Renovação de Certificado Digital: O que é e como renovar o seu?

Após realizarmos uma pesquisa conseguimos chegar na forma mais fácil de realizar a Renovação do Certificado Digital. Preparamos esse artigo para apresentar para você o passo a passo de como fazer esse processo, confira!

O que é um Certificado Digital?

O nome é meio que auto explicativo, mas buscando fazer com que você saia deste artigo um expert no assunto, iremos explicar de uma forma mais aprofundada e rica.

Certificado Digital é uma espécie de ‘carteira de identidade’ eletrônica, só com esta informação conseguimos concluir que ele é único de cada indivíduo ou empresa, por isso, pode ser utilizado para assegurar as suas transações financeiras, por exemplo.

Pode ser comparado também a uma espécie de assinatura digital, uma vez que os documentos que possuem este certificado também possuem validade jurídica, o que já aponta para a importância da renovação de certificado digital.

Para que serve o Certificado Digital?

Esse ponto já começa a evidenciar a importância da Renovação do Certificado Digital, uma vez que ele facilita a sua vida de uma forma extraordinária, além de te trazer uma segurança nível FBI.

O Certificado Digital pode ser utilizado para trazer segurança a suas transações financeiras, por exemplo. 

Mas, não para por aí, porque você também pode utilizá-lo para assinar digitalmente documentos, além de poder, enviá-lo pela internet com maior segurança.

Pensado para desburocratizar a sua vida tornando-a mais leve e te dando a liberdade de direcionar  o seu tempo para o que realmente importa, por exemplo, PJ para o contínuo desenvolvimento da sua empresa podendo assim ter resultados cada vez mais sólidos e extraordinários.

Ou PF sentir o conforto de não precisar ficar nas filas demoradas dos bancos, porque você pode fazer o reconhecimento de firma através deste certificado, como também, reconhecimento de transporte ou o mais importante para quem é PJ assinatura de notas fiscais.

Quem pode ter um Certificado Digital?

Esta é uma pergunta que possui uma resposta muito fácil e curta, basicamente qualquer pessoa física (PF) ou pessoa jurídica (PJ) consegue ter um Certificado Digital.

Mas, para algumas empresas é obrigatório que elas possuam o Certificado Digital e até por isso que elas são as que mais recorrem para fazer a Renovação do Certificado Digital.

As empresas que possuem obrigatoriedade de possuírem o Certificado Digital são aquelas que emitem nota fiscal eletrônica, que nada mais é que um documento digital, exclusivo do Brasil, utilizado para registrar operações e circulação de mercadorias ou de prestação de serviço.

Também se encaixa nessa classificação de empresas obrigatórias, as que estão escritas no regime tributário do lucro real e do lucro presumido.

Lembrando que a diferença do lucro real para o lucro presumido.

Se encontra apenas no fato de que o lucro real é que a tributação (quanto você paga) de Imposto de Renda (IR) e de Contribuição Social Sobre o Lucro é feito com base no lucro real da empresa.

Já o regime tributário do lucro presumido o valor que será destinado para o Imposto de Renda e para a Contribuição Social Sobre o Lucro é feito com base em uma porcentagem.

Qual o melhor tipo de certificado digital?

O melhor tipo de Certificado Digital é aquele que melhor se adequa às suas características, porque, por exemplo, existem certificados específicos para empresas (PJ) e certificados específicos para pessoas físicas (PF).

O e-CNPJ funciona exatamente como um CNPJ digital, por isso, ele é responsável por fazer com que você tenha uma comunicação segura com a Receita Federal, ou seja, este é mais indicado para quem possui empresas.

Já o e-CPF como você deve ter associado de forma racional este é mais indicado para quem não possui empresa, pessoa física, uma vez que ele é o seu CPF digital, fazendo com que você tenha a liberdade de realizar ações na internet com segurança e praticidade. 

Mas, não para por aí, porque existem  ainda as modalidades dos Certificados Digitais, inclusive, este ponto é importantíssimo para você que procura por renovação do certificado digital, uma vez que essas categorias determinam em quanto tempo você precisa realizar a renovação.

Além do e-CNPJ e do e-CPF existe o que os especialistas classificam como A1 ou A3 que tem muito a ver com as características de segurança de cada certificado.

O A1 disponibiliza uma liberdade de acesso maior quando o assunto é sua solicitação.

Porque você consegue emiti-lo com maior facilidade possuindo em suas mãos a escolha de solicitá-lo através de um desktop, computador de mesa, notebook ou smartphone, dispositivos móveis, móveis, só é necessário possuir internet.

Esta modalidade é perfeita para quem busca ter acesso aos certificados digitais de forma rápida, mas atenção por esta modalidade só possui validade de 1 ano.

Isso evidencia que você terá que fazer a renovação de certificado digital a cada 12 meses e não fazer a renovação e perder todos esses benefícios extraordinários.

Já o A3 possui cinco estrelas quando o assunto é segurança, porque segundo os especialistas essa modalidade possui uma camada de criptografia muito maior.

Ou seja, é quase impossível de ser invadido, o que acaba de vez a liberdade de terceiros ter acesso às  suas informações pessoais ou de registro interno da sua empresa.

A evidência dessa segurança no A3 diferente do A1, é que você só pode emiti-lo, exclusivamente, em mídia criptográfica.  

Quais são estas mídias?

Cartão inteligente, ele possui um design parecido com o de um cartão de crédito e para utilizá-lo  você precisará  de um leitor, dispositivo responsável por decodificar a informação do cartão e transmitir a informação para o seu computador.

Outra opção muito familiar, principalmente para quem possui conta em banco é o token, que é um dispositivo eletrônico gerador de senhas, existem alguns tipos de análise a que melhor conseguirá atender.

Por último, mas não menos importante temos a nuvem, que é quando você armazena informações em servidores de grande disponibilidade através da internet.

Essa modalidade conhecida entre os especialistas como A3 possui uma validade maior que a da A1, porque ela dura entre 1 ano de validade a 5 anos de validade. 

Ou seja, você sai da responsabilidade de ter que fazer a renovação do certificado digital a cada 12 meses para a cada 60 meses e isso podemos considerar como sinônimo de liberdade e tranquilidade.

Passo a passo simples e rápido de como virar MEI

Como fazer a Renovação do Certificado Digital?

Agora que você já conhece o que é o Certificado Digital, mas não só, também entende para quem ele pode ser útil que vai do PF até o PJ, por exemplo. Entenda à seguir como fazer a renovação do certificado digital.

Mas, não só isso, sabe qual a diferença das modalidades A1 e A3 podemos dar o próximo passo que vai estar ligado a modalidade que você escolheu, uma vez que cada uma possuem seu tempo máximo de validade.

Lembrando que se você assinar um documento, por exemplo, e tiver o seu certificado digital expirado o documento não ganha nem valor jurídico, por jurídico, por isso, a importância da renovação de certificado digital.

Realizar a renovação do certificado digital é algo muito simples, você possui duas alternativas para estar realizando esta ação, a primeira é a mais fácil e assertiva porque envolve alguém que é profissional e especialista no assunto, que seria um contador.

renovação-do-certificado-digital

Ou seja, você pode estar direcionando esta ação de renovação para um contador tranquilamente, contudo, caso você queira fazer isso de forma autônoma você precisa apenas contactar a instituição que você solicitou o certificado, pedindo para que ela faça a renovação.

Conclusão

Agora quero saber de você, curtiu as dicas? Acreditamos que sim, mas esperamos primeiro que você tenha entendido a importância de fazer a renovação do certificado digital com assertividade.

Como você viu é possível realizar a renovação do certificado digital de forma fácil e simples, inclusive, você consegue fazer com que o período de renovações seja mais longo  entre uma e outra, fazendo com que você tenha mais tempo livre.

Só é necessário levar nossas dicas em consideração, elas foram feitas reunindo o máximo de pesquisa e informações sérias, além do auxílio de especialistas consolidados no mercado contábil e administrativo.

Para realizar a Renovação do Certificado Digital, clique aqui.

Obrigado por lerem nosso artigo, e até a próxima!

© 2013-2024 Cadastro Empresa

Política de Privacidade

Você já conhece nossas redes sociais?!