Por que você deve monitorar o CNPJ? Qual a importância de manter os dados atualizados?

Você, empresário, já pensou em como é importante monitorar o CNPJ da sua empresa e manter os dados atualizados para ter uma gestão financeira saudável e evitar a inadimplência?!

O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, CNPJ, é o ponto inicial para que a empresa esteja no mercado de forma positiva e responsável tanto tributariamente quanto através da imagem que irá passar para o consumidor/cliente.

Mas, por que é importante monitorar o CNPJ? Simples, para que a sua empresa possa reduzir a inadimplência, conseguir mais crédito no mercado, entre outros fatores.

É considerável atualizar qualquer alteração realizada no CNPJ para que problemas não possam afetar a imagem da empresa e evitar transtornos desnecessários junto aos órgãos reguladores. 

O CNPJ é registrado e reconhecido pela Receita Federal que é responsável por verificar as obrigações tributárias do negócio, permitir que a empresa emita notas fiscais, acompanhar como anda o financeiro da empresa.

Aqui, vamos mostrar para você a importância de ter um CNPJ monitorado e atualizado para que seu empreendimento tenha sucesso e saia na contramão dos problemas que possam ser gerados pela falta de monitoramento e atualização do cadastro.

Qual é a relevância de monitorar o CNPJ? 

A relevância é muita. Além de evitar sérios problemas de fraude do uso do CNPJ por terceiros, a empresa tem a oportunidade de monitorar por 24 horas a situação do negócio e preservar-se de qualquer problema que possa ficar fora de controle.

Empresas que mais acabam indo à falência ou que geram dívidas são as que não mantêm uma sequência, frequência de monitoramento dos gastos e dos ganhos gerados pela organização. 

Assim como a pessoa física, a pessoa jurídica também precisa manter um padrão de crescimento financeiro no mercado para que tenha crédito positivo, junto às financeiras e consiga ter um crescimento de mercado, contudo, sadiamente.

Segue abaixo alguns pontos relevantes para o monitoramento da empresa: 

  • Através do monitoramento a empresa consegue saber sobre possíveis dívidas que poderão prejudicar futuras parcerias com fornecedores, parceiros e até mesmo clientes;
  • Terá informações sobre a saúde financeira da empresa;
  • Obterá informações fundamentais para em um momento negativo ter como criar estratégias para mudar a situação;
  • Terá informações sobre dívidas, ações judiciais;
  • Poderá pesquisar sobre clientes — situação de inadimplência ou não;
  • Contribuir para estratégias de ação e tomadas de decisões;
  • Terá a oportunidade de conseguir crédito nas instituições financeiras de forma mais transparente;

Os pontos acima são somente algumas situações no qual o monitorar o CNPJ  é importante para que haja um desenvolvimento na empresa e para se manter saudável financeiramente.

Quais seriam as vantagens de monitorar o CNPJ da empresa?

Essa pergunta é muito fácil de responder. Pense em uma empresa que está prestes a fechar um negócio ou pegar um empréstimo no banco. 

A importância do seu funcionário vestir a camisa da empresa

Dependendo do negócio a outra empresa provavelmente irá querer saber da procedência financeira da empresa que está prestes a fechar o negócio, se tem dívidas no mercado, ou se tem histórico de inadimplência:

Algumas vantagens de monitorar o CNPJ:

  • Manter de forma positiva o acesso a créditos financeiros em bancos ou parceiros; já que consegue monitorar dívidas negativas no CNPJ;
  • Tem a redução de golpes ou fraudes por terceiros — uso inadequado do CNPJ;
  • É mais assertivo na hora de buscar crédito financeiro, já que o monitoramento faz parte da gestão financeira da empresa;
  • Com o monitoramento há o envio de alerta para ações de falência, alteração em documentos, dívidas dos sócios;
  • Permite ver como o mercado enxerga a empresa;
  • Com cadastro positivo no mercado poderá conseguir liberação de crédito com mais rapidez e facilidade;

Com o monitoramento a empresa consegue analisar o caminho que está trilhando, analisando o crédito que tem no mercado e criando estratégias para que ela não perca dinheiro, seja vista positivamente por parceiros e não entre na inadimplência.

Como Construir Equipes Autogerenciadas

A consulta ao CNPJ do negócio na hora do crédito é essencial e decisivo na hora da liberação do aval ou da recusa do mesmo.

Além do monitoramento do CNPJ da empresa, se tem também o monitoramento do CNPJ de clientes onde fica mais rápido e prático acompanhar como é realizada a gestão financeira do mesmo, e pensar em recursos para a realização de mudanças caso seja necessário de forma rápida e ágil. 

No mundo empresarial consultar o CNPJ é muito comum e o score é o termômetro de como  a gestão financeira do negócio está sendo realizada. 

Para que não se desenvolva um score abaixo do considerável para crédito no mercado é preciso que o empreendedor tenha uma educação financeira e consiga manter o monitoramento e atualização constante do CNPJ.

O monitoramento do CNPJ tem como uma das características o histórico de desenvolvimento das empresas nos pagamentos, se é um bom pagador, se atrasa ou se é inadimplente, já que, pode ser que a empresa possa ter instabilidade financeira e se isso ocorrer dificulta na hora da tomada de decisão para a liberação de crédito financeiro.

Outro ponto a ser abordado é a consulta de dívidas pelos sócios. No qual o CPF vinculado ao CNPJ também é monitorado alertando da importância de manter uma saúde financeira positiva para não prejudicar a reputação da empresa. 

Alerta de SMS, e-mails quando se faz o monitoramento do CNPJ são enviados para o responsável cadastrado avisando sobre qualquer alteração ou movimentação através do CNPJ da empresa. 

E por que devo atualizar meu cadastro do CNPJ? 

É importante atualizar o cadastro do CNPJ para que as atividades possam ser  liberadas e exercidas não sofram nenhum problema.

Com o cadastro atualizado do CNPJ consegue — se evitar problemas de fraudes e golpes que poderão deixar o nome da empresa sujo. Vamos imaginar a seguinte situação: 

Uma pessoa — terceiro — usa o CNPJ da sua empresa para comprar algum produto através do pagamento por boletos. E essa pessoa não paga o boleto, sendo assim CNPJ da empresa que foi usado ficará negativado. 

Com a atualização do CNPJ e monitoramento constante, a empresa receberá um alerta no qual mostrará que o CNPJ está pré — negativado, e com isso o responsável pela instituição poderá ganhar tempo e recorrer da dívida antes que o CNPJ fique inadimplente no mercado. 

Então, mesmo que seja uma alteração como troca de número de telefone, e-mail, endereço é necessário realizar a alteração no cadastro o mais breve possível.

Essa alteração é de suma importância para a negociação com clientes e fornecedores, pois, dá mais segurança na aceitação de informações sobre o cliente na hora de fechar um negócio.

A alteração na Receita Federal (RF) é obrigatória e de responsabilidade da empresa cadastrada. A empresa deverá informar a alteração no cadastro da RF até o último dia útil do mês subsequente ao da data de registro da alteração.

Com a preocupação do desenvolvimento financeiro pelas instituições e a alta competitividade empresarial é necessário ter muita cautela com quem negocia no mercado hoje.

Buscar informações sobre o cliente, parceiro, fornecedores entre outros que compõem o mercado é essencial para que diminua a possibilidade de golpes e fraudes.

Ninguém quer investir tempo e dinheiro e por não pesquisar sobre com quem irá negociar ver que caiu, em uma furada e que tudo investido falhou. 

Para evitar irregularidades é preciso que se tenha o monitoramento de atualizações no cadastro do CNPJ constantemente para que possa desfrutar dos privilégios que um CNPJ oferece.

A realização da atualização do cadastro faz com que o empresário tenha informações necessárias e maior certeza de que não está fechando um contrato com uma empresa irregular. 

Veja alguns pontos para que não deixe de fazer a atualização cadastral do CNPJ da empresa:

  • Situação do CNPJ da empresa que irá fazer o contrato;
  • Dados de informações da empresa, se batem com o que ela está emitindo;
  • Razão Social cadastrado;
  • Uma melhor tomada de decisão para o negócio;
  • Dados da abertura da empresa —  Avaliar o histórico das atividades;
  • Formalização de funcionários;
  • Poderá fazer parte de licitações seja para prestação de serviços ou venda de produtos;
  • Manterá em dia todos os benefícios como aposentadoria, licenças seja elas por maternidade, invalidez, entre outros;

Entre muitos outros aspectos para a importância do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) é interessante avaliar que a ideia de se ter um monitoramento e cadastro sempre atualizado da empresa é primordial.

Essa atualização faz com que se tenha um posicionamento positivo no mercado, contudo evitar prováveis constrangimentos referentes a empresa.

Sendo assim, ajuda a evitar inadimplências já que toda e qualquer operação que é realizada com o CNPJ é avisada ao responsável cadastrado através de meios de contato cadastrado como e-mail, por exemplo.

São ações simples, mas de suma importância para que se tenha uma gestão do negócio tranquilamente e responsiva favorecendo possíveis parcerias de negócio.

Conclusão

É essencial manter os dados do CNPJ atualizados para conservar um bom relacionamento com o mercado e crescimento financeiro, além de ser avisado quando ocorrerem dívidas da empresa evitando a negativação da mesma. 

O CNPJ com o cadastro em dia certifica a garantia e a regularidade do seu negócio e é visto de forma positiva seja entre os clientes e/ou fornecedores. 

Afinal toda empresa tem seus direitos e responsabilidades perante a sociedade e ao mercado inserido, por isso, é necessário sempre estar atento a qualquer mudança vinculada ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da sua empresa para que evite assim, possíveis dores de cabeça desnecessárias.

Compartilhe:

Deixe um comentário