Renovação de Certificado Digital: Como renovar?

Após realizarmos uma pesquisa conseguimos chegar na forma mais fácil de realizar a Renovação do Certificado Digital, confira.

O que é um Certificado Digital?

O nome é meio que auto explicativo, mas buscando fazer com que você saia deste artigo um expert no assunto, iremos explicar de uma forma mais aprofundada e rica.

Certificado Digital é uma espécie de ‘carteira de identidade’ eletrônica, só com esta informação conseguimos concluir que ele é único de cada indivíduo ou empresa, por isso, pode ser utilizado para assegurar as suas transações financeiras, por exemplo.

Pode ser comparado também a uma espécie de assinatura digital, uma vez que os documentos que possuem este certificado também possuem validade jurídica, o que já aponta para a importância da renovação de certificado digital.

Para que serve o Certificado Digital?

Esse ponto já começa a evidenciar a importância da Renovação do Certificado Digital, uma vez que ele facilita a sua vida de uma forma extraordinária, além de te trazer uma segurança nível FBI.

O Certificado Digital pode ser utilizado para trazer segurança a suas transações financeiras, por exemplo. 

Mas, não para por aí, porque você também pode utilizá-lo para assinar digitalmente documentos, além de poder, enviá-lo pela internet com maior segurança.

Pensado para desburocratizar a sua vida tornando-a mais leve e te dando a liberdade de direcionar  o seu tempo para o que realmente importa, por exemplo, PJ para o contínuo desenvolvimento da sua empresa podendo assim ter resultados cada vez mais sólidos e extraordinários.

Ou PF sentir o conforto de não precisar ficar nas filas demoradas dos bancos, porque você pode fazer o reconhecimento de firma através deste certificado, como também, reconhecimento de transporte ou o mais importante para quem é PJ assinatura de notas fiscais.

Quem pode ter um Certificado Digital?

Esta é uma pergunta que possui uma resposta muito fácil e curta, basicamente qualquer pessoa física (PF) ou pessoa jurídica (PJ) consegue ter um Certificado Digital.

Mas, para algumas empresas é obrigatório que elas possuam o Certificado Digital e até por isso que elas são as que mais recorrem para fazer a Renovação do Certificado Digital.

As empresas que possuem obrigatoriedade de possuírem o Certificado Digital são aquelas que emitem nota fiscal eletrônica, que nada mais é que um documento digital, exclusivo do Brasil, utilizado para registrar operações e circulação de mercadorias ou de prestação de serviço.

Também se encaixa nessa classificação de empresas obrigatórias, as que estão escritas no regime tributário do lucro real e do lucro presumido.

Lembrando que a diferença do lucro real para o lucro presumido.

Se encontra apenas no fato de que o lucro real é que a tributação (quanto você paga) de Imposto de Renda (IR) e de Contribuição Social Sobre o Lucro é feito com base no lucro real da empresa.

Já o regime tributário do lucro presumido o valor que será destinado para o Imposto de Renda e para a Contribuição Social Sobre o Lucro é feito com base em uma porcentagem.

Qual o melhor tipo de certificado digital?

O melhor tipo de Certificado Digital é aquele que melhor se adequa às suas características, porque, por exemplo, existem certificados específicos para empresas (PJ) e certificados específicos para pessoas físicas (PF).

O e-CNPJ funciona exatamente como um CNPJ digital, por isso, ele é responsável por fazer com que você tenha uma comunicação segura com a Receita Federal, ou seja, este é mais indicado para quem possui empresas.

Já o e-CPF como você deve ter associado de forma racional este é mais indicado para quem não possui empresa, pessoa física, uma vez que ele é o seu CPF digital, fazendo com que você tenha a liberdade de realizar ações na internet com segurança e praticidade. 

Mas, não para por aí, porque existem  ainda as modalidades dos Certificados Digitais, inclusive, este ponto é importantíssimo para você que procura por renovação do certificado digital, uma vez que essas categorias determinam em quanto tempo você precisa realizar a renovação.

Além do e-CNPJ e do e-CPF existe o que os especialistas classificam como A1 ou A3 que tem muito a ver com as características de segurança de cada certificado.

O A1 disponibiliza uma liberdade de acesso maior quando o assunto é sua solicitação.

Porque você consegue emiti-lo com maior facilidade possuindo em suas mãos a escolha de solicitá-lo através de um desktop, computador de mesa, notebook ou smartphone, dispositivos móveis, móveis, só é necessário possuir internet.

Esta modalidade é perfeita para quem busca ter acesso aos certificados digitais de forma rápida, mas atenção por esta modalidade só possui validade de 1 ano.

Isso evidencia que você terá que fazer a renovação de certificado digital a cada 12 meses e não fazer a renovação e perder todos esses benefícios extraordinários.

Já o A3 possui cinco estrelas quando o assunto é segurança, porque segundo os especialistas essa modalidade possui uma camada de criptografia muito maior.

Ou seja, é quase impossível de ser invadido, o que acaba de vez a liberdade de terceiros ter acesso às  suas informações pessoais ou de registro interno da sua empresa.

A evidência dessa segurança no A3 diferente do A1, é que você só pode emiti-lo, exclusivamente, em mídia criptográfica.  

Quais são estas mídias?

Cartão inteligente, ele possui um design parecido com o de um cartão de crédito e para utilizá-lo  você precisará  de um leitor, dispositivo responsável por decodificar a informação do cartão e transmitir a informação para o seu computador.

Outra opção muito familiar, principalmente para quem possui conta em banco é o token, que é um dispositivo eletrônico gerador de senhas, existem alguns tipos de análise a que melhor conseguirá atender.

Por último, mas não menos importante temos a nuvem, que é quando você armazena informações em servidores de grande disponibilidade através da internet.

Essa modalidade conhecida entre os especialistas como A3 possui uma validade maior que a da A1, porque ela dura entre 1 ano de validade a 5 anos de validade. 

Ou seja, você sai da responsabilidade de ter que fazer a renovação do certificado digital a cada 12 meses para a cada 60 meses e isso podemos considerar como sinônimo de liberdade e tranquilidade.

Passo a passo simples e rápido de como virar MEI

Como fazer a renovação do Certificado Digital?

Agora que você já conhece o que é o Certificado Digital, mas não só, também entende para quem ele pode ser útil que vai do PF até o PJ, por exemplo.

Mas, não só isso, sabe qual a diferença das modalidades A1 e A3 podemos dar o próximo passo que vai estar ligado a modalidade que você escolheu, uma vez que cada uma possuem seu tempo máximo de validade.

Lembrando que se você assinar um documento, por exemplo, e tiver o seu certificado digital expirado o documento não ganha nem valor jurídico, por jurídico, por isso, a importância da renovação de certificado digital.

Realizar a renovação é algo muito simples, você possui duas alternativas para estar realizando esta ação, a primeira é a mais fácil e assertiva porque envolve alguém que é profissional e especialista no assunto, que seria um contador.

Ou seja, você pode estar direcionando esta ação de renovação para um contador tranquilamente, contudo, caso você queira fazer isso de forma autônoma você precisa apenas contactar a instituição que você solicitou o certificado, pedindo para que ela faça a renovação.

Conclusão

Agora quero saber de você, curtiu as dicas? Acreditamos que sim, mas esperamos primeiro que você tenha entendido a importância de fazer a renovação de certificado com assertividade.

Como você viu é possível renovar o seu certificado de forma fácil e simples, inclusive, você consegue fazer com que o período de renovações seja mais longo  entre uma e outra, fazendo com que você tenha mais tempo livre.

Só é necessário levar nossas dicas em consideração, elas foram feitas reunindo o máximo de pesquisa e informações sérias, além do auxílio de especialistas consolidados no mercado contábil e administrativo.

Compartilhe:

Deixe um comentário