comuns e claro, satisfazer o cliente da melhor forma possível.

crie o perfil da sua empresa grátis no cadastro empresa

© 2013-2023 Cadastro Empresa

Política de Privacidade

Você já conhece nossas redes sociais?!