Gerencie fornecedores de serviços com eficiência e sucesso

Quando pensamos em fornecedor, imediatamente nos vem à mente os produtores de matéria-prima ou empresas que oferecem suplemento para sua cadeia de produção, sem nem pensarmos nos fornecedores de serviços. Acontece que, essa última categoria, é essencial para o funcionamento de qualquer empresa – e, sem eles, um negócio mal consegue sair do papel.

Encontrar um bom fornecedor de serviço não é fácil, por isso conhecer o máximo sobre esta categoria é indispensável! Com a plataforma da Cadastro Empresa, você tem a ferramenta ideal para encontrar fornecedores de serviço e conseguir escolher entre eles através das mais variadas empresas do seu nicho. Venha e saiba mais sobre como ter eficiência e sucesso com o seu fornecedor!

O que é um fornecedor de serviços?

Um fornecedor de serviço se caracteriza como uma empresa que tem como atividade final a realização de um serviço. Assim como um produto, o serviço realizado por um prestador nasceu de uma necessidade do mercado e da demanda dos consumidores. Com isso, a empresa que realiza o fornecimento deste empenho orienta a sua produção para este público específico.

O que é um fornecedor de serviços
Fonte/Reprodução: original

O serviço pode ser produzido e fornecido tanto por grandes companhias, quanto por profissionais autônomos. Estes fornecedores oferecem todo tipo de atividade profissional que sua empresa não pode realizar sozinha, desde atividades distintas e pontuais, como um suporte jurídico, até uma atividade trivial como limpeza.

Note que ambos os serviços não são necessariamente essenciais, uma vez que caso sua empresa seja um escritório de advocacia ela não precisa de suporte jurídico, e uma empresa pode realizar sua própria limpeza. No entanto, entender o porquê desses fornecedores existirem explica a necessidade de contratar esses serviços.

Qual o objetivo dos fornecedores de serviços?

Cada um dos serviços fornecidos por essa categoria de fornecedores não são exatamente necessários, mesmo os mais distintos.

Porém, existe um motivo para os fornecedores existirem: praticidade. Mesmo que seja possível que uma empresa contrate os próprios profissionais para limpar suas dependências, muitas vezes a praticidade de contratar um fornecedor de serviço fala mais alto. Em muitos casos o grau de especialização é tal que é absolutamente inviável que uma empresa tenha um profissional em seu quadro.

Ou, em muitos casos, o serviço está fora do alcance de uma empresa, como, por exemplo, o serviço de operador de internet. Uma empresa têxtil não pode se satisfazer com essa atividade, ou seja, é necessário contratar de fora.

Os fornecedores de serviço estão espalhados no mercado tanto quanto os fornecedores de produtos, até mesmo realizando serviços para outras empresas que também são prestadoras em outra área, formando uma imensa cadeia.

Hoje, é impossível que uma empresa sobreviva sem um fornecedor de serviço para qualquer atividade que seja – pois, ao menos algum tipo de serviço precisará ser contratado a qualquer momento.

Como contratar fornecedores de serviços?

Um fornecedor de serviço – também conhecido como prestador de serviço – é contratado da mesma maneira que qualquer outro fornecedor. O que muda, nesse caso, é a natureza do serviço prestado.

E não é nenhuma missão impossível saber como contratar fornecedores de serviços! Basta compreender qual a sua necessidade e se adequar com a empresa que melhor ofereça a sua solução. No geral, o passo-a-passo mais adequado na contratação dos fornecedores é:

Identificação da necessidade

Primeiro a empresa deve analisar suas carências e identificar que necessita de determinado serviço. Este processo pode parecer trivial, porém a análise deve ser séria, pois dependendo do momento pelo qual a empresa passa, é preciso escolher qual o serviço mais ou menos urgente para contratar.

Pesquisa

Identificado qual serviço será necessário, é hora de procurar por quem o presta. Este é um momento fundamental para a contratação. Nele a empresa identifica quais os melhores prestadores e o preço cobrado por esses profissionais e empresas. Por exemplo, você pode encontrar esses fornecedores no Cadastro Empresa.

Negociação

Depois da análise de mercado e pesquisa, a empresa elege nomes pelos quais se interessou, entra em contato e começa uma negociação. Na negociação a empresa deixa claro de qual serviço precisa e de como precisa dele para que assim o prestador de serviço consiga dar o seu orçamento final.
Contratação

Dado o orçamento, se a empresa achou o valor justo pelo que solicitou, então a negociação é encerrada e o contrato é fechado. Mas atenção, é preciso definir muito bem como o serviço será prestado e em que condições. Depois disso, coloque tudo isso em contrato para não haver dúvidas sobre o acordo a ser fechado.

Antes de contratar qualquer um dos fornecedores de serviço, analise os pontos acima para ter certeza de que está tomando a decisão correta. E se você não sabe onde encontrar bons fornecedores de serviço, então é porque não conhece o buscador da Cadastro Empresa!

A Cadastro Empresa oferece uma pesquisa completa onde você consegue encontrar o prestador de serviço ideal para sua situação. No site você pode pesquisar por localização, CNPJ e conta com filtros avançados que usam como parâmetro de pesquisa o serviço do qual precisa!

Quais são os benefícios de usar fornecedores de serviços?

Os fornecedores de serviço só existem porque o mercado precisa de sua atividade. Logo, pelo menos alguns benefícios esses profissionais podem trazer para sua empresa e para o mercado como um todo.

Quais são os benefícios de usar fornecedores de serviços
Fonte/Reprodução: original

Confira abaixo os principais benefícios de contratar um fornecedor de serviço de qualidade e como eles podem auxiliar sua empresa.

Praticidade

Começamos com um ponto que já mencionamos, visto que há muito mais praticidade em contatar um fornecedor de serviço.

Mesmo para atividades que sua empresa poderia realizar sozinha, ao contratar é menos uma responsabilidade para os gestores. Serviços que podem ser considerados simples, como a limpeza, tem os profissionais especialistas que são mais competentes e que sabem o que estão fazendo.

Além disso, os fornecedores de serviço costumam dar para seus profissionais todas as ferramentas para realizarem seu trabalho, o que é menos uma dor de cabeça para sua empresa.

Custo

Pode parecer um contrassenso citar o custo como benefício quando estamos falando de contratar um prestador de serviços. Porém, em muitos casos é mais barato contratar um profissional para realizar o trabalho do que ter um em sua empresa.

Por exemplo, para manutenções em maquinários que, em muitos casos, precisam de pouca revisão é mais rentável para a empresa contratar profissionais para realizar esse serviço de maneira periódica do que manter um especialista em seu quadro de pagamentos.

Necessidade

Certos fornecedores de serviço são tão essenciais que o benefício de contratá-los é auto evidente. Podemos citar as companhias de internet, das quais a imensa maioria das empresas do mercado necessita.

Mesmo companhias que não trabalham com a internet ativamente não vendem online ou utilizam qualquer info-produto necessitarão da internet para se comunicar com parceiros comerciais ou mesmo clientes.

Urgência

Há casos onde sua empresa pode ter o prestador de serviço dentro do seu quadro de colaboradores, mas por qualquer motivo que seja aquele colaborador está impossibilitado de realizar o seu trabalho.

Neste caso clássico de urgência a contratação de um fornecedor de serviço vem muito a calhar, mesmo que sua empresa consiga realizar o serviço que precisa, mas que agora está impossibilitada.

Quais são os tipos de fornecedores de serviços?

‌Tradicionalmente os fornecedores de serviço são divididos em três grupos distintos, nesses grupos até mesmo a sua empresa pode se incluir. Eles são:

  • Fornecedores Monopolistas;
  • Fornecedores Habituais;
  • Fornecedores Especiais.

Mas note que cada um desses fornecedores são categorias convencionais, não são uma regra no mercado. Uma empresa pode realizar um tipo de serviço tão atípico que não pode ser colocado em uma dessas 3 categorias.

Enfim, vamos analisar de maneira mais detalhada cada um desses tipos de fornecedores de serviço para você entender do que se tratam as categorias.

Fornecedores Monopolistas

Os fornecedores monopolistas são os mais difíceis de negociar. Esta categoria de profissionais e empresas realiza serviços muito distintos e difíceis de encontrar no mercado.

Por conta disso, geralmente há muita demanda e pouca oferta para estes serviços, o que faz desta categoria de profissionais e negócios donos do seu preço. A falta de competitividade faz desses fornecedores mais caros do que o normal, onde costumam cobrar caro por seus serviços.

Portanto, é preciso pesquisa constante sobre essa categoria, assim sua empresa ganha poder de barganha na hora da negociação.

Fornecedores Habituais

Os fornecedores de serviço habituais são aqueles que frequentemente precisam ser contratados pelas empresas para que ela funcione.

São serviços básicos, que podem ser atrelados ou não à produção. São exemplos de prestadores de serviço habituais:

  • Transportadoras;
  • Operadores de internet;
  • Manutenção periódica;
  • Limpeza;
  • Segurança.

Note que depende de negócio para negócio se um prestador será habitual ou não. Uma empresa que mantém em suas dependências certos itens de valor agregado e que fazem parte do PAR – Produtos de Alto Risco -, com certeza necessita de um constante serviço de segurança. Mas são inúmeras empresas que podem funcionar a vida inteira sem receber sequer um dia de serviço sequer desses profissionais.

Como é de se imaginar, a negociação com esses fornecedores é mais fácil, eles têm mais concorrência, então é possível encontrar serviços mais competitivos nesses mercados. Por serem habituais, os contratos com esses prestadores costumam ser longos, o que abre possibilidade para conseguir alguns descontos na negociação.

Negociações longas com esses fornecedores de serviço costumam gerar bons resultados, com serviços personalizados e ótimo relacionamento entre cliente e prestador.

Fornecedores Especiais

Além das duas categorias, há os fornecedores de serviço especiais. Esses fornecedores têm uma certa competitividade no mercado, porém seu serviço ainda é especializado e, na maior parte das vezes, pontual.

Um escritório de advocacia que presta serviços e consultoria jurídica raramente precisa atuar de forma constante com seus clientes. É mais comum que seus serviços sejam acionados de forma pontual e apenas quando há uma necessidade específica.

Qual o conceito dos fornecedores de serviços?

Um prestador de serviço é sempre um profissional que busca clientes que o contratem com certa regularidade e seu conceito de trabalho não é muito diferente da sua própria empresa que busca criar um relacionamento com seus consumidores.

Da perspectiva do cliente, também vale a pena ter um relacionamento longo com seus prestadores de serviço. Com esse relacionamento você consegue o serviço da maneira que gosta e costuma consumir. Além de ser sempre mais vantajoso contratar empresas que já conhece e tem confiança.

3 ideias para gerenciar os fornecedores de serviços na sua empresa

Ao longo de suas atividades sua empresa terá que contratar inúmeros prestadores de serviço. E para essa massa de profissionais – alguns que prestam serviços muito importantes – é preciso controle e gerenciamento.

Abaixo fique com ideias para gerenciar sua lista de fornecedores de serviço que trarão muito mais vantagem para sua empresa.

Pesquise o mercado constantemente

Já mencionamos como a pesquisa é um passo essencial para a contratação de um fornecedor. Mas é preciso que ela seja constante para que sua empresa se mantenha atualizada.

O mercado se atualiza continuamente, portanto sua empresa também deve fazê-lo. Lembre-se que na Cadastro Empresa você tem a ferramenta ideal para essa atividade.

Avalie seus fornecedores

Sempre que um fornecedor for contratado e prestar seus serviços, faça uma avaliação do mesmo. Você não precisa publicar essa avaliação, podendo guardá-la para a sua empresa, mas é importante que ela exista como relatório interno da experiência de serviço.

Com isso sua empresa terá mais dados sobre aquele fornecedor e pode avaliar se vale ou não a pena contratá-lo mais uma vez.

Organize seus pagamentos

Não se queime no mercado por conta do descontrole financeiro. Seja responsável com suas operações e crie um organograma de pagamento para que um fornecedor nunca, seja prejudicado por sua empresa.

Se você não gosta de clientes inadimplentes, seu fornecedor com certeza também não. Então não seja você a pedra no sapato de um colega no mercado e tome os cuidados para que isso não aconteça.

Com esse guia de fornecedores de serviço você sem dúvidas está mais preparado para contratar fornecedores de qualidade e investir em boas relações no mercado.

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