Quando surge uma nova ideia de negócio em nossa mente, a animação e a euforia em imaginar como tudo pode dar muito certo precisa estar alinhada com uma avaliação calculista de todas as probabilidades. Afinal, a ideia é só o começo de uma longa caminhada para o sucesso.

Durante a estruturação do planejamento, pode ser que algumas alterações sejam necessárias. E, no fim, ainda há chances de que o seu produto ou serviço não tenha a repercussão esperada.

Por isso, realizar um teste para validar a sua ideia é essencial e te ajudará a alinhar e evitar muitos erros. Mas, como realizar essa validação no começo, onde os recursos são limitados?

Neste artigo preparamos algumas dicas e orientações para que você possa testar a sua ideia mesmo sem ter muito dinheiro para isso. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura e confira!

A importância de validar sua ideia

O sonho de todo empreendedor é lançar algo inovador e que supra a necessidade de seu público de forma eficiente e gere um excelente retorno em faturamento. Para isso, é muito importante conhecer as dores dos clientes e saber se eles realmente se interessarão pelo que você tem a oferecer.

Ao traçar estratégias de validação para o seu negócio, toda essa elaboração se torna mais assertiva. Durante o processo, você saberá o que precisa ser ajustado e o que tem chances de dar ou não certo com seus potenciais clientes.

No entanto, como todos sabem, o início de um negócio é sempre desafiador, principalmente pela limitação de recursos e alta demanda de gastos e investimentos. Por isso, saber como validar e testar sua ideia sem gastar muito dinheiro é um passo gigante para o sucesso, evitando tropeçar em obstáculos que podem ser evitados.

Ao ter uma noção de como o público reagirá ao seu produto, marca ou serviço, você saberá melhor onde investir e quanto investir para que a ideia possa dar certo. E, se você perceber que a aceitação não foi como você imaginava, poderá mudar seus planos sem sofrer altos prejuízos com isso.

Confira a seguir algumas ideias práticas e eficientes que te ajudarão a economizar e testar o seu negócio!

Avalie sua ideia de forma clara e objetiva

O primeiro passo para validar sua ideia e evitar gastos desnecessários é abrir a sua mente e fazer uma avaliação mais fria do seu negócio. Afinal, quando a ideia surge, é normal que a empolgação camufle um pouco os desafios e o real quadro de aceitação dos consumidores.

Essa animação e paixão pelo novo empreendimento é muito importante e essencial, pois ela te ajudará a ter uma visão positiva e não desistir. No entanto, isso tudo precisa estar em equilíbrio com a visão calculista e estratégica desse planejamento.

Afinal, você precisará vender, logo, precisará encantar os clientes oferecendo algo que eles precisem e/ou queiram. Por isso, é importante traçar qual o seu público alvo e qual o seu perfil de cliente ideal.

Qual a faixa de idade, sexo, nível social e outras características que seus clientes em potencial devem ter? Esse será o seu foco e o público que você precisará conquistar.

Ao definir isso, você poderá mirar de forma mais assertiva nas próximas estratégias de validação, fazendo tudo de forma direcionada e eficiente!

Faça uma pesquisa com potenciais clientes

Após definir o seu cliente ideal, você poderá fazer pesquisas com pessoas que se encaixem nesse perfil e que possam ser seus futuros clientes. Essas pessoas podem ser conhecidas ou não.

As pesquisas podem ser feitas de diversas formas, dependendo de sua ideia de negócio e de alcance de público. Se o seu empreendimento for focado em vendas locais, por exemplo, as pesquisas poderão ser realizadas pessoalmente e em uma região principal, abordando pessoas com as características desejadas.

Já se o seu negócio visa expansão virtual e e-commerce, as pesquisas podem ser feitas pela internet de forma rápida e prática. Você pode oferecer algo em troca da pesquisa, como um e-book simples sobre um assunto interessante de seu nicho.

Além de ter os resultados que você precisa, também já estará investindo no customer experience de seus clientes em potencial.

Estratégia “cortina de fumaça”

Outra estratégia prática e barata muito conhecida no mundo dos negócios é a chamada “cortina de fumaça”. Encontrada também em outros termos, essa técnica consiste em lançar o seu produto, marca ou serviço mesmo sem estar tudo funcionando.

Ao fazer uma venda de produto, por exemplo, você poderá correr atrás apenas dos itens que vendeu, antes de escalá-los. Desse modo, você verifica a aceitação de sua ideia e testa em baixa escala, evitando prejuízos e investimentos em vão.

Estratégia com anúncios

Os anúncios também podem ajudar muito na hora de testar uma ideia de negócio com baixo custo. O interessante dessa estratégia é que ela é super personalizável, você pode anunciar na plataforma preferida de seu cliente ideal e ainda configurar quanto deseja investir nesse alcance.

Outro ponto maravilhoso dos anúncios é que eles permitem analisar os dados reais que seus anúncios tiveram. Ou seja, você poderá conferir o número de cliques, reações, ações, comentários e até mesmo regiões e perfis que se engajaram e se interessaram mais no que você ofereceu.

Para facilitar ainda mais esse processo, é possível contar com o serviço de venda de dados para deixar suas estratégias ainda mais direcionadas e assertivas.

Estratégia com email-s

Os email-s ainda são uma alternativa com grandes possibilidades de retorno quando bem elaborados, escritos e direcionados. Ao apresentar sua ideia de forma irresistível e com uma linguagem que atraia e conquiste o consumidor, você poderá analisar as respostas e ações que obteve por meio deles.

Na lista de contatos, você poderá personalizar de acordo com o perfil de cliente ideal traçado no início do processo. Dessa forma, você também poderá conhecer a aceitação e a interação dos seus clientes em potencial com o seu futuro negócio.


Esperamos que essas dicas possam ser úteis na hora de te ajudar a tirar as ideias do papel e começar a traçar um caminho de sucesso mais seguro. E para mais dicas sobre carreira e empreendedorismo, continue acompanhando o nosso blog!