Como Montar Uma Agência de Serviços de Diaristas

Como Montar Uma Agência de Serviços de Diaristas
Como Montar Uma Agência de Serviços de Diaristas

Para montar uma agência de serviços de diaristas é necessário primeiro definir a atividade, de acordo com a expansão dos serviços. Por isso, prepare uma ficha técnica que contenha detalhadamente a atividade, com razão social e que especifique que se trata de uma empresa de diaristas e não de empregados domésticos.

O preenchimento da definição deve estar claro no preenchimento de documentos, como alvarás, contratos sociais e outros. Defina se a atividade da sua empresa atenderá apenas residências ou também escritórios.

Aspectos essenciais de uma agência de serviços de diaristas

Toda empresa de serviços de conservação e limpeza com qualidade na prestação das atividades, oferece seus serviços em tempo integral e sete dias da semana. Portanto, esteja atento ao que os concorrentes estão oferecendo, se tornando um referencial para a clientela. Com certeza, nesse ramo quando um serviço é realizado de forma impecável dificilmente os clientes mudarão de agência.

No momento de orçar o serviço, cobre pelos horários de execução do serviço, número de funcionários e quantidade de dias em que se prestarão os serviços durante a semana.

Além dos serviços oferecidos, a empresa poderá também oferecer produtos de limpeza, o que também pode ser considerado no orçamento.

A agência pode estabelecer um pacote especial para faxina com até dois diaristas ou mais dependendo do espaço, ou pacote especial de limpeza nos fins de semana e criar valores específicos para cada pacote de serviços.

O serviço pode se tornar personalizado a critério dos clientes como:

  • Serviços de limpeza pós-obra
  • Limpeza de carpetes, estofados e poltronas.

Investimento inicial para montar uma agência de serviços diaristas

Para montar uma agência de serviços de limpeza e conservação é necessário um espaço físico onde o pessoal possa ficar reunido esperando as ordens de serviços, instale máquinas de refrigerantes ou


até uma cantina, banheiro com vestuário e pelo menos um chuveiro. Providencie também uniformes com o nome da agência gravado e que proporcione conforto na hora de trabalhar.

O investimento inicial dependerá da estrutura básica que contará com depósito e escritório. Não se esqueça dos itens para a administração do negócio como computador, fax, software de contabilidade e impressoras.

Organize uma planilha de custos que tenha os gastos iniciais com ponto comercial, instalações, máquinas como enceradeiras, aspiradores de pó, estoques de produtos, gastos com uniformes e outros. Crie o hábito de sempre montar planilhas e instale um software para controle dos gastos.

Invista também em dois veículos para o transporte do pessoal e equipamentos que podem ser bem úteis e o investimento pode representar ganho de tempo e evitar atrasos.

Agência de diaristas e gestão da equipe

Para montar uma agência de serviços de diaristas é necessário levar em consideração que a alma do negócio, com certeza é a força de trabalho: os diaristas.

Portanto, cuide do seu pessoal, escute, respeite as sugestões, treine, seja solidário com as dificuldades e esteja atento à algumas formalidades para não gerar litígios.

O empregador deve considerar alguns detalhes na admissão do quadro de pessoal para contratar os diaristas como autônomos, já que a atividade não pode ser caraterizada como habitual e periódica. Logo, estabeleça um rodízio de atividades com dias alternados, não pague mensalmente, solicite assinatura de todos os recibos, sendo que os locais de diária devem variar para os diaristas.

Inscreva os diaristas na Previdência Social como Contribuintes Individuais.

As outras providências a serem tomadas serão quanto à formalidade do negócio que constitui no registro do negócio na junta comercial, obtenção dos alvarás de funcionamento, licenças dos bombeiros, obtenção e legalização do CNPJ e outros.

Divulgue o seu serviço de forma criativa com ações de marketing e tenha muito sucesso.

Gostou da ideia de montar um serviço de diaristas? Conte para a gente!