8 Ferramentas para Setor de Compras Eficiente

Trabalhar sem as ferramentas para setor de compras adequadas é um erro comum, porém grave que sua empresa pode cometer. O setor de compras é fundamental para uma boa gestão e, por conta desse nível de relevância para os negócios, o que não faltam são soluções interessantes que podem se integrar à sua companhia e trazer ainda mais vantagens na hora de comprar.

Realizar compras eficientes é tão fundamental quanto realizar boas vendas. Com as compras sua empresa tem o que precisa para se manter ativa em sua produção, se sustentar e ainda economizar mais. Esses ganhos irão refletir em todas as outras equipes, sem exceção. Portanto, conhecer as ferramentas para setor de compras que fazem total diferença em sua vida de negócios é um benefício e tanto para sua gestão!

Lista de ferramentas para setor de compras eficiente

As ferramentas para setor de compras são recursos, aplicativos, plataformas, investimentos, filosofias, metodologias e estratégias que fazem total diferença em seu negócio. Permitem uma abordagem das compras que refletem em maior e melhor desempenho em sua empresa e com isso garantem mais resultados nos lucros e economia.

Lista de ferramentas indispensáveis para um setor de compras eficiente
Fonte/Reprodução: original

São diversas ferramentas que podem ser integradas e utilizadas pelo setor de compras. Boa parte delas são digitais, mas como mencionamos, algumas se trata puramente de metodologias que podem ser aplicadas em seu negócio. O que importa é utilizá-las, afinal elas servem para tornar o processo de compras mais rápido, eficiente e até mesmo mais econômico.

  • Softwares para compras;
  • Internet das Coisas;
  • Listas de fornecedores;
  • Planilhas para controle;
  • SRM;
  • Histórico de compras;
  • Canais de comunicação;
  • Qualificação de fornecedores.

Separamos aqui 8 ferramentas para setor de compras indispensáveis para seu negócio. Essas ferramentas e recursos irão mudar para sempre a forma como sua empresa faz compras, tornando mais eficiente, rápida, ágil e prática toda a gestão de compras, e poderá até mesmo garantir mais economia para sua empresa. Veja a seguir mais sobre essas ferramentas, como funcionam, sua importância e como auxiliam seu negócio.

Softwares para compras

A primeira ferramenta que devemos mencionar são softwares para compras. São inúmeros que sua empresa pode utilizar, e todos eles têm como principal objetivo garantir que sua empresa consiga visualizar o processo de compra de maneira mais completa, e entender o que cada fornecedor e produto oferece ao seu negócio.

Existem diversos softwares e aplicativos que auxiliam na sua compra. Alguns para fornecedores específicos, já outros para certas produções. O que importa é utilizar as facilidades que existem para o seu setor de compras. Pontuamos abaixo alguns dos principais softwares utilizados.

  • Qntrl;
  • Tradogram;
  • Sastrify;
  • Promena;
  • ProcurementExpress.com.

Esses são alguns dos softwares que você pode utilizar em seu dia a dia para conseguir otimizar sua rotina e garantir mais benefícios para a praticidade de sua empresa. Não deixe de procurar no mercado um software de gestão de compras que faça a diferença para seus processos.

Internet Das Coisas IoT

A Internet das coisas é um conceito onde a tecnologia é envolvida em processos, projetos e objetos onde normalmente não estaria. E claro, no geral essa tecnologia envolve a internet e conexões que tornam um serviço mais prático e ágil. Existem diversas aplicações do conceito IoT que podem ser utilizadas no setor de compras.

Como uma das ferramentas para setor de compras, a Internet Das Coisas funciona muito bem para rastrear produtos que os fornecedores entregam. Isso facilita bastante para que a empresa consiga identificar melhor o que será entregue, quando, e também como acompanhar qualquer problema relacionado a prazos. Sem dúvidas é uma ótima ferramenta!

Lista de fornecedores

Esta é uma das ferramentas para setor de compras mais importantes e funcionais! Se trata de uma lista completa onde todos os fornecedores são disponibilizados para sua empresa. Uma lista de fornecedores permite que sua empresa entre em contato com cada um desses vendedores e faça seu orçamento de maneira simples.

  • Fornecedores para contratar;
  • Facilidade para solicitar orçamento;
  • Fornecedores baratos;
  • Melhorias na prospecção;
  • Mais praticidade para contratar;
  • Perspectiva ampla sobre o mercado.

Esses são alguns dos benefícios trazidos por uma boa lista de fornecedores! No entanto, para fazer uso dessas vantagens é necessário, acima de tudo, ter uma boa lista com os melhores contatos do mercado. E se é isso que você busca, então não há lugar melhor que a Cadastro Empresa.

A Cadastro Empresa é uma plataforma dedicada a catalogar os melhores fornecedores do mercado para seu negócio. São mais de 2 milhões de CNPJs disponibilizados pelo serviço, todos eles com dados completos e atualizados. Na Cadastro Empresa você encontra não só o nome desses fornecedores, como seus telefones, endereços, e-mails e todo dado de contato para iniciar uma negociação.

Obtenha fornecedores com muito mais facilidade ao utilizar a plataforma Cadastro Empresa! E o melhor nem são o volume imenso de dados para encontrar o fornecedor ideal, mas sim os serviços de personalização e filtros oferecidos pela plataforma. Lá você encontra fornecedores de acordo com suas necessidades, buscas filtradas por localização, porte, região e muito mais. Esta é uma excelente ferramenta para sua gestão.

Planilhas de controle

Planilhas são um lugar-comum quando falamos de atividade corporativa e seu uso tradicional não é por acaso. As planilhas de controle são fundamentais para tornar o processo de gestão mais organizado, controlado e até mesmo eficiente. Por isso que esses documentos são ótimas ferramentas para o setor de compras.

Uma boa planilha pode se tornar uma das ferramentas para setor de compras mais úteis que existem. Com elas é possível catalogar os fornecedores, como as listas oferecidas pelo Cadastro Empresa, e também realizar observações úteis como seu orçamento, se já enviaram ou não sua proposta comercial, entre outras informações.

Boas planilhas também são fundamentais para manter uma boa gestão com os fornecedores e também fiscalizar como a entrega ou fornecimento do serviço está sendo realizado. Anote detalhes como data de entrega, conclusão do serviço, dia em que o mesmo foi contratado e outras informações cruciais.

SRM

O conceito de SRM é fundamental para manter uma boa relação com seus fornecedores. Afinal, a sigla significa Supplier Relationship Management – Gestão de Relacionamento com Fornecedores. Este conceito visa tornar a relação entre empresa e fornecedor mais sólida e trazer mais controle e transparência.

Por meio de uma boa Gestão de Relacionamento com Fornecedor, esses vendedores deixam de ser encarados como negociações ocasionais e sim como entidades importantes para o processo comercial. Uma série de benefícios podem ser usufruídos por meio desta estratégia e conceito, como:

  • Maior lucro;
  • Maior custo benefício na relação com seus fornecedores;
  • Otimização no desempenho da empresa;
  • Melhor produção.

O processo de SRM implica em analisar de maneira crítica a relação com seus fornecedores e de certa forma une todas as ferramentas que mencionamos em um só objetivo: garantir que sua empresa lucre mais por meio de um bom relacionamento com seus vendedores ao priorizar pelas melhores escolhas no mercado.

Qualificação

A qualificação de fornecedores também é um elemento importante para garantir melhorias em suas compras. Essa é uma técnica que serve muito bem como uma ferramenta útil ao setor de compras, pois fornece à empresa os meios necessários para continuar suas atividades sempre com o melhor de todo o mercado.

A técnica de qualificação é feita por meio de um estudo de mercado onde o melhor custo benefício é buscado. Diversos fornecedores são analisados, comparados e, por fim, o melhor é escolhido. Para esta tarefa não há melhor ferramenta do que as listas oferecidas pela Cadastro Empresa, onde a pesquisa pode ser realizada em prol da melhor opção para seu negócio. Navegue no site e qualifique os fornecedores disponíveis!

Atualize o histórico de compras

A atualização do histórico de compras é uma das ferramentas para setor de compras mais básicas. Ao comprar com um vendedor suas vendas devem ser analisadas não somente pela negociação que realizaram no momento, mas sim por meio de uma análise crítica que leva em consideração todas as vendas já realizadas.

Este processo é tão sério que pode ser levado em conta até mesmo vendas que esses fornecedores realizaram com outros parceiros comerciais. Com isso, os resultados desse histórico são comparados e só então um julgamento apropriado a respeito da venda fechada no momento pode ser emitido.

Muitas vezes uma contratação pode parecer interessante pela ótica aplicada no momento em que ela é fechada. No entanto, quando comparamos com outros resultados nos meses anteriores e outras mudanças no mercado, o serviço do fornecedor não parece tão vantajoso assim.

Utilize canais de comunicação

Manter comunicação com seus fornecedores é um ótimo método de garantir melhorias em sua compra. A comunicação é peça chave para a gestão de fornecedores e serve para tornar toda a negociação e contratação mais transparente e sem margens para erros. Sempre mantenha contato direto e frequente com os fornecedores.

Os canais de comunicação servem também para informar possíveis atrasos, empecilhos para que o serviço possa ser prestado e muitos outros problemas que possam prejudicar em alguma medida sua empresa. Com esse canal aberto, seja via WhatsApp, telefone, e-mail, entre outros, você sempre sabe quando seus pedidos saem, quando irão chegar, se irão atrasar, quando serão concluídos, entre outras informações importantes.

Como funciona um setor de compras?

O setor de compras de uma empresa está entre os mais importantes de qualquer companhia. São eles que definem o que será comprado, quando, em que ordem e em qual quantidade. A equipe responsável pelas compras também é a mesma que analisa os serviços que serão contratados, quais os fornecedores disponíveis e outras informações.

Como funciona um setor de compras
Fonte/Reprodução: original

Estes profissionais são tão ou mais importantes para um negócio do que os próprios vendedores. Antes que sua empresa consiga vender um só produto ou serviço, ela deve contratar ou comprar de fornecedores materiais para sua produção. Portanto, é um setor importante que deve ser valorizado.

Como o Cadastro Empresa se integra como uma ferramenta essencial?

E não há melhor ferramenta para seu setor de compras do que o Cadastro Empresa, onde os fornecedores são encontrados em poucos cliques! Se você já teve alguma dificuldade para encontrar o fornecedor do serviço ou produto ideal para seu negócio, diga adeus a qualquer obstáculo ao utilizar a plataforma.

O catálogo da plataforma é rico, onde milhões de dados são disponibilizados para sua pesquisa. Além disso, os filtros utilizados são precisos e permitem uma personalização completa na busca. Na Cadastro Empresa você encontra exatamente aquilo que precisa para seu negócio crescer!

Caso prático: Melhorando a eficiência do setor de compras com o Cadastro Empresa

E se você tem medo de utilizar a plataforma por achá-la complicada, pode ficar tranquilo! Em poucos passos você já pode usufruir dos serviços da Cadastro Empresa. Basta entrar no site e se dirigir até o campo de busca com a localidade onde deseja pesquisar. Mas caso queira caprichar, acesse a aba “Fornecedores” para aplicar os filtros.

Após clicar na aba, selecione “Iniciar Busca” para aplicar os filtros necessários. Abaixo procuramos por serviço de lavagem de veículos apenas como exemplo. Selecionamos como localidade a cidade de Marília e recebemos como resultado mais de 120 empresas!

Ao utilizar o Cadastro Empresa você coloca os filtros que desejar, informações que necessita e recebe os dados de todas essas empresas para entrar em contato e iniciar uma negociação. É um serviço completo que com certeza se tornará uma das principais ferramentas para setor de compras de sua empresa!

© 2013-2024 Cadastro Empresa

Política de Privacidade

Você já conhece nossas redes sociais?!