Como Abrir Uma Clínica de Massagem

Como abrir uma clínica de massagem
Como abrir uma clínica de massagem

Que tal pensar em abrir uma clínica de massagem? A agitação dos dias atuais é tão grande que é preciso lançar mão de alguns mecanismos para poder conseguir sair de toda essa cultura de fazer tudo ao mesmo tempo. O resultado disso é, entre outros, um descompasso tamanho que culmina em estresse, dores no corpo e desgastes físicos e mentais. Não é à toa que existe um grande mercado por trás dessa forma de viver e uma ideia de negócio em meio a esse cenário é clínica de massagem.

Mercado da clínica de massagem

Por mais que existam técnicas milenares de massagem e tantas outras que foram desenvolvidas ao longo da história, nada é mais atual do que ela. Por se encaixar perfeitamente para trazer relaxamento, cura de determinadas doenças e paz aos que procuram esse tipo de serviço, abrir uma clínica de massagem pode ser muito bom para quem quer ganhar dinheiro.

Os negócios voltados ao combate ao estresse estão em expansão desde o ano de 1998 e a boa notícia é que não precisa ter tantos gastos para abertura de uma clínica de massagem. Para começar, o próprio dono pode fazer cursos, estudar bastante, investir em técnicas de fazer massagens e já começar a trabalhar.

Clientes da clínica de massagem

Os clientes da clínica de massagem são aqueles que buscam relaxamento, um momento para tranquilidade e paz. São basicamente adultos que estão dispostos a pagar por serviços que sejam para esse fim.

Estrutura básica da clínica de massagem

Aqueles que começarem a trabalhar com a clínica de massagem podem iniciar tudo com uma sala comercial, onde deverá ter uma maca e uma cadeira especial para massagem rápida. Não é preciso gastar muito com esse tipo de negócio, já que a força de trabalho está basicamente na ponta dos dedos.

É claro que quem quiser poderá fazer uma decoração de modo que o local fique um tanto quanto aconchegante, com clima zen, bem feito para os clientes relaxarem, ficarem tranquilos e conseguirem estar mais calmos.

Localização da clínica de massagem

A clínica de massagem deve estar localizada em uma rua com bastante movimento, mas precisa estar longe do barulho. A sala comercial precisa então estar em andares altos, aonde todo o ruído de carros e ônibus não chega.

Uma boa opção para escolher o lugar ideal da clínica de massagem é considerar que, em grandes centros, onde existem pessoas que trabalham o dia inteiro, muitas vezes em atividades bastante estressantes, uma sessão de massagem seria perfeita na hora do almoço, por exemplo.

É preciso também que o empreendedor veja se a questão legal do negócio está em


dia, tais como impostos e alvará de funcionamento liberado.

Os serviços públicos, tais como segurança, iluminação, água, esgoto e gás devem também estar bem servidos na localidade. Nada pior do que não ter água, por exemplo, no estabelecimento.

Como tornar a clínica de massagem conhecida

A publicidade deve estar presente sempre. Por conta disso, colocar letreiros na janela e na porta da clínica de massagem é a primeira atitude que deve ser tomada. O dono do negócio deve procurar saber, no entanto, se realmente a Prefeitura autoriza tal atitude.

Outro ponto é partir para atingir o público-alvo. Se ele está nos grandes centros, vale a pena ir às empresas, fazer uma reunião com o setor de recursos humanos (que cuida da qualidade de vida dos funcionários) e falar sobre a atividade. Levar também um material impresso para ficar nas empresas é uma boa opção.

Estando ou não em determinado lugar, o mais importante para um empreendedor é ele ter a plena ciência de quem ele atende: quais são os hábitos dos consumidores, costumes, renda, escolaridade, etc. Por meio desses dados, é possível estabelecer todos os métodos mais eficientes para falar diretamente ao público pretendido para a clínica de massagem.

Montar um site esclarecedor também é uma forma de tornar a clínica de massagem conhecida porque as pessoas podem obter informações mais profundas sobre o negócio e procurar por seus serviços já cientes de tudo o que é oferecido. Isso significa que as chances de desistência podem ser menores do que aqueles que buscam uma empresa sem ao menos saber direito o que ela faz.

Distribuir ímãs de geladeira ou cartões de visita em atividades correlatas também é bem válido para o sucesso do negócio. Salões de beleza, academias, clínicas de estética e consultórios médicos (dependendo da especialidade) são ótimos locais para esse tipo de propaganda. Marcar encontros com os responsáveis desses estabelecimentos é um passo importante.

Dicas de negócio de clínica de massagem

Aqueles que querem ter uma clínica de massagem e serem os próprios que farão essa atividade devem fazer cursos técnicos na área. Existem outros que também são complementares e ajudam bastante na formação dos profissionais, tais como anatomia, drenagem linfática, fácil, massoterapia, nutrição e shiatsu.

Com o tempo, o negócio pode ser incrementado, sendo então possível proporcionar mais conforto e segurança aos clientes. Pode-se oferecer a eles alimentos saudáveis, como uma sopa à base de grãos integrais, verduras e legumes.

No caso de uma clínica de massagem localizada em grandes centros, cujo público-alvo é aqueles que trabalham na região, uma boa forma de angariar clientes é fazer promoções, atender por um preço mais em conta no horário do almoço, por exemplo. Indicação de amigos e de empresas e receber descontos por isso também são ações bem sucedidas e que podem fazer com que aumente o número de clientes da clínica de massagem.