Como Montar um Escritório de Contabilidade

Como montar um escritório de contabilidade
Como montar um escritório de contabilidade.

Para o empreendedor que está pensando em montar um escritório de contabilidade, este artigo é um passo inicial na busca de seu sonho com dicas de planejamento.

A história da contabilidade remonta à Antiguidade, já que desde que foi instituído o sistema de propriedade, o homem passou a ter necessidade de contar suas posses até os dias de hoje.

Hoje a contabilidade tem métodos e sistemas diferentes dos utilizados em épocas remotas, tendo como função contabilizar tudo que determinadas pessoas e empresas possuem em seus nomes, principalmente quando se fala de empreendimentos. Além disso, o contador pode ser o responsável por criar uma gestão do fluxo de capital de uma empresa, pode fazer um planejamento financeiro para clientes, auditoria em contas, entre outras atividades.

Um escritório de contabilidade está presente prestando assessoria em praticamente todas as empresas.

Para abrir uma empresa  é interessante que o contador já tenha experiência e conhecimento sólido, além de uma boa rede de contatos. Isso facilita lidar com os desafios de se começar o próprio empreendimento. No caso de não ter os requisitos, aguarde mais um tempo e obtenha tal experiência e conhecimento, pois será de vital importância para manter a sua empresa com expectativa de vida longa.

Conheça um pouco mais sobre o que é empreendedorismo.

Conhecendo o mercado e planejando o escritório de contabilidade

Para aqueles que possuem conhecimento técnico e também  prático nesta área, a chance de sucesso aumenta muito na hora de montar o seu negócio, já que a responsabilidade é muito grande e não pode haver falhas no gerenciamento dos documentos e procedimentos prestados para os clientes, que na maioria dos casos são empresas. Se houver erro, a empresa que é cliente será punida e o contador perde a credibilidade.

O planejamento de um negócio é indispensável para que se tenha sucesso. Você já deve ter ouvido falar sobre plano de negócios prontos e algumas vantagens e desvantagens, se quiser saber um pouco mais, clique aqui: planos de negócios prontos.

O mercado de atuação vem buscando profissionais na área de contabilidade que gerem resultados e que façam com que os serviços oferecidos sejam colocados em prática com sucesso. Quanto mais o profissional ou a empresa de contabilidade obtiver resultados com clientes, melhor será para o andamento do escritório de contabilidade.

Alguns escritórios de contabilidade estão “unindo forças” com outros segmentos, como é o caso do escritório de advocacia e consultoria, oferecendo toda a base necessária para orientar uma nova empresa.

Conhecendo o mercado, é importante planejar cada passo da montagem do seu escritório. Pesquise como está o mercado de contabilidade para ver se é a hora certa de se lançar. Outro ponto importante, é se informar sobre todos os documentos necessários para a regularização da empresa, como abertura de firma, cadastro na junta comercial e prefeitura da cidade, vistoria do corpo de bombeiros, entre outros detalhes. Também fique atento ao planejamento financeiro para saber quanto investir no imóvel, nos móveis, equipamentos e na contratação de mão-de-obra.

Ainda, se você criar uma marca, você deverá registrá-la, veja aqui como registrar uma marca.

Você já deve ter se perguntado se escritorio contabilidade realmente dá dinheiro. A resposta é que, depende da quantidade de clientes. É preciso ter uma boa carteira, mas, com certeza, “fome” nenhum contador passa.

O planejamento da empresa precisa ser detalhista e quanto mais o empreendedor puder simular a maneira como será operada a empresa melhor serão os resultados e melhor será para ter a noção necessária para o cálculo do valor do investimento inicial ideal para a sua empresa.

Ao abrir um escritório de contabilidade, você ainda poderá se especializar em uma determinada área, como é o caso da contabilidade tributária.

Localização do escritório de contabilidade

Depois de fazer o planejamento, é o momento de escolher a localização para montar seu escritório de contabilidade. O imóvel não precisa ser obrigatoriamente em um local com bastante visibilidade, mas é


importante que seja próximo aos centros comerciais e tenha fácil acesso.

Neste ramo, é comum que o contador receber seus clientes no escritório ou que ele visite os clientes e faça a divulgação do negócio por locais onde haja empresas com potencial de se tornarem futuras clientes. Na maioria dos casos, as empresas deste ramo procuram usar os dois métodos e reservar um local confortável e que atenda às condições necessárias para instalação do negócio.

O local deve ter um suporte para guardar com segurança todas as documentações e dados importantes dos clientes que não podem sofrer nenhum dano e nem perda. Para isso, um planejamento de montagem do local e a preparação de computadores adequados é bem-vindo.

Procure por uma loja de móveis e faça-os sob medida, além de ficar mais bonito, costuma ser mais acessível e ocupar melhor o espaço.

Estrutura para montar o escritório de contabilidade

O planejamento da estrutura do empreendimento vai definir o tamanho do local necessário. Se for trabalhar sozinho, o espaço pode girar em torno de 28 metros quadrados. Mas, se for contar com uma equipe, o imóvel deve ser amplo e ter, no mínimo, 45 metros quadrados para ter espaço para um bom funcionamento. Veja alguns aspectos a considerar:

  • Um espaço reservado para arquivamento de diversos documentos e objetos com uma área que permita expansão

  • Uma recepção com sala de espera e espaço para secretária

  • Um departamento de recursos humanos para lidar com as questões trabalhistas e também com relação aos colaboradores das empresas que são atendidas pelo negócio

  • Salas da área de escrita fiscal e contábil para os respectivos profissionais
  • Sala de reunião para receber os clientes com conforto

Há diversas possibilidades de organizar o espaço e sua estrutura e tudo vai depender da maneira como o empreendedor deseja montar o seu escritório de contabilidade.

Contratação de profissionais para o escritório de contabilidade

Para lidar com a complexa tarefa de gerar resultados e manter a satisfação dos clientes será necessária a contratação de profissionais com sólida formação e experiência. Veja alguns colaboradores que podem fazer parte do seu negócio:

  • Uma secretária para acolher e direcionar os clientes e para realizar outras tarefas

  • Um encarregado de escrita fiscal com conhecimento fiscal no nível municipal, estadual e federal

  • Um profissional em recursos humanos

  • Um contador, pode até ser o empreendedor e/ ou outro profissional extra

  • Um auxiliar de serviços internos para manter a ordem e limpeza no local que pode ser terceirizado

  • Um auxiliar de serviços externos para carregar documentos até bancos, cartórios e levar documentos até os clientes

Divulgação do escritório de contabilidade

Para que os clientes em potencial saibam que sua empresa existe e também para que eles conheçam melhor a sua empresa e os seus serviços, será de extrema funcionalidade uma divulgação de sua empresa. Você pode optar por diferentes maneiras para divulgá-la como por exemplo, através de um website, lista telefônica e revistas empresarias. Existem outros meios, escolha o seu e veja quais são mais viáveis para o seu negócio.

Alguns artigos que podem lhe interessar sobre divulgação da empresa:

Faça uma análise de quais meios serão mais eficientes e quanto a sua empresa pretende investir com publicidade. Mas antes de tudo, um planejamento para a prática da divulgação será importante para organizar e também para ter um resultado melhor e com retorno esperado.

Visite seus contatos e outras empresas que podem ser clientes em potencial. Faça uma divulgação de forma ética e séria e projete a imagem de profissionalismo que a sua empresa possui.

No caso de o empreendedor possuir mais dúvidas sobre a ação de divulgar a sua empresa de maneira que seja bem vista, considere uma consultoria especializada para montar um plano de divulgação.

Gostou do nosso passo a passo de como montar um escritório de contabilidade?