Como Comparar Orçamentos para Garantir o Melhor Preço?

Comparar orçamentos é uma das funções mais básicas realizadas pelos colaboradores do setor de compras ou mesmo pelos gestores de uma empresa. É o começo da economia do seu negócio, que deve analisar cada preço disponível no mercado antes de comprar e assim garantir o melhor custo benefício para seu negócio.

O orçamento é uma parte fundamental de um serviço ou produto a ser contratado e é a partir dele onde uma análise crítica a respeito do fornecedor começa ser realizada. Aprender como realizar essa comparação é necessário para qualquer empresa, pois ela deve obedecer a critérios que sejam essenciais e válidos para a contratação daquele serviço. Venha aprender como comparar o preço da maneira certa!

Estratégias para comparar orçamentos efetivamente

Pode parecer bastante simples comparar orçamentos, afinal, muitos imaginam que se trata apenas de verificar quais os preços disponíveis e optar pelo menor deles. Esta é uma perspectiva simplista e que dificilmente irá funcionar no seu negócio, pois em muitas ocasiões proceder desta maneira não é contratar o melhor orçamento.

Estratégias para comparar orçamentos efetivamente
Fonte/Reprodução: original

O melhor orçamento deve ser, sim, o mais econômico, no entanto, a economia não depende apenas do quão baixo é o preço daquele fornecedor, embora este seja um detalhe importante e todos devem optar por fornecedores baratos. Porém, o que deve ser analisado é muito mais que essa característica – fatores, como os descritos abaixo, são fundamentais na escolha e comparação dos fornecedores:

  • Qualidade do produto;
  • Condições em que o serviço será prestado;
  • Quantidade de produtos e serviços contratados;
  • Frequência;
  • Rapidez na entrega ou logística;
  • Benefícios e bonificações.

Esses fatores são importantes para comparar e escolher o orçamento perfeito. Sem isso sua comparação não tem as ferramentas necessárias para acontecer ou pelo menos para acontecer da maneira correta. São fatores importantes, e a comparação não para por aí!

Abaixo, separamos estratégias diferentes para você acertar sempre na escolha do seu orçamento. Veja quais são e como aplicá-las em sua empresa para garantir sempre economia, mas não só isso, como também boas parcerias comerciais que trarão lucro para sua empresa.

Entenda as necessidades de sua produção

A primeira estratégia e cuidado que sua empresa deve ter para contratar e comparar orçamentos é entender exatamente o que seu negócio necessita para funcionar. Toda empresa tem um ritmo de produção que deve ser respeitado e para que seja cumprido, todo o fornecimento de produtos e serviços deve estar em dia.

Portanto, a primeira necessidade que uma equipe deve ter em mente na hora de comparar orçamentos é entender toda a linha de produção da empresa e suas solicitações para que então seja possível pedir por orçamentos que venham suprir toda a linha produtiva da empresa. Não basta ser um orçamento barato se em alguma medida ele não atende tudo o que a empresa precisa.

O orçamento deve ser sempre de acordo com a produção da empresa. E para isto não falamos apenas de quantidade necessária, mas também que atenda a certos aspectos importantes como:

  • Data de entrega de matéria-prima;
  • Data de conclusão de um serviço;
  • Disponibilidade;
  • Agilidade na produção;
  • Frequência na entrega ou serviço.

Tudo isso deve ser analisado e pontuado na hora de comparar orçamentos sob a perspectiva da produção. O setor de compras deve estudar toda a linha de produção, e claro, se comunicar com as outras equipes e entender suas necessidades.

Aposte em uma boa comunicação

Comprar está entre as atividades mais importantes de uma empresa, portanto é fundamental que todas as equipes e colaboradores estejam interligados neste processo. Isso faz com que a comunicação seja peça-chave para a equipe de compras, que deve entrar em contato com todos os outros setores, sem exceção.

Para comparar o melhor orçamento, é necessário levar em consideração a opinião dos outros setores sobre o que a empresa precisa, qual o tipo de fornecimento ideal no momento, entre outras opiniões. E para isto é essencial criar uma comunicação eficiente, ágil e produtiva entre todos os colaboradores com a equipe de compras.

Faça uma longa pesquisa

Para comparar orçamentos é necessário realizar uma pesquisa extensa que leve em consideração o maior número de orçamentos disponíveis no mercado possível. Sem isso, qualquer comparação corre o risco de se tornar infundada, afinal faltam exemplos, parâmetros e propostas comerciais para serem comparadas.

Ou seja, para conseguir obter uma comparação de preços no mercado é necessário ter esses preços. E não há melhor maneira de ter esses preços do que buscá-los no Cadastro Empresa, o lugar ideal para que você consiga escolher o fornecedor certo para seu negócio, com um catálogo com literalmente milhões de CNPJs!

Esta é uma plataforma onde você encontra os fornecedores perfeitos para sua empresa! No Cadastro Empresa há possibilidade de aplicar filtros avançados e com isso conseguir encontrar exatamente o que precisa. São inúmeras personalizações feitas para atender seu negócio nos mínimos detalhes:

  • Filtros de localização;
  • Filtros de região;
  • Tamanho da empresa;
  • Área de atuação;
  • Atividade.

Esses são alguns dos filtros que você pode aplicar. E claro, após pesquisar você recebe de pronto todos os detalhes sobre os fornecedores que se encaixam na busca, como seu número de telefone, endereço, nome, razão social, e-mail corporativo e demais dados para solicitar e comparar orçamentos!

É uma plataforma completa que te atende em um dos pontos mais cruciais se você quer contratar um bom fornecedor que tenha todos os requisitos que considera importante! Um meio de não só comparar orçamentos mas também conhecer o mercado de fornecedores de maneira fácil, eficiente e rápida.

Tente negociar

A negociação é uma ferramenta importante na hora de comparar orçamentos. O preço dado pelo fornecedor não necessariamente pode ser aquele que será pago por sua empresa, mas para isso é necessário saber como negociar. Tente levar os preços de outros fornecedores para a mesa e debater o preço que achar viável.

O fornecedor com certeza deseja um cliente tanto quanto você precisa de um serviço ou produto. Portanto, está também disposto a negociar. Não deixe essa oportunidade escapar, principalmente quando o produto ou serviço que está em debate se trata de uma boa oportunidade, mas o preço não é o mais acessível.

Mostre que sua empresa está aberta e com isso consiga comparar preços com maior liberdade, pois é possível até mesmo debatê-los antes de terminar de contratar. Mas claro que se trata de uma negociação, então pode ser que esta empreitada não saia do jeito que sua equipe de compras quer, por isso tenha sempre um plano B.

Compare a proposta comercial

É quase impossível falar sobre comparar orçamentos sem citar as diferentes propostas comerciais e um meio eficiente de analisá-las e debatê-las. É fundamental que sua empresa solicite propostas comerciais para analisar, pois são elas que dão o orçamento final com todos os benefícios, obrigações e serviços oferecidos.

Solicitar a proposta comercial é a etapa final para conseguir comparar orçamentos com maior qualidade. Para realizar a análise basta enviar um pedido formal para o seu fornecedor que irá retornar em um documento completo com todos os detalhes da negociação.

Esse documento é importante porque serve para reunir todos os detalhes do serviço, como se dará sua contratação, preço, benefícios, entre outros aspectos. Com isso a comparação do orçamento será muito mais eficiente e poderá trazer todos os benefícios desejados.

Preste atenção nos detalhes

Falamos sobre como é importante prestar atenção na proposta comercial, afinal, nela está contido um resumo da operação e com isso comparar orçamentos é muito mais fácil. Mas um ponto que deve ser levantado na hora de analisar sua proposta são os pequenos detalhes do documento, as famosas “letras miúdas”.

Preste bastante atenção, pois ao contratar um serviço você também contrai algumas obrigações para sua empresa. Portanto, leia, tire suas dúvidas e faça uma análise muito cuidadosa na hora de investigar a proposta e também iniciar uma comparação entre os diversos orçamentos disponíveis.

Como usar o Cadastro Empresa para solicitar e comparar orçamentos de fornecedores?

E sua melhor amiga na hora de comparar orçamentos de fornecedores é sem dúvidas o Cadastro Empresa. A plataforma tem tudo para que você consiga fazer da sua pesquisa uma análise de primeira, que descobre todos os detalhes possíveis destes fornecedores e garantem uma comparação justa e vantajosa para sua empresa.

  • Busca pelo fornecedor;
  • Conquista de todos seus dados;
  • Localização do serviço.

Esses são alguns dos pontos relevantes onde o Cadastro Empresa auxilia o seu negócio a encontrar o fornecedor perfeito e, claro, realizar a comparação entre todos os orçamentos disponibilizados. No Cadastro Empresa você pode encontrar centenas de fornecedores que se encaixam em seu perfil e consultar o valor de cada um deles, além de seus benefícios.

Com isso e por meio de nossas dicas e técnicas será mais fácil descobrir o fornecedor ideal que trará ao seu negócio as maiores vantagens. Todos os filtros e personalizações da busca trarão para sua estrutura de produção exatamente o que ela necessita para satisfazer todos seus clientes e colaboradores.

Exemplo da utilização do Cadastro Empresa para comparar orçamentos e garantir o melhor preço

E se você pensa que realizar suas buscas no Cadastro Empresa é complicado, calma que iremos mostrar como conseguir utilizar o sistema com facilidade! Os filtros disponibilizados na plataforma são o melhor caminho para encontrar os melhores fornecedores para seu negócio e para ter acesso a eles entre no site da Cadastro Empresa. Após isso, você pode pesquisar um fornecedor que deseja pelo CNPJ, nome ou município.

Exemplo da utilização do Cadastro Empresa para comparar orçamentos garantir o melhor preço
Fonte/Reprodução: original

No entanto, se você quer utilizar as ferramentas de maneira mais completa é preciso clicar na aba “Fornecedores”. É lá onde todos os filtros são disponibilizados para encontrar as melhores empresas e onde você poderá obter os contatos dos fornecedores e então solicitar os diferentes orçamentos para compará-los.

Exemplo da utilização do Cadastro Empresa para comparar orçamentos e garantir melhor preço
Fonte/Reprodução: original

Aqui separamos um exemplo de busca completa para você entender como funciona a plataforma. Pesquisamos por “Serviço de Lavagem de Veículos Automotores” em Marília e região e o Cadastro Empresa retornou com um resultado de mais de 120 empresas. Cada um desses resultados consta com o nome do fornecedor do serviço, seu contato telefônico e e-mail. É uma lista pronta para sua empresa conhecer e solicitar seu orçamento!

Por que é importante ter um bom controle de orçamento?

Para uma equipe de compras é fundamental ter um controle de orçamento. Ele serve para que toda a equipe e empresa de maneira geral consiga entender quais seus acertos e erros na hora de contratar novos fornecedores. Esse controle também traz vantagens exclusivas que tornam o processo de compra mais eficiente como:

  • Mais economia;
  • Melhor parcerias comerciais;
  • Maiores oportunidades para suas negociações;
  • Fornecimento de serviços e produtos de qualidade.

Para tanto, é necessário não só comparar orçamentos, mas também saber organizá-los. Saiba acompanhar e separar cada orçamento para cada fornecedor, para que assim seja possível uma análise mais segura e justa de seus valores. E não só valores, mas o custo benefício completo.

Com essas técnicas e o auxílio do Cadastro Empresa, toda essa análise será muito mais fácil! Basta adaptar para sua empresa cada uma das estratégias mencionadas e também aplicar os filtros necessários de acordo com a sua produção e especificação. Mas com essas ferramentas com certeza será mais fácil comparar orçamentos!

© 2013-2024 Cadastro Empresa

Política de Privacidade

Você já conhece nossas redes sociais?!